Ir para conteúdo

20 dias Itália e Grécia - Sozinha


Posts Recomendados

  • Membros

olá pessoal!

 

bem, amanhã faz um mês que eu voltei de viagem, é incrível como o tempo passa rápido e ao mesmo tempo parece que faz tanto tempo!

mas tenho algumas informações fresquinhas na cabeça que gostaria de compartilhar com vocês, futuros viajantes para essas terras tão lindas e especiais!

pra mim foi muuuito importante várias dicas que peguei aqui no mochileiros, e espero com esse breve relato ajudar também alguns de vcs.

começo meu relato dizendo que essa foi a minha primeira viagem pra europa, e também a minha primeira viagem sozinha. então espero ajudar algumas mochileiras solitárias especialmente, já que quando nós mulheres viajamos sozinhas algumas questões são particularmente importantes, certo?

 

vamos lá!

 

dicas gerais:

viajar sozinha é uma experiência única. além de encontrar lugares maravilhosos é tb um grande encontro com você mesma. e é incrível quando viajamos como tudo é intenso, tanto aquilo que seus olhos enxergam fora, como dentro. eu fiz um diariozinho de viagem que foi um grande companheiro de idéias durante toda a jornada. recomendo muito! além de que alguns momentos que vc pode se sentir um pouco deslocada, como num jantar com um montão de gente em outras mesas, é uma ótima oportunidade de sacar seu caderninho e registrar tudo aquilo que vc viveu naquele dia. além disso, pode ser um ótimo lugar para vc colocar antes de ir mapas, endereços, telefones úteis. eu fiz praticamente um guiazinho particular dos lugares que queria ver, imprimi, colei dicas, mapas. ajuda muito!

 

ter um guia de conversação da língua local é algo muito importante se vc não domina a língua. claro, vc pode e muita gente também se comunica em inglês. mas, aproximar-se de alguém para pedir uma informação na língua dela, mesmo explicando que não fala essa língua, ou perguntando na língua dela se ela fala inglês já é um sinal de respeito pelo lugar onde você está, que já é meio caminho andado para as pessoas te tratarem bem.

 

as reservar dos hostels ou pousadas antecipadamente te dá uma segurança boa, e vc pode fazer isso com tranquilidade através da web. os sites booking.com e hostelworld.com me ajudaram muito, e fiz todas as minhas reservas através dos dois, que também apresentam críticas de quem já se hospedou lá, o que ajuda muito na hora da decisão.

 

visa travel money é muito bacana, lever metade do dinheiro em dinheiro e a outra no vtm foi perfeito para mim. ele é aceito em todos os lugares, além de ser muito seguro. levei também cartão de crédito, mas apenas para ser usado numa emergência. vai que, né?! ainda mais sozinha, algumas medidas pequenas nos dão segurança, e evitam dores de cabeça, e tudo que a gente quer é relaxar a cabecinha, certo?!

 

em roma, compre o roma pass. com ele vc tem 3 dias de transporte na cidade, além de entrada gratuita e SEM FILA em até 3 lugares. eu quase não usei o transporte, mas só pelo sem fila já vale e muito a pena.

http://www.romapass.it/

 

dinheiros

olha, gastei menos do que tinha imaginado. por lá por exemplo, vc pode fazer uma boa refeição, com vinho, café, num lugar bem bacaninha, por 15 euros. e claro, se quiser encontra mais barato, ou mais caro.

 

quando ir

setembro para mim foi perfeito. os preços já mais baixos, os lugares sem muvuca mais com algumas pessoas. calor sem ser insuportável, dando para pegar uma boa praia nas ilhas. ótimo!

 

pisa

cara, não vá! bem, pra mim foi um choque. pensei que a famosa torre era uma réplica. muito menor do que eu imaginava! ainda bem que apenas passei por lá umas horinhas.

 

beba bastante vinho! tome ouzu na grécia! muuuito sorvete na itália!

 

1. Roma 4 dias

 

site do hostel:

http://www.casainternazionaledelledonne.org/foresteria.htm

 

recomendo muuuito esse hostel e esse bairro. infelizmente é apenas para meninas, os meninos não poderão se hospedar por lá, mas recomendo á todos o bairro do trastevere como base em roma. embora não seja pertinho do metrô você pode fazer tudo, tuuuudo, a pé. e é bem mais gostoso se locomover caminhando do que embaixo da terra, certo? o bairro em si já é uma delícia, e muito perto de todos os lugares interessantes de roma.

 

acho bacana no primeiro dia fazer o free tour, que te dá uma idéia geral de alguns lugares para vc voltar lá depois

 

http://www.romefreetour.com/

 

para ir ao tour, vc passa por lugares incríveis pelo caminho: panteon, piazza navona, fontana di trevi. muito emocionante e incrível!

 

quatro dias em roma é um tempo bom para conhecer as principais atrações, coliseo, palatino, vaticano, museo do vaticano, basílica são pedro etc, e claro, deixar o tempo passar nas piazzas e sentir o gostinho de la dolce vita italiana, que para mim é o maior charme de roma! ainda sobrarão lugares para conhecer, mais roma é a cidade eterna, para ser conhecida aos poucos e muitas vezes!

 

algumas dicas:

vá a basílica são pedro no fim da tarde, 17h30, 18h. não tem fila pra entrar e não fica uma muvuca lá dentro. (pelo menos tava assim no dia que fui e me disseram que é recorrente). nada de grandes decotes ou mini-saias, senão não te deixam entrar.

para o museu do vaticano e capela cistina vá ás 13, 14, quase não tem fila tb. (pelo menos tava assim no dia que fui e me disseram que é recorrente)

é legal ir na feira de porta portese pra compras pechinchas!

faça as coisas com teeeempo. é mais gostoso (na minha opinião) curtir verdadeiramente cada coisa do que trazer um mooonte de fotografias de um mooonte de lugares que vc nem se lembra o que eram.

curta roma! curta tomar um vino com una pasta e só observar essa cidade pulsante!

NAO compre seus tickets de trem nas maquininhas. pegue a fila e compre no caixa. tive que comprar dois tiquetes, pq o primeiro a maquininha não me deu, e aí não adiantou chorar e reclamar no meu italiano macarrônico....

 

2. Firenze 4 dias

 

em firenze fiquei na casa de meu "zio" então não posso dar dicas de hospedagem. mas caminhando por lá passei por esse hostel que me pareceu bem bom e bem localizado:

http://www.plusflorence.com/

 

firenze é linda. é uma delícia passear e se perder em suas ruazinhas, ver o arno da ponte vecchio, passear no giardino di boboli, apreciar o duomo. vale a pena. não precisa nem imaginar o tempo do renascimento andando por lá. se sente, se vê.

 

uma dica para quem quer ir a galeria de uffizi: vá um dia antes e compre seu bilhete antecipadamente, assim vc não pega uma fila enorme.

 

três dias acho um bom tempo para passear pela cidade.

 

de lá fui até Cinque Terre. vá. vá. vá!

 

3. Cinque Terre 1 dia e meio

 

Vá! : )

Cinque Terre é um dos lugares mais lindos que eu já vi. é realmente especial. cheguei num dia, passei uma tarde, dormi e aproveitei o outro dia até o fim da tarde. caminhar pelas " terres" é especial, e tomar um banho no mar da líguria é lindo (mas cuidado com as água-vivas!!!)

 

Fiquei nesse hostel, que é bem bom. Mas tem um esquema meio militar, tem que entrar até meia-noite, não pode ter barulho e tal. Mas a idéia em Cinque Terre é curtir o dia mesmo...

http://www.cinqueterre.net/ostello/index.html

 

para chegar a Cinque Terre de Firenze pegue um trem até La Spezia e aí troque para um trem para uma das Terres. Eu desci em Riomaggiore e fui caminhando pela Via dell'amore para Manarola. recomendo, muuuuuito!

 

voltei para Firenze e aí peguei um avião rumo a Atenas - Santorini...

 

4. Santorini 3 dias

Cheguei em Atenas na madruga e fui direto para o porto de pireus, para ir para Santorini. dá pra comprar tranquilamente os tiquetes para o ferry no aeroporto, mesmo de madrugada. recomendo chegar no porto 1h antes da partida do ferry. acabei chegando um pouco antes e o porto não é exatamente o local mais agradável para ficar, embora tranquilo.

 

em santorini fiquei nesse hostel, em fira:

http://santorinihostel.com/

super bem localizado, e bons quartos.

 

oia é mais bonito que fira, mas fira é tem mais opções de restaurantes e bares, além de ser mais perto do porto e ter mais opções de ônibus para os lugares da ilha.

santorini é maravilhoso, a cratera, o azul realmente azul do mar. e NAO é um lugar apenas para casais, vc pode se divertir, curtir e fazer bons amigos por lá.

não deixe de provar o vinho branco feito por lá, ir na praia de ammoudi e comer um bom peixe e pegar uma praia sob as pedras em ammoudi tb.

 

ahhh... os iogurtes gregos são os melhores. compre alguns nas lojinhas e saia comendo eles por aí. ótimo para comer passeando e leve para aguentar o dia quente.

 

5. Mykonos 3 dias

mykonos é demais. todos aqueles labirintos de casinhas brancas para se perder. ás vezes vc tem impressão que na verdade está entrando na casa de alguém, mas está caminhando nas ruazinhas.

 

lá tem mais baladinhas que santorini - mykonos é a capital das ilhas da balada. eu não estava muito interessada em muita balada, mas na última noite fui a um bar chamado thalami, de gregos, para gregos. foi uma experiência! os homens dançando aqueles músicas tradicionais, o povo bebendo ouzu e jogando o cinzeiro no chão, mais tarde todos dançando em roda! e não era para turista ver... vá! fica no porto antigo, perto de uma sorveteria. pergunte. escreve thalami, mas se fala algo como salame. começa tarde, chegue depois da 1h.

 

da praia de paradise caminhe pela orla até psarou. é um lindo passeio.

 

a ilha de delos vale a visita.

 

em mykonos fiquei no andrianis. ótima guest house. ali acabei dividindo um quarto com uma outra viajante que fiz amizade em santorini, e ficamos num ótimo quarto com vista para o mar. bem localizado e próximo ao centro. se vc estiver sozinha pode achar um pouco longe e escuro, mas é seguro e bem perto.

http://andrianis.com.gr/

além do antonios ir te buscar e te levar ao porto, o que é muuuuito bom.

 

6. Atenas 4 dias

atenas é incrível. ver a acrópole de vários ângulos da cidade é inesquecível.

fiquei no hostel http://www.studenttravellersinn.com localizado no coração de atenas, em plaka. plaka é um bairro super bem localizado, cheio de restaurantizinhos e barzinhos, muito próximo a acrópole. vale bem a pena. o hostel não é exatamente o exemplo de hostel bacana, é antigo, os quartos um pouco apertados, o banheiro meio véio, e á noite faz um pouco de barulho até um pouco mais tarde pela localização. mas, a localização vale bem a pena, e para uma menina viajando sozinha é bom estar num lugar localizado entre vários lugares que ficam abertos até mais tarde, que vc se sente segura ao caminhar tarde da noite sozinha. dei uma passada com um amigo no http://www.backpackers.gr que realmente me pareceu bem melhor. porém, já fica um pouco mais afastado do buxixo, e tarde da noite fica um pouco mais deserto... não deixe de ir no museu da acrópole, é bem interessante. passeie por pssiri tb, um bairro boêmio perto de monastiraki, bem bacana. ali dá pra ver como o povo grego é festeiro, em pleno domingão, depois da meia noite, todo mundo, jovem, velho, criança, na rua!

tome ouzu!

 

e se puder, quebre um prato!

 

gente... é isso. com o tempo vou escrevendo mais. o que puder ajudar dêem um alô!!!

no mais itália e grécia são lugares maravilhosos e inesquecíveis com pessoas muito especiais. essa dica da língua acho bem importante. mesmo na grécia um parakalo vai muito bem, obrigado!

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá Ju.p

Foi muito bom ler o seu roteiro de viagem pois vou agora na minhas férias fazer parte do percurso que vc fez , mas estou com uma dúvidas se vc puder me ajudar! ::essa::

Como vou agora no inverno pensei em eliminar as ilhas Gregas , pois vi em vários relatos que muitas coisas não funcionam e só voltam no verão

Seria assim:

dia 1- São Paulo- Atenas

dia 2 - Atenas

dia 3 - Atenas

dia 4 - Atenas- Roma

dia 5 - Roma

dia 6 -Roma

dia 7- Roma- Florença

dia 8 - Florença

dia 9 -Florença

dia 10- Florença - ( essa parte estpu em dpuvida no que fazer estav pensando em Bologna ou Verona, mas não sei bem direito se compensa porcausa do tempo) ::mmm:

dia 11-Bologna ou Verona( ou outra opção)- Veneza

dia 12 - Veneza

dia 13- Veneza- Lisboa ( lisboa entra no roteiro pq é a minha porta de saída p SP)

dia 14- Lisboa - São Paulo

 

O que vc acha:::

Se puder me ajudar ficarei muiiiito agradecida ::cool:::'> ::cool:::'>

Bjus

Pri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Ju,

 

Adorei seu relato, eu estava com quase tudo planejado p/ o roteiro Praga-Viena-Budapeste em março agora, mas qdo vi a média da temperatura dos anos anteriores (menos de 10graus) me desanimei.

Itália conheci e tbm adorei, então to vendo sobre a Grécia, q foi sempre meu sonho...vc chegou a visitar algum museu?

Irei sozinha e não pretendo ir a baladas (to tendo difículdade em encontrar informações ainda mais de quem foi alone..), em 7 dias dá p/ conhecer bem, fora as ilhas?

Sem contar a hospedagem qto vc acha suficiente para gastar por dia? (comida barata + transporte?)

Desde já muito tks

Bjs

Priscila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

gente, desculpe!

andei por fora do fórum e não vi que haviam comentários aqui! quando quiserem mandem uma mensagem por mp, que assim recebo a notificação e respondo ;)

não sei se ainda está em tempo de responder as questões, espero que sim! senão, que ajude a futuras viajantes!!!

 

priscilla:

sobre o dia 10 em firenze - eu aconselho ir para cinque terre! fica pertinho de firenze e a paisagem é incrível, vale a pena!

quanto a verona, veneza e bologna, não sei, por que não conheço essas cidades. mas parecem incríveis!

acho que fez um roteiro legal, com tempo para curtir cada um dos lugares, sem sair correndo por aí!

caso já tenha ido, mande notícias de como foi! senão, boa viagem, e se precisar de qualquer outra dica dê um alô!

 

prys:

que delícia que vc vai para a grécia (ou que foi, demorei tanto para responder que talvez você já esteja por aí, né?! desculpe..).

acho 7 dias um bom tempo para conhecer uma parte do continente, vc pretende passar todo o tempo em atenas? atenas é uma cidade muito legal, eu tb não fiz muitas baladas, mas na grécia a comida é maravilhosa e há ótimos vinhos também. os museus são bem interessantes, sobretudo o que foi reformado, próximo a acrópoles. acho que 7 dias talvez seja muito tempo para atenas. vc já pensou em conhecer meteora? não pude conhecer por que fui para as ilhas, considerando que vc não vai, acho que meteora é uma ótima pedida! http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiros_de_Metéora.

quanto aos gastos diários, depende... na grécia com de 15 a 20 EUROS vc pode comer muito bem, com direito a uma taça de vinho e tudo mais. Ou pode comer por muito menos aqueles sanduíches gregos...

 

espero ter ajudado...

 

bjs,

 

ju

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá! Estou indo pra Itália e Grécia com meu marido e filho de 2 anos ! Chego em Veneza e passo dois dias lá. Depois vou pra Roma e fico 4 dias mas entre Veneza e Roma se tiverem dicas de paradas eu estou aberta. 

Depois de Roma estou muito na dúvida do que fazer . Se vou direto pra Palermo ou se fico na costa amalfi ... e também não sei bem o que fazer por lá? Também em Palermo estou na dúvida do que fazer por lá? E de Palermo ou Nápoles vamos pra Atenas. 

Queria saber como são as praias para mergulhar com meu filho de 2 anos. 

Vocês podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...