Ir para conteúdo

Sertão nordestino: vale a pena conhecer?


Posts Recomendados

  • Membros

Sertao é muito grande,engloba varios estados,depende do seu gosto,Caruaru tem muita história, como Petrolina e Juazeiro. Amo a região que era meu berço político. Agora,se é quem gosta das coisas do sul procure outro lugar, pois ali é forró com sanfona,homem que leva consigo uma peixeira e muitos analfabetos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi @Rogerio K C

Eu acho que qualquer lugar vale a pena conhecer, a depender do gosto do freguês.

Como já dito acima, o sertão é muito grande, e boa parte dele recheado de história, mas é preciso saber onde procurar.

Eu estive no início do ano em um pedacinho do sertão baiano, terra do meu pai, onde fui deixar suas cinzas. Foi muito emocionante, pra mim, conhecer parte da história daquele lugar, da história dele e familiares, mas foi uma experiência muito particular. Os locais onde fui não são turísticos, mas vi muita beleza... e dor.

A seca é uma condição complicada! Muito sofrida.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Como os amigo em cima comentaram, o sertão é muito grande e engloba vários estados. 

Tive o prazer de conhecer o Xingó (divisa entra Bahia, Sergipe e Alagoas) e fiz o passeio pelo Rio São Francisco. O local é incrível!!! Ali também tem o município de Piranhas/AL que é muito bem falado. 

Você também pode fazer a Rota do Cangaço em Sergipe que não tive oportunidade ainda de fazer (você vista o local onde mataram Lampião e parece que tem uma trilha na mata também). 

Outras cidades que quero conhecer são Caruaru, Juazeiro, Garanhuns e Petrolina. 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando utilizei da palavra "hostil" foi me referindo a condições climáticas de extrema seca, pensando naquela parte do sertão nordestino em que não chove, não tem água, os animais morrem de sede, etc. Não foi no sentido de um cangaceiro vir me atacar com uma peixeira, rssss.

A preocupação seria se nesse ambiente quase desértico haveria uma estrutura mínima nos arredores para poder visitar os locais e conhecer o povo e a cultura. Parece que no Nordeste só querem divulgar as praias, mas acho que no interior da região deve ter bastante coisa para se conhecer...  

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Rogerio K C tem sim mil coisas e você tem razão sobre a divulgação só das praias. Deveriam dar ênfase também em regiões interioranas.

Sugiro a você, por facilidade de acesso e custo, que veja a rota do cangaço e os cânions do São Francisco a partir da cidade de Piranhas/AL. Ou o Lajedo do Pai Mateus e a cidade de Cabaceiras/PB. Dá para sentir toda a beleza e quentura da caatinga típica nas duas. E, de acesso um pouco menos fácil e um pouco mais caro, a Serra da Capivara/PI, tendo como ponto de partida o aeroporto da cidade Petrolina/PE.

Estou a disposição, entendi o que você quis dizer com hostil e não achei ofensivo. Ao contrário do colega aí acima que falou de peixeira e analfabetos.

Seja bem-vindo a esse pedaço lindo e de turismo pouquíssimo explorado. Segue uma foto da cidade de Piranhas a partir de um dos mirantes, banhada pelo São Francisco (3h de Aracaju).

IMG_20171229_122943696.thumb.jpg.a14279c65ef3f9ab8505fda7d41a2540.jpg

Lajedo do Pai Mateus e Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, 4h de João Pessoa 

P_20180825_173919.thumb.jpg.9bcf80037a502fbe28d7916f8fbe36f2.jpg

P_20180827_143207.thumb.jpg.e395554181f268983d248665c710d87c.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...