Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Entre para seguir isso  
rafacarvalho33

Conheça o Pico da Esplanada em Biritiba Mirim - SP

Posts Recomendados

Depois de conhecer a Pedra do Sapo, chegou a hora de me aventurar para o Pico da Esplanada, infelizmente a data escolhida foi bem quando chegou a frente fria a região de São Paulo, ate pensamos em abortar a missão, mas no fim resolvemos seguir em frente com o planeado e encarar os 06 graus que fazia logo pela manhã.

Para quem já foi na região, não tem muito segredo, você precisa ir ate o Bairro Manuel Ferreira, em Biritiba Mirim.

Para aqueles que vão de ônibus, sai um do terminal Estudantes em Mogi das Cruzes, ele te levará ate o centro do bairro, e dali você vai ter que andar em torno de 03 km ate o restaurante da Dona Maria, indo sentido Pedra do Sapo. 

Para quem ta de carro, é só colocar no GPS o restaurante da Dona Maria e deixar o carro estacionado por ali mesmo. 

Dali você seguirá pela estrada, ate que passará pela entrada da Pedra do Sapo, que estará a sua direita e pintado de azul, continue reto, ate que terá outra bifurcação, essa a esquerda, continue reto pelo estrada, você verá mais a frente uma bica de água e logo após isso uma bifurcação a direita, você continua reto, ate que passará por uma chacará, que terá muitos cachorros, mas todos bem dóceis, logo após a casa, você encontrará uma placa de uma FAZENDA (vide foto abaixo), ai esta a entrada da trilha . 
 

4bd889_cc14632b75c441779b583ab19f023a90~

 Entrada da trilha



Resumindo de uma forma mais clara, pegue a estrada da Dona Maria e siga pela estrada principal até chegar nessa placa da Fazenda.


A trilha é um pouco mais fechada que o habitual, passando por eucaliptos e mata fechada, mas a trilha é bem tranquila, a subida ate o Pico da Esplanada é bem suave, não chega a ser tão íngreme como na Pedra do Sapo, da Dona Maria ate o Pico dá 05 km, que se faz em menos de 02 horas de caminhada.


 

4bd889_5156ca7c0cc245d19e2c92e12e53a889~

 Trilha tem muita parte fechada, recomendo fazer com calça

 

 

O planejado era fazer isso, dá para perceber que não tem muita dificuldade, são 05 Km da Dona Maria ate o Pico, mais um tempo de descanso e outros 05 km para retonar, quem tem que ir ate o centro do bairro, precisa aumentar uns 6/8 km nessa conta. 

Mas sempre existe o fator surpresa e no Pico da Esplanada conhecemos um grupo que faz reconhecimento na região e depois de alguma conversa, fomos convidados a nos juntar ao grupo deles para, literalmente, se enfiar no mato e abrir caminho, e lá fomos, achando que não poderíamos deixar essa oportunidade passar. 


 

4bd889_54d9b359dc0446d789094bf73ffe8240~

 Pico da Esplanada

 

 


Além da dificuldade toda em descer pelo lado da montanha mais íngreme e que não tinha trilha nenhuma demarcada, o grupo de reconhecimento fez um caminho enorme, que nos fez andar 25 km hahaha para quem ia andar 10km e estava com água e comida para isso, andar 25 km foi uma baita surpresa, mas no final deu tudo certo e o que fica são essas histórias.



- Dicas

 

Leve:

 

  • 2 Litros de água

  • Lanche e frutas

  • Boné e lanterna

  • Óculos

  • Protetor solar

  • Blusa de Frio ou corta vento

  • Protetor Labial

  • Um calçado adequado para a trilha

  • Sempre deixe avisado para familiares para onde você esta indo

  • Planeje a trilha antes de fazê-la pela primeira vez, saiba o que você ira enfrentar durante o dia.



 

4bd889_2dd058bec7964d4eac73f62b22ef0dee~

 Os 25 km que fizemos. Que volta rs

 

Melhor época é sempre no outono/inverno, época que dificilmente terá incidência de raios e trovões, e muito menos chuva, mas sempre fique atento a meteorologia do dia, a região de Biritiba Mirim chove muito por causa da Serra do Mar.
 

Não se esqueça de sempre trazer seu lixo de volta, ajude a cuidar e preservar a natureza.

Caso seja marinheiro de primeira viagem ou nunca tenha feito a trilha para a Pedra do Sapo, recoendo que contrate um guia que conduza você e seu grupo com segurança. A trilha é considerado um esporte de aventura e todo cuidado é pouco. 

 

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

 

Follow me

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  



×
×
  • Criar Novo...