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Juliana Champi

QUANDO A ESTRADA CHAMA: 6300km em 17 DIAS – ARGENTINA, CHILE (ATACAMA) E UMA PITADA DE BOLÍVIA!! VÁ DE CARRO! VÁ AGORA! GASTOS E FOTOS

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Show!!! Acompanhando aqui, em 2016 fizemos um roteiro parecido e no próximo ano pretendo voltar ao Atacama rumo ao Peru. 

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Em 10/08/2019 em 11:32, MARCELO.RV disse:

Show!!! Acompanhando aqui, em 2016 fizemos um roteiro parecido e no próximo ano pretendo voltar ao Atacama rumo ao Peru. 

Preciso ir ao Peru urgente tb! Vc pensa em ir de carro?? Conta tudinho depois, rs! E obrigada por acompanhar!

Logo continuo, prometo! Me enrolei nos últimos fds, rs!

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54 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Preciso ir ao Peru urgente tb! Vc pensa em ir de carro?? Conta tudinho depois, rs! E obrigada por acompanhar!

Logo continuo, prometo! Me enrolei nos últimos fds, rs!

Vamos de carro sim e pode deixar que conto tudo.rsrsrs Iremos depois de meados do próximo ano.

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DIA 12 - 17 DE JULHO, QUARTA: O dia da Bolívia! E meu! 38 invernos!

Lagunas Blanca e Verde, vulcão Licancabur! 129km

 

Acordei plena às 6h30 da manhã para comemorar meu 38º inverno, e que inverno da porra tava naquele quarto em SPA, kkkk! Parabéns pra mim! Fiz 38 no deserto! Adoro deserto. Acho que por estar acostumada com floresta tenho fetiche por deserto.

Depois de colocar todas as roupinhas em camadas e tomar café da manhã com chá de coca a vontade, partimos, às 8h, rumo a Bolívia. Como a gente é retardado, rs!

Chegamos na fronteira às 8h35... fila imensa! Um milhão de vãs! Na fila vimos alguns motoristas olhando estranho pra gente... uns riam... até que o que estava na nossa frente veio falar conosco: “onde vcs vão com este carro?”

Pq na fila só tinha vã e 4x4... e as vãs só levam os passageiros até a fronteira, quando atravessam todos, TODOS, embarcam em 4x4! Comecei a perguntar se em algum momento eu disse pro moço da agência que nos falou que era possível fazer este rolê de carro que a gente tava de versa... hahahahauaha, a gente não disse... e certamente ele pressupôs que estávamos de carro tracionado...

Enfim...

Conversamos com o motorista da vã a nossa frente e explicamos que não íamos ao Uyuni, que só queríamos visitar as Lagunas... ele disse que só conseguiríamos ir até a primeira, a Blanca, mas resolvemos ver qual era!

Liberamos da fronteira do Chile às 9h35 e ainda ficamos mais um tempo na da Bolívia! Novamente os agentes de fronteira bolivianos nos alertaram de que não rolava passear por ali com o nosso carro.

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Na fila da fronteira da Bolívia!

Um deles insistiu que deixássemos o carro ali na fronteira e fôssemos a pé até a Laguna Blanca, desta forma ele não precisaria fazer o trâmite de entrada do carro e eu não precisaria pagar as entradas do Parque que não são baratas... A Laguna Blanca não estava longe, mas estávamos à 5.000msnm e eu já tinha trocado o dinheiro mesmo... vamos de carro moço!

Entramos! Paga-se as entradas (150 Bol cada um, João não pagou) e ganha-se mapas e explicações! No complexo de entrada tem um hotel com restaurante, aproveitamos pra ir ao banheiro (3 Bol cada um) e enfim partimos!

KKKKKKKKKK

Rindo de nervoso!

As estradas que existiam no google eram só no google. O que se via eram apenas as várias marcas de 4x4 que passaram antes de nós. Como os 4x4 são altos, deixavam entre as marcas de pneus um morrinho BEM ALTO de pedra... a gente tinha que passar com uma roda em cima do morrinho de pedra e uma no chão. Perguntamos pra alguém que ainda estava por ali se até a Laguna Colorada as estradas eram daquele jeito... e disseram, não, é bem pior!

Chegar na Laguna Blanca já foi bem complexo! E ela estava relativamente bem perto. Mas valeu a pena o esforço. Tudo GELO, tudo branco!

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Laguna Blanca linda e congelada!

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Gelo... gelo...

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Frio... frio...

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Adoro!

Depois de ficarmos mais ou menos 1h andando a pé por ali, era hora de decidir o que fazer! O Gui queria voltar embora, mas eu pedi pra gente ir só mais um pouquinho e tentar chegar na Verde!

Que difícil. Que judiera do VERSA!

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VERSA é offroad sim! kkkk

Depois de muito cagaço chegamos! Escalamos morros, quase congelamos, quase morremos sem ar, mas como valeu a pena!

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Mais uma raposinha linda! Elas (eram 3) nos acompanharam pela nossa visita na Laguna Verde.

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Aproximando... Licancabur e Laguna Verde!

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E o paraíso! Estourou um pouco a cor mas é lindo assim mesmo!

 

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Que demais!

 

A Laguna Colorada ia ficar pra próxima... mas eu já estava feliz demais de ter visto este pouquinho!

A volta foi ainda mais difícil, pegamos outro “caminho” e atolamos, subimos morro de pedras escorregadias, quase viramos o carro... mas conseguimos!

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Um pouco de areia no vidro depois de atolar!

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Despedida das montanhas coloridas da Bolívia!

Cerca de 14h estávamos de volta na fronteira! Na Bolívia foi rápido, mas na do Chile... aaaaffffffeeeeeee!

Só tinha a gente e ficamos mais de 1h esperando. Até que eu entendi que antes da gente tinha um guia enroscado lá... poxa, podia passar a gente na frente já que o caso dele ia demorar...

A esta hora eu já estava um pouco zonza, já fazia bastante tempo que estávamos entre 4000 e 5000msnm... depois de longa espera e carimbos de entrada no passaporte, o cara da fronteira revistou nosso carro como no “Fronteiras Perigosas da América Latina”. Desmontou o carro praticamente, kkkkkk... tirou estepe, tapetes, bateu na lateral de todas as portas... MEOODEOOS, não tem cocaína aqui não fi!

Enfim liberados, voltamos para SPA. Devolvemos os bolivianos que sobraram (pq João não pagou entrada) a 90 pesos chilenos (tínhamos comprado a 110) e gastamos 8.000 pesos com regalos, já que nossa estadia em SPA tava a poucos dias do fim!

A noite fomos jantar num restaurante mais bonitinho, que agora não me lembro o nome! Afinal era meu aniversário! Foi bem gostoso, mas pagamos por 2 pratos de sopa de cabotiá, 2 taças de vinho, um refri e um menu kids a bagatela de 27.720,00 pesos (mais ou menos 170 reais). Mas tá valendo, hj o dia foi FODAAA!

 

Gastos do dia (em pesos chilenos)

Comida: 27.720,00

Entradas: 309 Bolivianos (33.990,00 pesos chilenos)

Compras: 8.000,00

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DIA 13 - 18 DE JULHO, QUINTA: O dia dos turistas!

Geyseres del Tatio, Lagunas Escondidas de Baltinache!

 

Depois de tanta aventura ao volante no dia anterior, hj era dia de folga. Dia de passeio com agência! Expliquei lá no primeiro tópico de SPA pq escolhemos estes passeios e pq esta agência, então bora lá!

Acordamos às 4h30 e conforme tínhamos combinado com o pessoal da agência, quando o nosso guia e motorista parou na frente de casa ele nos chamou pelo whatsapp! Eram 5h da manhã e sem chance de ficar na rua a -10oC simplesmente esperando, rs.

Seguimos buscando outros passageiros, que foram mais 4 moças e um casal com filho já moço tb! Um outro casal que estava previsto na mesma vã foi deixado pra trás por atraso! MASSA!

O Gabriel, nosso guia, era bem gente fina, e tb tinha uma ótima trilha sonora no carro, kkk. O casal (Mirian e Gino) e filho (André) tb eram super gente fina e ficamos o tempo todo conversando!

Não lembro exatamente que horas chegamos nos Geiseres El Tatio, mas era antes das 7h e estava -9 oC no termômetro, a sensação térmica era de sei lá o que!

As entradas são pagas a parte, custou 10.000 pesos cada um, inclusive João. Altitude 4200msnm.

Gabriel nos explicou muita coisa e fomos passeando pelos diferentes tipos de geyseres que tem por ali (são 14). Uns espirram água sem parar, uns a cada x minutos, uns só fervem, uns só soltam fumaça... a experiência é riquíssima! Valeu a pena ter ido guiada no campo geotermal mais diverso do mundo!

Já tinha lido relato de gente que achou mais ou menos este passeio, poxa, nós achamos incrível! Aula de biologia, física e geologia e céu aberto! Adoro! Vou deixar uns vídeos no fim do post pq acho que no meio atrapalham! As fotos não traduzem.

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Geyseres!

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Lindos!

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::love::

Depois do rolê pelos gêiseres tomamos café da manhã assistindo àquele espetáculo... João achou que o pé dele ia congelar e tive que fazer respiração boca meia pra esquentar... olha as coisas que mães são obrigadas a fazer! kkkkkkkkkkkkkkk

Quando o sol nasce a fumaça dos gêiseres diminui bastante e chega a hora de nadar! Rs... Eles fizeram uma piscina com água de geyser e quem quiser pode nadar! A água quente é misturada com água fria, fica a uns 35 oC, mas mais quente em uns pontos e mais frias em outros pontos.

Levamos roupas pro João e Gui nadarem, eu tava de boa, kkkk, mas tava tão frio que resolvemos que se o João quisesse nadar (e ele queria), eu e Gui teríamos que ficar de fora pra hora de trocar... teria que ser um PIT STOP a troca de roupa... tava ZERO GRAU.

E lá foi João pra água, ele tava alucinado de vontade pular na água quente de vulcão, rs!

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Água quentinha!

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João se divertindo!

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PIT STOP troca de roupa! ::Cold::

Ficou por lá pouco menos de 1h, e na hora de sair quase congelou, hahahahauaha! Tremia tanto que achei que ia ter um troço! Mas deu tudo certo!

Como estávamos sem atrasos, e Gabriel nos propôs irmos à um lugar mais escondido, que quase ninguém vai! Ele disse que só ia nos levar pq percebeu nosso respeito às regras e à Natureza! Pois onde ia nos levar era um lugar sagrado para os povos andinos e foi maravilhoso estar ali sem ninguém! Visitamos os Cerros e Vale e de Tocorpuri e o Geyser Branco. 4500msnm.

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Bactérias extremófilas, sal e água quente!

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O que aparece branco é cinza de vulcão, e a água lá embaixo está a 100 graus!

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Geyser Branco

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Pelos caminhos e vale de Tocorpuri!

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::love::::love::::love::::love::::love::

Por conta dessa parada extra acabamos passando muito rápido pelo Vale de La Putana, e isso foi realmente triste, embora tivéssemos concordado, pois o Vale do Rio Putana era maravilhoso e estava cheio de animais! Vou ter que voltar lá! Kkkk

E nossa última parada deste passeio: Povoado de Machuca. É um aglomerado de casinhas onde se pode ir ao banheiro e comer espetinho de LHAMA!

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Antigo povoado

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Novo povoado

Eu não sou vegetariana, mas como pouquíssima carne, primeiro pq a produção de carne de boi, principalmente, gera muito impacto ao ambiente e segundo pq não sou muito fã de carnes em geral mesmo, prefiro evitar. Já tentei cortar, mas como já faço dieta com restrição de carboidrato por conta do diabetes, restringir proteína tb foi demais pra mim. Enfim. Eu estava absolutamente decidida a não comer espeto de Lhama, eu amava elas, como ía comê-las?

Mesmo sabendo que elas são criadas para isso, mesmo sabendo que lá a lhama é o boi deles... eu não ía comer!

Mas os meninos quiseram experimentar... e o cheiro tava tão bom... eu tava com tanta fome... decidi só dar uma provadinha tb! E Putaquelpariu, que carne boa. Macia, suculenta... me odeio por sentir isso, mas era boa mesmo!

Foram 7.500,00 pesos entre empanadas de queijo e espetinho de lhama!

Voltamos pra SPA e fomos direto trocar de roupa. Afinal em SPA tava bem calor! Estávamos com pouco tempo para o início do passeio da tarde, que sairia da agência, então subimos logo para a Caracoles, compramos empanadas, refri e água (8000,00) e seguimos para agência!

Por sorte o passeio da tarde, Lagunas Escondidas de Baltinache, era com o mesmo guia e tb com a Mirian, Gino e André. Além de nós foi mais um casal de brasileiros. O único ponto negativo deste passeio foi o carro incrivelmente velho e desconfortável. O resto foi perfeito!

As entradas custaram 5.000,00 pesos para cada adulto, João pagou 3.000,00, e as estradas até lá estavam relativamente boas. Até dava pra ter ido de carro baixo... as costeletas da estrada é que iam judiar um pouco!

As Lagunas Escondidas de Baltinache são compostas por 7 lagoas no total, em diferentes cores e formatos, várias em tons de azul. São Lagunas artificiais e não faz muito tempo que são exploradas para fins turísticos. Elas são poços que se formaram na década de 80 por conta da extração de lítio (usado para fazer baterias de carros, celulares e inúmeras outras coisas, até remédio).

Como as lagunas concentram muitos minerais que podem ser prejudiciais à saúde, apenas a primeira e a última entre as sete lagoas são realmente próprias para banho. E elas tb são puro sal... MUITO mais que no mar, portanto é impossível afundar. Pular de cabeça tb não é uma boa ideia, pois molhar o rosto e o cabelo pode machucar pra valer!

Embora estivesse quentinho a tarde, as lagunas estavam quase congeladas! Tínhamos 4 candidatos a entrar! Gui, João, André, e a moça do outro casal. Entraram: Gui e André! Kkkkkkk

João desistiu ao colocar os pés na água, eu tb fiquei com a metade da canela na água e já foi o suficiente pra amortecer as pernas.

Foi bem engraçado a entrada dos meninos! Quase um parto. O guia disse pra eles soltarem o corpo de costas lentamente, mas o André acabou indo com um pouco mais de força e molhou o rosto, rs! Gui gritava de frio... e ambos se divertiram ao não afundar nem a pau!

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Que paz olhar esta água!

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Azul com sal!

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Sal com azul!

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Gui tomando coragem!

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Gui congelando!

Eles acabaram entrando na primeira laguna! A última parecia mais legal, mas tava mais cheia e bem mais longe dos chuveiros, rs!

Ficaram lá gritando e interagindo com outros corajosos (tinha uma mulher muito engraçada dando um escândalo) enquanto eu observava a cena mais ridícula de toda viagem! Vou contar pra vcs!

Eu já vi gente ficar só tirando selfie ao invés de olhar a paisagem, já vi gente filmando um show inteiro ou toda a apresentação do filho na escola sem assistir direito, eu já vi muita coisa idiota, mas essa foi uma das piores!

Tinha um casal rondando a Laguna que os meninos estavam nadando. Eles estavam cheios de equipamentos e certamente gravavam stories... cheios das fotos clichês, caras tipos e bocas, o bombadinho e a siliconada de maiô rosa caminhavam para frustrar seus seguidores... eles não estavam com coragem de entrar na água congelante e salgada!

Pausa: nada contra academia e silicone, é que tudo ali era um exagero e como acho que era a intenção deles, os músculos do moço e o silicone decotado da moça era o que mais chamava a atenção neles, por isso o apelido!

Voilá. Eles começaram a agachar na beira da Laguna de modo que a foto que estavam tirando podia dar a impressão de que estavam dentro... e pra fechar com chave de ouro, o bombadinho jogava gotas de água em seu peito para que elas secassem e deixassem a marca do sal, que acontece com quem sai da Laguna... a água seca e fica tudo branco de sal!

Eles estavam fingindo que entraram... kkkkkkkk... a que ponto chegamos instagramers influencers?????

Deu o tempo dos meninos, corre pro chuveiro tirar aquele sal todo! Chuveiro de água fria tb tá! Mas pior que isso... acabou a água! Hahahahauaha

Gui ainda conseguiu tirar bastante do sal mas André narrou seu banho épico gelado gota a gota de forma muito engraçada!

Saímos de lá e fomos a um lugar perdido no meio do nada onde um ônibus oxidado perece sob o sal e o vento! Muita gente faz alusão ao ônibus do livro “Na Natureza Selvagem” pq até parece... mas no livro (e na vida real, rs) o ônibus tá no Alaska.

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Como disse o Gui: bora voltar!!

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Paisagem única!

Chegamos já com o sol se pondo e tinha uma galera bem idiota pulando em cima daquele ônibus que tava quase cedendo... logo eles se foram e pudemos ficar com a vista do sol indo embora no meio do salar só pra gente. Fizemos um lanche já com bastante frio e voltamos!

De volta em SPA fomos pra casa pegar mais blusas, rs, pq de manhã vc congela, a tarde vc derrete e a noite vc congela de novo! Aproveitamos pra abastecer (10.000,00) e tivemos nossa última janta (12.800,00).

Hora de voltar pra casa e tentar arrumar a bagunça que estava as nossas malas.

 

Gastos do dia (em pesos chilenos)

Comida: 28.300,00

Entradas: 43.000,00

Combustível: 10.000,00

 

VIDEOS GEYSERES

CONTINUA

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@Juliana Champi O Gabriel também foi meu guia nos geysers, ele é muitíssimo gente boa!

Ele fez a mesma oferta para o grupo em que eu estava sobre ir ao Geyser Branco (e ficar menos tempo em Machuca), mas só se o grupo todo topasse. Daí tinha duas chilenas que não toparam e acabamos ficando mais de uma hora em Machuca 😓 Queria muito ter ido nesse geyser branco, pelas suas fotos e comentários vale super a pena!

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    • Por Angela moniz
      Chego a Paris 30/12 a 18/01, considerado que é inverno, seria melhor seguir para Suíça/Itália, ou Bélgica-Holanda? Qual teria mais bonitas paisagens de trem?
    • Por MauriVirissimo
      Olá pessoal, farei um breve relato da viagem.

      Resumo da viagem:
      30 dias, entre janeiro e fevereiro de 2019
      13 mil quilômetros

       
      Combustivel: 13 mil km
      1400 litros gasolina, R$ 5700 reais para CARRO (Jeep - Grand cherokee 3.6)
      520 litros gasolina, R$ 2000 reais para MOTO (Honda - CB 500x)

      Partimos de Florianópolis em direção a Bariloche nosso principal destino inicial, onde ficamos 2 dias inteiros fazendo alguns passeios na cidade.


      Depois disso continuamos para Sul descendo Ruta 40 ate Esquel para então entrar no chile por Futaleufu e descer Carretera Austral ate Puerto Rio Tranquilo onde fizemos passeio nas Capilas de Marmol (catedral marmore). Neste trecho pegamos Aproximadamente 300 km  de Rípio que para carro tava tranquilo porem pra moto tava um pouco sofrido devido a "brita" solta nova que colocaram pois estão pavimentando a Carretera e essa rípio solto fica complicado para pilotar.


      Bom, para quem conhece Carretera sabe muito bem que vale cada quilometro percorrido nela, porem voltamos para ruta 40 para chegar a El chaiten, El calafate e no decorrer dos dias ir descendo ate torres del paine, e neste porto da viagem, por motivos de Doença na família minha madrasta teve que voltar ao Brasil de Avião e junto meu irmão por parte de pai também voltou, onde infelizmente mãe dela, avo dele veio a falecer infelizmente.


      Detalhe, meu pai estava com Moto em nome de minha madrasta e estava sem procuração dando os devidos direitos dele poder passar aduana com moto em nome dela, ai então em Puerto Natales fomos ate NOTARIA (tipo nosso Cartório no brasil) e la fizemos o documento.
      Outra observação, é que passamos as aduanas por varias vezes durante o restante da viagem e não entregávamos o documento para ver se iriam questionar algo, e nada pediam, passávamos tudo ok.

      Bom, Continuando então descemos ate Ushuaia onde ficamos 3 dias inteiros e depois fomos subindo ruta 3 com destino ate Puerto Madryn e la fazer passeio ate pinguinheira e também para conhecer Península Valdes.


      Apos isso tínhamos ainda tempo suficiente para passar em Buenos Aires, mas decidimos voltar para casa e dar apoio psicológico a família que voltara antes.

      Não tivemos nenhum contra tempo, nem com carro nem com moto, temperatura era na maioria das vezes boa para andar de moto, exceto em algumas regiões pela parte da manha quando cedo, porem no trexo da ruta 40 entre Gobernador Gregores e Tres Lagos, o ripio muito solto pior que na carretera e o FORTISSIMO VENTO LATERAL fez com que meu pai chegasse a chorar ao conseguir passar, neste dia 3 motos que la estavam passando pela mesma situacao desistiram e um reboque grande levou 3 motos e seus respectivos pilotos para trecho onde asfalta começava novamente. meu pai foi guerreiro antava pela antiga rodovia paralela a atual que esta para ser pavimentada por isso ripio (brita) solta.


      Bom meus amigos tenho videos curtos no youtube vou deixar link abaixo, esta dividido em 5 videos curtinhos!
       


      Grande abraços a Todos e em Março Abril de 2020 pretendo ir ao Atacama, BORA!?!?!?!
       

       

    • Por Guh030912
      Bom dia, eu e meu marido estamos planejando em agosto sair de Imbituba de carro para conhecer o Brasil ( Agosto 2020) gostaria de saber se é tranquilo ( temos um sambeiro 2015 1.0)temos 25 dias para viagem  e quais lugares visitar nunca viajamos de carro e é um grande desejo nosso! 
       
      desde já agradeço! 
    • Por StanlleySantos
      Primeiro de tudo, MAS MANO QUE FRIO DA PESTE É ESSE QUE FAZ NO SUL! 
      Ok, provavelmente não é nada perto do uruguai, patagônias, ou a serra catarinense (que registrou temperaturas negativas nessas semanas fácil, fácil). Mas pra um nortista....
       
      Bom, o objetivo deste relato é passar infos atualizadas sobre muitos lugares, sejam eles conhecidos e relatados, ou não. Muitas atrações do estado passam batido, então creio que seja justo falar sobre o máximo de lugares, sem passar spoilers. A época escolhida para esta visita foi a primeira quinzena de agosto, junto com a namorada, até pq gostaria de conhecer um pouco do inverno gaúcho e ter uma programação a dois de respeito. Moro em Manaus, ou seja, com 25 graus os caboclos já estão passeando no centro com moletom achando que estão no filme do frozen   imagina pegando 1 grau em gramado!!!
      Costumo tentar economizar nas viagens, e como falam que Gramado, em particular, é um destino que arranca o couro da pessoa, em termos de gastos, quis ver se era tudo isso mesmo. Cada um Levou R$ 1.700,00 para duas semanas no estado, levei um cartão de crédito que não foi usado, e uma poupança de emergência de 500 mangos, que acabou sendo usada mais para comprar mimos para mim 

      Quando você mora numa cidade que não tem trem e viaja para uma que tem corre o risco de cometer esses retardos mentais aí
       
      Chegamos no dia 07/08 em POA, basicamente o dia foi reservado para conhecer as rotas de ônibus e planejar os próximos dias num apartamento reservado pelo Booking no partenon (bairro próximo do centro, bem guarnecido de ônibus, aliás, gostei do abastecimento da frota de ônibus da cidade, mesmo em horários de pico, dificilmente peguei buzu lotado). A passagem estava custando R$ 4,70, e POA conta com um trem a R$ 4,20 que parte do mercadão e faz a conexão com alguns distritos do interior, até Novo Hamburgo. Sim, Novo Hamburgo, a cidade dos calçados (atenção mochileiras!) Então segue a primeira dica do tio, quer conhecer Novo Hamburgo, economizar no transporte, e não quer ficar dependendo de Uber/ônibus? Um trem partindo do centro é uma opção a considerar. De trem vc faz a conexão aeroporto-centro tbm.
      O itinerário era conhecer algumas cidades do Estado e Fazer a famosa travessia da Ferrovia do Trigo, que liga Guaporé a Muçum. Antes eu soubesse que iria dar ruim.... depois eu explico essa marmota. Destinos definidos, andaríamos pela capital, curtindo alguns pontos. 
      No dia 08 resolvemos sair cedinho para conhecer o famoso parque farroupilha. O parque mais famoso (e bonito a meu ver), colado ao centro da cidade, também. Quem for se hospedar no centro, pode até ir andando. Falam da violência em Porto Alegre, e realmente, vejo que há um problema de marginalização e pobreza na metrópole (como toda grande cidade), mas, apesar dos inúmeros mendigos nas proximidades da rodoviária, não me senti inseguro andando pelo centro. A polícia se fazia presente, e muitas pessoas passeavam com seus cães de boinha (o povo se compromete bastante com a causa animal lá, vários cachorródromos, pouquíssimos cães de rua, pelo menos no centro e adjacências, e muitos cães agasalhados, a coisa mais engraçada do mundo )

      Le parque farroupilha no seu esplendor verde

      Aquela foto bem maneira e clássica no centrão

      Para quem é de uma fé do oriente, o parque conta com um mini-templo, com uma arte elaborada. 
      De lá seguimos para o Parque moinhos de vento (conhecido como Parcão), como o clima estava agradável, arriscamos ir também a pé. Existem patinetes e bicicletas para locação pelos aplicativos locais, então se você quer poupar um tempo indo de um lugar para outro, é uma boa.



      Para quem quer fazer a famosa foto declarando o amor à capital, um letreiro bem bonito fica no parcão.
      Deixamos de conhecer na ocasião os parques Germânia e o Província de Shiga, que dizem que possui uma influência oriental bem forte na ornamentação. Mas fica para a próxima viagem. Hora do almoço, fomos para o centro procurar um pouco de culinária porto alegrense. No caminho passamos pela Rua Gonçalo de Carvalho, que diz a lenda que é a rua mais bonita do Brasil (e algumas fontes dizem que foi eleita a mais bonita do mundo). Pessoalmente achei ela bem bonita e limpa, mas creio que é exagero.

      A tão comentada Gonçalo de Carvalho
      O gaúcho adora comer: isso é fato. E é um carnívoro por natureza. Além do tradicional churrasco, o povo é viciado em fast food (no dia que os gaúchos forem extintos da terra Mcdonalds entra em crise), com ênfase no famoso Xis, que nada mais é que uma versão "anabolizada" dos sanduíches tradicionais, sendo de duas a três vezes maior, e recheado de maionese  claro, é duas vezes mais caro que os sanduíches dos outros estados, mas vai por mim, enche que uma beleza. Xis coração (de frango) deles é uma coisa divina 😍  Agora para almoço, existem as famosas alaminutas, que basicamente é arroz, feijão preto, ovo mal passado, saladinha, batata frita e a proteína, que varia. No norte chamamos de PF (Prato Feito).
      GAÚCHO NÃO COME FARINHA!!! 🤬😱🤯 e pro amazonense, isso é quase um pecado  além do fato de quase não ter visto peixe nos restaurantes, outro vício do povo do norte. 

      A cara de felicidade da caboquinha que não tem farinha na comida

      Vai por mim, é assim mesmo, a cara de tristeza acima não é à toa
      Seguimos pelo centro, conhecemos o Mercadão municipal (o grande centro de comércio alimentício da cidade, parada mais que obrigatória para o visitante), e aqui já começa uma história engraçada: existe um costume de cunho religioso de deixar moedas no centro do mercadão, uma espécie de tributo ao Bará, que seria uma entidade da prosperidade da cultura afro-brasileira. Minha namorada, simplesmente olhou uma moedinha no chão e pegou na naturalidade. Eu, olhando as pessoas jogarem as moedas no meio, tive um pressentimento de que elas deveriam ficar lá (turista que acabou de chegar ne, besta, sem saber dos causos), mas a dita cuja guardou no bolso e fomos embora. Ao longo da viagem ela perdeu uma jaqueta jeans e seu saco de dormir , e na volta para POA, resolveu devolver o dobro do valor para se livrar de qualquer "azaração" 

      Le mercadão. Passe por aqui para comprar lembrancinhas ou ingredientes para um chimarrão ou churrasco

      O interior com o espaço de agradecimento à entidade guardiã no centro.
      O centro de POA não só tem uma variedade de lojas e lanches, como também reúne vários museus e espaços de cunho cultural e histórico. Para terminar o dia, visitamos: o museu de arte do Rio Grande do Sul, que na ocasião estava recebendo uma exposição em homenagem ao modernista Xico Stockinger, o museu do Comando Militar do Sul, com uma exposição histórica do arsenal utilizado pelas forças armadas ao longo da história mais recente, e a casa de cultura Mário Quintana, que não estava tendo nenhuma programação em particular, mas conhecer o espaço e algumas exposições valeu a visita.

      Casa de cultura Mário Quintana


      War.......War never changes
      O Museu do Gasômetro se encontrava fechado na ocasião (diz que desativado por tempo indeterminado), então o dia terminou com um pôr do sol gelado na Orla do Guaíba. Com a ventania que empurrava o frio até os ossos, deve ser o lugar mais frio da capital no inverno  uma tristeza saber que o lago do guaíba está poluído, é uma paisagem muito bonita para atividades ao ar livre, que me fez lembrar da boa e velha ponta negra, em Manaus.


      A orla é ponto obrigatório no final da tarde, para ver a vida gaúcha acontecendo, ou fazer um passeio, ou exercício.
      Dia 09-10: De POA para Torres.
      Decidimos que iríamos sair cedo no dia seguinte para a cidade de Torres, afinal, a praia mais bonita do estado está lá. Claro, parece loucura ir numa praia no inverno, mas Torres possui belas paisagens, e pontos interessantes a serem conhecidos, e acredito que valeu a visita de um dia e meio a essa pequena cidade. Recapitulando: Torres fica boa a partir do reveillón, pois o verão inicia geralmente no fim do ano, aí a cidade lota de gente. Mas em compensação no inverno você tem os parques e o litoral só para você e mais meia dúzia de visitantes  o que é mais a minha cara.
      Pegamos um blablacar baratinho (30 reais, quando você paga bem mais indo de ônibus), e chegamos ainda de manhã no litoral. Dica: o blablacar funciona muito bem no estado, dá para conseguir muita carona barata para cidades visitadas como pelotas, gramado, cambará, entre outros. 

      E cá estamos em Torres, que beleza!
      Chegamos na cidade e a primeira surpresa: nenhum camping aberto  E não, eu não tenho frescura em acampar no frio, eu tinha ciência de que pegaria um frio na ferrovia, então não me importaria de ficar em camping paracendo um mendigo que não tem money pro hotel. Papo vai, papo vem, nos recomendam a pousada martins, que é administrada pelo Sr. Paulo e Dona Eva, um casal simpático na melhor idade que nos acolheu como se fôssemos da família 😭 além dos quartinhos serem TDB, sério, recomendo a pousada, o tratamento cortês é um diferencial de lá. E ela fica próxima ao parque da guarita, então tem uma ótima localização também.
      Outro momento retardo mental: eu, pobre iludido, vendo a previsão do tempo esperava ver um solzinho em Torres e quem sabe poderia arriscar tomar um banho de mar gelado. O resultado foi esse:

      Alguma coisa ta me dizendo que não vou andar de sunga e calção nessa praia hoje....
      A neblina cobrindo o oceano e boa parte da cidade dava um ar desértico e de certa forma triste ao lugar, mas também dava um clima para sentar numa pedra, ouvir o mar e meditar, ou pensar na vida. Adorei passear com a namorada da praia da Cal até os pequenos molhes de pesca, no fim do estado. Mais uma vez, se você curte uma vibe mais calma, sem todo aquele barulho e multidão, a cidade acaba não sendo descartável, mesmo fora da temporada.

      Como nossos egos e arrogâncias são pequenininhas e frágeis perante a grande criação

      A cerração tomando a cidade, chega a ser linda. No fundo o letreiro de Torres
      Existe um lugar curioso nessa cidade, que é a ponte Pênsil. Veja só, uma ponte de madeira de algumas dezenas de metros, onde você pode ter o prazer de mudar de estado, de RS para SC  Curiosamente era sexta da carne num açougue em Passo de Torres (SC), então muita gente de Torres (RS) atravessava o estado para fazer fila no vizinho. É meio besta, mas engraçado de certa forma

      A fotografia foi tirada em RS, só para constar. Do lado de lá fica Passo de Torres.
      O dia seguinte seria para o retorno à capital, mas também seria para curtir o parque da guarita, e o sol favoreceu a visita. O frio estava bem ameno nesse dia, então deu pra sair de short e camiseta, engraçado como as pessoas agasalhadas às vezes olhavam para mim, como se eu fosse algum alienígena 👽

      Não duvido que esse cenário seja bastante usado para ensaios fotográficos ou pedidos de casamento 

      Uma das minhas fotos favoritas dessa viagem. Na encosta, vários pescadores
       
       

      Um pouco da vida local
      Ficamos até meio-dia, e fechei mais um blablacar de volta para POA pela parte da tarde. A ideia inicial era ficar mais um dia, mas acredito que vimos o que queríamos em Torres, fora que eu queria conhecer o famoso Brique da Redenção da capital, então a estadia em Torres foi bem curtinha, mas valeu cada segundo aproveitado. Conhecemos o litoral na cerração e no céu aberto, enchendo os olhos com belíssimas paisagens. 
       
      Dias 11-14: Lá vem a bendita frente fria.....e agora?
      De volta à capital, no domingo (11) começamos o dia indo para o parque farroupilha novamente, para vermos o famoso brique. E digo, se estiver na cidade, passe um domingo no parque, o brique é TRILEGAL!!!! Pois você encontra de tudo um pouco em termos de brechó, pessoalmente fiquei cativado pelas antiguidades que algumas banquinhas vendiam. Discos de vinil, louça antiga, brinquedos dos anos 90, colecionáveis, entre outros......nossa, tenho fé de que isso virará febre no país.
       
      Acredite, isso vai bem longe...


      Esse simpático artista é figura conhecida no Brique, a namorada curtiu a beça o espetáculo. 
      Uma dica que muito gaúcho passa para quem está no parque, e adianto logo, é passar na famosa lancheria do parque. O buffet livre tem uma ótima variedade de opções para encher o bucho, e os sucos deles são de polpa pura, a um preço mega justo, além das várias opções de carnes. Sério, não deixe de visitar.
      O centro fecha aos domingos, mas, muitas atrações ficam abertas, então decidimos visitar o Jardim Botânico. Localizado no bairro de mesmo nome, próximo à PUCRS, é fácil de chegar a partir do centro, mas é necessário ônibus/uber/bici. A entrada é bem em conta, e o jardim te dá a liberdade para andar por quase todas as instalações, divididas em seções, mostrando elementos da flora da região sul (e um pouco das demais regiões). O parque Conta com um museu natural com serpentário, que é bem bacana de visitar também. 

      Lindo o espaço. Como amazonense, é interessantíssimo conhecer algumas características de um bioma diferente da floresta amazônica.

       
      Dormimos cedo de noite, pois a segunda-feira seria o dia de pegar o ônibus bem cedinho para Guaporé. Passagem comprada e tudo mais.....
      ...Mas a vida é uma caixinha de surpresas ⛈️⛈️⛈️🌧️🌧️
      Segunda, 12 de agosto, 05 da manhã. Chuva forte, e mais chuva prevista para o início da semana devido a uma frente fria que estaria visitando o estado. Bem na data em que iríamos para Guaporé! 
      Segundo a previsão, só iria limpar lá para quarta. Uma coisa é subir o estado e pegar um frio e uma cerração num trecho de 50km. Não iríamos morrer de frio pq tínhamos os equips e roupa. Outra coisa é pegar chuva o dia inteiro no meio do nada e comprometer o avanço da travessia, que na melhor das hipóteses leva de dois a três dias  e para completar as reservas de hospedagem em Gramado já estavam pagas e não poderiam ser alteradas! Como era um risco ao qual não queria submeter a namorada, que é menos acostumada com perrengues do que eu, conversamos, tivemos um pouco de DR , e decidimos que o melhor seria não arriscar. Perderíamos as passagens (que custaram um braço) porque 1. o atendimento ao cliente da BENTO foi uma MERDA deixa a desejar, não recomendo, e 2. poderíamos ter solicitado o retorno dos valores se tivéssemos cancelado a viagem com 3 horas de antecedência do embarque (tecnicamente teríamos que bater na rodoviária às 3 da madrugada e torcer para ter alguém na hora que fizesse isso para a gente). Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o serviço de coletivo intermunicipal do estado.
      Com isso a ferrovia miou, e precisaríamos mudar o roteiro para a semana. Significaria mais gastos (pois a travessia é 0800, salvo os alimentos e água comprados para o percurso em si), fora que tínhamos nas mochilas sacos de dormir + barraca que agora ocupavam um volume desnecessário  A segunda-feira foi praticamente perdida. Com isso, só restava encontrar um lugar para ficar, e ir atrás de lembrancinhas no centro de POA.....bom, será que nossa viagem estragou?

      Era o sentimento naquela segunda
      A terça-feira veio, então decidimos que iríamos conhecer alguma cidade das várias que existem para o turismo histórico. O estado possui uma herança das grandes colonizações, que já datam de dois séculos atrás (como referência, a colonização italiana em 1875), e cidades como Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, ou Caxias do Sul se tornam opções interessantes. Escolhemos Caxias do Sul na quarta para sexta (14 a 16). Então, o que fazer em POA até lá?

       
      Como estava com uma vontade enorme de conhecer, fomos atrás, desta vez, do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. Localizado, obviamente, nas dependências da PUC, não tão longe do jardim botânico, a entrada custa R$ 40,00 (em AGO/19), mas com direito a meia entrada para estudante, e não posso deixar de elogiar o espaço! 3 andares de puro conhecimento, atividades lúdicas, e curiosidades! É o tipo de lugar onde excursões escolares são bem-sucedidas, pois é possível dar aulas de matemática, física, biologia, geografia e história nos vários setores do espaço, sem tornar a aula chata. Como licenciado em biologia, meio que me senti em casa 😍

      A primeira coisa que você bate o olho e pensa "quero brincar", quando entra no museu

      Lembra do desafio dos cubos da série 3%? Pois é, eu reprovei 

      Visitem o museu da PUCRS, e como diria o e.t. bilu, busquem conhecimento!!
      Passamos uma manhã e uma tarde no museu, é muita coisa para conhecer e interagir, você tira um dia inteiro somente para isso. Ah, existe também um planetário na cidade, que vale a visita para os que têm um interesse mínimo por astronomia, ou querem reviver aquela aulinha de ciências sobre o universo. Acabamos não visitando também.
      Dia 15: La Cittá pela terra da Uva
      No dia 14, conseguimos arrumar mais um blablacar para Caxias do Sul, esta localizada no coração da Serra gaúcha. Infelizmente o transporte saiu tarde, e não daria tempo de conhecer a cidade ainda na quarta. Algumas pessoas disseram que não valia a pena conhecer Caxias, por "ela ser industrial demais e quase não ter nada para se ver". Pessoalmente, não posso concordar com tais afirmações, pois Caxias possui roteiros histórico-culturais tanto no centro urbano quanto na zona rural (Rota dos Imigrantes, distrito de Criuva, Ana Rech), embora seja necessário um carro próprio para esses destinos. Então, o que fazer?
      Como dito, existe o roteiro "La Cittá", onde você tem acesso a vários pontos turísticos no centro urbano, e tem uma noção da história da colonização italiana nos vales da Serra Gaúcha. Seria isso que faríamos. 
      Antes de tudo, tomei conhecimento sobre um autêntico château brasileiro, o Castelo Lacave, uma fortaleza erguida em 1968 como um sonho de um uruguaio, teve sua propriedade passada entre famílias, e na atualidade funciona como vinícola, restaurante gourmet, ponto turístico e local para a realização de eventos. O tour guiado custa R$ 16,00 (AGO/19), e é falado sobre a história do lugar (nada que você não ache na internet, rs), incluindo uma degustação dos vinhos locais. Além do mais, ele foi todo decorado com uma temática medieval, o que torna a visita ainda mais imersiva.

      O modo de construção dos castelos com a união de blocos gigantes é uma coisa charmosa que inspira poder

      O legal da visita são algumas réplicas de esculturas conhecidas, como a "bocca della verittà", que arranca a mão de quem mente, entre algumas outras. Sem dúvidas o custo-benefício da visita é bem justo a meu ver.

      "Eu sou um tremendo partidão e isso é verdade!"
      Após essa visita, partimos para o centrão. No roteiro "La Città" conhecemos: o Monumento ao Imigrante, algumas catedrais, como a de São Pelegrino (a mais bonita da cidade, com uma arte sacra interna de emocionar), e a Paróquia Santa Teresa D'ávila, na praça Dante Alighieri, o Museu Municipal, onde você aprende sobre a colonização italiana, embora no monumento você também tem uma aula de história, o Museu Memorial dos ex-combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira), onde você aprende um pouco sobre a participação do Brasil na segunda guerra (é, a cobra fumou), o Museu casa de pedra, que reproduz uma típica residência italiana do século passado, e o Pavilhão da festa da uva, onde estava rolando um rodeio de acesso 0800 no final do dia. Roteiro que pode ser feito em um dia inteiro. 

      Praça Dante Alighieri com a paróquia Santa Teresa

      Exposição da imigração italiana no museu municipal

      Catedral de São Pelegrino
      Sobre Caxias: cidade tranquila, mesmo sendo grande (a segunda mais populosa do estado e a maior da serra gaúcha), com muitas alternativas turísticas, e quase todas gratuitas! Para quem procura algo mais culto e histórico, e não quer gastar muito além do transporte e alimentação, acredito que a cidade seja um prato cheio. Mas para curtir tudo o que ela tem a oferecer, super recomendo um carro, próprio ou alugado. 
      Dias 16-20: A jóia da Serra Gaúcha, Gramado
      Os dias finais do mochilinho pelo estado seriam na grande atração capitalista do estado, Gramado  Tivemos a bendita sorte de arrumar um blablacar de Caxias para Gramado na manhã de sexta. Para isso é necessário descer a serra e subir novamente, com direito a enjôo para quem não for acostumado(a). Chegamos numa tarde ensolarada, e com aquela expectativa de dar de cara com uma geada matinal morrendo. Muita gente vai pra serra pra ver aquele clima europeu de frio, neblina e geada, e acontece uma coisa dessas . Mas a previsão do tempo mais uma vez estava alertando sobre outra frente fria, então seria bem possível que minhas preces fossem atendidas.

      Legendas são dispensáveis
      Ficamos em parte no Eleganz hostel & suites, como uma reserva de última hora (pois era para chegarmos em gramado somente no sábado), e super indico esse hostel. Atendimento de excelência, um ambiente SUPER chique, padrão hotel mesmo, com café da manhã TOP dos TOP, e camas confortáveis. A diária foi de na faixa de 80 reais para um casal, que está até bom para os padrões gramadenses. Faço questão de fazer essa recomendação.
      A tarde foi dedicada para conhecer um pouco da elegante cidade, com a educação dos motoristas, a ausência de semáforos, e a sensação de segurança nas ruas. Chega a ser difícil de acreditar ver tanta gente andando com os celulares na mão, bem arrumada, indo para cá e lá, sem preocupações. Visitamos o Museu de Chocolate da Lugano, que custou R$ 35,00 (AGO/19), com direito a desconto para estudante, deixo destacado isso porque 90% das atrações de gramado possuem desconto para estudantes, crianças pequenas, idosos, e não lembro mais quem, então você economiza HORRORES se você tiver aquela sua carteirinha estudantil de meia entrada, ou similar, atualizada, claro. Já anota a dica. Depois ficamos rodando pelo centro, que é super de boa para passear.

      Le rua torta, que passa 24 horas do dia com gente tirando foto, mas o que tem de mais, é só uma rua torta 

      Le paróquia São Pedro. Cartão-postal da cidade. 
      Terminamos o dia no lago Joaquina Rita Bier, com aquele pôr do sol digno de filme romântico. Agradecemos pelas coisas boas da viagem.

      Gramado e seu clima para romances
      O segundo dia foi dedicado ao Mini-Mundo, que a meu ver é uma atração obrigatória da cidade. Parece frescura, mas o lugar é mágico! Uma cidade-miniatura, que inclusive possui réplicas de prédios históricos do Brasil e do mundo. Não só o mundo minimizado é bonito e bem feito, como o tratamento recebido é digno de aplausos! Uma dica: pegue uma visita guiada com o Sr. Nelson, um verdadeiro P R O F I S S I O N A L que ama o que faz, nos ensinando alguns truques para tirar boas fotos, e divertindo o tour com suas piadas de gaúcho  O valor em AGO/19 era de R$ 42,00, também com direito a desconto.

      os gigantes na estrada em obras

      A riqueza dos detalhes gera fotos maravilindas
      O passeio no mini-mundo é uma atividade que toma uma manhã e um pedaço da tarde se a pessoa quer conhecer cada centímetro do parque, e melhor: o espaço está em constante expansão, ganhando novos personagens e estruturas. Será que um dia teremos um mini teatro amazonas?
      O final da tarde foi basicamente dedicado à compra de lembrancinhas, e a noite foi dedicada a um delicioso Fondue. O fondue, assim como o café colonial, a cuca, e o trudel, são especialidades de gramado que merecem ser experimentadas. Você gasta muito com isso? A resposta é: depende de onde você procura. Para você ter uma noção, a sequência do fondue varia entre os restaurantes, de 35,00 a 150,00. O café colonial, idem. Então uma pesquisa antecipada se faz necessária. Nosso café da manhã estava incluso nas nossas hospedagens, e como ficamos em locais com cozinha compartilhada, boa parte das refeições foram compradas no supermercado e feitas na panela, poupando também um senhor dinheiro. E sem arrependimento.
      Para minha alegria, na madrugada de domingo caiu uma senhora chuva, e com isso veio a cerração, que envolveu a cidade numa neblina maravilhosa para passear nas ruas da cidade e tirar boas fotos. Enfim, era pra isso que fui à Serra.
       


      Aquele clima padrão europeu, adoro!
      A namorada queria passar o dia dormindo nesse frio, enquanto isso eu tratei de conhecer Canela pela parte da manhã, embora a neblina tenha me impedido de ver muita coisa. A Icônica Catedral de Pedra infelizmente (ou felizmente, pois é uma visão igualmente espetacular) estava coberta pela neblina, então ficou difícil de observar seus detalhes.

      Que visão é essa cara!
      Pela parte da tarde, convenci a namorada a sair, e, entre tantas opções de museus, com suas modernidades e atrações, resolvemos conhecer um espaço mais alternativo. Então, conhecemos o segundo castelo da viagem, o Museu Medieval Castelo Saint George. Conhecer a história dessa edificação, e como o Senhor Gilberto Guzenski está dando o sangue para levantar bloco por bloco, e elaborando um trabalho SENSACIONAL na área da Heráldica, além da coleção de armas, entre elas algumas famosas, de fato inspira os corações dos fortes. Além da coleção de armas (algumas forjadas pelo próprio dono), e os souvenirs com temática medieval, você pode consultar as raízes de sua família com base no seu sobrenome. Quer descobrir se tem sangue azul ou de plebeu? Visite o Saint George. A entrada custa R$ 25,00 (AGO/19), com desconto apenas para anciões.

      Uma estrutura linda e imponente, e ainda em construção

       

      Stanlley dos Marinheiros dos Santos, primeiro de seu nome, O Viajante.
      Os último dois dias em Gramado foram dedicados para as atrações mais naturais, como o Lago Negro e o Parque do Caracol. O Lago negro fica perto do centro, embora necessite de um uber básico para chegar lá. Reza a lenda que ele tem esse nome porque em seu entorno foram plantadas árvores nativas da floresta negra. Possui um pedalinho, que achei caro, então não brinquei.

      O Lago negro nos dias ensolarados

      E o Lago Negro em dias de Neblina. Uma visão igualmente bela para quem está de passagem
       
      O parque do Caracol Se encontra afastado da cidade de Canela, Subindo a Serra mais um pouquinho. Existe uma linha de ônibus que vai para lá, mas é bem difícil de passar, tornando necessário o uso de carro próprio ou uber. Existe sinal de internet, então é possível voltar de aplicativo. O ingresso custou R$ 20,00 (com direito a meia entrada), e possui várias trilhas, com alguns espaços para o social. O ponto alto do passeio é a cascata do caracol. 



       
      E com isso concluía minha estadia no grandioso estado gaúcho, tchê!
       
      Agora as infos básicas:
      Gastos: Levei 1.700,00 + um cash guardado, como falei, e acabei usando o valor inteiro, mais um pouquinho da reserva. No final das contas, uns 2.000 reais muito bem gastos. Perdi um pouco por causa de ônibus, utensílios inúteis para camping, e compras pessoais, então diria que é um valor médio bom para duas semanas no estado. Me hospedei em hostels em todos os dias, pude comer durante o dia inteiro, e fiz minha própria refeição em alguns dias. É possível gastar menos? É possível, mas vai do perfil de cada um.
      Transporte: o estado é bem abastecido de estradas, e possui um sistema de ônibus que serve até bem (apesar de ter odiado o atendimento da rodoviária de POA). Alguns destinos são mais acessíveis que outros, mas como falei ao longo do relato, o Blablacar é uma opção muito barata e usada no estado, super recomendo. O uber nas cidades (mesmo em Gramado) é barato, se você estiver com pelo menos uma pessoa para rachar as despesas, se torna uma opção bem em conta. Em POA, tem ônibus, aluguel de patinete e bicicletas como meios de deslocamento.
      Hospedagem: 90% das minhas hospedagens foram reservadas pelo Booking.com, e os preços estavam agradáveis. No centro de POA era possível encontrar diárias de 30 reais ou 50 (por dupla). Mesmo em gramado pude encontrar ótimas opções, mas claro, é necessário reservar com antecedência em caso de viagem em alta temporada, por motivos óbvios.
      Custo das atrações: muitas atrações da capital são ao ar livre, e mesmo nos museus, não havia cobrança de ingresso, com exceção da PUC, e mesmo assim, tem o desconto para estudante. Em Caxias todas as atrações do roteiro "La Città" foram 0800, e a visita ao Castelo Lacave tem um valor justo. Os locais mais caros ficam em Gramado mesmo, e vai muito do que a pessoa procura. 
      Afinal, Gramado é uma cidade cara? - Sim, e não. antes que queira botar na cabeça que quer ostentar na cidade bonita, tenha em mente que é necessário pesquisa e autocontrole. Fazer a própria comida, de vez em quando, ou poupar o Uber quando pode se deslocar a pé pelo centro da cidade, são medidas que ajudam bastante no bolso. E como já disse, tenha sua carteirinha estudantil ou comprovante em mãos, ajuda bastante.
      Lugares para conhecer: cara, eu poderia fazer um relato inteiro só falando dos lugares que não visitei  Cambará, Novo Hamburgo, Farroupilha, Bento Gonçalves, Três Coroas (que descobri só no final da viagem que possui uma estrutura bacana para o rafting), Guaporé-Muçum, Pelotas, Rio Grande, todas estas cidades, e fora outras, possuem sua importância no estado, possuindo atrações, naturais, históricas, etc. Eu não canso de dizer que é um Estado Rico em termos de coisas para fazer.
      Melhor Época: depende do lugar que você quer conhecer. Por exemplo, Torres (praias) é melhor na época mais quente, que compreende o início do ano, enquanto que a Serra Gaúcha é bem visitada no inverno (meio do ano), e Gramado possui alguns períodos especiais (Natal, Páscoa, Festival de Cinema e Inverno). Pesquisar é bom, e se atentar ao clima, no caso de atrações e atividades ao ar livre (como foi no meu caso), faz uma diferença entre fazer uma atividade ou ficar no hotel chateado.
      Moro num estado quente e quero pegar frio, devo levar roupa pro frio no inverno? Cara, Porto Alegre tem tanto comércio de roupas para o frio, luvas, cachecol, gorros e jaquetas a preços populares, penso que nem vale a pena comprar uma roupa cara na sua cidade. Em POA também existe uma loja da Decathlon, onde vc pode comprar uma vestimenta de qualidade.
       
      Então é isso, gurizada! Conheçam essa baita região! 
       
    • Por nicolesuet
      Olá, pessoal! Estou planejando fazer um mochilão pela Europa durante 30 dias em fevereiro de 2020. Devido a faculdade janeiro a fevereiro são os únicos meses disponíveis para fazer a viagem. Além disso, de acordo com as minhas pesquisas o verão europeu é a época mais cara para viajar.
      Estou preocupada com o tempo, pois sei que é muito frio e que costuma chover bastante nessa época, logo não quero colocar lugares no roteiro que não conseguirei aproveitar devido ao tempo. Gostaria de saber de vocês quais destinos vocês acham imperdíveis na época do ano e quais vocês acham furada. Existem alguma atração ou destino em particular que vocês recomendariam?


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