Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

victorl

Israel, Turquia e Egito - Final de 2019/ Inicio 2020

Posts Recomendados

Em 14/10/2019 em 16:03, Raquel MM disse:

Renato, 

Boa tarde !

Fiz esse roteiro, sem Egito. Vou fazer algumas observações baseada na minha viagem , pesquisas que fiz na época e o que vivenciei...

1 - Vc descontou o dia da chegada e da volta ?
2 - Em Israel é interessante fazer 2 bases : Tel Aviv e Jerusalem. Todo o resto pode ser feito a partir dessas bases, sem necessidade de ficar trocando de lugar. Te indico nas duas cidades o Abraham Hostel ! Limpo, arrumado, bem localizado e preço bom, pois Israel é caríssima .
- A mesquita de Al-Aqsa, ou Domo da Rocha, em Jerusalem ,  tem um horário bem apertado para os não muçulmanos visitarem , além de não ser liberado todos os dias 
3 - Não deixe de ir para o norte : Cesarea, Acra, Haifa ( já está no roteiro) e um lugar pouco conhecido, Rosh Hanikra, cavernas e penhascos na beira do mar Mediterrâneo.quase na divisa com o Libano. 
3 - Planeje sua ida para Jordania com muito rigor, pois tem apenas 3 pontos de fronteira entre as cidades, com horários de funcionamento diferentes.
4 - Petra ( Wadi Musa) , Wadi Rum e Aqaba ficam no sul da Jordania, portanto pense na fronteira de Eilat, melhor e mais tranquila. Ela faz fronteira com Aqaba, aque aliás não tem nada , a não para quem gosta de esportes náuticos, mergulho , etc... 
5 - Wadi Rum : Vc colocou dias demais, uma noite e dois dias são mais do que suficiente.  O deserto é maravilhoso e dormir em um acampamento beduíno, uma experiência incrível. Tenha cuidado com a escolha do acampamento, verifique o credenciamento no parque. 
6 - Petra : Também diminuiria o numero de dias: Duas noites e 2 dias inteiros são suficientes. Tente se hospedar perto da entrada , pois a cidade é acidentada, com transporte ruim e nada para fazer.
7 - Se pensar em fazer essas mudanças que estou sugerindo, pense em mudar o roteiro, entrar na Jordania pelo norte e incluir Aman, Madaba ( cidade dos mosaicos) e descer sentido sul para Petra, depois Wadi Rum.
8 - Mar Morto : O lado Jordaniano é mil vezes mais bonito que o lado de Israel !!!

Essa região é maravilhosa, repleta de história e muito segura, apesar de tudo que passam. 

Dicas Gerais : 
- Em israel, não assuste com o exercito na rua o tempo todo e na juventude desse exercito. 
- Não se esqueça do Shabat em israel. A partir do por do sol da sexta feira até o por do sol do sábado, nada funciona, inclusive transporte , com raras exceções, principalmente em grandes cidades como Tel Aviv, mas cidades religiosas como Jerusalem, tudo fecha. Se programe....
- Respeite a religião dos dois países. Se estiver acompanhado de alguma mulher, oriente para usar um xale nas visitas às sinagogas e mesquitas, cobrir ombros e não usar decotes, para não serem barradas, no caso de homens, não usar bermudas. 
- Se pretende visitar alguma país muçulmano mais ortodoxo, peça para não carimbarem seu passaporte em Israel. Eles o farão e te darão uma espécie de documento que atesta a entrada, circulação e libera a saída.
- Na Jordania, vale a pena comprar o Jordan Pass, ele cobre a taxa da imigração é a entrada em Petra, além de muitos outros lugares. 
- O transporte na Jordania é precário, se organize bem. Nós contratamos uma pessoa que nos pegou na fronteira Eilat/Aqaba, levou para Wadi Rum, depois Petra, passamos no Mar Morto, Madaba..... Foi ótimo e muito barato !Aliás Jordania é barata e Israel muito cara !

Bom, isso é o  que me lembro agora, mas se precisar de alguma coisa tenho tudo anotado, é só pedir !

Aproveite !!! Essa, sem dúvida, foi uma das melhores viagens da minha vida ! 

Abraços
Raquel

Obrigado pelas dicas Raquel. Estou com roteiro em aberto ainda. Vou fazer as adaptações. Único compromisso que vou fazer é comprar passagem saindo do Egito rumo a Grécia. No mais está tranquilo. 

Seria melhor então TEL AVIV --> JERUSALÉM --> HAIFA? 

Pelo norte de Israel consigo ir para a Jordânia chegando em Aman?

Fazendo isso não pretendo voltar a Israel. Desceria até Aqaba    para pegar transporte marítimo até o Egito. Procede?

Obrigado. 

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Renato,

Desculpe a demora em responder, mas vou tentar compensar...rs..

Pelo norte de Israel consigo ir para a Jordânia chegando em Aman?

Sim, você consegue ! Vou falar das fronteiras abaixo :

Ponte Allenby/Rei Hussein :  A mais próxima de Jerusalem, mas a mais complicada, pois fica na Palestina e o tráfego de turistas e menor, com muitos empecilhos da Jordania. Outra coisa importante é que diferente das outras fronteiras, essa fronteira não permite tirar o visto da Jordania na hora, que é trabalhoso e caro. Nas outras fronteiras, vc tira na hora , pagando a taxa , ( era 40JD / US$ 56) ou se tiver o Jordan Pass ( depois falo mais dele) já está incluído.

Rio Jordão/Sheikh Hussein – Fronteira Norte : Essa é a fronteira mais próxima para o seu roteiro, se pensar em sair de Haifa , para atravessar a fronteira. Nela é possível tirar o visto da Jordania ou usar o Jordan Pass. Ainda em Israel é preciso pegar um ônibus que faz a travessia entre os dois países, atravessando a “ terra de ninguém” , é obrigatório.  O ônibus anda só uns 400 metros e custa $5 NIS. É bom ter o dinheiro trocado. Do lado Jordaniano, pelo que li na época que fui, tem que ser de taxi, ou vans, que eles esperam lotar antes de sair. Os taxis são tabelados...

Yitzhak Rabin / Araba – Fronteira Sul : Foi a fronteira que eu usei. É muito tranquila e após pagar a taxa de saída de Israel, vc anda aproximadamente uns 300 mts para chegar na entrada da Jordania, é a “ terra de ninguém”...rs..  A vantagem dessa fronteira é que ela está próxima a duas cidades: Eliat (Israel) e Aqaba (Jordânia), por isso o deslocamento até a fronteira é mais barato. Nela também é aceito o Jordan Pass.

De qualquer maneira te aconselho a consultar o site oficial , para verificar os horários e dias de funcionamento, quando fecha ( feriados judaicos, Shabat, Feriados Muçulmanos ) Não coloquei pois não sei se  teve alguma mudança.

Israel : https://www.iaa.gov.il/en-US/borders/Pages/default.aspx

Jordania : http://pt.visitjordan.com/generalinformation/gettingaround/bordercrossings.aspx

Como fizemos nossos deslocamentos e alguns valores :

ISRAEL

Aeroporto : Chegamos no aeroporto de Tel Aviv e fomos direto para Jerusalem.  Vc pode pegar um “ Sherut” , uma espécie de van, que sai assim que lota, mais barata que taxi e te deixa no hotel em Jerusalem ou Tel Aviv. É um meio de transporte muito comum em Israel, usado para locomoção em qualquer direção e cidades.  Muito mais barato que os outros transportes. No Aeroporto Bem Gurion, assim que atravessar a porta de saída, vai ver estacionadas... mas antes, troque algum dinheiro, pouco , pois a conversão é ruim como todos os aeroportos.

Jerusalem : Nós começamos por Jerusalem, ficamos 5 dias e fizemos bate-volta para Jerichó, Belem e Mar Morto. O resto dos dias nos dedicamos à cidade e arredores.

Mar Morto : Do lado de Israel, tem mais infra estrutura, passeios de meio período ( suficiente) , mas é mais cheio de gente, já do lado Jordaniano, apesar da falta de infra, é muito mais bonito e limpo.

Alguns cuidados essenciais : Não ficar mais de meia hora na água, a salinidade é super prejudicial. Se tiver algum machucado, vai doer muitoooo. Não mergulhar e nem  molhar rosto de maneira nenhuma. Cuidado com os olhos, arde muito se cair água.

Jerusalém / Tel Aviv : Para ir para Tel Aviv, pode usar  o “ Sherut” ,  mas se estiver hospedado no Abraham Hostel nas duas cidades, eles tem transporte próprio gratuito entre os dois.  Aliás, eles tem vários tours interessantes... Nós ficamos em quarto de casal com banheiro privativo. Se não me engano eles tem em Nazaré também, então pode ser uma opção para vc trocar a ultima noite  em vez de Haifa, sair de Nazaré que é perto também da fronteira do Rio Jordão. Aproveite para fazer o passeio para Yardenit – local do batismo , ali pertinho.

Tel Aviv : É uma cidade grande, mais moderna, nós particularmente não amamos a cidade e em 2 dias vc consegue fazer tudo, mas isso vai de cada um, nossa proposta na viagem era outra...Fizemos base aqui e  daí fizemos os passeios para as outras cidades Caesarea, , Haifa , Acra, Hosh Hanikra , Cafarnaum, Tiberíades, Nazaré ..

Israel / Jordania : De Tel Aviv pegamos um vôo para Eilat , com uma Lowcost Israelense ( ARKIA), ótimo vôo e barato e o aeroporto é de dentro da cidade. Passamos o dia e atravessamos para a Jordania.

JORDANIA

O transporte na Jordania é ruim ,  eu e meu marido  contratamos tudo  daqui , pois tinha lido muitos relatos de perrengue, demoras, enfim... Achamos que valeu muito a pena, motoristas educados, falavam inglês, com disposição para mostrar tudo no caminho, sem pressa, carros seguros e limpos e novos, preço justo e razoável, foi  eficiente e ajudou muito.   Pagamos US$ 400, ( Março de 2018) mas se colocar no “ lápis” tudo que incluiu, para duas pessoas e o valor da comodidade. No final, o Ahmad , com quem tratamos tudo, foi nos visitar no hotel em Ammam e verificar se tudo deu certo ! Se te interessar te passo o contato.

O que estava incluído :

- Receptivo na fronteira Eilat/Aqaba : Não fizemos nada, cuidaram de tudo tão logo pisamos em território Jordaniano.

- Precisávamos trocar dinheiro e o motorista nos levou para AQABA, aguardou e depois nos levou para o acampamento em Wadi Rum.

- Nos pegou em Wadi Rume levou para Petra.

- Saímos de Petra pela manhá bem cedo e fomos em direção à Ammam, pela Kings Road, parando : Mar Morto, Madaba, Baptismal Site , Monte Nebo. Foi um tour de dia inteiro, com as paradas que pedimos, inclusive para fotos e sem nos apressar. Conseguimos inclusive, visitar uma mesquita no caminho, coisa difícil para os ocidentais, principalmente mulheres.

- Transfer para o aeroporto de Amman.

Jordan Pass :  O passe mais barato custa US$ 99 . Ele cobre a taxa de entrada no país ( US$ 56) de a maioria das atrações turísticas, inclusive Petra ( US$ 70) . Só a soma da tx de fronteira e Petra, já fez valer a pena !

Site oficial : https://jordanpass.jo/Default.aspx

Wadi Rum : O deserto vermelho ! O filme “ Perdidos em Marte” foi feito aqui.. É maravilhoso !  Passe uma noite em um dos acampamentos de beduínos, mas verifique se está dentro da reserva . Chegamos no final da tarde e ficamos no Rahayeb Camp , em uma tenda privativa com banheiro. A noite é um espetáculo de estrelas e fazem um jantar especial, tirando a carne que ficou “ enterrada” assando em grandes panelões. Se prepare para as diferenças de temperatura, a noite cai muito. Uma experiência única e imperdível.

Acordamos, fizemos o passeio e depois fomos para Petra. Existem vários passeios, inclusive com camelos, mas esse nós pulamos, não gostamos de fazer nenhum tipo de turismo que envolva animais, então não incentivamos, fizemos o de 3 horas de Jeep, que foi muito mais que suficiente !

Site oficial : http://wadirum.jo/

Petra : Amamos  ! Procure se hospedar perto da entrada do parque, facilita muito , inclusive porque não tem muito o que fazer na cidade, ficamos no Petra Moon Hotel, que fica a uns 250 mt da entrada.  Tem um show de luzes noturnas em Petra muito legal e bonito, nós ajustamos nossa data para estar lá , pois só acontecem às segundas, quartas e quintas a noite.

Site : http://visitpetra.jo/detailspage/visitpetra/EntertainmentsDetailsEn.aspx?PID=4

Petra / Ammam

Várias paradas, inclusive o Mar Morto, agora do lado Jordaniano.

Madaba : Cidade dos mosaicos. Na Igreja de S. Jorge, tem o mapa de Jerusalém antiga, todo em mosaico.

Castelo de Kerak : Castelo construído pelos cavaleiros das cuzadas.

Monte Nebo : em dias claros, dá para ver Jerusalem e Jerichó. Teria sido o local aonde Moises viu a terra santa.  

Ammam : Uma cidade grande e um pouco diferente para nós, não diria que é bonita, apenas diferente, onde o antigo e o moderno se misturam. Passeio por seus mercados e cheiros, é uma delicia.

Dela partimos para  um passeio nas ruínas de Jerash.

Visitamos a Cidadela ( Templo de Hercules) , o Teatro Romano...

É isso ! Aproveite bastante essa viagem, será inesquecível. Eu vou voltar com certeza !!! Se precisar de mais alguma coisa, é só chamar !!! 

Abraços

Raquel

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Renatao1502435084 todo o processo que esta planejando deu 3 meses? me mande mensagem no privado, por que acabo esquecendo de responder por aqui.

Perdoe a demora!

Mas já li as dicas que a @Raquel MM indicou! 

Vou ficar ligado.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Olá. 

Estou pensando em fazer esse mesmo roteiro em dez/19 jan/2020. Ainda estou vendo as passagens. Como estou acostumada a viajar sozinha, penso em fazer td por mim mesma. 

Se quiser falar sobre cia de viagem, é só falar. 

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...