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ITAMAR JAPA

PERU - Lima/Miraflores/Cuzco/Valle Sagrado/Machu Picchu

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Ola Amigos, finalmente criei vergonha na cara e principalmente coragem e decidi começar o relato de minha viagem para o Peru que fiz recentemente na companhia de mais 2 amigos.

Primeiramente peço desculpas a todos pela demora, mas sabe como é né, fiquei naquela de faço amanhã, faço amanhã... e com isso já se passaram mais de um mês.

Então vamos lá... Partimos de Curitiba no dia 08/10 as 6:10 da matina, paradinha básica em SP e 11:50 estávamos chegando a Lima, capital Peruana...

 

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Conforme combinado no planejamento da viagem, tínhamos a idéia de gastar o mínimo possível e no início fizemos tudo certinho, a começar com a opção de tentar comprar a passagem de Lima à Cuzco na hora, lá no aeroporto, conforme informações que garimpei no site mochileiros e etc,.. Não sabíamos ao certo quando iríamos para Cuzco e, além disso, segundo alguns relatos, na hora poderíamos conseguir um preço mais barato (ou não), era um risco a correr, mas deu tudo certo...

Tivemos ajuda do Senhor Carlos Labajos (998247085) que trabalha na agencia de viagens PWT (719-5646) localizada à frente do aeroporto, do outro lado da rua. Pagamos 104 dólares cada passagem, cerca de 20 a menos do que iríamos pagar na passagem antecipada pela net que tínhamos visto 2 semanas antes. Inicialmente os caras da agência queriam cobrar mais caro, mas quando íamos saindo da loja dizendo que tinha preço mais barato no aeroporto, eles baixaram os valores. Ali na PWT o Sr. Labajos também “ajeitou” nossa hospedagem em Lima, inicialmente tínhamos alguns nomes de hostels e albergues, mas por conselho do Sr. Labajos, fomos a Hotel Eifel, bom negócio, já que pagamos praticamente o mesmo valor que iríamos pagar nos albergues, mas estávamos há duas quadras do Larcomar, em Miraflores, ou seja, no lugar mais top de Lima. Fechamos por 10 doláres por cabeça a diária com Desayuno (café da manhã).

O Sr. Labajos também agilizou pra gente o taxi (30 soles), já que fora do aeroporto é bom ficar esperto com taxis – principalmente antes de descobrir e se adaptar as cores de cada um deles, oficiais, piratas, etc. porque tudo pode se passar por taxi lá em Lima – se é que me entendem.

Chegamos ao hotel e de imediato saímos para conhecer a tão comentada Municipalidad de MIRAFLORES, tudo muito bonito mesmo, percebe-se logo de cara que é o lugar onde vivem os ricos de Lima, é como se fosse uma nova cidade dentro de Lima. Em Miraflores fiquei deslumbrado com os costões que separam o luxuoso distrito da praia e do imponente Oceano Pacifico, que ficam “lá em baixo” do costão.

 

Bastante diferente é o centro comercial construído em meio aos costões, o Larcomar, que é um interessante lugar onde se encontram bares, restaurantes, cinemas, etc... e danceterias durante a noite.

 

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Larcomar

 

Bem próximo do Larcomar, caminhando pelo calçadão, beirando o costão em uma linda paisagem, pode-se ir a uma das principais atrações daquela região, o PARQUE DEL AMOR, onde existe em um lugar estrategicamente lindo, uma imensa estatua de um casal apaixonado. Seguindo um pouco mais adiante se pode observar o pessoal “decolando” e voando de parapeinte, inclusive pode-se voar acompanhado por um instrutor, (acho que era 70 soles, não lembro direito o valor) um pouco mais a frente está o FARO DE LA MARINA, que é bem bonito também.

 

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Miraflores

 

Passamos a tarde conhecendo o lugar, super chique e ao anoitecer fomos de ônibus (1,20 soles) procurar o CIRCUITO MÁGICO DEL AGUA. Este parque é muito legal, recomendo com todo louvor, estando em Lima não se pode deixar de conhecer, principalmente à noite, fiquei encantado com a beleza das 13 fontes existentes lá. O parque é considerado pelo Guinness como o maior complexo de fontes do mundo e também o que possuí a maior e a mais alta fonte do mundo, destaque para o espetáculo da Fuente de la Fantasia, onde um show com música, laser e sincronização de águas leva o público a uma emocionante e inesquecível apresentação, eu pessoalmente acho que foi uma das coisas mais lindas que já vi, adorei. Pelo espetáculo achei barato o ingresso apenas 4 soles.

 

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Circuito Mágico del Agua

 

Voltando do parque das águas de ônibus, resolvemos parar em um lugar movimentado que encontramos no caminho, até então não sabíamos que ali era a famosa CALLE DE LAS PIZZAS. Ali foi a primeira cagada nossa, já que tínhamos um planejamento de gastar o mínimo possível e como é de se esperar a cerveja ali tem preço para turistas gringos, mas isso não foi suficiente para segurar a empolgação da primeira noite na capital do Peru, resultado: dali seguimos para o Larcomar e fomos dormir sei lá que horas da madrugada, gastando muito mais do que estava planejado para um primeiro dia. Pior que isso foi dormir até 1 ou 2 da tarde no outro dia e perder uma manhã inteira.

O que fizemos no segundo dia eu volto a postar logo, logo, para que não fique muito longo este post (ou pelo menos mais que já esta)... Valeu! Hasta luego!

 

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2010/11/historia-viagens-chegada-em-lima.html

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Grande Japa!!! E aí rapaz? blz?

Demorou mas tá saindo o relato!

 

To aguardando o restante!

Valeu cara!

 

Abração.

 

 

Fala meu chapa , hahah, verdade, demoro mas ta saindo! rs... esta semana continuo, tempo é escasso! heheh! abraço!

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Então pessoal, continuando o relato da minha viagem para o Peru, vamos ao segundo dia.

Após a “furada” da noite anterior, acordamos muito tarde, 13 ou 14 horas, logo, tivemos que correr atrás do tempo perdido. Pegamos um taxi (5 soles) e descemos até a praia, lá de baixo, se tem uma estupenda visão dos costões que cercam toda a orla da costa verde de Miraflores, também gostei de ter visto pela primeira vez um “poit break” ou seja uma praia com fundo de pedras.

 

 

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Miraflores

 

Pra aumentar meu arrependimento de ter saído na noite passada, descobri que seria possível surfar ali no Pacifico, já que alugam prancha e roupa por 30 soles. Tivemos que escolher entre o surfe no Pacifico ou conhecer o centro de Lima, pois nosso vôo para Cuzco saia 5 e 45 da manhã, decidimos conhecer a cidade, o surfe no Pacifico fica para próxima... (maldita noite anterior).

 

Voltamos “pra cima” por uma interessante escada que existe para evacuação em caso de Tsunamis, uma caminhadinha, nada de mais, que rende uma economia de 5 soles do taxi (descemos de taxi porque não sabíamos que tinha essa escada).

 

 

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Rota de Evacuação em caso de Tsunami

 

Fomos de ônibus até o centro de Lima (1,50 soles), com destino a PLAZA MAYOR e como era de se esperar a praça é espetacular, realmente muito bonita. Nesta praça que também é chamada de PLAZA DE ARMAS, estão representados os três principais poderes no Peru: o governo, pelo Palácio Presidencial; o povo, pelo Palácio Municipal; e a Igreja, pela Catedral.

 

 

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Plaza Mayor

 

Depois de alguns belos momentos na praça mais importante do Peru, fomos comprar lembrancinhas em um centro comercial que existe em frente à Iglesia de Santo Domingo, este centro comercial tem “lembrancinhas”de todo tipo e pra todos os bolsos...

Já havia anoitecido e fomos procurar algo pra comer, seguimos até uma feira gastronômica que acontecia a algumas quadras de onde estávamos – o lugar exato sinceramente não sei onde era, mas era umas 3 ou 4 quadras pra trás da igreja – Nesta feirinha, que me pareceu bastante popular, além de comida vendiam também outras coisas como roupas, presentes e artesanatos. A parte gastronômica tinha diversas barraquinhas e cada uma delas apresentava uma opção diferente de comida. As cozinheiras estavam aparentemente bem preparadas higienicamente e a comida parecia ser boa. Cada barraca tinha um prato preparado em exposição, para que quem fosse comer pudesse ver o que era e a quantidade de comida que cada banca vendia. Após a escolha era necessário comprar um “vale rango”(de 6 a 12 soles) no caixa e retirar o prato na barraquinha, procedimento parecido com churrasco de igreja no interior (pelo menos no interior do Paraná, hehe). Entre muitos pratos que eram principalmente feitos com frango e porco, escolhemos um que não lembro o nome, não estava lá estas coisas, mas tava bom, apesar de meus amigos não terem curtido muito.

 

 

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Feira Gastronômica em Lima

 

Voltamos para Miraflores e depois de decidirmos não sair, antes de dormir fomos tomar uma cervejinha no china, ou como chamam por lá no “chifa”, tudo bem, tomamos uma, outra, outra, outra... e ai já viu, cagada de novo, mas esta parte prefiro pular... esta foi a maior cagada da viagem, não vale nem a pena citar aqui pra vocês, porque foi muito absurdo e tenho certeza que ninguém em sã consciência vai fazer... Mas beleza a vida continua e nem me perguntem o que aconteceu, fica a dica bebam, mas não queiram inventar moda hahaha. é como diz o ditado quem procura acha... com os pequenos imprevistos superados e as cinco da matina tínhamos vôo pra Cuzco, tudo bem, tudo certo e a viagem continua... este foi o pior dia da viagem...

As 5 e 45 da matina estávamos voando, destino Cuzco a antiga capital Inca.

Continuo logo, logo, hasta Pronto!!!

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2010/11/historia-viagens-por-onde-andei-peru-2.html

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Chegamos a Cuzco aproximadamente as sete da manhã, logo pegamos um taxi, que era na verdade uma van que nos levou até o centro. Não tínhamos noção da distância, então pagamos 17 soles (este valor pode ser menor nos carros). Assim como em Lima, tínhamos alguns nomes de hostels e albergues, mas o tiozinho do taxi nos propôs conhecermos, sem compromisso, um hostel em frente a Plaza de Armas, que era mais central, mais barato, blá, blá, blá, da mesma forma ele nos ofereceu o passeio pelo vale sagrado que sairia às 9 da manhã, por 30 soles, fomos ao hostel e pela localização, aceitamos, também resolvemos aceitar o passeio do tiozinho já que não tínhamos tempo para pesquisar preços e etc.

 

 

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Cuzco

 

Deixamos as coisas no hostel e de imediato fomos ao embarque do ônibus que faria o passeio pelo VALLE SAGRADO. Antes de embarcarmos fomos abordados por diversas pessoas que tentavam vender de tudo, coisas como artesanatos, capa de chuvas, lembranças e também as crianças caracterizadas com vestimentas típicas, tentavam insistentemente vender suas imagens, (eles tentam ganhar no cansaço, rs)... Logo estávamos no buzão com destino ao Valle Sagrado de Los Incas.

 

Compramos o Boleto Turístico para um dia (70 soles inteira e 40 soles estudantes).

O primeiro destino foi a FEIRA DE PISAC, uma feira repleta de produtos típicos peruanos, pra quem tem dinheiro aquilo lá é uma tentação... Meu amigo comprou um daqueles blusões peruanos pagou barato (não lembro quanto) me arrependo duramente de não ter comprado também... Saímos da feira no horário marcado, já que tínhamos sido avisados claramente de que o ônibus sairia exatamente no horário estabelecido e quem não estivesse presente iria ficar curtindo a feira até que voltassemos das ruínas (pior que fica mesmo).

Saímos da feira e logo estávamos nas RUÍNAS DE PISAC, os imensos terraços impressionam muito e o visual das montanhas também é bastante significativo.

Em uma trilha com um visual majestoso, caminhamos até as ruínas de pedras do tempo dos Incas, bastante interessante é o cemitério localizado nas paredes das montanhas, me perguntei – como os caras levavam o corpo do defunto, lá em cima naqueles buracos – mas é só mais uma das muitas coisas que fazem você ficar pensando como é que os caras faziam tudo aquilo...

 

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Pisac

 

Saímos das ruínas de Pisac e fomos até URUBAMBA, ali paramos para comer, entramos no restaurante e queriam nos cobrar 20 soles pelo Buffet, íamos sair e comer algo mais em conta nas lanchonetes existentes a frente do restaurante, quando a menina do restaurante nos chamou e disse que faria por 10 soles, nisso percebi que os outros 10 eram comissão do guia, ou era um preço diferenciado pra turista, ela nos deu um papel de cor diferente do pessoal que estava no ônibus (mas de mesma cor de quem chegava sozinho pra comer ali).

 

O próximo destino foi a cidade de OLLANTAYTAMBO, uma simpática cidadezinha re-construída sobre as casas da cidade existente nos tempos Inca, sendo a única habitada ainda hoje, todas as casas são construídas precisamente sobre as pedras originais da era Inca. Muitos viajantes aproveitam o passeio do Valle Sagrado até Ollantaytambo e ficam por ali, partindo dali para Águas Calientes.

 

A cidade em si já é legal, mas o que sem dúvidas apavora é o imenso parque arqueológico, um gigantesco terraço que em sua parte superior tem a presença de ruínas muito bem conservadas, construídas minuciosamente em detalhes, com algumas pedras pesando cerca de 10 toneladas, que foram trazidas de lugares a quilômetros de distância dali. As pedras têm detalhes cortados para que uma se encaixe na outra e em muitas partes são polidas, ficando com textura similar a mármore, realmente estes detalhes são muito interessante e se estivéssemos sem guia talvez não tivéssemos observado.

A frente dos terraços em meio às alturas das montanhas encontra-se os depósitos de alimentos, que foram construídos naquele local para que os alimentos mantenham-se frescos devido ao vento que funcionava como um resfriamento natural.

Uma citação que acho que tenho de fazer, já que sou uma pessoa muito “esquecida” (especialista em perder papeis de estacionamento, ingressos e coisas assim) e tenho certeza que existem muitos como eu, é de que cuidem bem do bilhete turístico, porque sem ele não se entra no parque, foi o que aconteceu com o amigo paulista que estava no ônibus conosco que teve que ficar esperando do lado de fora do parque.

 

 

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Ollantaytambo

 

Já era final de tarde quando chegamos ao último destino do passeio, o vilarejo de CHINCHERO. Em uma rua repleta de lojas vendendo “coisinhas”, sobe-se até a igrejinha, que assim como em diversos locais no Peru, foi construída pelos invasores espanhóis sobre um antigo templo dos indígenas para mostrar superioridade. Pouco a frente da pequena igreja existe um mercado ao ar livre de artesanato típico indígena, bastante interessante, com as mulheres vestidas rigorosamente conforme sua tradição, ou seja, totalmente coloridas, achei muito legal, bem maneiro todo o visual.

Dentro da igrejinha, nosso guia explicou toda a história de como a igreja católica fez para "não perder a fé dos indígenas", ouve uma junção das religiões, portanto é comum os santos católicos serem os mesmos dos indígenas, mas com nomes diferentes, imagino que seja mais ou menos como acontece nas religiões de origem africanas existentes no Brasil, como o Candomblé...

 

 

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Chinchero

 

Já era noite e acabava ali o passeio pelo Valle Sagrado de los Incas, mas por sorte ainda teríamos mais uma aula sobre a cultura kechua, pois nosso guia iniciou uma conversa sobre as tradições dos indígenas com um casal no meio do ônibus, e derrepente todo mundo que estava no ônibus (que já estava quase vazio, porque mais da metade do pessoal ficou em Ollanta) se aglomeravam para ouvir e dialogar com o guia, que era um dos principais representantes dos Kechuas, ele era presidente de uma associação, ou algo parecido... Uma das histórias que mais me prendeu a atenção foi quando ele disse que um dia chegou no “congresso” peruano para debater sobre a cultura do Peru com os políticos e quando ele falou em Kechua nenhum político entendia, ou seja, como ele mesmo disse, em um país onde Índios e descendentes de Índios são mais de 75% da população, como eles querem falar em tradição e cultura do Peru se nem ao menos entendem o idioma local... foi uma volta repleta de informações sobre a cultura indígena, um bônus no passeio. Tenho que elogiar este guia que infelismente não lembro o nome, em todos os lugares que fomos suas explicações sobre os lugares foram muito bem colocadas e me ajudaram muito a entender as coisas... (curioso é que, eu tenho quase certeza que ele que é o narrador do trem da Perurail que leva ao Machu Picchu)...

 

Enfim, só este passeio para o Valle Sagrado já me satisfez na viagem, mas ainda tinha muito pela frente, o “mignon” estava pra chegar, Cuzco e Machu Picchu, mas isto é outro post, que logo o farei.

Hasta Pronto mi amigos!

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2010/12/historia-viagens-valle-sagrado-de-los.html

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Blz... vou acompanhar pra ver o resto da história.

Então não tem como escapar do boleto turistico é? No fim devo usar ele apenas para PISAC e Ollantaytambo... Vai ser um desperdicio. Nada de ingresso individual para esses lugares? Ficarei em Ollantaytambo como a maioria.

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Blz... vou acompanhar pra ver o resto da história.

Então não tem como escapar do boleto turistico é? No fim devo usar ele apenas para PISAC e Ollantaytambo... Vai ser um desperdicio. Nada de ingresso individual para esses lugares? Ficarei em Ollantaytambo como a maioria.

 

blz, valew MLP ...

 

você não tem a carteira de estudante, iSIC? com ela vc paga 35 soles...

eu acho que valeu a pena ter comprado o boleto...

Mesmo que fosse para ter ido apenas em Pisac e Ollanta - ainda acho que vale - pagaria de novo :D ...

 

Existe ingresso individual sim mas aí não compensa, porque é 40 soles cada lugar, se não estou enganado...

 

valew... abraço!

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Olá,

 

estou acompanhando seu roteiro, pois estou indo para lá no Carnaval... por favor continue, rs

 

Uma dúvida, foi tranquilo fazer o Valle Sagrado em um dia?

 

Obrigada, Kaka

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Olá,

 

estou acompanhando seu roteiro, pois estou indo para lá no Carnaval... por favor continue, rs

 

Uma dúvida, foi tranquilo fazer o Valle Sagrado em um dia?

 

Obrigada, Kaka

 

 

oi, Kaka .. pois é ..vou continuar sim.. hehe ..

 

o passeio ao Valle Sagrado foi tranquilo, saimos cedo e voltamos a noite, como eu tinha pouco tempo foi bastante satisfatório...

Se você tiver mais tempo disponivel pode fazer por conta e ficar mais tempo em cada lugar, também pode ir pra Moray (que eu não fui e gostaria de teri ido) ..

 

:)

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Galera perdoem-me pela demora, mas final de ano é punk pra mim, alias mais punk. Mas vamos lá vou continuar o relato da minha viagem ao Peru.

 

Um dia após o emocionante passeio pelo Valle Sagrado, foi a vez de conhecer um pouco melhor a cidade de Cuzco, já que no primeiro dia na cidade, pela manhã fizemos uma correria para descolar hospedagem e logo de imediato fizemos o passeio pelo Valle Sagrado, a noite tínhamos saído rapidamente para tirar algumas fotos, já que fizemos muita cagada nas noites de Lima, fomos dormir bem cedo, pra prevenir... rs

 

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Cuzco está localizada a 3400 metros de altitude e possuí pouco mais de 300.000 habitantes, era a “capital” do Império Inca, até ser invadida e saqueada pelos espanhóis. Grande parte das edificações originais foi destruída pela igreja católica, que tentava desta forma impor superioridade religiosa aos locais, assim grandes igrejas foram construídas sobre os templos e lugares importantes do antigo Império.

 

 

Andar pelas ruas de Cuzco nos leva a uma viagem imaginária aos tempos do Império Inca, Cuzco é um imenso museu a céu aberto, muitas ruas, igrejas e diversas construções ainda mantêm a arquitetura Inca, algumas foram “implantadas” depois para dar a aparência de originais, mas tudo é lindo e esplêndido.

 

Basicamente é possível conhecer toda a cidade caminhando, mas de qualquer forma se você for meio preguiçoso (a) ou se estiver cansado (a), o transporte é muito barato, varia de 1 a 5 soles dentro da cidade.

 

Um detalhe importante que me esqueci de contar no “capítulo” anterior (na verdade lembrei depois que escrevi, :)), foi que não nos hospedamos na Plaza de Armas, mas sim na Plaza San Francisco, estávamos hospedados no Hostal El Solar e pagamos 30 soles a diária por cabeça, conforme desconto prometido pelo tio do passeio ao Valle Sagrado.

Da simpática PLAZA SAN FRANCISCO que está junto à igreja de mesmo nome, descemos algumas quadras e fomos até a lindíssima PLAZA DE ARMAS que é na verdade o coração de Cuzco, é sem dúvidas uma praça linda (como quase tudo em Cuzco), está rodeada por diversas igrejas, a CATEDRAL, LA SAGRADA FAMILIA, EL TRIUNFO e a COMPAÑIA DE JESUS ao centro da praça existe um chafariz (os Peruanos adoram chafariz).

 

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Plaza De Armas

Cuzco possuí vários lugares para comer, mas por conselho de uma argentina que conhecemos no Valle Sagrado, fomos até o MERCADO MUNICIPAL, ali a comida é destinada aos locais, de fato se paga mais barato (de 5 a 13 soles, o almoço), mas talvez o custo inferior da comida popular não seja tão valido (principalmente para quem não é forte de estômago), pagando um pouquinho mais nos restaurantes “mais centrais” come-se, digamos, melhor... Vale a experiência de comer a comida local e de ver o intenso comercio existente naquele lugar (bem interessante), onde se vende de tudo.

 

Com 1,20 soles, fomos até ao terminal rodoviário de Cuzco, para comprarmos passagem para um dos integrantes da viagem, já que o mesmo tinha sua volta para o Brasil marcada para 2 dias depois, chegando lá, constatamos que somente tinha ônibus até Tacna a noite, o que para nós seria inviável, porque o horário não bateria, resumindo tivemos que comprar passagem até Julliaca e tentar a sorte de lá depois, pois era única opção disponível para nossos horários... (nesta altura, já fui escalado para ir junto, porque o meu amigo tinha dificuldade em se comunicar), compramos a passagem por 25 soles cada... Voltamos a pé para o “centro” de Cuzco, nem é tão longe assim como dizem, é bem tranquilo... No caminho é possível visualizar de perto e conhecer o imponente MONUMENTO PACHACUTEC, além de uma espécie de cachoeira estilizada que fica no trajeto até o centro.

 

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Voltando ao centro de Cuzco, circulamos pelas lindas ruas para comprovar o que dizem – Cuzco é uma das mais bonitas cidades da América do Sul – de fato é mesmo. Cada quadra, cada rua, cada pedacinho, tudo tem seu charme.

Espero não demorar tanto, como desta vez para continuar o relato... até breve pessoal

 

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/01/historia-viagens-por-onde-andei-cuzco.html

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Fala galera, continuo agora o meu relato da viagem para o Peru (do final do ano passado), que estou fazendo devagarzinho (bem devagar) conforme tenho um tempinho...

 

Depois de um dia perambulando pelas belas ruas de Cuzco, voltamos ao Hostal para arrumar nossas coisas. Já era tardinha e tínhamos que nos separar, já que um de nós teria que esperar um quarto amigo que chegaria no outro dia, já eu e o outro seguiríamos para o Machu Picchu no dia seguinte, então pegamos algumas coisas e nos dirigimos até o local onde se pode pegar um ônibus de linha até Urubamba (cerca de 4 quadras da Plaza de Armas), pagamos 2 soles e éramos os únicos “forasteiros” no ônibus, passamos por entre belas paisagens e pequenos vilarejos até que no início da noite chegamos em Urubamba, de lá pegamos uma Van até Ollanta por 5 soles, aproximadamente pelas 19 horas estávamos chegando, pegamos um hostal (15 soles) apenas para dormirmos, pois nosso trem sairia bem cedinho.

 

 

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Vilarejo no caminho para Urubamba

 

Saímos para dar uma volta pela pequena e encantadora cidade de Ollanta, que a noite também é muito bonita. Perambulamos pelos históricos corredores de pedra da cidade que é de fato um espetáculo, meu amigo e eu naquele momento nos confraternizamos pelo momento e pela parceria, conversando relembrávamos um pouco das histórias que já vivemos nas praias do Paraná e agora estávamos em uma cidade do Valle Sagrado dos Incas prestes a ir para o Machu Picchu! Loco né!

 

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Pela noite nos corredores de Ollanta

 

Caminhamos até que fomos buscar algum lugar para jantar e pesquisando preços fomos cair no pequeno restaurante na Plaza de Armas S/N, chamado Inti Killa (tel: 204205). Vou ressaltar este lugar porque fomos muito bem atendidos pelo simpático Dante Ramirez, que baixou o valor do lanche, montou um sanduíche que não tinha no cardápio, colocou um recheio super arregado, com tudo que se tem direito – sinceramente, foi o melhor lanche que comi na viagem – e além disso, foi sempre muito simpático... Mas o principal mesmo foi o PISCO SOUR, que ele fez especialmente para nós em um jarro de um litro, mesmo que perguntando várias vezes se tínhamos certeza que queríamos um litro, vejam bem – se é para experimentar a famosa bebida típica local, tínhamos que bebê-la não molhar a língua – hehe, acho que ele foi com nossa cara porque o “choro” praticamente encheu o jarro de novo ... Comemos muito bem e bebemos bem o tal Pisco Sour, tudo por 20 soles por pessoa. Lembro que em Cuzco no único lugar que perguntei (pode ser que tenha lugar mais barato), o preço da bebida era 17 soles um copo, o que me levou a desistir de experimentar.

 

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Pisco Sour em litro e um "Sandubão" no Inti Killa

 

Ainda tivemos sorte de ver um pequeno desfile escolar dos locais, com bandinha típica, crianças caracterizadas e tudo mais, um bônus!

 

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Desfile de crianças em Ollantaytambo

 

Fomos dormir para acordar de madruga para realizar um dos mais desejados passeios do mundo... Machu Picchu o sonho, mas esta será a outra parte do relato... Até a próxima...

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

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Muito fera!! to curiosa, você fez a trilha pra chegar em machu picchu ou pegou o trem? quero fazer essa trilha!!! to pensando em fazer essa trip em Julho agora, to um pouco preocupada com clima que é mais frio que o final do ano... to um pouco confusa também em relação as cidades que eu devo visitar. estou pensando em ficar só 10 dias e quero ir apenas pro peru, achei lima meio longinho de cuzco... cuzco é inevitavel!!!!! machu picchu então... e depois dessas tava pensado em fazer as praias, meu roteiro ta beeeeeem cru, tenho algumas ideias mais to mt confusa, não sei em quais realmente vale apena visitar... ACEITO SUGESTÕEEEEES!!! Quantos dias voce fico japa???

Beijoss

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Muito fera!! to curiosa, você fez a trilha pra chegar em machu picchu ou pegou o trem? quero fazer essa trilha!!! to pensando em fazer essa trip em Julho agora, to um pouco preocupada com clima que é mais frio que o final do ano... to um pouco confusa também em relação as cidades que eu devo visitar. estou pensando em ficar só 10 dias e quero ir apenas pro peru, achei lima meio longinho de cuzco... cuzco é inevitavel!!!!! machu picchu então... e depois dessas tava pensado em fazer as praias, meu roteiro ta beeeeeem cru, tenho algumas ideias mais to mt confusa, não sei em quais realmente vale apena visitar... ACEITO SUGESTÕEEEEES!!! Quantos dias voce fico japa???

Beijoss

 

 

Oi Camila blz... então, eu fui de trem p/ MP já que não disponibilizava de muito tempo e queria conhecer outros lugares, eu fiquei 13 dias no Peru, está época que vc vai é legal porque é época seca, não chove... mais o frio é mais intenso mesmo...

não sei se vc vai de avião ou terrestre, mas apesar de todo mundo dizer que Lima não tem nada eu gostei... de onibus é quase 1 dia de viagem, mas de avião é cerca de 1 hora...

 

Na minha opinião, dentro do que conheço...Posso afirmar que no Peru - Cuzco -Valle Sagrado - Machu Picchu são imperdiveis ...já as as ciades que são maneiras e derrepente vc pode incluir no roteiro são - Puno (lago Titicaca) - Nazca (linhas) - Arequipa - já as praias não cheguei a conhecer outras além das de Lima/Miraflores...

 

qualquer dúvida dentro do que eu possa ajudar estou a disposição! ::bruuu::

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Então galera, pra quem ainda lembra da última parte do meu relato, na cidade de Ollantaytambo, fomos dormir cedo pra acordar de madruga e pegar o trem para o tão esperado Machu Picchu. Pedimos para o tio da pousada nos acordar, colocamos o celular pra despertar, mas nem precisou porque antes das 4 horas já tínhamos acordado e não tinha mais como dormir, tamanha expectativa.

 

Logo estávamos lá na estação, o trem sairia 5:32 e cada minuto esperado parecia demorar uma eternidade, quando partimos a emoção era muito forte.

 

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Lá vem o trêm

 

 

O trajeto de Ollanta até Águas Calientes é muito bonito, um espetáculo em meio a montanhas nevadas, túneis e paisagens de tirar o fôlego.

 

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Lindas paisagens no caminho para Machu Picchu

 

 

Chegamos em Águas Calientes, uma cidade simpática que nada mais é que a “base” de partida para o Machu Picchu. Repleta de tendas onde se pode comprar uma infinidade de coisas, águas Calientes conta com uma boa infra-estrutura de hospedagem e hotelaria.

Ali compramos o boleto de visita para a Ciudad Inca MachuPicchu – 126 soles a inteira e 63 soles para estudante estrangeiros.

Logo fomos pegar o ônibus que leva até a entrada do Parque, 7 dólares ida, optamos por voltar a pé lá de cima (seria mais 7 dólares), o que acabou sendo uma boa opção porque pelo menos tivemos o gostinho de percorrer um pedacinho da trilha.

Uma dica é levar água e algo para comer, porque lá em cima as coisas são absurdamente caras.

Finalmente estávamos na porta do Machu Picchu, logo adentramos e demos de cara com aquela paisagem tradicional que vemos nas fotos, sensação simplesmente inexplicável, indescritível, mesmo uma pessoa que já viu documentários, diversas fotos e etc, fica surpreendido pela imensidão e por toda energia que se sente ao chegar ali, é loco mesmo!!!

 

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Mais um sonho realizado

 

 

O Machu Picchu é muito rico em detalhes e mistérios, é imenso e cheio de história e como não tínhamos grana pra pagar um guia resolvemos dar um jeitinho, íamos até alguns lugares e ficávamos esperando chegar um grupo, logo ficávamos do lado ouvindo as explicações do guia, como não tínhamos pressa ouvíamos 1, 2 ou até 3 guias diferentes e cada um acrescentava um detalhe a mais, o problema é que certos momentos não aparecia nenhum guia e acabávamos por desistir de esperar, talvez perdendo informações importantes sobre o local.

 

Fomos até a ponte Inka em uma caminhada de cerca de 20 minutos com visões bem maneiras, inclusive uma das fotos que mais gostei foi tirada nesta trilha, ela esteve durante um tempo sendo a foto principal do LOCO MUNDO, pra quem não lembra é a do canto direito superior.

 

20110322230447.jpg

Caminho para Ponte Inka

 

 

Subimos também a montanha Machu Picchu, ou melhor, fomos até a metade da montanha, já que começou a chover e a mata estava ficando fechada, então nos pareceu que talvez não valesse a pena a subida até o cume. Logo quando descemos encontramos as tradicionais lhamas, fiquei pensando em quantas mil fotos elas já saíram.

 

Um detalhe importante é que como chegamos depois das 8:30 da manhã já tava cheio de gente, achamos que não iria ter vaga para subir o Wayna Pichhu (já tinha lido relatos de gente dizendo que 7 horas já não tinha mais vaga), o que felizmente não aconteceu fui o número 347 a subir a montanha em um total de 400 pessoas (limite diário).

 

Em uma trilha bastante íngreme se chega ao topo do Wayna Pichu, uma visão alucinante, como tudo por ali! Meu amigo descobriu lá em cima que tinha medo de altura, nunca vi o bicho tão branco, hahaha. (ele pensava em comprar um paraglider e aprender a "voar", desistiu e foi pro mergulho) hahaha. Um detalhe que tenho que mencionar é que achei um pouco perigoso para crianças e idosos (tinham vários por lá), ou até mesmo para os menos preparados fisicamente.

 

20110322225008.jpg

Vista a partir do Wayna Picchu

 

Descemos a montanha e voltamos a percorrer a velha cidade, ficando surpreendidos a cada detalhe, porque a cada lado que você olha tem alguma coisa que você pensa “caraca, como os caras fizeram isso”. Enfim, como disse acima o Machu Picchu é indescritível e inexplicável, portanto nada que eu escreva aqui vai descrever a magia daquele lugar!

 

20110322225824.jpg

Machu Picchu - Indescritível

 

 

Lá pelas quatro e tantas da tarde chegou a hora de ir embora, tínhamos que descer a montanha a pé, uma caminhada de uns 40 minutos que acabou valendo a pena, descemos apreciando a natureza e tendo visões que não se tem de dentro do ônibus.

 

20110322223928.jpg

Vista da descida a pé para Águas Calientes

 

 

 

Chegamos a Águas Calientes com fome e sem muita grana, comemos algumas coisas baratinhas e tomamos uma cervejinha em um dos diversos restaurantes/bares que existem na cidade, tínhamos que esperar o trem de volta que partiría as 22:00 horas, nada que um cochilo no banco da estação não ajudasse, cochilo este que foi prolongado após a chegada do trem e durou até a chegada na estação de Ollantaytambo.

Dalí pegamos uma van de 10 soles que nos levaria até Cuzco. Chegamos em Cuzco de madruga e dormimos uma ou duas horas saindo cedinho pra pegar o ônibus das 6 com destino a Puno.

Continuo logo, prometo que logo! Valew!

 

 

Obs: este tópico é a integra do que postei em meu blog:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/03/historia-viagens-realizacao-de-mais-um.html

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Itamar Japa

Simplesmente Fantastic!!!

Perguntinha: vou pra lá agora em Abril, vc viu alguma coisa sobre nadar com os leões marinhos, em Lima?

Pretendo trocar o "city tour" e os piscos sours por essa aventura.

Tô de bituca nos seus posts. Explicações excelentes.

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Simplesmente Fantastic!!!

Perguntinha: vou pra lá agora em Abril, vc viu alguma coisa sobre nadar com os leões marinhos, em Lima?

Pretendo trocar o "city tour" e os piscos sours por essa aventura.

Tô de bituca nos seus posts. Explicações excelentes.

 

 

cara eu depois voltei pra lima e vi um lance de uma companhia que levava para uma ilha próxima a lima e me parece que tinha leões marinhos, se não me engana era 50 dólares ... mas não tenho certeza, porque já não tinha grana portanto não me aprofundei nas informações... mas seu eu tivesse grana iria sim! valew!

 

:)

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dae pessoal, fiz e postei no meu blog esta ultima parte do relato, um dia antes de ter ido pra Venezuela, portanto coloquei menos fotos que de costume, espero que possa ajudar alguém... abraços vai aí: ::cool:::'>

 

Então vamos lá, 6 horas da matina estávamos chegando no terminal terrestre de Cuzco com destino a Puno, objetivo chegar em Iquique ( meu parceiro tinha a volta saindo de lá) devido a informações distorcidas que nos foram passadas pela pessoa que nos vendeu a passagem até Puno, tivemos que mudar a estratégia, já que só tinha ônibus partindo de Puno para Tacna a noite ( disseram que teria a tarde), resumindo tivemos que pegar van para Julliaca, depois van pra Moquegua depois taxi pra Tacna, ali nos despedimos, meu amigo foi pra Arica no Chile eu segui pra Lima, tudo certo apesar da correria, tensão e grande aumento dos gastos.

 

Segui pra Lima desde Tacna pegando um ônibus da empresa Flores, por 38 soles (+1,50 taxa do terminal) e 4 horas de viagem até Arequipa, dali foram mais 40 soles (+1,50 taxa de terminal) e uma longa viagem de aproximadamente 18 horas. O tempo dentro do ônibus foi compensado pelas paisagens que pude contemplar na CARRETERA PANAMEIRCANA, além da adrenalina da viagem por estradas, que diga-se por sinal, muito bem conservadas e bem sinalizadas que cortam desertos, montanhas, penhascos tudo isso ligado aos motocas do Peru me pareceram um pouco loucos, mas adorei o trajeto e sinceramente pra quem tiver com tempo e necessite fazer este trajeto eu recomendo o terrestre porque é realmente bonito. Fui com a empresa CIVA e ainda tive a sorte de ter ido no primeiro banco no para brisa superior ou seja na cara do gol!

 

20110427235032.jpg

Belas paisagens nas mais de 17 horas da Carretera Panamericana

 

 

Restavam-me 53 soles no bolso e eu sabia que não teria lugar onde sacar mais durante a viagem e ao mesmo tempo sabia que ia chegar “tarde da noite” em Lima, portanto teria que poupar para o Taxi, porque nem sabia em que parte de Lima era o ponto final do ônibus (muitas empresas no Peru param em sua própria sede, o caso desta que eu estava), comi um pacote de batata e um milho durante toda a viagem, pra não passar fome masquei folha de coca a viagem toda e comprovei que funciona.

Como esperado cheguei em Lima aproximadamente meia noite, sinceramente não sei em que parte da cidade, dentro da empresa tinham taxis oficiais e na rua os piratas, pela segurança de estar sozinho, sei lá em que parte da cidade e meia noite e la vai cassetada, não precisava nem dizer que fui no oficial, a corrida foi 40 soles até Miraflores (...poderia ter comido na viagem mas vai saber né). Voltei para o mesmo hostal que ficamos nos primeiros dias. Como estava sozinho foi me cobrado 20 dólares por dia com desayuno, resolvi ficar ali pela localidade e comodidade.

No outro dia cedo fui resolver meus problemas na embaixada, tudo certo beleza. Voltei a Miraflores conhecer alguns lugares que ainda não tinha visto, como a Plaza, a catedral e o Palácio Municipal também a ponte Villena Rey e algumas coisinhas mais.

 

 

No outro dia acordei cedinho, fui até o centro de Lima, andar com mais calma nos arredores da linda PLAZA MAYOR, duas quadras acima está o CONGRESSO NACIONAL e a sua frente está o MUSEO DE LA INQUISICIÓN Y DEL CONGRESSO, interessantíssimo lugar onde foram julgadas mais de 2 mil pessoas que eram punidas por praticarem outras religiões, ali é possível ver os instrumentos de tortura utilizados pela igreja católica na época, além de conhecer toda a história do tribunal. É possível passar pelos corredores onde existem os cárceres originais da época, bastante sinistro e ao mesmo tempo revoltante, tendo em vista que milhares de indígenas foram torturados por não se proclamarem cristãos. A entrada é gratuita com direito a guia.

 

20110427231250.jpg

Sala de tortura no museu da Inquisição

 

Depois fui a um outro lugar muito interessante que ninguém pode deixar de ir (pelo menos eu gostei muito) é a IGLESIA Y CONVENTO DE SAN FRANCISCO, com fundação no século XVI, possuí em seu interior um museu com diversas catacumbas e milhares de ossos e caveiras espalhadas por suas sinistras galerias, o lugar funcionava como cemitério até 1821 e também foi sede do Vice-reinado espanhol. Reúne além das interessantíssimas catacumbas, diversas outras atrações como a uma imensa sala de reunião que fica em cima da igreja, uma biblioteca com mais de 25 mil livros antigos, que conta com uma entrada de luz natural porque era proibida a entrada com candelabros para evitar incêndios, o refeitório e diversas salas com pinturas e esculturas, muitas folhadas a ouro, enfim é um show histórico repleto de cultura e com uma impressionante arquitetura da época - É proibido tirar fotos em seu interior – repito, vale a visita é muito interessante.

 

Bem próximo dali está o PARQUE DE LA MURALLA, “legalzinho”, mas nada de mais, possuí algumas escavações, um museu e partes originais de uma muralha do século 17, construída ao redor da cidade para proteger a coroa espanhola de piratas e inimigos.

Depois dei uma caminhada pelo famoso calçadão JIRÓN DE LA UNIÓN, com direito a refeição (frango frito, claro) em uma das diversas POLLERIAS e logo estava conhecendo a segunda praça mais importante de Lima a PLAZA SAN MARTIN, que é muito bonita também, fundada em 1921, possui uma estatua do libertador DON JOSE DE SAN MARTÍN e é cercada por imponentes prédios de arquitetura antiga, um destes foi o primeiro hotel de Lima, o Bolívar.

Chegou a hora de voltar, tomei uma cervejinha, jantei e fui dormir, tinha caminhado muito.

 

No outro dia cedinho acordei e fui rumo ao MUSEO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA, ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA, foi a prática de quem tem boca vai a Roma, de pergunta em pergunta cheguei lá, uma van 1,50 foi só o que gastei, (no hostel me disseram pra pegar um taxi, que sozinho eu não ia conseguir ir de ônibus, porque tinha que ir pra lá, pra cá, blá, blá) nem foi tão difícil, rá... O museu fica na Municipalidad de PUEBLO LIBRE, em frente a PLAZA SIMON BOLIVAR (tem noção do nome?), além disso, está localizado em uma casa onde viveram os libertadores SIMON BOLIVAR e SAN MARTINS. É o museu estatal mais antigo do país e conta com um vasto e imenso patrimônio cultural, foi a vez que fiquei mais tempo dentro de um museu na minha vida, fiquei desde as 9:00 da manha até as 2:00 da tarde, tamanha a riqueza histórica existente lá. Além de todas o acervo de civilizações antigas, o que EU gostei muito foram as partes dedicadas à Simon Bolívar, Tupac Amaro e San Martins, porque será???

Ainda dei umas voltas ali pela região, conhecendo mais da localidade...

 

Já era final de tarde peguei o bus sentido Miraflores, pedi para o cobrador para descer em Barranco (um pouco depois de Miraflores) já que dizem ter um por de sol agradável lá, além de ser um “point” na noite e final de tarde, segundo informações. Eu até vi que tinha passado umas placas dizendo Barranco, até pensei que era por ali, mas achei que ia se aproximar mais da praia e tasl, mas quando o bus começou se afastar perguntei pro cara do lado se faltava muito e no fim tinha passado. Fui falar com o cobrador e ele tinha se esquecido de me avisar resultado ou eu saltava ali no meio de sei lá onde, periferia, ou voltava pro centro de Lima. O cobrador foi gente boa (depois da cagada) e me disse que van pegava pra voltar pra Miraflores, pulei ali e voltei pra MIraflores. Logo fui dormir pra acordar cedo e ir para o Aeroporto. Assim, terminou mais esta aventura, espero ter outra oportunidade de voltar para este país magnífico. Valeu povo, desculpem o tempo...

 

Esta é a integra do post:

http://locomundojapa.blogspot.com/2011/04/historia-viagens-por-onde-andei-por-la.html

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Uau!

 

Suas fotos ficaram SENSACIONAIS!

 

Passei por todos estes lugares, vi todas estas coisas mas não tirei fotos tão bacanas quanto as suas.

 

Parabéns!

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    • Por Lielto
      Sebuí é o nome dado a uma Reserva Ecológica que fica proximo a Guaraqueçaba-PR. Sendo exato fica ha 50 minutos de barco.
      http://rppnsebui.blogspot.com.br/
       
      Trata-se de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) com 400 hect. de Mata Atlântica e ecossistemas asociados, litoral norte do Paraná.
      Ha cerca de 6 cachoeiras dentro dessa pequena ilha, ha algumas cavernas também e o que mais impressiona é a fauna, as belas aves e animais que voce -com sorte e atenção- vera pelo caminho.
       
      São mais de 91 espécies de aves, cerca de 20 de anfíbios, além de peixes, répteis e várias de mamíferos convivem na reserva.
       
      A visita começa por Guaraqueçaba (em tupi: Pousada do Pássaro Guará).
       

       
      Ou melhor voce pode colocar Paranaguá no roteiro se tiver um tempinho a mais, pois é um bom lugar pra se tirar fotos e ver o sol nascer na baía, dar uma volta no centro histórico de Paranaguá, almoçar.



       
      Tambem em Paranaguá (cidade tombada pelo patrimônio histórico) sera inaugurado (em fev/ 14 ?) o Aquário Marinho.

       
      Além de ser a melhor opção para ir até Guaraqueçaba, são 2:30 de barco (40 reais ida e volta)
      Mas se atente aos horários de barco.

       
      Pois de carro se percorre um longo caminho de estrada de chão, 76km. Quase 3 horas de percurso.
      A empresa Viação Graciosa http://www.viacaograciosa.com.br/ faz esse percurso, mas de ônibus demora-se quase o dobro de tempo. (42,77 ida 39,77 volta)

       
      (com essa estrada de chão, somente o eco-turista que realmente preserva o meio ambiente vai para lá, se fizerem o asfalto... Os comerciantes lucrarão mas a cidade perdera o encanto em si pois pessoas imundas irão para lá com suas caixas de cerveja e som alto)

       
      Se for passar a noite em Paranaguá tem um hostel http://www.hostelcontinente.com.br/ que ta sempre tocando um bom e velho rock n roll.
      obs. talvez voce considere passar a noite lá por causa do horario do barco para Guaraqueçaba.
      http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/guia-turistico/horarios-de-barcos
      Saída as 09:00 e 14:00 horas.
       
      Guaraqueçaba é encantadora, tem seus artesanatos, suas lojinhas, sua igrejinha, seus barcos coloridos, suas histórias... No ultimo dia por exemplo, ficamos sabendo da história do Copo Sujo.
      Chico Mula era um índio/ poeta dono de um bar, morador querido e conhecido por todos, ícone da cidade, casado com uma das mais belas mulheres da Baía de Guaraqueçaba
      Em seu bar havia um copo do qual ele sempre servia uma dose de graça pra quem quisesse beber algo, porem o copo 'como tradição' nunca era lavado, logo ficou conhecido e desejado (?) pelos viajantes, como Copo Sujo.




       
      Voltando a falar de Sebuí. Ha duas opções de se conhecer o lugar. Uma sai meio caro... Mas as chances de ver animais, pássaros exóticos é maior! Uma vez que você pousaria dentro de uma cabana na ilha. (lembrando que não se pode acampar lá e nem tem como).
      Entre em contato com eles e conheça o pacote e suas tarifas http://www.cormorano.com.br/ (média de 500 reais/ pessoa por um pacote com tudo incluso, hospedagem 2 noites e 3 dias, 4 refeições, passeios e uma serie de atividades)
      Outra foi como fizemos, entrar em contato direto com um dos barqueiro de Guaraqueçaba solicitando o passeio até a Reserva de Sebuí.
      Por sorte, conhecemos um dos melhores e mais simpático barqueiro da região, Senhor Valdir. Que nos cobrou 60 reais por pessoa.

       
      Claro que foi um passeio mais simples mas pudemos conhecer uma parte de Sebuí, 3 cachoeiras, o mangue, os pássaros guaras, infelizmente devido a maré no vimos os papagaios de cara roxa.






       
      Senhor Valdir também nos fez companhia no barzinho a noite contanto suas histórias e curiosidades do município. Uma figura ele!
      Tambem nos fizeram cia um casal muito gente boa, foi uma noite bem bacana de muita história, pois estávamos todos nos conhecendo naquele dia/ viagem.


       
       
      ha... ao contrario do que eu pensava, a melhor lua é a minguante, pensei que fosse a cheia, mas na minguante o mar fica mais velejável.
      Pois na cheia, ha duas mares: uma muito rasa (por isso demoramos pra sair de barco) e outra muito cheia. Por essa demora não pudemos conhecer outras cachoeiras que existem na ilha.

       

       
      Na minguante ha 4 tipos de marés, todas quase no mesmo nível, o que facilita a navegação nesse caso.
      Se puder escolher... Pois isso facilitará, mas se ficar em Sebuí, a Lua Cheia e sua luminosidade sera melhor para observação das espécies.
       
      Em Paranaguá deixamos o carro no Estacionamento Bom Abrigo; Rua Correa de Freitas, nº89. Centro.
      Pagamos 20 reais por dia. Estacionamento coberto.
      Fone: 41-3422-6789
      Lembrando que também tem ônibus Ctba-Paranaguá. Mas o horário não bate com o de saída do barco!
       
      Em Guaraqueçaba nos ficamos na Pousada Chauá: http://pousadachaua.blogspot.com.br/
      35 reais com café da manha incluso.

       
      Então, por mais que como mochileiro, eu fuja dessas agencias de turismo, nesse caso, ha de se considerar um pouco a idéia. Pra ser exato não é uma agencia e sim o próprio dono de Sebuí que planeja esses pacotes contanto com uma equipe de guias de apoio. E é o único tambem.
      Todavia, dependendo dos dias que voce tenha, da pra explorar bem nos bate-volta até Sebuí.
       
      Bom, como faz tempinho que fomos (feriado de novembro/13) as coisas já não estão tao frescas na memória mas qualquer dúvida só perguntarem que tentamos ajudar!
       
      Dedico esse relato a nova mochileira Andressa, que deu a idéia de irmos para lá abrindo o tópico: reserva-ecologica-do-sebui-pr-setembro-t84825.html
      Agradeço as queridas meninas Carina e Daila, que me deram o prazer da companhia sendo eu o bendito fruto entre as mulheres.


       
      Bom e também a todos que aqui prestam seus relatos de viagem os quais tanto nos ajuda e inspira a por o pé na estrada.
    • Por Vanilsa Potira
      Olá,  galera da mochila!!!
      Estou de volta ao Mochileiros para descrever em um breve relato a viagem que fiz com amigos ao Chile entre os dias 05 a 19 de janeiro passado. O Chile é bastante visitado e os lugares que conhecemos dispensam relatos com muitos detalhes. Por isso me atentarei nos valores que pagamos nos passeios, nos hostels e nos registros fotográficos dessa aventura linda que fizemos da Rota do Deserto à Rota do Fim do Mundo.
      Primeiramente, como sempre, a viagem de avião começou em Manaus porque passagens com saída de Boa Vista custam simplesmente “os olhos da cara”! Conseguimos passagens com um preço bom de 1700,00 reais ida e volta, mas, já vi passagens com tarifas bem mais baixas, mas para outro período, fora da alta estação.
      Ao chegarmos em Santiago, seguimos direto para o Atacama, onde ficamos cinco dias por lá e aproveitamos bem os passeios naquele incrível deserto. Mas, antes, conferimos a cotação do dólar que estava 1 dólar para 600,00 pesos e 1 real corresponde a 165 pesos, mais ou menos.
      Pegamos o voo da Sky, cuja tarifa foi de 50,00 dólares. Já tínhamos reservado antes pela internet. Voo tranquilo com duração de 1h40min mais ou menos. Do aeroporto seguimos de van da empresa Lincancabur, que também tínhamos reservado antecipadamente pela net. O translado custou 12 mil pesos. A van nos deixou no Hostel Ayny com a primeira diária já reservada pelo Booking. Esse hostel oferece quarto compartilhado com banheiro e cozinha também compartilhados. Também tem opção para casais e quarto com banheiro e cozinha privativo. Ou seja, tem para todas as preferências e bolsos.
      No dia seguinte, depois de pesquisarmos os preços em várias agências, decidimos pela Lithium Adventures. Dos dez passeios que a agência oferece fechamos um pacote com sete tours, por 172 mil pesos ou 287 dólares por pessoa, que foi mais ou menos uns mil reais sem as tarifas de entradas. Abaixo, um resumo do roteiro que realizamos:
      1º dia:  Laguna Cejar (entrada: 17 mil pesos);
      2º dia: Piedras Rojas e lagunas altiplanicas - Full Day (Entrada: 5500,00 pesos);
      3º dia: Valle del Arcoiris e Petrogrifos (entrada no Petrogrifos: 3000 pesos e no Valle de la Luna:  3000 pesos).
      4º dia: Gêiser del Tatio, Termas del Puritama e Tour Astronômico (entrada nos gêiseres: 10 mil pesos para estrangeiros e nas Termas del Puritama foram 9 mil pesos)
      5º dia: Salar de Tara e Monges de la Pakana - Full Day.
      Todos os passeios são feitos de vans e guias bilíngues. No dia do passeio a Piedras Rojas, houve um protesto dos indígenas contra o impacto ecológico e ambiental causado pelo turismo e, portanto, não pudemos visitar a região.
      Assim, foram nossos dias no Atacama, um lugar belíssimo, maravilhoso, que é quente durante o dia e muito frio a noite. San Pedro do Atacama é uma cidade pequena com cerca de 10 mil habitantes e uns 200 turistas para cada um! Rss. Muito legal encontrar gente de várias partes do mundo e sempre com alguém se inicia uma grande amizade.
      Quero destacar a atenção dos guias. Todos maravilhosos. Mas o Nicolás Yaru foi o mais incrível de todos. Detentor de um vasto conhecimento da área, explicou com segurança como é a vida das pessoas que vivem no Atacama, seus costumes e suas necessidades básicas de sobrevivência no deserto. É bastante comunicativo e interativo com as pessoas e além do mais não se importa em tirar fotos para os turistas, pois sabe o melhor ângulo para uma excelente fotografia!! É o melhor guia do Atacama!!
      Depois desses cinco dias intensivos no Atacama, segui de ônibus para Santiago, pela Rota do Deserto.  Foi uma opção minha para conhecer a realidade daquela região. O deserto chega a ser hostil em certos trechos e ao mesmo tempo imponente e lindo. A passagem do ônibus pela TurBus custou 49 mil pesos
      Depois de um dia e uma noite viajando, cheguei em Santiago e segui direto ao aeroporto, onde encontrei minha amiga para irmos a Punta Arenas, o outro extremo do Chile. De Punta Arenas seguimos para Puerto Natales, com transfer em ônibus da empresa Busur. Que também foi agendado e pago pela internet por 30 dólares ida e volta.
      Depois de mais ou menos três horas de viagem, pela chamada Rota do Fim do Mundo, chegamos na rodoviária da gelada Puerto Natales. Tomamos um táxi até o Hostel Chamango, onde ficamos hospedadas em um quarto com banheiro privativo, por 24 mil pesos a diária.
      No dia seguinte, fechamos com a agência o único passeio que fizemos no lugar: Parque Nacional Torres Del Paine que custou 35 mil pesos por pessoa, sem almoço e a entrada no parque que custa 21 mil pesos. Uma dica que dou é de as pessoas levarem seu próprio almoço ou almoçar nos caríssimos restaurantes localizados dentro do parque.
      O passeio no Parque Nacional Torres Del Paine é lindo, com muitas paisagens belíssimas, é um local ideal para trekking, de fato. Nesse passeio, avistamos as Torres Del Paine por diversos miradores espetaculares, conhecemos o Lago Grey e visitamos a Cueva do MIlodón.
      Agendamos um passeio de barco pelo Glaciar Balmaceda y Serrano, mas, chuva e vento nos impediram de sair do hostel. Foi uma pena, pois ficamos na pequena cidade de Puerto Natales praticamente sem fazer muita coisa alternativa nesse dia chuvoso.
      E, após três dias curtindo o frio e o vento da patagônia chilena, retornamos a Santiago para encontrar um casal de amigos que fizeram passeios alternativos pelas vinícolas chilenas, pois estavam com uma bebê de colo e depois visitamos uma amiga chilena que morou em Roraima um tempo.
      Assim passamos as férias no Chile. Presenciamos tantas belezas que foram uma recompensa à distância que percorremos, ao calor e frio que sentimos, e claro, ao investimento $$$$$$$$$$$$ necessário. Afinal de contas a Patagônia, principalmente, não é um dos destinos mais baratos para viajar na América Latina. A média de preços de hospedagem e alimentação pode assustar os viajantes mais econômicos. Um simples café com leite e pão com manteiga podem custar uns 36,00 reais! um almoço simples, uns 42 reais... Já no Atacama, como já citei, tem para todos os gostos e bolsos. 
      Mas, valeu a pena. Elegi o Atacama como meus destinos preferidos. Mas, também fiquei muito encantada com a beleza da Patagônia. Valeu tanto a pena que eu vou voltar para conhecer outros destinos do fim do mundo. Já pensando na Argentina... rss
      Abaixo segue algumas fotos do maravilhoso passeio ao Chile.
       





































    • Por crysthyna
      Oiee genteee!
      Olha eu aqui de novo! Então... tô aqui pra fazer mais um relato, dessa vez sobre a Colômbia, mais especificamente, San Andrés!!! Um lugar incrível que eu sempre tive muita vontade de conhecer e quando vi uma oportunidade no valor de passagens super em conta e que batia com meu período de férias, não pensei duas vezes!!! Masssss, eu já havia comprado passagens para ir novamente a Fernando de Noronha e achei que ficaria super caro ir para esses dois lugares em uma única férias, mas pesquisei bastante, fiz meus cálculos e quem já acompanhou algum relato meu aqui sabe como sou de economizar muitooooo...rsrs! Enfim, comprei logos as passagens e depois ia me virar e foi o que fiz! Vi que San Andrés não era um lugar muito caro q comecei a investigar tudo sobre o lugar...hehehe! Já fechei a minha meta de gastos e o passeios que desejaria fazer, infelizmente as vezes é preciso abrir de algumas coisas para realizar uma viagem assim, mas eu nunca me arrependo, pois quero mais é curtir o local e pensar em coisas supérfluas depois... Bom, as passagens custaram pela Copa Airlines a bagatela de R$1.083,00 (incluindo as taxas) saindo do Rio de Janeiro, e já que o preço real foi de R$689,00 e o restante foram taxas, então vc vê que foi super em conta! Mas só depois que comprei é que vi as pessoas comentando que setembro é um mês mega chuvoso em San Andrés e já me desanimei bastante, poxa vida... será que eu ia me dar mal? Mas já estava feito e agora era rezar pro tempo ajudar....rsrs... fui na fé mesmo, minha gente!
       
      Não sou muito exigente com hospedagem, mas para mim uma boa localização é o ideal e como vi também que a ilha era muito quente, eu optei para ao menos o lugar ter ar condicionado e não precisava ser de frente para o mar ou um super hotel nem nada, eu fui pra curtir as praias e não os quartos e a estrutura do hotel, mas como eu sempre disse, existem vários perfis de viajantes, o meu é esse! Eu ficaria no El Viajero, o hostel mais famoso e procurado de lá, cheguei a fazer a reserva pelo booking e tudo, mas uns 10 dias antes eu estava olhando novamente e encontrei uma pousada por uma diferença pouca em quarto privativo com banheiro compartilhado que ficava na rua ao lado do El Viajero, uma localização boa e não pensei 2x!!! Cancelei a reserva anterior e fechei com essa pousada e não me arrependi, pelo contrário, gostei muito! Na verdade, não era uma pousada e sim uma casa de morador que alugava alguns quartos, assim como acontece em Noronha e como já tinha passado por essa experiência não achei problema algum.
       
      O lugar se chama Jackson House Inn e tem até página no face, paguei em 5 diárias a bagatela total de Cop 292.500!!! Muitoooo baratooo! Até fiquei meio receosa...rsrs... mas olha o quarto é arrumadinho, possui ar condicionado, frigobar, tv a cabo, cama de casal e a limpeza é feita todos os dias... Eles deixam vc usar a cozinha da casa que possui todos os utensílios necessários e era lá que eu fazia meu jantar de cada dia....rsrs... o banheiro, apesar de ser compartilhado não vi ninguém usando, parecia até que só eu usava, estava sempre muito limpo! Eu pagaria no El Viajero o valor de Cop 270.000 então vc vê como a diferença é pouca, apesar que no hostel eu teria café da manhã e lá não possui, mas isso não é problema pra mim! Fica perto do comércio e possui mercados próximos e foi lá que fiz uma comprinhas para passar os dias... Ah, não precisei comprar água pois o pessoal de lá também deixa vc utilizar a água potável para beber, eu enchia minhas garrafinhas todos os dias e deixava no frigobar e também levava para as praias, que beleza né?! Hehehe.... Eles lhe dão as chaves, uma do quarto e a outra da porta da casa e assim vc fica a vontade para entrar e sair a hora que quiser e a casa estava sempre vazia, foi bem tranquilo. De onde eu estava para a praia principal eram uns 5min caminhando, bem pertinho! Então, dá pra ver que bela economia eu tive com a hospedagem né?!
       
      Eu sempre coloco uma meta de gastos e dessa vez não foi diferente, acreditem se quiser, eu gastei U$200,00 com tudo, quando digo tudooo, eu digo tudo mesmo! Passeios, hospedagem, alimentação e taxa de entrada na Ilha! Mas ainda voltei com U$10 então na verdade gastei U$190!!! Hahahaha!
      Mas Cris, como vc consegue? Gente, mantenha o foco e controle seus gastos, ainda mais eu que tinha acabado de voltar de Fernando de Noronha e juntei uma viagem na outra, ou era assim ou não ia....rsrs! Bom, como economizar? Em tudo que vc vê que dá pra fazer sem gastar seu dinheirinho suado, eu por exemplo não gastei com táxi do aeroporto para a pousada e vice-versa, pois vi pelo google maps que dava pra ir andando e deu mesmo, eram 10 min apenas do aeroporto e foi super simples, eu gastaria no táxi Cop 15.000 ida e Cop 15.000 volta! Ah, mas isso é bobagem, pra mim não é não... pois de bobagem em bobagem vc nem vê seu dinheiro indo embora! Eu levei dólares para trocar na ilha e o cambio estava péssimo nas casas, fiquei xoxa mas lembrei q tinha o contato de um rapaz que consegui nas minhas pesquisas e procurei por ele... na mesma hora ele levou o dinheiro na pousada e fez a troca pra mim, estava bem melhor do que nas casas de cambio neste dia e ele é super de confiança, todos o conhecem e foi tudo certinho. Eu tive que pagar a taxa de entrada na ilha em Bogotá, onde foi minha escala e lá já troquei U$35,00 para pagar a taxa que era de Cop 99.000 e só aceitava em pesos, então tive que trocar no aeroporto mesmo, mas a taxa não estava tão ruim. Sendo assim cheguei em San Andrés apenas com U$165,00 e consegui me virar com isso.... hauahauhah!!!!
       
      A fila é imensa para fazer a imigração, mas anda bem rápido e olhaaaa, a ilha é bem quente mesmo, parece até o Rio no verão...rsrs! O aeroporto é muito pequeno, mas dá pra atender a todos e já achei o pessoal bem simpático! Eles pedem o comprovante de pagamento da taxa e vc guarda o outro com vc, pois vai precisar mostrar para sair da ilha, ou pagará novamente, então guarde-o muito bem!!!
       
      1º Dia: Fui andando para a pousada, arranhei um portunhol e consegui encontrar a dita cuja, foi fácil até! Olha gente, eu em momento algum tive receio de andar na ilha, nem mesmo a noite, achei tudo super tranquilo, é bem policiado e por isso tive total segurança em andar sozinha, mesmo com uma mochila gigante nas costas...hahahaha! Guardei as coisas, e fui conhecer a praia principal, chama Peatanol e já fiquei bestaaaaa!!! Que coisa lindaaaaaa! Vê se não tenho razão?
       

       
      Estava sol, a praia não estava muito cheia, era baixa temporada e um dia de semana né, então já viu...rsrs
       
      Pesquisei os valores dos passeios e vi que é tudo a mesma coisa, nem adianta pechincar, é tudo tabelado! Passei no mercadinho, abasteci o frigobar, comprei pães, biscoitos, presunto, ovos, sorvete (amooooo) e etc... e fui dormir cedo, pois estava cansada!
       
       
      2º Dia: Acordei cedo e já fui direto para o cais comprar algum passeio, compre direto lá no cais mesmo, pois é mais fácil e vc já saí logo no primeiro barco! Não precisa reservar, comprei o meu na hora e foi ok! Escolhi fazer o Aquário e Johnny Cay que custa Cop 15.000 + 5.000 de taxa em Johnny Cay e foi só pra ter uma idéia de como era, gostei muito dos dois, mas achei pouco tempo no Aquário e já resolvi fazer novamente em outro dia, porém Johnny eu achei suficiente e não gostei muito da muvuca na hora de ir embora e por isso não fiz de novo. O lugar é realmente muito lindo!
       

       

       

       

       

       

       

       

       

       
      3º Dia: Neste dia resolvi Ir para West View, peguei o ônibus no centro que deixa bem em frente e na volta vc pega no mesmo lugar para voltar ao centro. A entrada custa Cop 4.000 e vc ganha um pedaço de pão para os peixes, eles possuem estrutura como restaurante e um trampolim onde o pessoal fica o tempo todo saltando...rsrs! Neste dia desabou uma chuva daquelas e me desanimou totalmente, tinha muita gente chegando na hora que fui embora, não sei se foi por causa da chuva, mas não curti muito o lugar, achei as praias bem melhores! Mas vale a pena conhecer!
       

       
      4º Dia: Acordei cedo, mais uma vez peguei o ônibus e segui para a Playa de San Luis, fica próximo e é muito bonita, o tempo não estava muito legal, sol com muitas nuvens e achei que ia chover novamente, mas depois abriu maior solzão e o dia ficou perfeito! Fiquei alí curtindo aquela praia que estava praticamente deserta ainda e era praticamente toda minha.
       

       

       
      Depois fui esperar o ônibus, pois queria seguir para Rocky Cay, mas ele estava demorando tanto que resolvi ir andando mesmo e foi uma caminhada boa, já que estava muito quente, mas quando cheguei no lugar valeu a pena!!!! Adorei simplesmente maravilhosa! Vc pode usar a estrutura ou só ficar na praia mesmo e eu apenas aluguei um locker na praia para guardar as coisas, eles cobram Cop 5.000 e vc pode utilizar o dia todo. Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!
       

       

       
      Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!
       

       
      5º Dia: Mais uma vez acordei cedo e neste dia resolvi ir novamente ao Aquário, custou Cop 10.000 e cheguei lá por volta das 08:30 e só saí as 13:00h, foi muito bom!! Estava bem cheio, mas deu pra encontrar alguns lugares mais desertos e aproveitar bastante!
       

       

       
      Algumas pessoas não queriam atravessar para o outro lado, na ilha de Haynes Cay, que é maior e mais bonita (na minha opinião), passei a maior parte do tempo lá e estava muito melhor, no Aquário é muita muvuca!! Dá pra atravessar de boa, pois a água chega somente até a cintura!
       

       
      Não guardei as coisas nos armarios, mas eles tem pra alugar e custa Cop 5.000, também tem mascaras e sapatilhas, mas eu já tinha tudo isso e não comprei na Ilha, levei as minhas mesmo, aqui do Brasil!
       

       

       

       

       
      Na volta fiquei pela praia do Peatanol, ela é uma delícia e eu adorei, super tranquila! Eu deixava minhas coisas na areia e ficava de boa na água... Passei o resto do dia nessa praia e depois curti o pôr do sol, foi ótimo!
       

       

       
      6º Dia: Era meu último dia e meu voo era a tarde, então fui comprar uma lembrancinhas pelo centro e depois arrumei minhas coisas pra ir embora.
       
      Deu pra aproveitar tudo muito bem e com calma, economizei, pois não comi em restaurantes (não faço questão) e sempre procurando priorizar o que estava dentro do meu orçamento. Andei de ônibus, não aluguei mula, pois estava sozinha e sairia bem caro pra mim, mas indico, pois vc deve ver mais coisas e pode dar a volta na ilha. O ônibus custa Cop 2.000 e apesar de serem bem velhos e alguns até quebrados, te leva onde vc quiser...rsrs!
       
      Amei a ilha e a energia que vc sente é incrível! As pessoas são maravilhosas e muito gentis, apesar de não falar espanhol, vc conseguirá se virar muito bem! Voltaria de olhos fechados pra lá e aconselho a quem deseja conhecer o mar do caribe, vistá-la, pois é barata e muito mais acessível! espero que meu relato tenha ajudado vcs! Até a próxima, pessoal!
    • Por brayan.linhares
      Olá Mochileiros e Mochileiras,
       
      Recentemente voltei de uma viagem de 10 dias com minha noiva para Cidade do México, uma viagem sem igual.
      Acompanho o mochileiros.com a alguns anos, sempre lendo os mais variados roteiros de viagem, já montei alguns roteiros através do site que ainda não realizei, e nesta vigem par o México não poderia ser diferente, pesquisei algumas coisas aqui que me ajudaram muito. Através deste relato pretendo ajudar com o máximo de informações quem pretende ir futuramente para este país incrível.
      Vou começar fazendo algumas considerações gerais da viagem, e logo depois um relato dia a dia de tudo que aconteceu.
       
      Por que o México? Na verdade tanto eu como minha noiva pouco conhecíamos sobre o país, a vontade veio depois de ver uma promoção de passagem e surgir a oportunidade de realizar um trabalho fotográfico lá, juntamos isso com uma pesquisa mais a fundo do país e decidimos ir para ver e viver tudo que havíamos pesquisado, alem disso tem o fato da Sara ser estudante de moda e nós dois termos uma marca de roupas, e o México se mostrou um ótimo campo de pesquisa.
       
      Passagens Aéreas: A decisão de viajar já vinha a tempos, mas quando vimos as passagens para o México acabamos definindo nossos destino. A muito tempo que acompanho o http://www.passagensimperdiveis.com.br e um belo dia eles postaram a promoção de passagens para CDMX (Cidade do México), promoções não são novidades mas geralmente os melhores preços são saindo das grandes cidades, e nesta pesquisa encontrei as passagens por R$ 1.070,00 (cada) com todas as taxas incluídas, saindo de Navegantes-SC (NVT), cidade vizinha a minha, o valor normal desse voo NVT-MEX é entre R$ 2.500 e R$ 3.100. Comprei uma passagem pela Decolar.com e outra pela Submarino Viagens, preferi o serviço da decolar.com. Resumindo as duas passagens custaram R$ 2,140,00.
       
      Vôo: No Final meu vôo ficou assim NVT(Navegantes)> GRU(Guarulhos)> BOG(Bogota) > MEX (Cidade do México), Foram 24h de ida e 21h de volta, o vôo de ida de NVT a GRU foi operado pela Gol em parceria com a Avianca, e o de volta CGH a NVT novamente operado pela Gol, na volta tive mudança de aeroporto, pousamos em GRU e sairíamos para o ultimo vôo de CGH, o translado foi feito gratuitamente com ônibus da Gol apresentando o ticket de embarque, se não me engano o ônibus sai de hora em hora, é bom chegar cedo no local de embarque pois os lugares são contados, fomos os últimos a conseguir embarcar no ônibus. Voltando a ordem dos fatos, a partir de GRU os vôos passaram a ser operados pela Avianca, já tinha voado antes de Avianca e recomendo sem duvidas!! Neste caso o vôo era operado pela Avianca Colombiana, ótimo serviço de bordo. entretenimento, atendimento da equipe de bordo e aviões em ótimo estado!
       
      Hospedagem: Na hora de montar o roteiro acabamos decidindo ficar os 10 dias de viagem na Cidade do México para explorar de ponta a ponta a cidade, alem do que perderíamos 1 dia em função do trabalho fotográfico. Então optamos pelo Airbnb, o que se mostrou uma ótima escolha, nós hospedamos no centro histórico, em um apartamento muito bom, perto de restaurantes, farmácias, a 50 Metros do Metro, loja de conveniências e afins. Além de tudo o apartamento era super seguro, estávamos com todo dinheiro em especie e os equipamentos fotográficos, ficaria meio preocupado de deixar tudo isso em um quarto de hostel! Alem de todas as vantagens do apartamento tem a comodidade de pagar tudo pelo cartão ainda no Brasil e parcelar em até 3X, nos hospedamos neste apartamento: https://www.airbnb.com.br/rooms/7651362 Ana nossa anfitriã sempre muito prestativa e atenciosa, dando dica de lugares, restaurantes, lojas e sempre tirava um tempo para conversar com nós sobre os mais variados assuntos, recomendo! Para quem não é cadastrado ainda pode se cadastrar por este link: http://www.airbnb.com.br/c/brayanl3?s=8 assim você ganha um bônus para a próxima viagem e eu também!
       
      Moeda: A moeda corrente no México é o peso mexicano $MXN, preferi levar todo o valor em moeda local, separei cerca de $1.000MXN para gastar por dia, logo level $10.500MXN em especie, não levei travel money e levei apenas um cartão de credito internacional para emergencias, já que o limite do mesmo era baixo, no final acabei usando só para uber (através do app, não necessita ter o cartão em mãos), e também para comprar uma lembrancinha no aeroporto. O câmbio eu fiz ainda no Brasil através da Confidence Câmbio, casa de câmbio presente em todo país, apenas necessário reservar com uns 4 dias de antecedencia. Quando fiz a troca na segunda semana de fevereiro consegui quase o valor de R$1,00 X $4,00MXN, se não me engano R$1,00 comprou $3,87MXN. Uma dica é que pagando mais R$19,90 na hora do câmbio com a confidence você garante que eles comprem a moeda de volta pelo mesmo valor que você pagou, acabei não pagando e gastei até o ultimo peso no México
      Outra coisa que vi é que muita gente leva em dólares e no destino final faz a troca para a moeda local, fiz essa simulação e no meu caso não foi vantagem iria perder cerca de R$200,00. Caso você opte por fazer assim, na cidade do México o melhor lugar para fazer a troca dos dólares é na bolsa de valores (https://goo.gl/IQgW5E) fica na Avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes da cidade, no link tem a localização certinho, é na salinha com a placa CI Banco.
      Para a configuração de viagem que fizemos, $1.000MXN por dia é suficiente é possível fazer até com menos. Todos as atrações que fomos fizemos por conta propria, em agencia sairia pelo menos 5X mais, ao longo dos relatos vou colocando a questão de valores e como chegar em determinados lugares. Na questão de transporte sempre utilizamos transporte público, e nos alimentamos bem, hora na rua, hora em restaurantes típicos, e poucas vezes em 'bons' restaurantes.
       
      Transporte: Durante os 10 dias tudo que fizemos na Cidade do México foi 95% através do transporte público e caminhando. Nosso meio de transporte mais utilizado foi sem duvida o metro, chegamos a utilizar mais de 6 vezes por dia, em termos de cobertura o sistema é ótima, são mais de 200KM distribuidos em 12 linhas e 195 estações, você consegue ir para quase todos os cantos da cidade de metro é ótimo, aqui tem algumas informações interessantes (http://goo.gl/mWd1t6), mas num geral o sistema é muito bom, tem uma ampla cobertura é barato $5MXN o bilhete, e é seguro em cada estação ha vários policiais. Todo sistema é muito antigo, foi inaugurado em 1969 e desde então não passou por grandes melhorias, os trens são antigos e tudo mais, porem tudo funciona muito bem. Mais de 5 milhões de pessoas utilizam por dia o sistema, de todas as vezes que utilizamos apenas uma ou duas vezes conseguimos pegar o trem vazio a ponto de conseguir sentar, 80% das vezes estava cheio, você conseguia entrar numa boa e ficava em pé apertadinho, e duas vezes foi um parto para conseguir entrar, depois de deixar passar mais de 3 trens e muito empurra empurra conseguimos entrar, depois é só risadas, essas duas situações ocorreram entre 17:30 e 20h fora esses horarios é tranquilo. Quanto a segurança mochila sempre na frente com pertences pessoais, passaporte e dinheiro na doleira por baixo da roupa, tudo tranquilo sempre esperto sem dar bobeira. Nos horários de pico o primeiro vagão da composição é exclusivo para mulheres, apenas uma vez eu e minha noiva nos separamos pois era mais seguro para ela por conta do empurra empurra dos homens, todas as outras vezes fomos juntos no vagão geral e nunca tivemos problemas por conta de outros homens, com vagões cheios se via muitas mulheres em meio aos homens, mas nessas situações de empurra empurra não vi nenhuma, e o vagão de mulheres ia igualmente cheio. Minha opinião geral sobre o sistema, é que é super tranquilo de usar, muitos brasileiros evitam porem achei super tranquilo, é seguro, limpo e barato, fomos em todos lugares que queríamos apenas com o metro, recomendo.
      Alem do metro por 3 vezes utilizamos os famosos e temidos táxis de ruas, utilizamos em trajetos de no máximo 2km por pura preguiça de caminhar. O fato é que existe uma lenda urbana (verídica) que principalmente a noite taxistas sequestram e extorquem turistas, conversando com um amigo mexicano ele me confirmou essas historias e contou que inclusive um hospede seu de nacionalidade suíça sofreu um sequestro que durou 2 dias, os sequestradores o doparam dentro do táxi então faziam saques do seu cartão de credito, depois de 2 dias ele foi liberado. Mas conversando com os mexicanos a orientação para fugir desse tipo de risco é: Se sair a noite para um restaurante ou balada, ao voltar para o hotel peça que alguém do local que você está chame um táxi de confiança, evite pegar táxi nas ruas. Se possível utilize o UBER ou aplicativos como Easy Taxi. Se for pegar táxi na rua durante o dia, tente pegar nos pontos, que são os TAXIS de Sitio, se não encontrar nenhum escolhas os táxis branco e rosa e de preferencia para carros mais novos, segundo um taxistas executiva que fez nosso transfer do aeroporto os táxis branco e rosa seguem a ultima regulamentação. No nosso caso pegamos 3 táxis na rua durante o dia, desses 2 eram carros muito velhos, o que era melhor também era registrado no Easy Taxi, motorista muito simpático e atencioso.
      Utilizamos o Uber por 2 vezes, serviço muito bom. Para o transfer do ultimo dia para o aeroporto foi a melhor opção, muito mais barato que um táxi velho de rua.
      Se você ainda não se cadastrou no Uber, use esse link aqui e tenha desconto na primeira viagem: https://www.uber.com/invite/9sdkheezue
      Ônibus coletivos não utilizamos nenhum, tem também os peseros que são micro-ônibus e não é muito aconselhável por ser um sistema confuso e sem linhas fixas.
      Outra boa opção é o Metrobus, semelhante ao sistema de Curitiba, com linhas fixas estações fechadas e bons ônibus, o valor é o mesmo do metro, nas estações de metrobus você só entra através de cartão, na entrada da estação é possível comprar um cartão recarregável por $10MXN esse mesmo cartão pode ser utilizado no metro.
       
      Alimentação: Uma coisa você pode ter certeza, a comida mexicana que comemos nos restaurantes do Brasil nada tem haver com a verdadeira comida mexicana, tanto pelo sabor quanto pelo preço. Comer no México, mais precisamente na região central é barato comparado ao Brasil. Sabe aquela dica que todo mundo dá, não coma comida de rua? Esqueça, como na rua, nas barraquinhas, nos mercadões, no metro, é muito tranquilo pelo menos uma vez por dia comíamos em barraquinhas na rua, assim como no Brasil é claro que você deve prezar pela higiene do local, e quanto a isso todos os locais que comemos eram muito limpo e organizados, então COMA COMIDA DE RUA! Só assim da pra aproveitar bem a tipica comida mexicana na sua essência.
      Para quem sem preocupa com a comida apimentada relaxa, nem tudo é pimenta no México, a maioria dos pratos vem sem pimenta, a pimenta vem em um recipiente separado e você coloca ao seu gosto, mas para prevenir peça sempre: Sin Chile, por favor. Assim os atendentes sempre te indicam um prato menos apimentado, e no final você acaba se acostumando e sentindo falta da pimenta.
      Quanto ao valor por exemplo um bom café da manhã (Desayuno Completo) Custa cerca de $36MXN por pessoa, vem com Café ou Chá + Suco de Laranja + Cesta de Pães + prato escolhido ou seja muito barato. Na rua se compra 5 Tacos por $30MXN e por ai vai, nossa refeição mais cara foi $320,00MXN o casal, mas foi um verdadeiro banquete em um bom restaurante. Nos bairros como Condesa e Polanco existem restaurantes bem chiques ali a conta pode passar dos $1.000MXN Facilmente. No mais outra boa maneira de economizar são as conveniências, são duas grandes redes e tem em todo lugar OXXO e 7eleven, praticamente uma em cada esquina.
       
      Segurança: Bom a CDMX se mostrou muito mais seguro do que esperávamos, quando se pesquisa sobre se acha muitas comparações entre CDMX e SP. Gosto muito de SP e até moraria lá sem problemas nenhum, mas CDMX se mostrou uma cidade muito mais limpa e seguro para mim, andamos os 4 cantos da cidade desde bairros ricos a periferia e tudo de transporte publico e a pé, o que vimos foi uma cidade limpa, sem moradores de rua, sem ocupações, sem pontos de droga a céu aberto, enfim se existe nós não vimos.
      Os cuidados para andar na rua são os mesmos que tomo em minha cidade, sem ostentar objetos de valor, sempre de olho quando se esta no meio de muita gente, no metro objetos de valor sempre na mochila e a mochila na frente do corpo, ou em bolsos com ziper. Em nenhum momento nos sentimos ameaçados na rua e tal, li recentemente uma matéria que falava que o índice de furtos no metro da CDMX era inferior ao do metro de Londres .
      Também há muito policiamento nas ruas, muito mesmo principalmente na região central, é so andar com o mesmo cuidado que você anda aqui que não há problema algum.
      Bom essas são minhas primeiras dicas e impressões gerais, em seguida vou relatando dia a dia a viagem, com dicas especificas de lugares e tudo mais.
      Deixo aqui um vídeo com um resumo de tudo que vimos e vivemos, em breve continuo as postagens.

      Antes de ver nosso vídeo da uma passadinha e nos segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/mundodequintal/
      Se você gostou do nosso vídeo, entra lá no canal e se inscreve, sempre tem coisa legal saindo
      Segue Planilha com os custos, lembrando que da para ser BEM mais econômico que isto, por exemplo só de presentes e coisas pessoais foram 20% do orçamento total.
      Todos os valores são para duas pessoas:
      Custos Cidade Do México.pdf
    • Por Amilton & Poly
      Aqui estão reunidas nossas experiências cometíveis por terras Lusas .
      Acompanhe tbm nossas viagens pelo Instagram/ Facebook @polymsousa.
       
      Come-se mto bem e com preços mto bons em Portugal. A comida é deliciosa e barata em relação a SP. Por ex: sopa + prato de bacalhau sai em torno de 15 reais por pessoa.
      DICA 1: peça pratos para 1 e divida, as porções costumam ser grandes. Assim é possível pedir entrada, prato principal e sobremesa e ter uma degustação total sem gastar tanto. Os valores são mto parecidos com o que vc gastaria no Brasil comendo arroz e feijão, porém lá vc come bacalhau kkkkk.
      DICA 2: geralmente fazemos compensações, então se um dia esbanjamos um pouco mais com alimentação no outro seguramos a onda e seguimos o baile.
      DICA 3:  Vc encontra os cardápios com valores de todos os restaurantes no site Zomato.
      DICA 4: se não quiser o couvert (pães e patês) é só não mexer que não será cobrado.
       
      Vamos lá:
       
      LISBOA
      -Restaurante Costa Vicentina: ambiente aconchegante, atendimento excelente feito por brasileiros rsrs. Nos receberam com um vinho do Porto! Eles são especializados em comida portuguesa então pedimos pratos com frutos do mar: Gamba Aguille (camarão alho e óleo) + Cataplana de Mariscos + sobremesa Sericaia (lembra um curau) + taça de vinho verde. Tudo delicioso e muito delicado.

       
      -Landeau: onde tem o famoso bolo de chocolate. Tipo um bolo-mousse realmente delicioso. Fomos na unidade da LX Factory mas tem tbm no Baixa-Chiado.

       
      -Restaurante Frade dos Mares: Um ritual gastronômico! Pedimos a sugestão do chef e fomos muito felizes kkkkk: folhado de leite de cabra com doce de frutas vermelhas (couvert) + mexilhões com manteiga de ervas (entrada) + Camarão alho e óleo (entrada) + Polvo a Lagareiro (principal) + Entrecôte maturado (principal) + Leite-creme folhado com abacaxi ao vinho do Porto e sorvete (sobremesa) e ainda um vinho branco delicioso. Meuuu Deus, pensa numa riqueza! Maravilhoso! Se não bastasse, o atendimento é primoroso e rápido e a música ambiente dá um clima. Super romântico. Recomendo muito! Áh lá precisa reservar pq são poucas mesas. Vá, sério.
       

      -Fábrica da Nata (no bairro Restauradores). Lindo ambiente com azulejos portugueses, preparação dos pastéis visível (o que é mto legal, pois se torna uma experiência), ótimo atendimento. No teto estão em movimento forma de pasteis de nata que parecem ter saído do forno, mas é só decorativo kkk. Comemos pão com queijo da serra da estrela e presunto Parma + bolinho de bacalhau + croquete de vitela + pastel de nata com vinho do Porto. Não sabia que faziam essa combinação de pastel e vinho, amamos!!!! Td delicioso mas o pastel de nata quentinho e cremoso foi demais!

       
      -Restaurante Nepalês Himchuli: nunca tínhamos visto comida do Nepal. Pedimos indicação de pratos típicos e veio de entrada ‘papada’ tipo uma torrada com 3 molhinhos. De prato principal um cozido de frango com especiarias e guioza. Tava muito gostoso, o ambiente é todo decorado, tem vela na mesa. O garçom não conseguia entender português e tivemos que fazer o pedido em inglês (hummmm phyna kkkk) e deu td certo kkkkk.

       
      -Alcoa (doces conventuais): São doces típicos portugueses em q a base é gema e açúcar. A história desses doces é interessante e data do séc. XV: as freiras usavam as claras para engomar roupas e como as gemas sobravam começaram a produzir doces com eles (por isso conventual).  O Alcoa é especializado nesses doces desde 1957 e seguindo a tradição ainda o fazem em tachos de cobre. Vários doces deles são premiados. Pega essa: o Coroa de Baronesa feito por eles foi a sobremesa do Papa quando visitou Portugal, pira? Provamos 6 doces premiados, incluindo o do papa kkkk. São deliciosos e uma obra de arte. Se quer algo menos doce aposte no Ovos do Paraíso. Áhh sabe quem tbm estava lá? Willian Bonner e família! Chupa essa manga kkkkk

       
      -Restaurante Cantinho do Avillez: faz parte do grupo de restaurantes do chef José Avillez e este é de comida portuguesa com influência de viagens, achamos mto interessante o conceito. Pedimos Tartar de atum e Ovos à Professor do séc XXI,  kkkk deliciosos. Depois Vieiras e Tagine de Cordeiro. Por fim, sobremesa de Avelã e Cheesecake de framboesa. Tudo é muito delicado e delicioso. O vinho é escolhido com um tablet que contém as informações do vinho e com que comida do restaurante combina, mto legal! Pedimos vinho verde e um vinho tinto q eles estão desenvolvendo. Jantar demais!!!!
       
       
      -Pastéis de Belém (o de Belém de fato rsrs): Esse é o clássico e original desde 1837. Sabia que só eles podem usar o termo “pastel de belém”? É marca registrada. Como a receita é secreta é um pouco diferente dos pastéis de nata dos outros lugares. São deliciosos tbm e não pode sair de Portugal sem provar! Tomamos tbm um galão (café com leite) e um chocolate quente que dá vontade de comer de colher!

       
      -Pop Cereal Café: estávamos mto curiosos pra experimentar por ser super novidade pra gente. O ambiente é td decorado com histórias em quadrinhos, colorido e mtas caixas de cereais. Tem mais de 100 tipos de cereais entre nacionais e importados. A graça é combinar os cereais, adicionar os toppings, escolher o leite e desfrutar.  Como são mtas opções resolvemos pedir as preparações indicadas no cardápio. Pedimos o King Coco e o Heaven is made of chocolate e acrescentamos sorvete de nata kkkk. Cara, q massa!!! Uma delícia, super anos 90, nostalgia total mto legal. Atendimento primoroso! Tem que ir.
       
       
      SINTRA
      -Byron Bar: a entrada do bar fica embaixo e não é mto óbvia mas tenha fé que vai dar certo kkk, tem uma seta apontando para a entrada. O nome é em homenagem a um poeta que visitou a cidade no séc XIX e por ter gostado mto escreveu sobre Sintra. Começamos com um chocolate quente pra tirar a friagem kkk delícia. Experimentamos bolinho de bacalhau e as especialidades da casa: os travesseiros de Sintra e as queijadas. Tudo feito por eles, uma delícia e ainda olhando para a praça onde fica o Palácio Nacional. Finalizamos com o doce Dona Amélia que só tem na região dos Açores e tbm mto bom e experimentamos a Ginginha de Óbidos (bebida bem docinha feita com uma espécie de cereja). Dica: lá o valor das coisas são bem melhores que nos outros restaurantes.
       
       
      -Casa Piriquita: A casa existe desde 1862 e produz desde então os tradicionais Travesseiros de Sintra. Tem que provar! Experimentamos tbm outros doces especialidades deles como Cruz Alta, Joaninha, Queijada, Pastel de Sintra. Deliciosos. Separe um momento para essa experiência gastronômica em Sintra. Áhhh como a casa estava tranqüila pedimos para entrar na cozinha! Vimos a arte acontecendo e ainda conhecemos a família dos "Piriquitos", a Casa foi passando de geração em geração, mto legal!

       
      PORTO
      -Leitaria Quinta do Paço: famosa pelos seus Eclaires. O que que é isso Brasil? São mto delicados, equilibrados no doce e deliciosos! Pra conseguir provar vários sabores pedimos os miniaturas para compartilhar e depois os normais msm kkkk. Meu preferido foi o crocante!!! O chantily são eles que fazem tbm. Os cafés são de marca própria, tem um até com maçã! Experimente!

       
      -Amarelo Torradas: e suas maravilhosas torradas kkkkk. O local é mto charmoso e delicado. As torradas deram a fama ao lugar e não é pra menos: pedimos torrada com avelã e outra com cereais, vem quentinha, com manteiguinha derretida, crocante por fora, macia por dentro, ahhhhh tem que provar. Ainda acompanha geléia e nutella. Mas não se engane, não são só as torradas q são demais, o bolo-mousse de chocolate tbm é incrível.

       
      -Hungry Biker: Um restaurante com conceito mto jovem e decoração em torno das bikes. Fomos atendidos pela Maria que é russa e está aprendendo português. Mto simpática e divertida. Pedimos um brunch e um almoço. O brunch vem com ovos mexidos, presunto parma, pão, feijão (diferente né? Mas delicioso). O almoço vem mexilhões, salada, pão , sopa e acompanha vinho.  Estava uma delícia e os ingredientes de qualidade. Amamos, vale mto  a pena e ainda aproveite para uma troca cultural com a Maria.

       
      -Confeitaria Petúlia: Vimos vídeos sobre eles e a fama do bolo-rei (no fim do ano formam-se filas para comprar o famoso bolo). É uma confeitaria de 1972 com atendimento mto bom. Como ainda não tínhamos experimentado pedimos a Francesinha, prato típico do Porto. Existem várias formas de fazer francesinha, essa leva pão, queijo, embutidos, carne (de porco ou boi), queijo por cima derretendo e molho levemente picante. Ainda acompanha batata frita (passa a batata frita no molhinho pra vc ver). Tomamos uma  cerveja Super Bock (eles disseram que era a combinação ideal kkk). O prato é bem servido viu!!! Pra finalizar pedimos o Bolo-Rei. É como se fosse um panetone mas com mais frutas cristalizadas (como laranja, cereja) e castanhas. Sensacional. Adoramos!
       

       
      -Padaria Ribeiro: existente desde 1878. Atendimento mto simpático. Como é uma padaria tradicional pedimos uma degustação das especialidades da casa. Começamos pelos salgados: bolinho de bacalhau, croquete, empada, pastel de chaves.  Gente, os salgados de vitela e o bolinho de bacalhau são fabulosos. Depois pedimos a degustação dos doces kkkkk e vieram em miniatura (Thanks God, assim podemos comer mais opções kkkk). Mto bons, deliciosos, equilibrados no açúcar e com um cafezinho fecha com chave de ouro.

       
      -Café Piolho:  Restaurante tradicional e popular entre os universitários da época da ditadura. Tds se conheciam e falavam de política, porém qdo alguém diferente entrava eles faziam sinal coçando a cabeça pra indicar q podia ser alguém da ditadura. E assim ficou conhecido como café Piolho kkkk. E lá comemos um Bacalhau com natas maravilhoso e uma sopa de legumes.

       
      -Petisqueira Voltaria: O local é bem pequeno, tem entre 4 e 5 mesas, mas o atendimento é tão caloroso e a comida é tão saborosa que te aconselho a ir sim!! Começamos com uma sangria... azul! Feita com espumante português azul e frutas vermelhas..uauu delícia. De entrada pedimos bolinho de alheira (alheira é um embutido português) super bem temperado, delicioso. De prato um bacalhau a Braz mto gostoso. Áh observe que lá por ser um local pequeno não fazem fritura, usam o forno nas preparações (e ainda fica saudável, olha só kkk). Pra fechar pedimos um Natas do Céu, creme com bolacha que vc vai pegando as camadas de colher...aprovadíssimo! E além de td tem a simpatia do Hugo e da Fátima... dê umas risadas com ele!

       
      -Restaurante Raiz: o restaurante é lindo e conta com 4 andares. Mto aconchegante e romântico à luz de velas. O atendimento é excelente e o Miguel, que nos atendeu, ao explicar os pratos correlacionava com a história de Porto e Portugal. Aliás, eles valorizam suas tradições e recriaram pratos utilizando ingredientes da culinária portuguesa, além de trazerem de volta pratos que haviam sido esquecidos. Pedimos alheiras (vem com ovo de codorna em cima que é a coisa mais linda), é uma explosão de sabores. Depois, Tiborna de Salmão com temperos intensos mas mais suaves que a alheira...pelo amor de Deus, é divino. O tiborna de salmão é um prato que era tradicional no sul do país e eles resgataram.  E como principal Bacalhau com crosta de broa e mel...ahhh gente, é pra fechar com chave de ouro nossa experiência em Porto. De sobremesa um pudim de batata-doce com laranja em calda. Uau que combinação o cítrico da laranja com o doce da batata, bom demais!

       
      BRAGA
      -Nata Lisboa (em Braga kkk):  local mto aconchegante e atendimento mto atencioso msm estando super cheio na hora que fomos. Pedimos uma Tábua Ibérica (uiiii rsrs) com frios e pães deliciosos. Não tem ainda no cardápio pois é novo e foi sugestão deles. Aprovado! Acompanhado de sangria com vinho do Porto rosê (pensa num povo que quer experimentar td nessa vida kkkkk).  E pra adoçar nada de inovar: vamos no famoso pastel de nata kkkk... quentinho com café...áhhhh não tem coisa melhor.

       
      COIMBRA
      -Zé  Manel dos Ossos: Local bem pequeno, com 5 mesas q forma fila na porta (dizem q a espera geralmente é de mais de 1h).A comida lá é fresca e caseira e o prato mais famoso é o tal dos ossos. Pois então vamos prová-lo. Pedimos os ossos com arroz e feijão pra acompanhar. Mas não subestime o arroz e feijão do Manel, é delicioso demaissssss e os ossos tbm... pedimos meia porção dos ossos e 1 de arroz e feijão e foi suficiente. O ambiente é cheio de guardanapos de clientes q deixaram recadinhos. Tem tbm varias decorações inusitadas. Tem que ir!



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