Ir para conteúdo

Mochilão Jovem 5.0 + pela Bolívia 12/2019


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal.

Sou Margot Ramalhete, aposentada, mãe, avó e mochileira extraoficial. Depois de conhecer vocês uma Mochileira quase oficial. Vamos lá entender a bagaça toda.

Mochilei a primeira vez aos 17, uma trip pelo Sul de Minas, numa DT 125 (ERA TOP HEM,kk), fizemos 25 cidades, saindo por Mauá, um dia de cachoeira para levar as zicas de um ano difícil no trampo, sim eu já tinha carteira assinada, já era escrava do sistema. Pegamos muitas estradas de terra, passamos pela Zona da Mata Mineira e voltamos por Itajubá, saindo em Campinas pegamos a Dutra, 28 dias. Fim das Férias.

Depois, no ano seguinte, fizemos uma mochilão litorâneo numa DT180, saímos de Trindade, quando ainda se acampava e era uma praia de nudismo, sim, não era naturismo que falava não. Fomos de lá para a região dos lagos e fomos subindo até Salvador pelo litoral, foi lindo. De barraca tah, porque era mochilão raiz. Nem sei em quantas cidades paramos. 34 dias na estrada, emendando com as folgas de hora extra.

Ano seguinte Sul do Brasil, até Buenos Aires, numa CB400. Melhorou neh? Nada, moto era dura pra caramba, nova, rodávamos pouco e cansávamos muito, enfim. Valeu a lição as dtzinhas que eram boas mesmo. Viagem linda, romântica, inverno chegando, voltei gravida do segundo filho.

Três anos depois, saideira. Saímos de Bauru, interior de São Paulo, até Santa Cruz de La Sierra. Sabe o mochilão rosts? Esse era o bisavô dele. Era pauleira gente, dor no corpo, cheguei morta, mas a viagem era a coisa mais divertida do mundo, ficamos com a promessa de voltar de ônibus ou de moto e fazer a Bolívia, nunca voltamos. Retornamos para casa de Santa Cruz porque as crianças eram pequenas e era difícil ficar longe. Dois anos depois nos separamos e seguimos caminhos diferentes.

Enfim, já se vão 34 anos, vou fazer a viagem sozinha e conto com a ajuda dessa juventude aqui.

Porque decidi isso?  Primeiro: Como não tinha celular e câmera era um luxo e um peso, essas imagens estão na minha alma. Acho que vale um registro agora feito para a posteridade. Segundo: Ano passado jurei que seria o ultimo Natal que veria a família chegar arrumada para a ceia e eu fedendo alho e cebola na cozinha. Aposentei a cozinheira de Natal e Ano Novo, e terceiro, e mais importante, visitei muitos locais na rede e só acho histórias de mochileiras, que são jovens a muito tempo, contadas na terceira pessoa, parece que ninguém vive isso. Somos milhões de mulheres aposentadas, com filhos casados, solteiras e não tem ninguém na estrada? Claro que tem, mas acredito que devido a dificuldade com as tecnologias essas mulheres não contam suas histórias e não libertam outras cozinheiras oficias.

Temos aqui a dificuldade do recurso financeiro que para estas mulheres, mas nem é tão impossível assim, a maioria paga uma fortuna em pacotes com passeios engessados e caros. Detesto agencia por causa de ter que ir para um Resort acordar as 6 da manhã por 10 dias pra passear, Tô fora.

Enfim, aceito sugestões, orientações, apoio, pitaco e até dinheiro.

Pretendo sair de Barra Mansa/RJ 11/12 para Campo Grande de ônibus, tenho limitações por causa da coluna, sou portadora de Artrite Reumatoide, mas se é para sentir dor vou sentir dor na estrada. Pretendo passar o Natal em Paz ou melhor em La Paz. Decidi ir de ônibus porque muitas mulheres na minha idade não viajam de avião, então vou mostrar que da para ir de ônibus e trem tbm. Não vou direto porque precisamos descansar a coluna no minimo um dia e lembrar que muitas como eu precisam da aclimatação por causa da hipertensão. Pensem em rotas para pessoas acima de 50 anos, mas com disposição por favor,kkk. Já experimentaram buscar pacotes para a terceira idade, parece coisa de gente incapaz.

Se você tem uma mãe, uma avó, uma tia velha, uma prima encalhada que quer se livrar dela no final do ano pode chamar. Aceito companhia, de jovens a pouco tempo, tbm.

Orçamento 8 k, com tudo. Aceito ajuda para conseguir trabalho voluntario no caminho sou enfermeira, pedagoga e administradora, faço artesanato afro e vendo turbantes, sou ativista social. Não tenho data pra voltar.

Bora pensar?

 PS: Estou fazendo uma preparação física.

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bem vinda, pelo que entendi quer ir até La paz ? Com 8 mil da para ficar um bom tempo na Bolívia.

Se quer ir de ônibus, vá pelo seguinte trajeto para ir com mais calma e descanando.  Vou colocar uma sequencia de cidades, conheço todos elas, aqui no site tem mais informações de transportes, hospedagens econômicas, onde comer, etc.

Campo Grande, Corumbá, Puerto Guijarro ( Bolívia ), Santa Cruz de La Sierra, Samaipata, Sucre, Potosí, Uyuni, La Paz, Copacabana. Daqui da para seguir para o peru e quem sabe até Cusco ! Ou mesmo até Lima.

Transporte em todas essas cidades é bem fácil de encontrar e tem de todos os preços, na Bolívia existem inúmeras empresas que fazem o transporte intermunicipal.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Margot!

Adoraria fazer esse mochilão tb, mas não sei se terei disponibilidade em dezembro.

Moro em Campo Grande/MS. Me adiciona no WhatsApp (67)999838652. Quem sabe combinamos o próximo ou, no mínimo, posso ser um ponto de apoio aqui na minha cidade.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou fazer o mochilão com mais três amigas de 20 de novembro a 02 de dezembro. Partiremos de Recife para Campo Grande, seguindo por Corumbá, Porto Quijarro, Santa Cruz de Lá Sierra, La Paz. Depois seguiremos até Cusco e Machu Picchu. Alguém mais vai estará por essas bandas nesse período? Ansioso. Chega logo novembro.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou ficar dois dias em Campo Grande, procurando o que fazer, pode me ajudar?

 

20 horas atrás, Mais@ disse:

Oi, Margot!

Adoraria fazer esse mochilão tb, mas não sei se terei disponibilidade em dezembro.

Moro em Campo Grande/MS. Me adiciona no WhatsApp (67)999838652. Quem sabe combinamos o próximo ou, no mínimo, posso ser um ponto de apoio aqui na minha cidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...