Ir para conteúdo

Perdi o papel da migração na Colombia e recebi multa ao retorna ao brasil


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, 

Solicito ajuda a todos os experientes para tomar uma decisão menos danosa para mim.

Viajei com a família para Colombia em janeiro deste ano sem passaporte, ao entrar no país apresentei o RG e recebi o papel na migração com o carimbo de entrada. Ao retornar, 20 dias depois dei conta no momento do check in que tinha perdido meu papel. Fui encaminhado para a polícia federal de lá onde me explicaram a burocracia envolvida e a justificativa para que eu não fosse multado, O que me chateou (além da falta de educação e malandragem do povo de lá é que), ao chegar na migração , o agente me informou que EU NÃO TINHA ENTRADO NO PAÍS pois não tinha nenhuma informação no sistema (ou seja, erro duplo). Mostrei minha passagem, meu check in de embarque, os hoteis que fiquei, meus familiares (fomos 11 pessoas). Essa semana chegou uma multa para eu pagar de aproximadamente 900 reais, mais as taxas, mais taxa de transferência em Swift. Até para pagar a multa é uma burocracia só. Como sou inexperiente no assunto, caso eu não pague a multa, a única sanção é não poder entrar mais na Colombia ? Ou posso ser penalizado em outros países?

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu não pagaria. Você teria problemas somente lá, sua entrada certamente estava registrada no sistema deles. Mas pelo que já li a respeito deste tipo de multas, elas são geradas e processadas na hora, nunca tinha lido sobre alguém receber este tipo de multa em seu endereço ou email aqui no Brasil.    Gostaria de ver a tal multa, vai que é falsa e o dinheiro pago ir direto para conta de algum espetinho lá da Colômbia. 

Na dúvida, eu ligaria para consulado na Colômbia aqui no Brasil.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O sistema de aplicação de multas tem sido modernizado por muitos países, e agora em muitos países ela chega no seu e-mail  com instruções de pagamento.

O pagamento de multas se não for feito lá na hora, é mesmo somente por Swift, pois é um pagamento internacional.

Na hora de pagar ela, confira o titular da conta, geralmente aparece isto na hora da confirmação da transição.

A principio, o não pagamento da multa só vai impedir a sua entrada na Colômbia. O que em teoria não seria um grande problema se você não estiver pensando em voltar para a Colômbia.

Mas na verdade, a maioria das pessoas acaba se ferrando em algum momento anos depois por causa destas multas não pagas

Elas esquecem que levaram uma multa, resolvem fazer outra viagem para outro destino e acabam comprando uma passagem para o Caribe, EUA ou Europa fazendo conexão no país onde levaram a multa.

Ai quando elas chegam lá na conexão, a polícia de lá levanta a sua fixa e vê que você está devendo a multa, e ai ou você paga a multa lá na hora, com juros e multa em cima da multa, ou volta para casa no próximo voo.

Decidir pagar a multa ou não é por sua conta, mas se não for pagar ela, lembre-se disto por muitos e muitos anos na hora de tirar férias e resolver viajar para o exterior,  nunca compre uma passagem de avião que faça conexão na Colômbia, pois você será "persona non grata" na Colômbia enquanto a sua multa estiver em aberto e provavelmente não vai conseguir nem fazer conexão lá.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O correto seria vc ir no consulado ou fazer um Boletim de Ocorrencia na polícia que tinha perdido o documento de entrada. Pode sim existir . uma taxa multa pela não apresentação de saída. É bom verificar no consulado e ver o que pode acontecer é o mais prudente. Mas se nao tinha entrada e liberaram a saída é coisa de sulamericano. A multa teria que ser cobrada na hora, verifique se o documento enviado é correto junto de um orgão consulado etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...