Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Entre para seguir isso  
takami

San Andres e Providencia - Colômbia

Posts Recomendados

San Andres

Cronograma

1.       1 Aquário

2.       2 Volta na ilha de moto – snorkel em piscinita e West view

3.       3 Santa Catalina - Morgan´s head – sta catalina, cayo cangrejo

4.       4 Mergulho

5.       5 Mergulho

 

Gasto de U$400 nas Ilhas

Os lugares q mergulhei: confusion, manta city, kantina santa catalina, felipe place

 Estive visitando o caribe da Colômbia por uma semana, ela é formada pelas ilhas San Andrés, Providencia e Santa Ketlina. Para se chegar peguei um vôo até o Panamá e depois de Panamá até San Andres. O percurso total durou umas 5 horas. No aeroporto de Panamá tem muitas lojas ótimas pra fazer compras, mas deixe pra comprar na volta caso o produto não seja tão essencial.

 Antes de entrar na ilha foi necessário pagar uma taxa de U$40 e preencher um formulário com 3 vias. Precisará guardar para apresentar no seu retorno. Cheguei na hora do almoço, após conseguir uma pousada, aproveitei para dar um volta no litoral

 Fui no mês de março, peguei um tempo muito bom de muito sol e calor. Tive apenas 1 semana para conhecer essas 3 ilhas, mas foi o suficiente, apesar de ter sido um pouco corrido.

 Há inúmeras pousadas espalhadas pela ilha, não tive problemas com reservas já que era fora de temporada. Tudo é voltado para o turismo. As ilhas não são muito grandes, alugando uma moto é possível circundar toda a ilha de San Andres em poucas horas.

 

 As praias tem as águas cristalinas, simplesmente um espetáculo em dias ensolarados. Algumas delas estavam bem lotadas.

 Peguei um barco para conhecer um lugar conhecido como aquário, onde é uma pequena ilha ótima pra fazer snorkel e avistar as raias. Esse passeio é bastante famoso e a pequena ilha estava cheia de turistas.  Havia uma toca de tubarões onde eles estavam dormindo.  

 As raias aparecem mais no fim da tarde. A maior atração é ver os guias pegarem as raias e deixar passar a mão nelas. Pelo menos os bichinhos parecem gostar da brincadeira, senão já tinham lhe dado uma ferroada.

 Por meio de um mapa fui conhecendo as praias.

 Rocky Cay: uma espécie de praia privada dos hotéis Decameron. Dá para ir andando até a ilhota.

   Praia da peatonal – é uma praia próximo ao Centro Comercial da Cidade, muito agradável e muito bonita. Vale passar uma manhã, ou para quem tempo, um dia por ali. Fica a melhor parte do comércio

 Praia Cocoplun e Rock Cay - essa praia também é bonita e dá pra ir caminhando no mar (com a água na cintura) até uma microilha que deve ficar a menos de 500m da praia.

 Como meu tempo era reduzido, aluguei uma moto para conhecer as praias. Também é possível alugar um carrinho de golf ou então até mesmo uma bicicleta. As vespinhas não tem marcha, basta girar o acelerador e sair rodando. Fiquei com um pouco de receio no início pq nunca tinha andado numa dessas. Não tem segredo, logo pega os macetes.

 O mar caribenho realmente é muito encantador. A areia branquinha torna a água de coloração azulada, deixando um visual incrível.

 Eles não fornecem o capacete, pois o uso não é obrigatório.

 Fui num lugar conhecido como Piscinita, bom para fazer snorkel. Como o pessoal tem o habito de jogar pedaços de pão na água então atraem bastante peixinhos.

 Estive em West View, fica bem próximo de Piscinita. Também é um outro ponto excelente para o snorkel. Os peixes são atraídos pelos pedaços de pão jogado na água. Por ser um dos pontos turísticos da ilha, costuma ficar bastante cheio de gente.

 A ilha é pequena, em poucas horas é possível conhecer a ilha toda.

 Com relação às hospedagens existem vários hostels e hotéis a disposição. Variam de $60 pesos pra cima, todos tem ar condicionado. Normalmente os hostels tem uma cozinha comunitária o que ajuda nas despesas e na hora de fazer novas amizades.

 É imprescindível visitar a ilha de Providência, principalmente pra quem é credenciado no mergulho e curte ver muitos tubarões. Como o lugar é distante, o ideal é dormir pelo menos 1 noite lá. Existem 2 meios de chegar lá, de avião ou de barco. Para ir de avião é preciso reservar com bastante antecedência, pois é bastante concorrido. Um vôo de apenas 20 min já é possível chegar em Providência.

 Acabei indo de catamarã. Deve-se chegar com pelo menos 45 min de antecedência do embarque, pois todas as mochilas são vistoriadas pelo policial. A ida foi com bastante marola, muita gente passou mal, ficaram com enjôo. Foram 3 horas de montanha russa no mar. Os catamarãs saem por volta das 8h da manhã e chega às 11h.

 Aproveitei para conhecer a Ilha de Sta Ketlina, o acesso é por uma ponte e é a menor ilha, mas com belos mirantes e praias pequenas.

 Durante a caminhada recebi a bela companhia de uma raia águia solitária.

 O mar nesta parte é bastante calmo e com as águas sempre cristalinas.

 Um dos lugares imperdíveis de Providência é a visitação ao Cayo Cangrejo. É uma pequena ilha excelente para fazer snorkel. Tem várias tartarugas no local. O mar cristalino deixa a vista espetacular.

 Recomendo que sempre que for fazer o snorkel, caso não tenha uma sapatilha de borracha, então vá pelo menos com uma papete para proteger os pés dos ouriços e dos corais.

 Cayo Cangrejo é um dos pontos bastante requisitados e um dos mais bonitos. Há embarcações o dia inteiro levando os turistas para essa ilha.

 Para quem gosta de ver tubarões os mergulhos em Providência são imperdíveis. Fiz um mergulho num local chamado de confusion. Avistei vários tubarões, apesar de já ter visto em vários outros mergulhos, é sempre emocionante o encontro com eles. A visibilidade estava perfeita, a água estava transparente.

 O principal alimento dos tubarões nesse local são os peixes leões, altamente venenosos. É comum os tubarões confundirem o pau de selfie da gopro com os espinhos dos peixes leões e darem uma bocanhada na sua câmera. Como não me preocupei muito com isso, os tubarões chegavam muito próximos, alguns até tocavam na câmera. Foi uma experiência interessante.

 O percurso passa por uma parte onde o mar é muito agitado e com bastante marolas, acabei até passando mal. Mas foi só cair na água que logo melhorei.

 Depois mergulhei num local chamado Manta city. Tinha alguns peixes coloridos e bastante algas.

 Resolvi alugar uma bike para conhecer a ilha,  já que ela é bastante pequena.

 Fiz uma trilha para alcançar o ponto mais alto da ilha. Tinha uma vista surpreendente.

 Em aproximadamente 2h de pedaladas é possível contornar toda ilha. As bikes não estão em bons estados devido a degradação da maresia. É difícil escolher alguma que preste, mas pedalando com cuidado não terá muitos problemas.

 No meu último dia nesta ilha de Providencia fiz mais 2 mergulhos. Novamente o encontro com belíssimos tubarões. O guia desta vez matou uns 4 peixes lions para alimentar os tubarões, fiquei com um pouco de dó, pq os peixes lions eram muito bonitos. Tem que tomar cuidado de não alongar muito o “pau de selfie” nas horas das filmagens com a gopro, pois muitas vezes os tubarões mordem porque confundem com os peixes lions.

 San Andres agradaria todos os tipos de pessoas, para aqueles mais aventureiros tem os inúmeros mergulhos com os tubarões em Providência. Já para aqueles que querem apenas descansar e desfrutar a natureza, então podem escolher as diversas praias, ou ilhas, hotéis requintados, enfim, um investimento que será bem retribuído.

Quem quiser ver como ficou a edição das minhas filmagens, deixarei o link do youtube:

 https://www.youtube.com/watch?v=leSIxKxCOq4&t=446s

 

 

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza meu caro?

Você lembra quanto pagou nos mergulhos?

Irei agora em março, sou certificado OPW e pretendo focar nos mergulhos, principalmente em Providencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  



×
×
  • Criar Novo...