Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Lima - conhecendo a cidade toda em 1 dia de escala


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal! O que irei compartilhar com vocês foi uma compilação bastante abrangente de informações sobre todos os pontos turísticos da cidade de Lima, que reuni para montar minha viagem (na verdade, tratou-se de uma escala de 17 horas que tive voltando de Cuba, em 2017). As informações foram extraídas aqui do site e também de muitos blogs. Aproveitem!

 

 

Roteiro: 1 dia em Lima

Táxi + caminhada:

Essa é sem dúvida a opção mais eficiente de se transportar em Lima. Como não existe nem taxímetro e nem tabela, negocie o preço da corrida antes de entrar no táxi.

Preço médio dos táxis em Lima:

  • Dentro do centro: 5-7 Soles
  • Do centro a Miraflores: 12 – 15 Soles
  • Do centro a Barranco: 15- 18 Soles
  • [Caso o taxista te peça mais que isso, negocie e se ele não quiser, pode dispensar].

Primeira parte - centro histórico de Lima

Começaremos o nosso passeio pela Plaza das Armas, ou Plaza Mayor, o coração do centro histórico de Lima. Ali estão o Palácio do Governo, a sede da prefeitura de Lima, a Catedral de Lima, o palácio do arcebispo e outros edifícios históricos. Em seguida faremos uma pequena caminhada por igrejas e museus locais. Como temos apenas uma manhã para visitar o centro (o que está longe de ser o tempo ideal, vou focar apenas no meu pedaço preferido, entrando apenas nos lugares que realmente valem a pena.

Plaza de Armas de Lima:

  • Palácio do Governo: o palácio do Governo está aberto para visitar, desde que a reserva seja feita com 48 horas de antecedência (ou no próprio palácio ou por telefone). Todos os dias as 12:00 ocorre uma pequena troca da guarda. Se você tiver por lá, não perca!
  • Palácio do arcebispo: Palácio antigo, bonito e bem decorado onde reside o bispo de Lima.
  • Sede da prefeitura de Lima: a prefeitura está aberta para visitas guiadas.

Catedral de Lima

Considerada uma das catedrais mais bonitas da América Latina, a Catedral de Lima. A catedral é repleta de altares, esculturas e obras de arte fantásticas.

O tour Guiado pela Catedral de Lima

Como a catedral é super rica em detalhes, sugiro que você faça o tour guiado (que está incluso na entrada e é super explicativo). Caso você opte pelo tour, é esperado que você deixe alguma gorjeta para o Guia.

  • Tempo de visita guiada: 1h
  • Preço: 10 soles

Alguns destaques do tour:

O tour pela catedral conta um pouco da história de Lima, descreve personagens importantes, os santos da cidade e algumas das obras de arte mais interessantes em exibição na igreja, que é cheia de detalhes lindos.

Isso sem falar nos altares maravilhosos, coro de madeira impressionante e coleção do museu. Tem muita coisa bacana.

Casa de Literatura Peruana

Nossa próxima parada oficial é o convento de São Francisco, um dos conventos mais interessantes que eu já visitei, mas antes de chegar lá, passaremos por dois prédios históricos e merecem, pelo menos, uma olhadinha rápida.

Este museu literário funciona no prédio de uma antiga estação de trem. As instalações são lindas e merecem a visita. Pra quem se interessa pela lingua espanhola, o museu certamente merece uma atenção maior.

Museu Bodega y Quadra

Uma casa colonial que já passou por vários momentos históricos interessantes. Explore o segundo piso para saber mais sobre a casa, e o pátio externo para aprender sobre as origens do prédio em algumas escavações.

Igreja e convento de São Francisco

O convento de São Francisco, também conhecido como igreja das catacumbas foi fundado em 1672 pela ordem dos Franciscanos. O museu tem uma coleção de arte impressionantes (duas das obras são atribuídas ao pintor espanhol Francisco Zubarán), uma das bibliotecas mais lindas da América do sul  e uma galeria de catacumbas surreal. São túneis e túneis repletos com mais de 25.000 ossos. A visita é guiada e super interessante.

  • Tempo de visita: 1 hora
  • Preço: 7 Soles

Outros lugares que merecem uma parada se você tiver tempo | Opcional

  • Igreja e convento de Santo Domingo: A igreja é linda por fora, super bonitinha por dentro, e eu ouvi maravilhas do convento. Só que quando passei por lá a igreja tinha acabado de fechar. Como eu adoraria ter visitado, deixo a dica.
  • Palácio Torre Tagle: Um dos casarões coloniais mais lindos de Lima. A parte de baixo esta aberta para visitas e é realmente super bonito.

Dica: Na frente desse palácio, há uma segunda construção super linda. A construção é privada e não está aberta para visitas, mas o pátio repleto de estátuas merece uma espiada por trás das grades.

  • Museu del Banco Central de Reserva: Outro museu, que independentemente da exposição do momento, merece uma parada para visitar o prédio. Reparem nos ricos detalhes da porta e do prédio todo.
  • Plaza San Martin: Passe nessa praça ou de táxi ou no seu caminho para o Metrô Bus. A praça é bonitinha e em 5 minutinhos dá para espiar tudo.

Parte II: Miraflores

Praça Kenedy

Comece sua caminhada pela praça Kennedy, uma praça super florida e repleta de gatos. Aqui perto, tem um monte de restaurantes gostosos para almoçar. Como você tem pouco tempo, recomendo um sanduba rápido porém caprichado no La Lucha, acompanhado de um suco de frutas natural. De volta a praça, caminhe por dentro dela até chegar na igreja Virgen Milagrosa. Na saída do parque, não deixe de reparar na fonte.

Igreja Matriz Virgen Milagrosa

Caminhe por dentro do parque. Na saída, aproveite para visitar a igreja Virgen Milagrosa, que é super bonita e fica lá em frente.

As praias de Miraflores vistas de cima

Saindo da igreja caminhe reto pela Avenida do Larco (uma avenida comum sem grandes atrativos especiais), até chegar na costa onde esta o Lacomar Mall. Antes de entrar no shopping, aproveite e veja as lindas vistas da costa.

Shopping Lacomar Mall

Um dos principais shoppings da cidade, o Lacomar tem um monte de lojas bacanas e bons restaurantes. Mas como compras não é o foco do dia de hoje, simplesmente atravessaremos o shopping e aproveitando para olhar para o mar das duas diferentes pontas.

Olhando para o mar, do lado esquerdo está a praia de Barranqueiros e do lado direito está a Pebble Beach. (Se alguém tem vontade de fazer aulas de Surt, é ali no Makaha Surf que os iniciantes aprendem a surfar. Ainda olhando para baixo, repare numa construção de madeira (tipo um pier) branco de telhadinho azul. Esse é um dos bons (porém caros) restaurantes de Lima. Não tive a chance de provar, mas meu amigo Peruano recomendou muito bem.

Saindo do shopping começa a minha caminhada preferida da cidade, um passeio super gostoso pelo calçadão de Lima. Para isso siga contornando o mar (Melecón de la Reserva). Nesse caminho passaremos por vários pequenos parques floridos. Dois deles merecem um destaque especial:

Parque del Amor

Um parque fofíssimo, repleto de Mosaiscos a la Gaudí estampados com frases de amor e formas coloridas. No centro da praça há uma escultura tamanho família.

Do parque do amor, você conseguirá avistar nossa próxima parada, o Farol Marina Náutica.

Farol Marina Nautica

Continuando caminhada pela Orla, nossa próxima parada é o farol Marina. O Farol pode ser visto desde a praça do amor, e conforme você se aproxima, a vista só melhora. Chegando a praça, då para tirar fotos lindas da frente do farol.

 

1) Tempo estimado para o roteiro em Lima:

Chegamos no aeroporto de Lima às 10:45 da manhã e retornamos do passeio por volta das 22:00.

2) Onde guardar as malas no aeroporto:

procure pelo “Left Luggage” na saída do desembarque doméstico, para guardar as malas. Atenção: o depósito de bagagem funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia. Na época em que fomos, não foi possível pagá-lo com cartão de crédito, apenas com dinheiro em espécie.

3) Como se deslocar do aeroporto até o centro histórico de Lima:

O Aeroporto Internacional Jorge Chávez está localizado na cidade vizinha de Callao e, infelizmente, não há transporte público de qualidade para chegar até o centro histórico deLima.

Para quem, no entanto, vai direto para o bairro Miraflores, há a opção do Ebus, uma van que percorre 17 km entre o aeroporto e o hotel Casa Andina Private Collection Miraflores.

De maneira geral, os táxis em Lima não costumam usar taxímetro. Esta é a parte chata da história e você precisa negociar o preço antes.

Logo na área de desembarque, você verá guichês de táxi. Esses táxis costumam ser mais caros que os táxis disponíveis na área externa do aeroporto, porém, são mais seguros.

4) Roteiro de 1 dia e Lima:

§  Plaza de Armas

Patrimônio da Unesco, a Plaza de Armas foi o centro político e cultural da antiga Lima colonial e abriga ainda hoje ícones arquitetônicos da capital peruana como a sua Catedral, o Palácio do Governo, a prefeitura e a residência do Arcebispo.

Bem perto dali, cerca de 500 metros, você encontrará ainda a Igreja e o Convento de São Francisco, construções do século 17, cujas galerias subterrâneas serviram como cemitério.

Após conhecer essa região, caminhe pela rua Jirón de la Unión até a Plaza San Martin (cerca de 900 metros da Plaza de Armas).

Finalizado o roteiro no centro histórico, pegue um táxi para Huaca Pucllana. Lembre-se de sempre negociar o preço antes.

§  Huaca Pucllana

Para quem gosta de sítios arqueológicos, esta é uma das atrações mais interessantes de Lima. Não deixe de visitá-la.

Considerado um dos mais importantes centros cerimoniais da cultura de povos pré-hispânicos no país, entre os anos 200 e 700 d.C., o Huaca Pucllana abriga uma pirâmide de quase 25 metros de altura, um museu com peças encontradas durante as escavações, uma área com animais locais e um restaurante com comidas peruanas.

Para visitar a atração, embarque em uma visita guiada, com duração de 40 a 60 minutos. Vale a pena!

§  El Parque del Amor

De Huaca Pucllana, siga a pé cerca de 1,9 km até o parque El Parque del Amor. No caminho, beba uma Inca Kola, um refrigerante docinho e amarelo típico do Peru.

Já no parque, curta a vista do alto da colina; veja as esculturas dedicadas aos apaixonados, entre elas a mais famosa El Beso (O Beijo);

Passeie pela orla do Pacífico e caminhe até o shopping a céu aberto Larcomar.

 

Se já estiver escurecendo, pegue um táxi (negocie o preço antes) até o Circuito Mágico das Águas.

§  Circuito Mágico das Águas

Localizado dentro do Parque de La Reserva, o Circuito Mágico das Águas é uma combinação de fontes luminosas que literalmente dançam conforme a música. Tente visitá-lo no período da noite, quando fica mais bonito.

 

Atenção: o parque funciona das 15:00 às 22:30 e não abre nas segundas-feiras.

Quando visitamos o circuito, estava acontecendo uma feirinha de comidas típicas dentro do parque. Comemos um Mix de Ceviche e tomamos um Pisco Sour. Uma experiência bem peruana!

 

  • Gostei! 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Silnei featured this tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...