Ir para conteúdo

Construindo um Refrigerador sem Eletricidade


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Mochileiros,

 

No último feriadão consegui emprestada uma casa no Povoado de Siribinha, uma vila de pescadores no Litoral Norte da Bahia, município do Conde. A casa teria colchões, fogão com botijão, mesas, cadeiras etc. porém não havia geladeira... Não faltou gelo para as cervejas da galera mas a grande quantidade de vegatiais, frutas, hortaliças e verduras que compramos (mais da metade dos amigos eram vegetarianos) estava comprometida, então resolvi colocar em prática esta invenção do Mohammed Bah Abba, com uns potes de cerâmica que estavam num depósito da casa. Funcionou direitinho! Os Alfaces e Rúculas dos amigos vegetarianos ficaram fesquinhos!!!!

 

Refrigeração sem Eletricidade

 

Mohammed Bah Abba, um professor nigeriano advindo de uma família dedicada à cerâmica, bolou o Pot in pot (vaso dentro do vaso), um refrigerador natural que usa apenas argila, areia e água para obter resultados semelhantes ao de uma geladeira moderna. O sistema além de barato é facílimo de construir.

Como diz o nome, os dois elementos principais do Pot in pot são dois grandes vasos de argila de tamanhos diferentes. Um deve caber dentro outro e ainda permitir que uma camada de areia se interponha entre os dois. Feito isso é só molhar periodicamente a areia – em média duas vezes por dia. A evaporação da água rouba calor do vaso de dentro, onde frutas e verduras armazenadas se conservarão fresquinhas.

 

Um sistema típico pode custar apenas 2 dólares (preços locais) e conter até 12 kg de vegetais. Dentro dele, tomates e goiabas duram 20 dias contra 2 dias se deixados sem refrigeração. O ganho depende de cada verdura, mas é sempre um múltiplo do normal. Só existe um pré-requisito: o clima pode ser quente, mas deve ser seco para facilitar a evaporação. Sobre a utilização do método no Sudão, conta o site Science in Africa (Ciência na África):

 

No calor de Darfur, Hawa costumava perder metade da colheita que tentava vender diariamente no mercado de Al Fashir, a capital de Darfur do Norte, pois lhe faltava armazenamento adequado – não há eletricidade ou geladeiras – na sua pequena cantina (…). Mas agora ela vende produtos mais frescos e aumentou seus lucros. Desde que começou usar o sistema Pot in pot.

 

A ideia já tem alguns anos e rendeu a Mohammed Bah Abba os 75 mil dólares do prêmio Rolex de empreendedorismo 2000. Foi também considerada uma das invenções do ano pela revista Time em 2001. O invento mudou a vida de famílias pobres da África rural, mas pode ser usado por qualquer um que queira poupar um pouco de energia aproveitando as forças mais básicas da natureza.

 

20101210152514.jpg

 

veja o vídeo explicativo:

 

 

Fonte: http://mpnuma.ba.gov.br

 

Eu testei e aprovo! Fiquei surpresa como os vegetais se mantiveram com aspecto de fresquinhos!!

 

Abraços Mochileiros! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Já conhecia o sistema, mas é muito bom compartilhar aqui, com o pessoal, Frida!

Abraços

 

Marco

 

Eu nem conhecia este sistema mas pelo fato de ter tomado conhecimento e testado, de imediato, com a prática eu pude constatar que funciona mesmo!

 

Sempre é bom socializar os conhecimentos, com certeza servirá pra alguém!

 

Grande abraço! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra
Bom, eu ainda estou duvidando desta invenção. Parece simples de mais pra ser verdade. Vou ter que testar para saber se é verdade. No mais parabéns pela dica, Um abraço.

 

Fala Divanei!!!

 

Olha, eu fiz e funcionou direitinho, principalmente com os legumes, e acho que o segredo foi sempre estar molhando a argila que fica entre os dois potes!

 

Se alguuém já testou este sistema tb, por favor, coloque aqui sua experiencia!

 

abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fantástico isso!

Nem preciso testar pra saber que realmente funciona... Quem conhece um pouco dos princípios de termodinâmica deve ficar realmente surpreso como ninguém teve esta idéia antes!

o grande segredo realmente é manter o fluxo de água evaporando naturalmente, o que ocorre com maior facilidade com o clima seco (grandes períodos de estiagem ou algo como a caatinga brasileira). Este fluxo de evaporação é que garante que o calor será transferido de dentro do pote para a atmosfera!

Só fico pensando se é necessário que o pote interno fique tampado e se esta tampa não precisa ser de um material isolante térmico...

De qualquer forma, agradeço a Frida por nos oferecer estas Pérolas de Sabedoria!

 

Um abraço

 

PS: Alguém aí teve a mesma idéia de montar um projeto comunitário e levar este conhecimento para as áreas mais necessitadas deste Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
PS: Alguém aí teve a mesma idéia de montar um projeto comunitário e levar este conhecimento para as áreas mais necessitadas deste Brasil?

 

Não conheço um projeto específivo, mas sei que, aqui na Bahia, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, desenvolve vários projetos voltados para a agricultura familiar, inclusive no tocante à conservação dos alimentos.

 

abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fantástico isso!

Nem preciso testar pra saber que realmente funciona... Quem conhece um pouco dos princípios de termodinâmica deve ficar realmente surpreso como ninguém teve esta idéia antes!

 

Não tenho certeza de que isso seja novidade, de fato. Já ouvi muitos outros relatos de sistemas de refrigeração que funcionam pelo mesmo princípio. Aiás, o livro "Manual do Arquiteto Descalço" de Johan Van Lengen traz uma série de formas de costruir "geladeiras" (inclusive com o formato das nossas elétricas) segundo esse princípio e também de como o mesmo é aproveitado por populações tradicionais para criar casas frescas em regiões quentes.

Ah, encontra-se facilmente o livro em PDF para download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...