Ir para conteúdo

Cidadania italiana na Itália


Posts Recomendados

  • Membros

@Mochileiro experto eu possuo cidadania italiana mas foi feita no Brasil há muitos anos pelo meu tio (eu era criança na época). Sei que esse mesmo processo hoje é inviável. No entanto, conheço alguém que está tentando tirar a cidadania na Italia há mais ou menos um ano, ainda não conseguiu, mas segue na luta com forte esperança que dê certo. O que adianto é que você vai ter muito trabalho pra encontrar documentos, vai gastar uma grana considerável (entre viagens até lá, assessoria e documentação) e terá q ter muita paciência com uma possibilidade de dar errado. Mas se esse for seu grande objetivo, acho que vale a pena a tentativa.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Mochileiro experto Eu tambem tenho planos de tirar a cidadania italiana mas pelo que ja pesquisei realmente é um processo que pode ser demorado e que vai ti custar uma boa grana. Se voce tiver começando a ler sobre isso por agora sugiro a pesquisar bastante, nao acredite em qualquer coisa que ler sobre assessorias pois há muitos picaretas e  a principal diferença entre fazer o processo aqui no Brasil ou na Italia é o tempo e a grana que sera bem maior.

Provavelmente voce ja deve ter visto alguma materia nos jornais sobre pessoas que perderam a cidadania por conta de assessores que fizeram maracutaia la na Itália, entao se optar por contratar algum assessor procure bastante informaçao a respeito para nao correr o risco de perder tempo e dinheiro. No facebook tem uma comunidade fechada chamada Cidadania Italiana - Area Livre, lá o pessoal posta os mais variados assuntos e dúvidas que acaba ajudando muita gente, procure lá a comunidade e faça a solicitaçao pra ingressar.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, um tio meu fez a cidadania diretamente da Itália, gastou menos da metade do que gastaria fazendo no Brasil. Todo o processo levou 100 dias exatos.

Segue abaixo o passo a passo de documentações que ele reuniu:

*Vamos supor que o Italiano seja seu Avô.*

1. Certidão de Nascimento de seu avô.

2. Certidão Negativa de Naturalização, expedida, via Internet, através do Ministério da Justiça, secretaria Nacional da Justiça, Departamento de Estrangeiros, onde consta que o avô não renunciou à cidadania Italiana, o que dá o direito de sangue de reivindicar a cidadania;

3. Certidão de Casamento em Inteiro Teor (não pode ser apenas certidão, tem que ser inteiro teor), do seu avô, caso tenha se casado.

4. Certidão de Nascimento do seu pai.

5. Certidão de Casamento de seu pai

6. Óbito de seu pai, se for o caso.

7. Certidão do SEU nascimento (se você for casado, deve juntar a certidão da casamento também, se tiver filhos, juntar a certidão dos seus filhos também).

 

Recomendo que você primeiro procure reunir toda essa documentação. Com isso em mãos, procure uma assessoria para te guiar nos demais passos.

Até onde sei, com toda a documentação reunida, você deve embarcar para a Italia, se estabelecer em uma cidade e ir fazer um documento no cartório (tipo um CPF), provando que você está morando lá (tem que alugar casa), eles irão dar um prazo para visitar você nessa residência e depois disso eles meio que autorizam você seguir com o processo de pedido de cidadania.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

A cidadania envolve várias documentações. Pela via judicial não é necessário apresentar a certidão de óbito, salvo se o nascimento do antenato ocorreu durante o reino da itália onde não era ainda um Estado.

Nesse site você encontra muitas informações sobre documentos passo-a-passo. É um escritório de advocacia italiano: https://www.cidadaniaitalianajudicial.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...