Ir para conteúdo

Mochilão motorizado pelo o Nordeste: construindo o roteiro (Outubro/2011)


Posts Recomendados

  • Membros

Aqui estarei montando o roteiro para o nosso 1º Mochilão Motorizado. Muita coisa peguei no site Mochieleiros.com e esta viagem será sem dúvida o tema mais recorrente durante o ano de 2011 no nosso blog, o http://roteiroplanejado.blogspot.com/, pois a idéia é ao longo do ano ir montando as principais referência do que visitar nos seis estados selecionados (excluímos Maranhão e Piauí, por não encontrarem-se dentro de nossa rota e após excluímos Pernambuco, por já conhecermos esse estado e ganhando assim alguns dias para melhor conhecer os demais).

 

Informações Preliminares:

- Ponto de partida: Fortaleza

- Destino final: Salvador

- Previsão para iniciar a viagem: outubro ou novembro de 2011.

- Duração média: 30 dias

- Custo: Ainda não previsto

 

O roteiro abaixo ainda não é definitivo.

 

1º ESTADO: CEARÁ

Paradas: Beberibe (Praia das Fontes e Morro Branco) > Aracati (Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba) > Icapuí (Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Tremembé, Melancias e Requenguela)

 

2º ESTADO: RIO GRANDE DO NORTE

Paradas: São Miguel do Gostoso > Maracajaú > Natal > Pipa > Baía Formosa

 

3º ESTADO: PARAÍBA

Paradas: Barra de Camaratuba > João Pessoa > Jacumã

 

4º ESTADO: ALAGOAS

Paradas: Maragogi > Maceió

 

5º ESTADO: SERGIPE

Paradas: Aracajú

 

6º ESTADO: BAHIA

Paradas: Praia do Forte > Salvador > Itacaré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nosso roteiro inicial, distribuídos em 25 dias.

 

1º dia - Fortaleza x Beberibe

2º dia - Beberibe x Aracati

3º dia - Aracati x Icapuí

4º dia - Icapuí

5º dia - Icapuí x São Miguel do Gostoso

6º dia - São Miguel do Gostoso x Maracajaú

7º dia - Maracajaú x Natal

8º dia - Natal

9º dia - Natal x Baía Formosa

10º dia - Baía Formosa x Barra de Camaratuba

11º dia - Barra de Camaratuba x João Pessoa

12º dia - João Pessoa

13º dia - João Pessoa x Jacumã

14º dia - Jacumã x Maragogi

15º dia - Maragogi x Maceió

16º dia - Maceió

17º dia - Maceió x Aracaju

18º dia - Aracaju x Praia do Forte

19º dia - Praia do Forte x Salvador

20º dia - Salvador

21º dia - Salvador x Itacaré

22º dia - Itacaré x Praia do Forte

23º, 24º e 25º dia - Retorno para casa em Fortaleza

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1º ESTADO: CEARÁ

Serão 3 paradas ainda dentro do Ceará, nas praias de Beberibe (Praia das Fontes e Morro Branco) > Aracati (Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba) > Icapuí (Ponta Grossa, Redonda, Peroba e Requenguela).

_____________________________

Saindo de Fortaleza e tendo como destino Natal, o ideal é pegar a CE 040, que é uma estrada que está melhor e que vai mais pelo litoral. Vale destinar parte do roteiro para visitar as praias de Beberibe, Aracati e Icapuí, todas ainda no Ceará. A primeira parada, o município de Beberibe, apresenta praias de uma beleza natural incomparável. Das praias de Beberibe as que mais se destacam são a Praia das Fontes e a Praia de Morro Branco, ambas contornadas por falésias. De lá deve-se seguir para as famosas praias da vizinha Aracati (Canoa Quebrada, Marjolândia e Quixaba) e após conhecer as indescritíveis praias de Icapuí, a última cidade do Ceará pela costa do sol nascente e já faz divisa com o Rio Grande do Norte. É um município rico, com praias com cenários paradisíacos, mas ainda sem a badalação da vizinha Aracati.

 

Em Beberibe:

Praia de Morro Branco - Somente a 5km de Beberibe, a Praia de Morro Branco é Internacionalmente conhecida por seu exuberante labirinto de falésias que ficam por toda a beira mar, das quais estão sujeitas à erosão do vento e das águas. A praia é composta por areias coloridas devido à variação das camadas das falésias. Aqui é onde se destaca o Parque Nacional das Falésias.

 

Praia das Fontes - Localizada a 87 km da capital cearense, o mar é calmo e areias branquinhas . A Praia das Fontes é habitada por uma colônia de pescadores. Na praia tem ótimos hotéis e um resort, também é rodeada por dunas e falésias coloridas, por onde flora fontes de água doce e entre suas dunas fica a Lagoa da Uberaba, da qual é retirada a água para o abastecimento do município. Entre os atrativos do local tem os passeios de buggy, a prática de skibunda nas dunas (sandboard), conhecer a Gruta da Mãe D’Água, conhecida como Gruta da Açucena, ir as fontes de água doce, rejuvenescedora, segundo os nativos, e o passeio na Lagoa do Uruaú.

 

Em Aracati:

Como já conhecemos Aracati e teremos apenas um dia nessa cidade, a idéia é passar o dia nas praias de Quixaba e Majorlândia e a noite em Canoa Quebrada.

 

Em Icapuí:

Praia de Requenguela - Região simples, núcleo de pescadores próximo à Barra Grande, ancoradouro da cidade. Área de mangue e salinas. Quando vier até aqui para tomar um bom banho, aproveite para visitar a barraquinha do João Velho, peça uma saúna frita acompanhada de caranguejo. As salinas são belas ao cair da tarde. O branco das pirâmides de sal com o laranja do sol é um verdadeiro espetáculo de cores.

 

Praia de Peroba - Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar; ao fundo falésias coloridas com coqueiros. Núcleo pequeno de pescadores. Imperdível apreciar a encantadora paisagem, sua gente simples, o mágico mar de Peroba.

 

Praia de Redonda - Conhecer as belezas de Redonda, falésias com colorações que mesclam do vermelho e branco ao amarelo, de acordo com a luz do sol e a influência das marés. Toda a orla é circundada por falésias coberta de vegetação rasteira predominantemente coqueiros na parte baixa da mesma. Na comunidade de 600 famílias organizadas existem 150 botes que pescam lagosta e peixe. A própria comunidade é quem fiscaliza o litoral com um barco comprado por todos os moradores. No artesanato local as mulheres trabalham com labirinto. Almir e o Noé trabalham com peças de madeira utilizando a raiz da hortência e o tronco de imburana fabricando barquinhos. Existe na comunidade um grupo de teatro de rua que se chama Flor do Sol formado por nativos que se apresentam na praia e em outras praças, trabalhando com temas sobre: Pesca, Turismo, Religião e Meio Ambiente. Impossível não conhecer Icapuí, comer lagosta, passear de bote, caminhar pela praia até a ponta da Redonda (falésias, tipo penhasco), brincar com as crianças curiosas que não saem da praia e tomar banho no mar gostoso de águas mornas.

 

Praia de Ponta Grossa - Comunidade em que a maioria dos nativos são descendente de holandês. Falésias com formações exóticas e multicoloridas que dão tons de alegria às manhãs que nascem proporcionando ao local paisagem selvagem e clima de magia. O mar desenha na praia a meia-lua quando a maré baixa e expõe uma fonte de água doce. Os nativos chamam-na de olheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

2º ESTADO: RIO GRANDE DO NORTE

 

Nosso destino no Estado do Rio Grande do Norte incluem as cidades de São Miguel do Gostoso, Maracajaú, Natal, Pipa, Ponta Negra, Genipabu e Baía Formosa. Essas são as praias que queremos conhecer e que fazem do Rio Grande do Norte um dos destinos mais procurados do país.

 

O que ver e fazer? Roteiro resumido

Rumo ao litoral Norte, do outro lado do rio Potengi, está um verdadeiro parque de diversões natural em meio a dunas, lagoas e praias da região de Genipabu. Entre as atrações estão manobras radicais nos montes de areia, passeios a bordo de dromedários, aerobunda (tirolesa) e esquibunda (descida em pequena prancha) nas lagoas de Pitangui e de Jacumã. Vale a pena esticar o passeio até Maracajaú, um complexo de piscinas naturais a cinco quilômetros da costa. Para o litoral Sul, as paisagens revelam algumas das mais belas praias da região, entre elas, as do vilarejo de Pipa. No caminho até lá, paradas obrigatórias em Pirangi do Norte, onde está o maior cajueiro do mundo; e, para quem viaja com crianças, em Pirangi do Sul, ponto de partida rumo às piscinas naturais.

 

O que iremos conhecer no Rio Grande do Norte?

- PONTA NEGRA - A mais badalada praia de Natal tem barracas animadas no calçadão e um mar que reúne banhistas e surfistas. Ponto de encontro de várias tribos, é freqüentada por nativos e visitantes.Ponta Negra tem como marca registrada o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura e cercada por vegetação, com acesso fechado.

ponta%2Bnegra.jpg

 

- GENIPABU - O grande atrativo são as dunas que, aliadas aos bugues, fazem de Genipabu um verdadeiro parque de diversões no meio do nada. Os passeios podem ser “com ou sem emoção”, o que significa mais velocidade e manobras radicais pela dunas móveis e fixas, vez por outra abençoadas com lagoas de águas doce. Do topo do monte de areia é possível apreciar a Lagoa de Genipabu e também fazer passeios na corcova de dromedários. O percurso termina na praia de Genipabu – apesar de tranqüila e protegida por uma coluna de recifes, não é tão bonita em função das águas turvas.

praia-genipabu-natal.jpg

 

- PASSEAR DE BUGGY ATÉ PIPA - O passeio é quase todo feito pela praia, terminando em um dos cenários mais belos do litoral potiguar. A viagem, de 90 quilômetros, vale a pena também pelo charme e pelo astral da vila de pescadores, repleta de bares, restaurantes, lojas e pousadas, além de gente jovem e bonita vinda dos mais diversos cantos do mundo.

PRAIA%2BDE%2BPIPA.jpg

 

- MARACAJAÚ - A 60 quilômetros de Natal, Maracajaú é famosa por seus parrachos – formação de recifes de coral - a sete quilômetros da costa, perfeitos para mergulho. Bastante preservados, abrigam rica fauna marinha, como budiões, baiacus, polvos e moréias, vistos com máscara e snorkel na maré baixa. A praia é acessível de bugue, a partir de Genipabu ou Muriú. Atenção às condições do tempo, tanto para chegar quanto para mergulhar: escolha um dia de maré baixa e bastante ensolarado, quando a visibilidade da água é maior.

wp_maracajau_s1a.jpg

 

- CONHECER O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO - Com 8.500 metros quadrados de copa, num emaranhado de galhos e cipós, o cajueiro está registrado no Guinness Book como o maior do mundo. Na época da safra, de setembro a dezembro, os visitantes podem saborear a fruta enquanto dão voltas pela árvore.

108.JPG

 

Algumas dicas pesquisadas na internet: Dá para se dividir tudo em apenas três dias (deixando os outros dois para descansar). Nos três dias destinado a passeio, divida-os pelos pontos turísticos do litoral norte, do litoral sul e um city tour para conhecer a história da cidade.

 

Passeio pelo litoral norte - É nesse passeio que conhece-se às famosas dunas de Genipabu. Além das dunas, visitase a Lagoa de Pitangui, a Lagoa de Jacumã, a Praia de Muriú, passear de dromedário e visitar o Aquário Natural. A Lagoa de Pitangui tem o melhor do passeio, pois é uma lagoa de água doce, transparente e morna, excelente para banho, onde nós podemos ver os peixinhos nadando.

 

Passeio pelo litoral sul - Muitas são as atrações, entre elas a Praia do Cotovelo, a Lagoa de Pirangi, a Praia de Pipa, a Baía dos Golfinhos, a Praia dos Amores, o Chapadão, a Pedra Oca e as Sete Lagoas.

 

City tour - Nem só de praias e dunas vive o turismo em Natal. A cultura também fazer parte do roteiro da cidade, que tem muitas histórias para contar. Além do Forte dos Reis Magos, um dos principais cartões-postais da capital, a cidade reúne construções em estilo neoclássico que abrigam teatros, casas de cultura e igrejas. Vale a visita ainda ao maior cajueiro do mundo.

 

Onde ficar?

Eu sempre sonhei com o dia que iria para Natal não apenas pela cidade encantadora que ela é, mas porque queria ficar hospedada no Hostel Lua Cheia. Fiz até carteirinha de alberguista e tudo! O hostel é um dos mais antigos e conhecidos do país. Sua arquitetura medieval acabou por se tornar uma atração turística em Natal e atraiu um grande número de bares e restaurantes a sua volta.

Castelo%2BLua%2BCheia-P.Negra%252C%2Banunciando%2BExposi%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2BCMS.JPG

 

Sobre os demais destinos:

São Miguel do Gostoso - http://www.praiadogostoso.com/

Maracajaú - http://www.portaldemaracajau.com.br/

Baía Formosa - http://www.baiaformosa.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3º ESTADO: PARAÍBA

 

Após conhecer as belezas de Natal (RN), o próximo destino do nosso 1º Mochilando Motorizado deverá ser a cidade de João Pessoa (cerca de 190km de Natal). De todas as capitais nordestinas, foi João Pessoa que menos encontrei informações turísticas e me perguntei: valeria a pena ir até lá? Após algumas pesquisas de textos e imagens vi que sim.

 

Natal-Jo%25C3%25A3o%2BPessoa.JPG

 

Nossa primeira parada no estado da Paraíba será na cidade de Matacaraca para conhecermos o distrito de Barra de Camaratuba. A margem direita do Rio Guajú, no centro da região de fronteira, esta a vila de pescadores a aproximadamente 110 km de João Pessoa/PB e a 120 km de Natal/RN. Encravada entre duas grandes reservas ecológicas, a “Barra”, como os nativos a denominam, é o que se pode chamar de paraíso tropical. Com uma população que não chega a mil habitantes, o vilarejo vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros, que planejam com o apoio do poder público municipal, transformar a Barra de Camaratuba em um ícone do desenvolvimento turístico, sustentável e preservacionista com foco no ecoturismo turismo rural e de aventura. Para conhecer melhor o local basta visitar o site http://www.barradecamaratuba.com.br/

 

Nossa segunda parada será na capital João Pessoa. Encontrei o relato abaixo (fiz pequenas modificações) no blog Viagens & Imagens. Relato rico e encantador. E a partir dele é que faremos, mais na frente, o nosso roteiro de viagens.

 

"Considerada a segunda cidade mais arborizada do mundo (só perdendo para Paris), a cidade conta com lindas praias, como a de Tambaú, onde estão os melhores restaurantes e hotéis. Para quem, como eu, gosta de também fazer um roteiro para conhecer melhor a cidade, a dica é conhecer o Centro Histórico de João Pessoa, com destaque para o Hotel Globo, construído em 1928. Não deve-se deixar de conhecer a Igreja Matriz de São Frei Pedro Gonçalves (especialmente o seu interior). O litoral de João Pessoa tem praias belíssimas. Na direção sul estão as praias do Amor, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba (dedicada ao naturalismo). Indo na direção norte encontramos Tabatinga, Coqueirinho e Praia Bela. Na Praia de Intermares, junto à escultura de uma tartaruga, demarca-se uma das diversas áreas do litoral onde as tartarugas colocam seus ovos, enterrados na areia. O Mercado do Artesanato Paraibano é o melhor local da cidade para encontrar tudo relacionado ao artesanato, confecções, lembranças, curiosidades etc. Está situado a pouca distância do Hotel Tambaú. Aliás, este último, um verdadeiro marco arquitetônico da cidade. Nas imediações deste hotel também existe uma feirinha de artesanato, que embora não tenha tanta variedade como Mercado de Artesanato, apresenta preços um pouco melhores. Depois, se você já estiver com fome, saiba que a gastronomia é super variada e o difícil, às vezes, é escolher um prato só. Se você quiser experimentar um pouquinho de tudo no mesmo lugar, nossa sugestão é ir até o restaurante Mangai, que oferece um imensa variedade de pratos típicos paraibanos, no sistema de quilo. Muito se diz que, de norte a sul,o Brasil se estende do Oiapoque ao Chuí, não é mesmo? Mas e de leste a oeste, onde começa o Brasil? Pois caso você não saiba é em João Pessoa. Aqui o sol nasce primeiro, não somente no Brasil, mas em todas as Américas. Graças à sua localização, bem naquela pontinha leste do Brasil, este é o ponto mais oriental do continente americano.

 

No estremo oriental das Américas, local conhecido como Ponta do Seixas, está situado o Farol do Cabo Branco, com longitude de 34º 47' 30". Para chegar lá basta seguir pela Avenida Cabo Branco, sentido sul, e pronto. Você chega num mirante de vista maravilhosa, de onde se pode descortinar o Oceano Atlântico e mais abaixo, as praias. O litoral de João Pessoa possui mais de 25 km de extensão, entremeando areias brancas e coqueiros aos rios e formações rochosas. As praias mais freqüentadas são Tambaú, Manaíra, Cabo Branco, Sol, Penha, Seixas e Bessa. A culinária paraibana também é um desafio e uma surpresa, e para quem vem do sul, o ideal é estar preparado para deliciosas novidades.

 

Que tal um camarão preparado com molho de coco, ao alho e óleo? Ou então ensopado de caranguejo ou de ostras? Ou ainda uma sempre elegante Lagosta, ou Caranguejo ou Goiamum. Ou quem sabe uma Buchada (picado das vísceras e intestinos de bode), Baião de Dois, Carne de sol com macaxeira, paçoca e manteiga da terra. São tantas delícias que dá vontade de experimentar de tudo. E quanto chegar a hora da sobremesa, a gente fica até perdido entre suculentos e vistosos abacaxis, cajus, mangas, sapotis, goiabas, jacas, acerolas, umbus e siriguelas. Vixe cabra!

 

Deve-se conhecer também o Palácio do Governo, situado na Praça dos Três Poderes. Ao seu lado, situa-se o Mausoléu de João Pessoa. Outra bela praça da cidade é a Venâncio Neiva, construída em 1917, pelo presidente Camilo de Holanda. Na época ela tinha como função servir de ringue de patinação, e possuía ainda fontes e coretos. Reformada por João Pessoa, passou a contar com um elegante salão de chá, que até hoje a adorna, ganhando, graças à isto, o apelido de Pavilhão do Chá.

 

Um dos ícones arquitetônicos do centro de João Pessoa, o Paraíba Palace Hotel, pintado num amarelo marcante, foi um dos pontos nobres da cidade. Hoje ele desempenha funções menos aristocráticas, mesmo assim é impossível passar pelo centro sem perceber sua arrojante arquitetura em estilo art-noveau. Mas quem quiser caminhar pelas ruas centrais, vai gostar mais do trecho que circunda o Parque Solon de Lucena. Este parque é uma das áreas mais bonitas da cidade. Em sua parte central há uma lagoa natural, cercada por árvores e jardins. Todo o projeto é de autoria do paisagista Burle Marx, e por ali ainda podem ser apreciados exemplares de árvores remanescentes da Mata Atlântica, assim com diversas palmeiras imperiais.

 

Nascida às margens do rio Sanhauá, João Pessoa foi crescendo até atingir o litoral. Entre estes dois extremos estão largas avenidas, pólos comerciais, elegantes prédios residenciais, grandes supermercados, locadoras de automóveis. Foi por aqui que encontramos a melhor churrascaria do nordeste, O Gauchão, que está a altura de qualquer uma das grandes churrascarias do sul do país. Mas se seu paladar prefere outros pratos, não se preocupe, pois as opções são várias. Turistas vão encontrar, principalmente na região próxima ao famoso Hotel Tambaú, dezenas de restaurantes servindo desde pratos típicos, pizzarias, fast-food até cozinha internacional.

 

Não deixe de tirar uma manhã para conhecer a Fortaleza de Santa Catarina, situada em Cabedelo, litoral norte de João Pessoa. Fundada em 1589, logo após o tratado de paz celebrado entre portugueses e indígenas, ela tinha como objetivo principal defender a colônia contra ataques de franceses e holandeses. Mais tarde, durante o império, ela também desempenhou a função de prisão de inimigos políticos e até de execução de escravos revoltosos. A partir de 1974 começou a receber reformas, e hoje é uma visita interessantíssima. Em meio aos seus antigos canhões, turistas são recebidos por guias especializados, e podem aprender muita coisa sobre a história da Paraíba e sua colonização inicial.

 

O ponto de destaque do centro histórico de João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco, um conjunto arquitetônico barroco construído no século XVII, constituído pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. No convento está instalado o Museu de Cultura Popular, com peças religiosas belíssimas. Destacam-se os altares, revestidos de ouro, e o teto, onde um painel com 40 m de extensão retrata momentos da vida de São Francisco, com inserções de figuras locais da época.

 

Merecem destaque dois passeios imperdíveis: Picãozinho, coral de recifes onde se caminha pela água, entre os peixes, e Areia Vermelha, banco de areia que forma uma espécie de ilha. Os dois ficam a cerca de 1 km da costa e são atingidos somente quando a maré está baixa. Diversas embarcações levam os turistas até estes dois locais, onde se permanece durante algumas horas, até a maré começar a subir novamente. Em Areia Vermelha pode-se nadar, alugar óculos de mergulho para ver os peixes e corais, ou simplesmente tomar sol cercado pelo oceano. Lá são montados quiosques, oferecendo bebidas e quitutes. Durante os meses de verão, o lugar fica repleto de barcos, veleiros e jet-skis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4º ESTADO: ALAGOAS

 

Duas serão as paradas no estado de Alagoas: a cidade de Maragogi e a capital, Maceió.

 

"No meio do caminho entre Maceió e Recife fica Maragogi. Fincada no coração da Costa dos Corais, a vila chama a atenção pelo belo conjunto que reúne mar cristalino, areias finas, coqueirais e recifes, sem contar a excelente infra-estrutura de hospedagem. Além dos elementos paradisíacos, a paisagem é incrementada ainda pelas Galés, as enormes piscinas naturais a seis quilômetros da costa, repletas de peixes e acessíveis por catamarãs e lanchas que partem da praia central. Os atrativos de Maragogi, entretanto, não se resumem aos aquários naturais. Os cenários, tanto ao Norte quanto ao Sul, são encantadores e praticamente desertos. Na direção de Pernambuco, as praias de Burgalhau, Barra Grande e Ponta do Mangue, com suas águas azul-esverdeadas, ganham ainda a rusticidade das vilas de pescadores, com casinhas simples e jangadas coloridas cruzando o mar."

 

271483605-G.jpg

 

328559726-G.jpg

 

826252898-G.jpg

 

Já em Maceió o turista encontra história, cultura e muito lazer, fazendo da capital de Alagoas uma cidade repleta de programas dia e noite. Nas praias, as formações de recifes formam piscinas naturais de águas cristalinas tomadas por peixinhos, como as de Pajuçara e de Paripueira. E tem ainda a lagoa de Mundaú que, desbravada a bordo de saveiros, descortina as atividades das populações ribeirinhas e toda a riqueza da flora e da fauna da região. Já os bairros históricos, como o Jaraguá, abrigam importantes espaços culturais e vida noturna agitada. Nos arredores da capital, os cenários selvagens e desertos da Costa dos Corais incentivam a esticar o tour pelo litoral Norte, incluindo a animada Maragogi. Ao Sul, imperdível é apreciar o encontro do Rio São Francisco com o mar, seguido por uma visita à pitoresca cidade de Penedo.

 

O que fazer em Maceió?

- Piscinas naturais de Pajuçara - O passeio às piscinas de Pajuçara é feito através de rústicas jangadas, que levam dez minutos para atravessar os dois quilômetros entre a praia e os recifes. Formados apenas na maré baixa, os aquários naturais impressionam pelas águas claras repletas de peixes coloridos e pela estrutura das jangadas-restaurantes, que oferecem lagostas, camarões, peixes e caipirinhas de frutas típicas.

152915090-G.jpg

- Praia do Gunga - O extenso pontal de areia branca coberto por uma seqüência de coqueiros faz da praia do Gunga um dos cartões-postais de Maceió, embora pertença ao município vizinho de Barra de São Miguel, a 39 quilômetros da capital. Além da paisagem perfeita, oferece piscinas naturais, estrutura de lazer – aluguel de equipamentos náuticos - bares e restaurantes.

- Mercado do artesanato

- Tour histórico pelo centro

- Piscinas naturais de Paripueira

- Passeio pela Lagoa Mundaú

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...