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fabitasca

Patagônia argentina e chilena (Floripa–Ushuaia) – 30dias- indo pela Carreteira Austral e voltando pelo litoral)

Posts Recomendados

Dia 21:  Puerto Natales à Ushuaia (769km)

Dia de viagem.. aproximadamente 10h na estrada. Irrá partiu Tierra del Fuego!

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E já sentindo o vento do fim do mundo.. 

Íamos passar pelo Estreito de Magalhães, que neste ano completa 500 anos de descoberta da travessia (da qual só 18 dos 250 tripulantes sobreviveram!): 

" Magalhães estava convencido de que existia um canal que conectava o mar do Norte (Atlântico) com o mar do Sul (o Pacífico). Assim, ao chegar à costa americana, começou a descer e descer em busca dessa conexão. Não foi fácil, e antes de conseguir eles entraram em dezenas de lugares errados, como o rio da Prata. Por fim, em 21 de outubro de 1520 avistaram um novo canal e começaram a navegar suas profundas águas entre tormentas glaciais e fiordes. Era o estreito de Magalhães. Também se atribui a ele haver posto o nome que levaria a "Terra do Fogo", que estava ao sul do estreito, pelos numerosas fogueiras que os indígenas acendiam."

Se tem vento forte, o Estreito pode ser fechado.. e não passa de jeito nenhum. Em 2015, quando fomos a primeira vez, passamos tranquilo. Nesta vez passamos tranquilo também (spoiler: Na volta esperamos 8hs dentro para passar). A passagem da balsa pode ser paga em pesos argentinos ou chilenos (CLP 16.400).

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Depois de 155km (quase 2 hs) chegamos na fronteira San Sebastian:

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Compramos um íma comemorativo numa loja turística logo após passar a fronteira (o marido geógrafo pira!).

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E tem mais 298 km (quase 4hs) até Ushuaia. O caminho é bonito e , de carro, já é possível visitar alguns pontos turísticos (Lago Escondido, Paso Garibaldi)

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Chegamos em Ushuaia às 19hs, nublado, e ainda claro:

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Dia 22: Ushuaia

Apenas conhecendo o Centro, passando nas lojas.. sem mtas ftos. Grafite em alusão ao presídio do fim do mundo:

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Decoração das portas do banheiro do Mercado Del Jardin:1282138728_Untitledcollage(1).thumb.jpg.7b79248bfb1e623745d282fc4b00f961.jpg

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Dia 23: Ushuaia - Laguna Esmeralda

O início da trilha da Laguna Esmeralda fica a uns 12km saindo da cidade.. está indicado no arquivo do primeiro post.

Fizemos esta trilha em 2015.. e lembro que foi super tranquilo se localizar no caminho. Mas nesta vez nos perdemos logo no início da trilha, aí ouvimos vozes de outros turistas e voltamos para a trilha. A trilha está demarcada com sinais nas árvores.. e eu tinha a trilha demarcada em kmz no celular também.. Mas ainda sim, estava difícil fazer a trilha. Havia chovido no dia anterior e em campos abertas não sabíamos onde passar, estava muito encharcado. Quando passava algum guia com grupo íamos seguindo, mas quando nos afastávamos tínhamos que ir descobrindo.

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Indicação da trilha com madeira amarela no chão:

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Na trilha é possível observar o impacto causados pelos castores na floresta. "Em 1946, foram importados 25 casais de castores para serem criados no sul da Patagônia. Os castores, além de se adaptarem muito bem ao seu novo habitat, puderam reinar em absoluto, pois não há predadores (ursos) que possam manter o equilíbrio de forças. Estes roedores estão devastando as florestas nativas da região patagônica argentina e chilena. Eles roem os troncos das árvores até caírem. Com as toras e os galhos levados até os rios, misturam terra formando represas, impedido o fluxo das águas. O que está no caminho abaixo desses diques sofrem com a seca. Ou seja, modificam a paisagem natural, destroem florestas inteiras e espantam os animais nativos de seus habitats! A força de suas presas é tão grande, que são capazes de roer um tronco de árvore em apenas uma hora! E vão prosseguindo em um ritmo frenético criando clareiras de até 50 metros de diâmetro."

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Depois de 2hs de caminhada, chega-se à maravilhosa Laguna Esmeralda.

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Dêem uma olhada na sujeirada do tênis.. Por isso recomendo uma bota impermeável:

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Resumo da trilha:

Como é uma trilha curta, comparada às das outras cidades, deu tempo para voltar pro Centro para continuar passeando e jantar um king crab:

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Dia 24: Ushuaia (Passeio ao Canal do Beagle + Parque Nacional Terra do Fogo)

Hoje fizemos o passeio ao canal do Beagle, que é estreito na fronteira entre Argentina e Chile, que une o extremo sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Há várias empresas oferecendo o passeio no porto, os preços são semelhantes entre todas. Contratamos com a empresa Chê ($190 dólares por casal + ARS10 de taxa de embarque) - e foi uma grata surpresa. Embarcação para poucas pessoas, passeio super estilizado, guia super atencioso. O passeio é praticamente o mesmo que todas as empresas oferecem: ilha dos lobos, farol les eclaireurs (tb chamado de farol de fim do mundo, apesar de não sê-lo), ilha dos pássaros, trekking em uma ilha (cada empresa tem direito a explorar uma parte da ilha).

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obs: Durante todo passeio tem cerveja livre na lancha, além de chá, água e chocolate quente.IMG_20200217_103401511_HDR.thumb.jpg.58ab07713c6b8fea5e262fa78dded787.jpg

A surpresa do passeio foi a companhia de uma baleia. O guia foi super paciente e ficou esperando a baleia voltar dos mergulhos para que pudéssemos gravar e bater fotos. 

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Na volta, lanchinho dentro da embarcação:

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O passeio começou as 10h e terminou perto das 14h. Continuamos para o Parque Nacional Terra do Fogo (AR$6080 por casal). Como estávamos cansados, foi só uma passada mesmo para fazer o check list de principais pontos: Correio do fim do mundo e o Fim da ruta 3:

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Opções sem glúten em Ushuaia (Argentina)

  • Placeres Sin Tacc: Muiiiitas opções!!  https://www.facebook.com/placeres.sintacc
  • Il Punto pizza (opções sem glúten, esquentando dentro da embalagem). Fica dentro do Mercado del Jardin
  • Pepo´s burguer Beer (opções sem glúten, esquentando dentro da embalagem). Fica dentro do Mercado del Jardin
  • Sorveteria Freddo: opções sem glúten (embalagens fechadas)
  • Marco polo Freelife (Ushuaia)

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22 horas atrás, fabitasca disse:

Dia 13- El Chalten  -Sendero Al Fitz Roy - ~20km (8hs só de caminhada).

O início da trilha começa no final da Avenida San Martín, após uma área para estacionar veículos. Começamos a trilha meio tarde (9hs), acabamos saindo um pouco tarde e também nos perdendo um pouco da entrada porque ninguém olhou no mapa.

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O percurso tem 20km e demora cerca de 8hs (hahahahaha rindo de nervoso) e, para mim, teve dificuldade alta (por causa da parte final).

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O trajeto pode ser divido em 3 etapas: a primeira, mais curta, porém com uma certa elevação; a segunda, bem mais extensa, porém mais plana; e a etapa final, com cerca de 1 km e uma elevação mais intensa.

Início: A vista é bonita, vê-se o vale do rio De las Vueltas.

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Quando chegamos no ponto de encontro, tivemos que optar por prosseguir pela Laguna Capri ou pela trilha que tem um mirante BAITA para o Fitz Roy. A distância entre as 2 trilhas é a mesma. Optamos pra ir pela trilha da direita, deixando a Laguna Capri para a volta  (spoiler: na volta estava tarde e as fotos da laguna ficaram mais escuras. Do mesmo modo, pegamos fotos mais claras com o Fitz Roy de fundo indo pela trilha da direita. Lembrando que começamos a trilha depois das 9hs, se você sair cedo pode ser que isso não interfira).

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Indo pela trilha da direita, chega-se a um mirante panorâmico das montanhas.

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o vidão!

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Para quem não aguenta a caminhada até a Laguna de los três, aqui é um bom ponto final.. tem uma vista linda.. e dá pra voltar pela Laguna Capri. E cá entre nós.. até aqui é uma caminhada de respeito também (sem dificuldade, apenas extensa). 

O caminho continua subindo o riacho Del Salto, durante o percurso tem locais com indicação de água potável.. Enchemos a garrafinha umas 3x durante o percurso. Cerca de 4 horas de trilha (8km), chegamos ao acampamento base Poincenot (um dos locais de acampamento mais populares do Parque Nacional). 

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A partir daí se atravessa o rio Blanco e se chega numa subida íngreme bagarai (1km+-). Tem aproximadamente 400 metros de altitude até a laguna De los Tres, exigindo mais 1 hora.. 1:30h de subida. Nesse percurso aí de subida, muita gente desistindo.. Por outro lado, há muito incentivo de quem tá voltando.. falando que tá quase chegando (ahamm.. me enganaram.. mas ajudou a prosseguir). Tinha muita gente de idade (até uns japas de mais de 60) e alguns gordinhos.. Aí pensei que se esse povo conseguia, eu também conseguia.. E subi - na força da persistência (força do ódio). 

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Parte final da subida:

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A laguna de los Três fica na base do Fitz Roy, que acabamos pegando encoberto pelas nuvens. Visual de tirar o fôlego (ha há)!

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Para mim foi a pior trilha em termos de cansaço.. Foi f**** bagaraio! Eu disse que foi só f**? Foi muiiiito f***! haha Estou acima do peso.. e meu preparo para esta viagem foi academia alguns meses, mas sem frequência rotineira. Tenho joelho operado, então cansou demais, exigiu demais.. principalmente a subida (e descida!) até a laguna de los 3. Cansamos tanto.. que nem quisemos ir até a laguna Sucia. O outro casal que estava conosco não sabia que tinha a laguna Sucia ao lado, se não teriam ido.. Eu confesso que não quis mesmo.. eu estava muito cansada. Não quis nem descer até a beira da laguna de los Tres, pq teria que subir de novo. Me contive na vista ali de cima:

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Difícil de descrever o quão lindo é este lugar! 😍

Na descida foi a minha vez de dizer pros outros que tava quase chegando. A descida judia bastante dos joelhos e também é pesada. Antes da laguna Capri avistamos um huemul, um cervo andino em extinção.

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Como eu já disse, estava mais escuro quando chegamos à laguna Capri.. Ficamos bem pouco tempo, pois tinha muita trilha pela frente ainda:

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Fizemos quase 25km, com quase 10 horas de percurso total. Resumo da trilha:

 

Saindo da trilha tinha mais uns 2km até a pousada.. doía tudo, sola dos pés, joelhos, lombar..  esta trilha foi um desafio!

 

Amando os seus posts!!! Eu fiz uma parte da Patagônia em dezembro/janeiro e foi uma das viagem mais marcantes da minha vida! Acabei de perceber que não passei pelo mirante, nem sabia que era tão lindo!!! Passei pela Laguna Capri e pela Hostería Pilar (que tem uma vista sensacional pro glaciar também). Estou louca pra voltar e queria muito fazer de carro como vocês! 😍❤️  

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Dia 25: Ushuaia  à Puerto San Julian = 1 dia (933km)

Dia de iniciarmos nossa volta (18/02). É bom viajar.. mas também é bom voltar pra casa! 🤩 Saímos cedão de Ushuaia, teríamos 12:30h de estrada se tudo desse certo.  Passamos a 1ª fronteira (Argentina pro Chile) e tinha tanto vento que tínhamos que andar arcados pra frente (Segure bem seus documentos!)

Da fronteira até o Estreito de Magalhães foram mais 2hs..Chegamos lá pelas 11:30h e qué qué qué.. travessia fechada por causa dos ventos. As rajadas chegaram a 114km/h e, para fazer a travessia, tem que estar no máximo a 80km/h, pois pode ser perigoso. 🥵 Das 4 travessias que fiz no Estreito até hoje, essa foi a primeira vez que peguei fechada... não dá pra reclamar  ¯\_(ツ)_/¯ 

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Tem-se 2 opções: 

  1. Ir para Porvenir (132km ~2hs) e fazer a travessia para Punta Arenas, seguindo viagem por lá. Só tem 2 horários, valor mais caro e pode não ser seguro.
  2. Esperar - e foi o que fizemos. Neste caso esperamos por 8 horas. 😴 

Antes da rampa da balsa tem um restaurante (o único) que prepara lanches.. só tem 2 atendentes.. Portanto boa sorte! This is Spaaaarta! Na dúvida leve bastante lanche antes da travessia (ainda mais se você tiver restrições alimentares- como eu). Tem também uma rádio local que passa as informações atualizadas o tempo todo.. então você fica dentro do carro acompanhando.

Também dá pra ir lá no Estreito fazer umas fotinhos pra passar o tempo 😅

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Tem uma espécie de prefeitura da região de Bahia Azul, onde o turista pode usar o banheiro, carregar o celular, ver TV, usar a wi-fi - embora eu não tenha consegudi conectar nenhuma vez. Segue a senha, caso não troquem, para quem ficar preso por lá tb:

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E lá pelas 20:30 conseguimos atravessar em uma balsa bem maior que a da ida:

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Nós de saco cheio, pero aliviados:

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Agora tínhamos outra dúvida.. pois teríamos mais uma fronteira para passar (Chile para Argentina) a 50km. Para nuestra suerte nos informaram que era aberta 24h.

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Dúvida 2: Manter o roteiro? Mantivemos e fomos até Puerto San Julian (chegamos as 5hs da manhã). Mandamos mensagem para a proprietária do hostel explicando e ela deixou a porta aberta para quando chegássemos.

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Dia 26:  Puerto San Julian à Puerto  Madryn = 866 km

Dormimos umas 4hs.. mas foi ótimo pro descanso que estávamos precisando. Seguimos estrada pois teria mais 12hs de estrada.

Paisagens bonitas no percurso (Santa Cruz, Comodoro Rivadavia, Trelew), mas não nos enrolamos muito em nenhuma delas.. para descansar mais tempo hoje.

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Chegamos em Puerto Madryn a noite e saimos pra jantar.. indo no restaurante com melhor custo benefício de lá: Chona (no dia seguinte nem quisemos conhecer outro.. só deu Chooona!)

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Dia 27- Puerto Madryn -Punta Tombo (370km ~3 hs só de ida).

Hoje era dia de ir pra Punta Tombo ver a pinguinera. Poderíamos ter ido no dia anterior e economizado hs de viagem, pois fazia parte do trajeto. Mas seriam muitas horas na estrada.. Preferimos dividir este dia em 2, assim também permitindo conhecer um pouco mais de Puerto MAdryn.

Saímos cedo e fomos para a Reserva Provincial de Punta Tombo, que abriga a maior colônia de reprodução de pingüins de Magalhães (Spheniscus Magellanicus) do mundo. Punta Tombo fica a 370km de Puerto MAdryn, demorando 3 hs para chegar lá. Em algum ponto da estrada tem essa estátua gigante.. não demos muita bola.. mas se vc gosta ou tem criança que goste, fica a dica:

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No início da reserva há um Centro de Interpretação/Museu com a história do local, informações dos pinguins, explicações sobre a fauan local.. etc.. Eu acho muito interessante esta parte também! O Centro é dividido em 2 partes visitáveis:

  1. Estacionamento + Entrada (O ingresso estava custando AR$550 por pessoa)
  2. Uma área central onde fica a confeitaria, com grandes janelas que permite uma vista panorâmica da Baía Janssen, onde Punta Tombo está localizada. Aqui também estão os banheiros, o salão de pingüins de Magalhães, a galeria terrestre e marítima, a galeria de conservação e a administração. Há também o imponente terraço de observação, o pátio da cisterna da Patagônia e o Alto Domo de los Vientos.

No ponto mais alto de Punta Tombo, uma colina localizada a 51 metros acima do nível do mar, foi construído o Domo de los vientos, um lugar que presta homenagem ao vento da Patagônia. Foi construído neste local porque é onde a rajada mais forte de vento da Patagônia foi registrada em Punta Tombo: 180km/h. Sua forma se assemelha à de um salão gigantesco, com assentos de concreto e, no final, uma rosa dos ventos. Deste setor, você pode ver a paisagem em 360º.

Mas por que se homenagear o vento?? O museu traz a explicação - e, desta forma, até o perrengue na travessia do Estreito de Magalhães ficou mais reconfortante:

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Depois é possível seguir em trilhas bem sinalizadas por quase 3 quilômetros de passarelas. É pedido que se mantenha distância de 1,5m, no mínimo, dos pinguins, se eles quiserem atravessar a passarela não interferir, bla bla bla, coisa que acho óbvia e que todo mundo deve respeitar. Deve?? NÃAAAOOO.. Eu quis socar uns vários lá, tinha gente fazendo carinho no pinguim (o pinguim tentou até bicar como resposta), gente com o celular a poucos centímetros da cara dos pinguins.. ai gente, sério.. NÃO SEJAM ESSE TIPO DE TURISTA! Tem alguns guardas fiscalizando.. mas nem sempre dão conta.

Sobre as trilhas, tem pinguins em praticamente todo  o trajeto:

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Ficamos lá cerca de 3 hs.. e depois jantar no melhor restaurante: Chonas!

OBS: Em Puerto MAdryn fizemos câmbio numa imobiliária (Urtasun solucções imobiliárias, o cãmbio estava muito melhor que no cassino).

 

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Sem mais muita coisa nova, apenas estrada!

Dia 28-  Puerto Madryn --> Santa Rosa (775km)

Dia 29- Santa Rosa --> Uruguaiana (1200km)

Entrar no Brasil tem que tomar guaraná:

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Dia 30- Uruguaiana --> Floripa (1083km)

E assim finalizamos 30 dias de viagem ~Demos sorte de ser antes dos bloqueios causados pelo Corona Vírus~ Bastante cansaço, paisagens maravilhosas e lembranças que serão eternas!

VOTAÇÕES DO GRUPO:

Melhor cidade: El chalten (3 votos) , San Martin (1)
Trilha mais cansativa: Fitz Roy
Trilha com vista mais bonita: Fitz Roy
Passeio frustrante: parque nacional fim do mundo (tb fizemos sem vontade)
Cidade decepção: Bariloche 
Surpresa da viagem: El Bolson
Melhor comida: carne Argentina
Passeio q faria novamente: Se tivesse que escolher só 1: trilha Fitz Roy
Melhor hospedagem: Ushuaia (apto gigante! 6 pessoas) 
Hostel com melhor localização: San Martin

Se quiserem alguma indicação específica, só chamar! 😘

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