Ir para conteúdo

Alguém com menos de 3 dias pra viagem falou com a Decolar?


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, eu vi que esse tópico envolve a AirChina então achei melhor postar a minha experiência pois pode ajudar outras pessoas (apesar de não resolver nada haha).

Eu tinha um vôo pela Airchina marcado para Fevereiro, comprado na Viajanet. Em janeiro prevendo essa treta toda pedi o cancelamento dessa passagem e peguei outra pela Turkish Airlines, afim de escapar da china. Detalhe, tanto o pedido de cancelamento quanto a confirmação de que havia sido pedido aconteceram ANTES da MP que dava um ano para as companhias efetuarem o reembolso.

Primeiro a Viajanet me pediu 60 dias de prazo para o reembolso. Claramente nada aconteceu.

Depois eles pediram para aguardar até a fatura de junho, e, caso não aparecesse, para eu enviar as faturas para eles resolverem junto à Airchina. Até agora eles só me enrolam falando que o setor responsável conversou com a Airchina mas ainda não obtiveram resposta.

Neste meio tempo eu tentei os canais mais "agressivos" de atendimento para ver se resolvia o problema, Reclame Aqui e Consumidor.gov. Sabonetaram em ambos.

No Consumidor.gov até invocaram o direito de reembolso dentro de um ano, mesmo o meu pedido sendo efetuado antes.

 

Agora tentei o Procom, e eles sabonetaram mais ainda com um documento jurídico se defendendo, falando que a Viajanet não passa de um Google, que só oferece os resultados dos pacotes aéreos e de viagem mas a responsabilidade mesmo é da Cia Aérea... mas que, por boa vontade, eles atuaram junto da AirChina e confirmaram o pedido de reembolso, mas com prazo de 1 ano, claro. 

 

Ou seja, é uma grande sinuca de bico. A agência vai se defender ao máximo porque ela não tem dinheiro pra bancar o reembolso, e a Airchina deve estar se desviando das agências do lado dela, esperando ter dinheiro pra bancar os reembolsos ou até mesmo vai dar de louca e não vai reembolsar nunca. Afinal, quem vai obrigar ela a cumprir qualquer acordo?

To quase desistindo já e contando que perdi essa bolada :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, skiheid disse:

Eu tinha um vôo pela Airchina marcado para Fevereiro, comprado na Viajanet. Em janeiro prevendo essa treta toda pedi o cancelamento dessa passagem e peguei outra pela Turkish Airlines, afim de escapar da china. Detalhe, tanto o pedido de cancelamento quanto a confirmação de que havia sido pedido aconteceram ANTES da MP que dava um ano para as companhias efetuarem o reembolso.

Infelizmente você está numa situação ainda pior do que os colegas.

Você tem ainda menos direitos do que eles, pois o seu pedido de cancelamento foi antes da MP quando ainda valiam as regras antigas.

E pelas regras antigas, quando o pedido de cancelamento parte do passageiro, valem as regras do momento da compra da passagem, e por estas regras, as passagens promocionais não tem direito nenhum a reembolso, ou então é cobrada a multa de cancelamento, que pode ser metade do valor pago pelas passagens.

No seu caso, se a sua passagem original previa multas ou se nem permitia rembolso, qualquer coisa que você receba alem do que estava nas regras originais da passagem, seriam generosidade da Air China, pois como o pedido de cancelamento partiu de você , antes da MP, o que valem são as regras da passagem original.

Na verdade a única coisa que você estaria em melhor situação do que os colegas, é que por o seu pedido de cancelamento ter sido feito antes da MP, o prazo de reembolso seria o antigo, de no máximo 30 dias, mas isto só se a sua passagem original previa algum tipo de reembolso, e receber o reembolso antes de 1 ano, seria o único direito que você teria, seria isto que você poderia cobrar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 29/07/2020 em 14:05, poiuy disse:

Infelizmente você está numa situação ainda pior do que os colegas.

Você tem ainda menos direitos do que eles, pois o seu pedido de cancelamento foi antes da MP quando ainda valiam as regras antigas.

E pelas regras antigas, quando o pedido de cancelamento parte do passageiro, valem as regras do momento da compra da passagem, e por estas regras, as passagens promocionais não tem direito nenhum a reembolso, ou então é cobrada a multa de cancelamento, que pode ser metade do valor pago pelas passagens.

No seu caso, se a sua passagem original previa multas ou se nem permitia rembolso, qualquer coisa que você receba alem do que estava nas regras originais da passagem, seriam generosidade da Air China, pois como o pedido de cancelamento partiu de você , antes da MP, o que valem são as regras da passagem original.

Na verdade a única coisa que você estaria em melhor situação do que os colegas, é que por o seu pedido de cancelamento ter sido feito antes da MP, o prazo de reembolso seria o antigo, de no máximo 30 dias, mas isto só se a sua passagem original previa algum tipo de reembolso, e receber o reembolso antes de 1 ano, seria o único direito que você teria, seria isto que você poderia cobrar.

 

No caso, a minha compra previa cancelamento com multas, claro. MAS, no momento da solicitação a Viajanet garantiu o reembolso integral, inclusive da taxa dela, devido à adversidade trazida pelo Corona.

Mas até agora, nada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, skiheid disse:

No caso, a minha compra previa cancelamento com multas, claro. MAS, no momento da solicitação a Viajanet garantiu o reembolso integral, inclusive da taxa dela, devido à adversidade trazida pelo Corona.

Mas até agora, nada mesmo.

Pelo que você falou, esta promessa de reembolso integral mesmo sem ter direito a isto, infelizmente foi feita ainda em fevereiro, quando não se tinha noção do tamanho da encrenca que viria e as empresas ainda estavam sendo bem generosas e oferecendo mais benefícios que você tinha direito.

Se algum dia cumprirem a promessa, ótimo! Mas com o tamanho da crise que veio depois de fevereiro, não tenha muita esperança de que esta promessa seja cumprida, é bem possível que eles se mantenham dentro das condições originais da passagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, eu vi que esse tópico envolve a AirChina então achei melhor postar a minha experiência pois pode ajudar outras pessoas (apesar de não resolver nada haha).
Eu tinha um vôo pela Airchina marcado para Fevereiro, comprado na Viajanet. Em janeiro prevendo essa treta toda pedi o cancelamento dessa passagem e peguei outra pela Turkish Airlines, afim de escapar da china. Detalhe, tanto o pedido de cancelamento quanto a confirmação de que havia sido pedido aconteceram ANTES da MP que dava um ano para as companhias efetuarem o reembolso.
Primeiro a Viajanet me pediu 60 dias de prazo para o reembolso. Claramente nada aconteceu.
Depois eles pediram para aguardar até a fatura de junho, e, caso não aparecesse, para eu enviar as faturas para eles resolverem junto à Airchina. Até agora eles só me enrolam falando que o setor responsável conversou com a Airchina mas ainda não obtiveram resposta.
Neste meio tempo eu tentei os canais mais "agressivos" de atendimento para ver se resolvia o problema, Reclame Aqui e Consumidor.gov. Sabonetaram em ambos.
No Consumidor.gov até invocaram o direito de reembolso dentro de um ano, mesmo o meu pedido sendo efetuado antes.
 
Agora tentei o Procom, e eles sabonetaram mais ainda com um documento jurídico se defendendo, falando que a Viajanet não passa de um Google, que só oferece os resultados dos pacotes aéreos e de viagem mas a responsabilidade mesmo é da Cia Aérea... mas que, por boa vontade, eles atuaram junto da AirChina e confirmaram o pedido de reembolso, mas com prazo de 1 ano, claro. 
 
Ou seja, é uma grande sinuca de bico. A agência vai se defender ao máximo porque ela não tem dinheiro pra bancar o reembolso, e a Airchina deve estar se desviando das agências do lado dela, esperando ter dinheiro pra bancar os reembolsos ou até mesmo vai dar de louca e não vai reembolsar nunca. Afinal, quem vai obrigar ela a cumprir qualquer acordo?
To quase desistindo já e contando que perdi essa bolada :(

Eu tbem já estou contanto como 2.300 reais perdidos a não ser que ajuize algo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Citar

España

España ha abierto las fronteras de nuevo a los viajeros procedentes de Portugal, así como al resto de la UE/zona Schengen y al Reino Unido.

España ha reabierto las fronteras a viajeros de la mayoría de los países de la UE; la entrada a viajeros procedentes de otras zonas continúa restringida, excepto para los ciudadanos y residentes en España, y viajeros que acompañen a familiares cercanos.

Desde el 22 de julio, los viajeros que lleguen desde Montenegro y Serbia ya no pueden entrar en España.

Se han abierto las fronteras de nuevo para los viajeros de la UE, la zona Schengen y el Reino Unido.

Los viajeros que lleguen desde las zonas arriba mencionadas ya no tienen que presentar un certificado de residencia ni aislarse a la llegada a España, pero deben rellenar un cuestionario de salud FCS 48 horas antes de su llegada a través de https://www.spth.gob.es/ y presentar el código QR generado a su llegada. Los viajeros también deben someterse a una toma de temperatura y una evaluación médica visual.

Para los viajeros que lleguen de fuera de la UE, solo podrán entrar en España si son de las siguientes categorías:

•Los residentes habituales en la UE, los miembros asociados a la zona Schengen, Andorra, Mónaco, la Ciudad del Vaticano y San Marino. •Los titulares de visados de larga duración emitidos por un estado miembro asociado a la zona Schengen que viajen a dicho país. •Profesionales sanitarios que viajen a España por motivos laborales. •Personal del sector del transporte de mercancías en cumplimiento de sus labores. •Diplomáticos, funcionarios consulares, funcionarios internacionales, militares, miembros de protección civil y de organizaciones humanitarias en cumplimiento de sus labores. •Estudiantes que estudien en algún país de la UE/zona Schengen y tenga el visado o permiso correspondiente, así como seguro médico. Deben entrar en el país 15 días antes del inicio de los estudios. •Trabajadores de alta cualificación tales como participantes en eventos deportivos de alto nivel que se celebren en España. •Personas que viajen por motivos familiares debidamente justificados. •Personas que viajen por motivos humanitarios justificados o de fuerza mayor. •Residentes de Australia, Canadá, Georgia, Japón, Nueva Zelanda, Ruanda, Corea del Sur, Tailandia, Túnez o Uruguay, siempre que viajen directamente desde esos países o solo hagan tránsito internacional en aeropuertos fuera de dichos países.

Los permisos de residencia y visados D caducados entre el 14 de diciembre de 2019 y el 21 de junio de 2020 se considerarán válidos para entrar en el país.

Hay 135.484 casos activos de COVID-19 diagnosticados en España y 28.503 fallecidos desde el 11 ago. 2020
https://www.kayak.es/restricciones-de-viaje#espana

Continua fechada, e pela situação do Brasil, o Brasil vai ser um dos últimos serem permitidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bem pessoal,

a Decolar me enviou um email dizendo em poucas palavras " dane-se você, não é mais problema nosso, sua reserva está cancelada e foi revertida em créditos junto à companhia (Alitalia) ligue lá e se vira".

Bem, liguei na Alitalia, expliquei tudo, o atendente foi bacana e me explicou que em caso de reembolso eu que lute com a Decolar, porque neste caso só com ela. Mas como eu ainda pretendo viajar, ele pesquisou minha data disponível mas ainda não há vôos para a minha data e me pediu para ligar em dezembro para ver se a situação dos vôos melhora e então reservar ou pegar um voucher no valor da compra e válido por 1 ano. Enfim, seguimos na nossa luta por nossa paixão por viajar.

Sorte pra nós :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...