Ir para conteúdo

Perder a inocência sobre motor home e campismo.


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos, a pandemia e o #fiqueemcasa me despertou  pra inconveniência que é ter endereço fixo. A percepção de que o governo pode transformar uma sugestão de ficar em casa para uma ordem, como aconteceu em vários municípios do Brasil e locais no mundo me motivaram a construir meu motorhome.

Perguntas iniciais que fizeram minha cabeça ferver: Espero que me ajudem. 

1) A carteira é categoria C para um motorhome feito em onibus rodoviario?

2) Qual o melhor onibus em relação a peças e manutenção? Volvo B10m, Scania? Vejo alguns lindos por R$ 15000.

3) Vale a pena comprar um titulo do CCB?

4) Atualmente trabalho 70% em home office como analista de sistemas. Dá pra ter internet boa no sudeste e sul com as operadores que temos?

5) Penso em fazer de meu motorhome uma hospedagem em aplicativos como AirBNB. E sim, me aposentar com esse e outros investimentos.

Já tem muita gente vivendo assim?

Abraço em todas as pessoas de bem. 

Att,

Luis Alves

  • Vou acompanhar! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se você pretende ter um motorhome com o intuito de cruzar as fronteiras entre países, fique atento, pois com a quarentena muitas estão fechadas... Agora, se o objetivo for ficar rodando numa região menor, dentro do seu próprio estado, daí creio que seja mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A questão é que independente se neste momento vc já tivesse esta vida tb estaria parado como a grande maioria. Sigo vários influenciadores e pessoas que levam essa vida e tb estão todos parados no momento. O carro não vai te dar tanta mobilidade se estiver acontecendo uma pandemia. Principalmente se for sair do país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 27/04/2020 em 09:25, luisalves2016rj disse:

Amigos, a pandemia e o #fiqueemcasa me despertou  pra inconveniência que é ter endereço fixo. A percepção de que o governo pode transformar uma sugestão de ficar em casa para uma ordem, como aconteceu em vários municípios do Brasil e locais no mundo me motivaram a construir meu motorhome.

Perguntas iniciais que fizeram minha cabeça ferver: Espero que me ajudem. 

1) A carteira é categoria C para um motorhome feito em onibus rodoviario?

2) Qual o melhor onibus em relação a peças e manutenção? Volvo B10m, Scania? Vejo alguns lindos por R$ 15000.

3) Vale a pena comprar um titulo do CCB?

4) Atualmente trabalho 70% em home office como analista de sistemas. Dá pra ter internet boa no sudeste e sul com as operadores que temos?

5) Penso em fazer de meu motorhome uma hospedagem em aplicativos como AirBNB. E sim, me aposentar com esse e outros investimentos.

Já tem muita gente vivendo assim?

Abraço em todas as pessoas de bem. 

Att,

Luis Alves

Acompanho uma galera que viaja geralmente de Kombi ou Van. De ônibus que eu me lembro tem um canal no youtube que se chama "Motorhome o Sonho", o dono do canal além de trabalhar com motorhome, ele construiu o dele em um Ônibus, talvez lá, consiga mais informações!

12 horas atrás, geovanih disse:

Que eu saiba, legalizar um motorhome caseiro é muito dificil (quase impossivel). Não poderia ser diferente, se tratando de brasil

Tem uma resolução de novembro de 2018 "Cotran 743" que facilitou "um pouco a burocracia".

Antes era um valor absurdo que tinha que se pago a uma empresa.. hoje consegue fazer tudo sozinho desde que siga as regras de segurança e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

O tópico já está meio antigo mas tem muita coisa boa, então vou tentar colaborar.

Fiquei em HO 100% no ano passado, e este ano estou 50%. Eu tinha um celular mais antigo, 4g, e usava ele como modem para conectar o note quando estava em locais que não eram minha casa.

Funcionou bem, o 4g já funcionava melhor que o wifi de casa e o da empresa.

Mês passado tive um problema e troquei o celular, o novo continua 4g mas é lançamento, a taxa de transferencia de dados é quase 3x maior, nem da vontade de conctar no wifi.

Aqui em SP a Vivo tem uma excelente cobertura, de Mg pra cima fica sem sinal em alguns locais. Pretendo comprar um amplificador de sinal, achei alguns no wish por 300R$.Minha esposa usa da Tim e lá pra cima tem mais sinal que vivo.

Espero ter colaborado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

discordo da giovana que falou que eh quase impossivel legalizar um motorhome no brasil, andei olhando no youtube tem varias pessoas que fazem e nao parece ser tao burocratico assim. logico que tem que seguir regras....

Quanto a usar o motor home como hospedagem airbnb eh quase impossivel, se ja quando eh fixo nao eh tao facil o que dizer de uma casa movel....  o mais certo eh ir procurando aqui no mochileiros cias  para rachar alguma despesa do motorhome.  Ja eh dificil arrumar parceria para uma viagem comum....  E mentalidade de quem usa aribnb nao eh ficar confinado a um motorhome que tem ate conforto sacrificado... muitos vao procurar uma casa completa... ate pq ta pagando para ter conforto.

com a pandemia e os preços aburdos dos combustiveis ja estou pensando em outra coisa, no lugar de um motorhome melhor um veleiro bem equipado, pois o combustivel sera o vento.... de graça... logico que depende das condicoes meteorologgicas e os ventos, e tem que ter muito tempo e disposicao.... alem de nao pagar pedagios...

Qualquer viagem de carro comum de sp paulo ate buzios nao sai por menos de 350reais entre gasolina e pedagio... Logico que embarcacao tem os custo de estacionamento quando nao esta em uso....  entao o negocio eh nao ficar parado...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 27/04/2020 em 14:25, luisalves2016rj disse:

Amigos, a pandemia e o #fiqueemcasa me despertou  pra inconveniência que é ter endereço fixo. A percepção de que o governo pode transformar uma sugestão de ficar em casa para uma ordem, como aconteceu em vários municípios do Brasil e locais no mundo me motivaram a construir meu motorhome.

Perguntas iniciais que fizeram minha cabeça ferver: Espero que me ajudem. 

1) A carteira é categoria C para um motorhome feito em onibus rodoviario?

2) Qual o melhor onibus em relação a peças e manutenção? Volvo B10m, Scania? Vejo alguns lindos por R$ 15000.

3) Vale a pena comprar um titulo do CCB?

4) Atualmente trabalho 70% em home office como analista de sistemas. Dá pra ter internet boa no sudeste e sul com as operadores que temos?

5) Penso em fazer de meu motorhome uma hospedagem em aplicativos como AirBNB. E sim, me aposentar com esse e outros investimentos.

Já tem muita gente vivendo assim?

Abraço em todas as pessoas de bem. 

Att,

Luis Alves

Luis, infelizmente o Brasil não tem estrutura para isso. Não tem estradas decentes, o que aumenta a manutenção do veículo e consequentemente o problema para encontrar peças de reposição, não possui uma boa capilaridade de locais onde pode despejar os dejetos do motorhome e carregar baterias, caso necessário e a Internet, saindo do sul-sudeste, em muitos lugares é sofrível (só para ter uma idéia, numa das principais artérias que ligam o nordeste ao sudeste, a BR-381, 50Km de Belo Horizonte, não se pega nem celular).

Sua ideia parece boa mas, se colocar em uma planilha o custo do veículo, as modificações, custo de documentação, manutenção, seguro, IPVA, etc etc etc, verá que é mais barato enfiar o laptop na mochila e virar nômade no sudeste asiático ou América Central.

Também já tive "tesão de égua" similar e cheguei a conclusão que não valia a pena. Na Europa, é possível. No Brasil, não vejo como.

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...