Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Entre para seguir isso  
takami

San Blas, Bocas Del Toro, Canal do Panama, Casco Viejo

Posts Recomendados

Fui para o Panamá com objetivo de conhecer San Blas. Essa viagem foi realizada em dezembro de 2019 e foi um total de 9 dias. Também aproveitei para conhecer Porto Belo, Bocas del Toro, Canal de Panamá, Casco Antiguo e  a Cinta costeira.

 

Por meio de 2 onibus coletivos consegui chegar até a última estrada, onde só é permitido a passagem dos índios kuna yala. Os índios controlam tudo na região. A partir daí, tive q aguardar algum deles passar com seus jeeps pra conseguir transporte até o Porto Cartí, onde saem os barcos para as ilhas de San Blas.

 

As ilhas mais próximas do continente, as que não são turísticas, são onde habitam a maior parte das Famílias Kuna Yalas.  (final)

 

Me hospedei na isla aguja. É a mais perta com hospedagem. Do continente até essa ilha foram 25min. As hospedagens são em cabanas. Me custou U$50, incluindo 3 refeições. A energia elétrica é bem precária. É por meio de geradores e placas solares.

 

A ilha é muito bonita, tem o mar cristalino e os inúmeros coqueiros na ilha deixam o cenário paradisíaco.

 

As índias expõem e vendem seus trabalhos artesanais, normalmente são tecidos que são costurados à mão formando desenhos geométricos, ou algumas figuras.

 

Levar máscara e snorkel nas ilhas é imprescindível. Nadar de papete ou protegendo os pés tb é recomendável para não se cortar com os corais ou se furar com os ouriços. Levei uma mochila estanque, que além de proteger as coisas serve como um sinalizador para as embarcações. Para fazer snorkel usando esse tipo de mochila estanque é necessário ter mais um saco estanque dentro pra garantir que tudo ficará protegido, pois devido às marolas elas costumam entrar água dentro.

 

O mês de dezembro ainda é bastante chuvoso, o melhor período para pegar dias ensolarados seria de janeiro a março.


Fiz um passeio para cayo holandeses. É considerado um dos melhores. É bem distante, mas o snorkel foi surpreendente. Vimos alguns tubarões durante o snorkel. O local tb era rica em corais.
Normalmente os passeios duram só a parte da manhã. Depois voltamos pra almoçar na ilha q estamos hospedados.

 

Com uma natureza intocada, poucos lugares no Caribe proporcionam uma experiência tão autêntica quanto San Blas. E é importante saber de tudo isso antes de planejar sua viagem para lá – o destino não é para qualquer um. Quanto mais bonita a ilha, mais isolada ela é e menos estrutura ela tem.


Aproveitei o retorno do passeio para mudar de ilha, no caso foi a vez de conhecer a isla del diablo, cuja a diária incluindo as 3 refeições, almoço, janta e café da manhã, me custou U$50.

Essa ilha tb é muito bonita. Ao lado fica a isla perro chico. Resolvi travessar a nado para esta ilha ja q a distância era curta. É uma ilha bem pequena, mas muito bonita e com belo visual. Tem um pequeno naufrágio em frente da ilha, bem próximo.

 

No dia seguinte, fui fazer um passeio para a isla perro. No final fomos num lugar raso que eles chamam de piscina, que na verdade era um banco de areia no mar do caribe, bastante interessante. Esse passeio me custou U$11

 

Depois do almoço na islã del diablo me mudei para a islã Chichime. O transporte me custou U$5. A diária, incluindo as 3 refeições, almoço, janta e café da manhã, me custou U$35.

 

É uma ilha bastante requisitada pelos veleiros. Tinha uma ilha na frente, onde resolvi travessar a nado para conhece-la. Nesta ilha não havia forma de hospedagens, tinha apenas algumas famílias indígenas. Disseram que não é mais permitido o acampamento em ilhas inóspitas, ou seja, aquelas que não tem infraestrutura de banheiro. Pelo jeito no passado os campistas devem ter deixado muito lixo nessas ilhas inóspitas paradisíacas que culminou com a proibição dos acampamentos.

 

Normalmente durante a madrugada sentia bastante calor e algumas picadas de pernilongo. Por falta de energia elétrica não tem ar condicionado e nem ventilador. Devido aos pernilongos as cabanas ficam fechadas impedindo a ventilação. Por sorte a ilha chichime tem as suas cabanas com mosquiteiro nas camas, o que permitiu dormir com as janelas e portas abertas, deixando o sono bastante agradável.

 

Durante o snorkel fui rodeado por um forte cardume, com muitos peixes. Essas ilhas são uns verdadeiros sonhos, os cenários são incríveis. Tem uma das melhores praias da América Central. Mais de 365 ilhas formam o arquipélago de San Blas, sendo que poucas são habitadas. Há uma série de ilhotas de poucos metros de extensão, do tipo que lembram desenhos de ilhas desertas. Possuem apenas uma faixa de areia branquinha e um punhado de palmeiras no centro. Entre elas, apenas uma imensidão de águas cristalinas em tons de turquesa. Para o trajeto entre uma ilha e outra, há barcos disponíveis.

 

Viajando pelo Panamá fui para Porto Belo, recebi essa recomendação de um panamenho.

O índio com seu jeep transportou do porto para o Hostel e no meu caso para o Terminal de ônibus Allbrook. Não há ônibus direto, então tive que descer no caminho em pegar um coletivo lotado, essa parte foi meio estressante, mas faz parte. Aluguei um caiaque para conhecer algumas praias e fazer snorkel. Qdo cheguei na parte do mar aberto foi muito complicado, pois como o caiaque era grande, era para 3 pessoas, o forte vento mudava a direção do caiaque, era difícil controlar e as marolas também atrapalhavam bastante.

 

Consegui chegar à Praia do Francês. Aproveitei para lanchar e descansar nessa paisagem magnífica. Fiz uns snorkels durante o percurso da volta. Amarrei uma cordinha na perna para o caiaque não sumir.  Depois fui para uma outra Praia que não me recordo o nome, que tb só se chega de barco ou caiaque. 

 

Nos arredores dessa praia tinha alguns corais, apesar da visibilidade não muito boa, consegui me divertir com a variedade da fauna e flora marinha.

 

No dia seguinte resolvi fretar um barco  para conhecer a Praia mais afastada, denominada Playa Blanca. É uma pequena praia, mas bonita e costuma lotar nos fins de semana. Fui fazer um snorkel, gosto de apreciar as belezas do interior marítimo, além de curtir as praias.

 

Meu próximo destino foi Bocas del Toro. Foram 10 horas de viagem e dentro do ônibus com ar condicionado bem gelado. Portanto, não se esqueça de levar as roupas para o frio contigo. Tem que pegar um taxi até o Porto. Cheguei cedo em Bocas del Toro. Logo pela manhã consegui agendar 2 mergulhos de cilindro.

 

Me hospedei no Hostel Spanish, que tinha uma boa infraestrutura. Depois do almoço fui para uma ilha em frente, chamada de canerero. Ela tem uma trilha que circunda a ilha inteira. Atrás da ilha tem umas praias inóspitas, cujo o acesso é só por trilhas ou barco.

 

Depois fui para Bocas del Dragon, onde fica a praia estrela, cujo o acesso é por uma trilha beirando a orla da praia entre os coqueiros. Depois do almoço resolvi fretar um barco por U$80 para conhecer as praias da Ilha Zapatilla. O mar estava bastante agitado. A praia era curta, mas com belo visual. Depois paramos pra eu fazer um snorkel em cayo coral. Foi uma das melhores atrações desse passeio. Nessa parte o mar estava com a fauna e flora riquíssimas. Apesar do céu nublado, a visibilidade dentro da água estava boa.

 

Fomos para uma ilha onde habitavam alguns bixos preguiças. Consegui avistar um de longe. Uma outra parte bastante divertida deste passeio foi ir à bahia dos golfinhos. Era muito legal quando eles apareciam. A vontade que eu tinha era de fazer um snorkel perto deles, mas era proibido, pois poderia espanta-los da área.

 

Meu último dia em Bocas del Toro, resolvi conhecer um outro lugar que considero imperdível. Chama-se islã pajaros. São rochas enormes, com 2 grandes cavidades e que habitavam belos pássaros brancos com suas caudas repartidas. O mar estava bastante agitado nesse dia.

 

Na Cidade do Panamá fui conhecer o famoso canal do panamá. Consegui acompanhar todo o processo da passagem de um navio de carga e um cruzeiro de turistas na eclusa do canal. Esse canal foi construído para a interligação dos oceanos atlântico e pacífico e ajudar na economia mundial. Um enorme navio cargueiro carregado com centenas de containers vindo de Hong Kong estava travessando o canal. O Panamá é um excelente lugar para se investir em tecnologia.

 

Recomendo que para se locomover na Cidade do Panamá faça o cartão para pegar ônibus, pois a linha de metrô bus não aceita dinheiro, apenas passagens por meio do cartão. Este cartão é emitido na hora nas máquinas de recarga do cartão por apenas U$2. As passagens normalmente custam U$0,25, com excessão do ônibus que vai para o aeroporto internacional que me custou U$0,75.

 

Outra parte turística recomendável pra se visitar na cidade do panamá é o Casco Antiguo. Nesta parte foi preservada toda a arquitetura antiga do País, por meio de inúmeras restaurações, tornando um belo atrativo.

 

Um outro lugar interessante é  a cinta costeira, onde ficam concentrados os arranhas-céus com sua arquitetura futurista. Bonito de se ver, as obras faraônicas deixam a Avenida Paulista de S. Paulo no chinelo.

 

O Panamá tem excelentes atrativos, não é caro de se viajar e tem a opção para quem quer fazer boas compras em tecnologia. Gostei muito de ter visitado esse pequeno País, mas com suas belezas naturais encantadoras. Recomendo conhecer seus encantos, a parte caribenha e a sua bela Cidade.

 

 

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teus vídeos ficaram muito bons. Fiz esta viagem em março de 2019. Tu tiveste o mesmo problema que eu, o céu muito nublado em San Blás e Bocas del Toro. Agora, imagine como seria se estivesse o céu azul. O Panamá é um dos países mais chuvosos do mundo e San Blás e Bocas tem uma pluviosidade imensa como um ou o mais chuvoso do mundo. Fora isso, os preços alto no Panamá e o dólar nas alturas agora, uma viagem maravilhosa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  



×
×
  • Criar Novo...