Ir para conteúdo

Caminho de Santiago de Compostela de Bicicleta


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Matsu,

Primeiramente parabéns pelo seu feito.

Estou lendo seus comentários e quase que me tirou todas as dúvidas que eu tinha.

Vou fazer o Caminho em outubro deste ano (daqui a 3 meses), minha programação é iniciar o caminho dia 11/10, na noite anterior vou pernoitar em Roncesvalles. Meu vôo é GRU-Madri, estava inclinado a alugar uma bike lá no (www.bicigrino.com), mas nos ultimos dias tenho me convencido cada vez mais de levar minha própria bike, estou pesquisando opções de mala bike e estou pendendo para o modelo da Curtlo, agora quando li seu relato e verifiquei que vc utilizou este também, até me tranquilizou. Sobre alforges, estou vendo para adquirir os da Deuter (Rack Pack 48L) ou da Topeak (modelo Pannier Dry Bag), e o rack/bagageiro é o Super Tourist DX da Topeak.

Bom, me resta algumas dúvidas ainda, se vc puder contribuir agradeço imensamente!

1- Chegando em Madri, com o mala bike da curtlo, melhor jeito é tomar um vôo doméstico para Pamplona ou seguir de metrô para a estação de trem? Voce tocou direto de madri para Pamplona, ou dormiu uma noite em Madri e seguiu no dia seguinte?

2- Quando vc montou a bike, carregou consigo durante o caminho o mala bike dobrado? vi no site da Curtlo, pesa 3,3 kg dobrado e tem um volumEe considerável....

3- Suas roupas, sapatilha, capacete, etc...levou na bagagem de mão? ou despachou dentro dos alforges? Nesse caso, são 02 alforges, eles não tarifam por ser 2 volumes + o mala bike, totalizando 3 volumes? e tem as ferramentas, lubrificante....pra despachar, ou vc nao levou nada disso?

4- Num primeiro momento, pensei em viajar com uma mala normal de turista, com tudo dentro (inclusive os alforges vazios no fundo da mala), minhas roupas, sapatilha, etc...depois de montar a bike, dobrar o mala bike e colocar dentro dessa mala de viagem, com alguma outra coisa que eu não for usar no caminho, e daí ir numa agencia do correio local e despachar pra mim mesmo em Santiago, chegando lá retirar....foi o que li a respeito, vc fez algo similar ou não?

5- Por ultimo, chegando em Santiago, meu voo é a partir de Madri, similar ao que foi o seu, é tranquilo tomar o trem com a mala bike?

6- Pow, vc fez o caminho em 9 dias?? Encontrei um guia orientativo planificado por etapas, em 12 dias, e achei a primeira metade pesado (tem uma sequencia de 5 dias, que as distancias sugeridas são em torno de 76, 84, 91 km....), em 9 dias tu fez media de quase 90 km por dia, é isso mesmo? to pensando em fazer mais tranquilo, em torno de 12 ou 13 dias.....

Você tem Facebook? me adiciona lá Erlon R. Tomazetti Seg...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Erlon,havia respondido ontem, mas não sei pq não foi postado....bom vou tentar responder de novo....

Vc viu meu outro relato: Dicas para o caminho de santiago.... ? neste mesmo forum.

Sim, minha malabike é da Curtlo...se quiser te vendo a 50%!. Ele é pesado e volumoso. O bagageiro a Topeak é otimo, evite uns modelos (TranzX) que tem os tubos curvos, esses quebram fácil com o peso e vibração. Os fabricantes que vc citou são tops, então nao precisam muitos comentários.

1- Eu comprei passagem na Iberia direto. Saindo de Guarulhos e destino final em Pamplona com conexão em Madrid. Assim, fiz imigração em Madrid e a malabike seguiu direto para Pamplona. Não é fácil carregar a malabike e dois alforges para ir para a rodoviaria ou estaçao de trem....é possivel.

Então nem pesquisei passagem em outra compainha aérea.

2- Não, quando cheguei no aeroporto de Pamplona já tirei a mala bike....joguei tudo dentro do porta-malas do taxi e fomos ao correio, lá despachei a malabike e minha roupa de viagem (havia trocado no aeroporto). Depois fomos a Roncesvalles, lá que montei a bike. Confesso que o taxista foi muito legal e paciente comigo, aliás os taxistas na Espanha são muito educados e porisso são respeitados pelos usuarios e outros motoristas.

3- Sapatilha? Olha, eu recomendo usar bota de montanhismo, com pedal convencional pq tem longos trechos para empurrar a bike, se optar fazer pela mesma rota dos peregrinos (a outra opção é fazer pela estrada (carreteras). Despachei a malabike e um alforge com ferramentas/lubrificante/peças, ou seja tudo que era de metal e proibido de ir como mala de mão; o outro alforge levei como mala de mão a bordo, com itens permitidos.

4- eu não sei se pode postar a mala, por exemplo a minha malabike daria para postar do jeito que estava, mas o agente do correios colocou numa caixa propria deles (tipo o nosso SEDEX). As vezes entendo que eles precisam que sejam na caixa para poder encaixar certinho no containter/caminhão.

5- voltei de onibus pq estava mais perto da rodoviaria, cada onibus transporta até 4 bikes, entao precisa avisar com antecedencia para ver se tem vaga naquele horario/onibus e pagar um taxa (suplemento +/- 8euros). Fiquei em Madrid por mais uma semana, então na rodoviaria mesmo em Madrid montei a bike novamente e fui passear pela cidade de bike. Como eu já conhecia bem Madrid foi muito divertido andar de bike pelo pontos turisticos.

6- sim foram em 9, daria para fazer em 8, pq no ultimo dia parei a 20km de Santiago. Forcei a barra nos dois dias anteriores, subindo a Cruz de Ferro e o Cebreiro no mesmo dia e depois 146km no dia seguinte. Havia dormido mal no Cebreiro, muita umidade, maquina de secar roupa quebrada, e comecei o dia com roupa molhada. Então a parada a 20km em Pedrouza foi merecida. Estava em Astorga na sexta-feira, então vi a possibilidade de chegar em Santiago no Domingo, porisso que fiz essa mundança nos planos.

Obs. vc vai já a segunda quinzena de Outubro, vai estar mais frio, vá previnido.

Olha as dicas!! :

dicas-para-o-caminho-de-santiago-de-compostela-de-bicicleta-t64306.html

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Matsu,

Obrigado pela rápida resposta, seus comentários são valiosos!

Sim, após eu enviar a mensagem abaixo neste tópico, eu encontrei o outro tópico seu (Dicas do Caminho), o qual lendo ele, sanei várias das dúvidas.

Vou complementar seguindo a mesma numeração abaixo.

1- Realmente a sua logistica foi perfeita, escolhendo esse vôo da Ibéria para Pamplona com conexão em Madri, várias vantagens, a conexão é garantida e só pegou a bike em Pamplona. Não terei essa mesma opção, visto que eu já tenho um bilhete em aberto da Alitália, o qual eu iria para Roma em maio e não pude ir, então remarquei ele GRU-Madri, com conexão em Roma, só vou tirar a bike em Madri. Mas é aí que os problemas começam.....o transtorno de ir de onibus ou trem para Pamplona, estou procurando outros relatos, e são bem complicados, teve um caso que iam de trem, mas chegando na estação a RENFE não permitiu o embarque da bike, tiveram que ir para a rodoviaria....ou seja, informações desencontradas, estou pensando num vôo doméstico MADRI-PAMPLONA, mas daí a conexão não é garantida, se meu vôo internacional atrasar, já que tem conexão em Roma (pode acontecer), e no vôo doméstico tem outra negociação no despacho da bike, já que é um "novo" vôo....

2- Ok, entendi.

3- Ok, entendi, sou acostumado a usar sapatilha, inclusive em trechos montanhosos, minha sapatilha é bem confortável, já empurrei minha bike várias vezes morro acima calçando ela, não sou acostumado a usar bota de montanhismo, então nessas horas não vou inventar moda, que pode ser até pior, hehehe, vc só levou um chinelo a mais? nenhum tenis pra usar à noite, etc...? Sei, tenis ocupa volume no alforge...

4- Ok, entendi. Sobre o fato de despachar a mala, realmente via correio acho que não rola, mas encontrei uma empresa que aluga bike e vende outros serviçõs, tais como "transporte de maletas de viaje", vc paga pelo pay-pal, faz o pedido, dizendo onde vc quer que eles recolham sua mala e eles te entregam em Santiago, nesse caso pode ser em Roncesvalles, nesse caso dá pra levar os alforges vazios e tudo o resto dentro dessa mala e despachar no aviao, depois em Roncesvalles, joga tudo que nao vou usar no caminho, e entrego pra eles, retirando em Santiago (custo 30 euros). Gostei dessa opção.

5- Ok, entendi, de onibus. Preciso ver se de trem eles levam a bike ou não. Tambem vou ficar uns dias em Madri antes de embarcar de volta para o BR.

6- Show, vc pegou pesado, altas quilometragem por dia, parabéns, mandou bem!!

Pois é, minha idéia era ir em Setembro (mais calor), mas os preços da minha remarcação ficavam abusivos pra Setembro, já em outubro praticamente não terei diferença tarifária do meu bilhete emitido em maio p/ Roma, vou reitinerar ele pra Madri sem quase nada de diferença.

Sim, outubro é mais frio, estou acostumado a pedalar no frio, moro no oeste de SC, aqui faz muito frio no inverno...vc também foi em outubro né? o que é ruim é chuva, parece que na primavera (abr-mai) chove mais por lá do que no outono...

Vamos nos falando.

Uma última questão: O mala bike vc comprou novo e só utilizou nessa viagem? está em boas condições, sem nenhum rasgo, etc...poderia me enviar algumas fotos dele? segattoerlon@hot

Neste modelo da Curtlo, a roda traseira não precisa ser tirada do local né? ela fica fixa normal....é isso? você deixou o bagageiro montado nela também dentro do mala bike?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1- Erlon, se vc pretende ficar umas noites em Madrid antes de ir pra Pamplona, no Aerporto tem guarda-volume (Consigna) onde vc pode deixar a mala-bike por 6euros mais ou menos o dia. Eu utilizei para deixar os alforges. Assim, vc pode ir nas estaçoes e ver as opões de transporte para Pamplona sem carregar tudo com vc. Chegando em Madrid, compre o bilhete de metro “abono turistico” que é por dia, tem opçoes de dias (até 7) esse bilhete te dá direito a pegar metro/onibus e até o onibus para Toledo (vale a pena visitar), além de não pagar um bilhete extra toda vez q vc voltar para o aeroporto sem limite de uso em todos os casos, mas não esqueça de preencher o numero do passaporte atrás, se um fiscal te pára e o bilhete estiver em branco....multa. Para ir a Pamplona, nos 3 casos (onibus, trem, voo), pergunte se há tarifa extra para o transporte de malabike, as vezes supera o total do valor do onibus por exemplo.

2- O taxi de Pamplona, Correio (taximetro aberto) e Roncesvalles foram 64euros. Não estranhe q no meio do caminho o taxista vai mudando a bandeira, ele não está dando nó, são zonas com tarifas diferentes...rs.

3- Eu fui de bota e levei chinelo apenas. Minha bota era da Timberland prova dagua, nos dias de chuva era unica coisa que deixava seco: meus pés!

4- Sim, vi esse serviço mas eu nao utilizei, todo albergue tem o contato. Principalmente os q estão a pé usam num dia mais pesado ou longo. Assim, só vão com uma mochila daypack.

5- Entao, de trem vc precisa ir de leito (trem convencional)...acho q tem trem de alta velocidade (trem-bala) se tiver pra Pamplona, pela duração da viagem não tem leito, logo não deixam embarcar com bike, pq nao tem espaço para carregar.

6- Fiz na primeira quinzena de outubro, peguei chuva em Estella, Astorga e no Cebreiro, indo pra Muxia tbm peguei chuva. Ficava feliz pq pelo menos meus pés estavam secos e quentes....e tentava esquecer do resto do corpo que estava tremendo de frio!! Tentei usar capa, mas acabei suando...logo estava mais molhado por dentro do que fora da capa.

Usei apenas uma vez a malabike, mas vi que arrastaram a mala ao invés de carregar então tem marca....inevitável quando se despacha qqr coisa no aeroporto. Vou te mandar fotos em PVT. Na ida foi td bonitinho....gancheira removida envolvida em plastico bolha, etc. As duas rodas (fora do local) amarradas no centro da bike e protegendo os raios, etc. De Santiago a Madrid (viagem de onibus), só desmontei a roda dianteira. De Madrid a Guarulhos, removi a roda dianteira , bagageiro e guidon. Foi dado um giro de 180graus no bagageiro e prendi com silvertape. Assim, pelo menos a mala ficava de pé. Abs.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Bom dia , 

Meu amigo, estou saindo dia 13/08, Gostaria de saber como foi o transporte das bikes do Aeroporto de Madrid ate Pamplona, e de Pamplona ate SJPDP, pensei em trem, mas a Rail Europe não me retornou com as perguntas. minha duvida maior são essas, das dificuldades enfrentadas, pois farei o caminho com minha esposa, e estou reservando 18 dias, de Madrid vou para Istambul e gostaria de saber onde poderia deixar as Bikes. Sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Casimiro, se vc ler o tópico (não apenas o relato inicial de Matsu, mas também as perguntas e principalmente as respostas que vieram depois) vai encontrar a resposta para as suas dúvidas. Segundo Matsu: foi de avião até P, taxi até R, pedal até SJPP. E a sugestão de onde guardar a bike foi consigna no aeroporto. Mas há outras dicas então vale a pena ler todas as mensagens do autor. E seguir o link que ele deixou para outro tópico onde escreveu várias de dicas sobre equipamentos, vale a pena também.

Nunca comprei nada da raileurope mas acredito que seja apenas uma intermediária de passagens, acho pouco provável que te respondam sobre bicicleta. Aliás evite comprar da raileurope e pagar taxas extras - compre passagens direto das empresas de cada país, no caso da Espanha é a RENFE.

As regras de transporte de bike no site da RENFE: http://www.renfe.com/GA/viajeros/info/bicicletas.html

Basicamente dá pra levar a bici em todos os trens, mas se tem que desmontar ou não (e usar sacola de bici) depende do trem. Artigo explicando como encontrar os trens da RENFE que aceitam bicicleta sem ter que desmontá-las: https://conalforjas.com/transportar-bicicleta-tren/

Boas pesquisas e boas pedaladas! ::otemo::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...