Ir para conteúdo

MOCHILÃO FERNANDO DE NORONHA - 12/2019


Posts Recomendados

  • Membros

FERNANDO DE NORONHA: 09 /12 de 2019 a 14/12 de 2019.

Comprei as passagens no Black Friday. Essa viagem foi uma loucura porque foi uma viagem que não estava no meu orçamento e foi comprada na loucura e com pouco tempo para me planejar. Parcelei muitas coisas no cartão de crédito e voltei da viagem e continuei pagando a viagens por uns meses. Não achei Noronha isso tudo! Podem me achar louca...haha                   #Sou #Mochileira #Avalio #Tudo!

VOÔ:

O meu voô saiu de Brasilia x Recife no dia 08/12. Fiquei hospedada 1 dia em Recife usei o site: https://www.sisterwave.com achei chatinho a forma de pagamento.

Embarquei no outro dia de Recife x Fernando de Noronha. Encontrei a minha amiga no dia 09/12 no Aeroporto de Recife e pegamos o mesmo voô para Fernando de Noronha. Dividimos os gastos com comida e transporte. No avião escolha sentar na janela, você tem uma boa vista.

Paguei R$ 1.060 de passagem de avião ( BSB x REC) , (REC x FER), ( FER x REC). De Recife segui viagem até o Ceará de lá voltei para BSB e paguei R$ 250,00 de avião.

AO CHEGAR À ILHA: Para entrar na ilha de Fernando de Noronha é necessário pagar 2 taxas.

1- Taxa de Ingresso ao Parque Nacional Marinho (PARNAMAR):O valor é fixado em R$ 111,00para turistas brasileiros e para estrangeiros o valor é o dobro e é válido por 10 dias. Para te ajudar a evitar filas no aeroporto, dê preferência em realizar o pagamento da sua taxa Fernando de Noronha diretamente pela internet no site do Parnanoronha. É pago somente no cartão de crédito. https://tickets.parnanoronha.com.br

2- Taxa de Preservação Ambiental (TPA): Essa taxa é paga de acordo com os dias de estadia na ilha, com valores de R$ 73,52 por dia e R$ 626,37 para o período de 10 dias, de acordo com a tabela oficial. Aceita vários tipos de pagamento.

Tabela da Taxa de Preservação Ambiental Tempo de Permanência (em dias)

Valor da TPA 2020

1

75,93

2

151,86

3

227,79

4

303,72

5

373,59

6

428,26

7

482,93

8

537,60

9

592,27

10

646,95

Quando o avião desembarca você tem que pegar uma vila para pagar as taxas. Quem paga antes às taxas ganha mais tempo. O transfer AEROPORTO/POUSADA (apenas na CHEGADA) é uma cortesia, confirme os dados do voo. Tem que esperar todos os passageiros entrar no veículo e deixar cada um na sua estadia. Caso não queria esperar você pode pagar um táxi em média 35,00.

OBS: NÃO JOGUE fora os COMPROVANTES DE PAGAMENTO das taxas, ao deixar a ilha é necessário mostrar novamente no AEROPORTO.

HOSPEDAGEM:

Fiquei hospedada na Estação Noronha Hostel que fica na Vila do Trinta. O hostel é simples, achei muito boa a localização, sempre bem limpo, a dona é bem prestativa dá muitas dicas sobre tudo na ilha. Lá tem um pé de manga que é uma delicia... rsrs

Reservei por uma noite para ver como era, e caso não gostasse iria procurar outra hospedagem. Pesquisei outros lugares, porém eram bem mais caro,então decidir reservar mais dias no hostel .

 Fiz dessa forma porque reservei um hostel por 7 dias e não era um bom lugar, era bem apertado o quarto, o banheiro e não tinha acesso a cozinha foi uma experiência ruim podia cancelar, mas perderia todo o dinheiro que paguei então tiver que aguentar.

Em Noronha decidir arriscar um pouco mais, apesar do receio de pagar mais caro. A diária me custou R$ 80,00 achei um bom preço. Pagando o valor simbólico de R$ 15,00 consumir água mineral (Cacimba do Padre) durante toda a minha estadia. No hostel você consegue alugar bike e reservar passeios. Perto do Hostel tem o ponto de ônibus

ALIMENTAÇÃO:

Na maioria dos dias cozinhei pra economizar, quando não queria cozinhar devido ao tempo comprei marmitas e dividi com uma amiga. Levei comida na mala. Arroz de 1 kg, Iogurte, suco de polpa, queijo, biscoitos, damasco, castanha do Pará e de caju, ameixa. A mala ficou pesada mais não me arrependo. Deu pra economizar.

Comprei ovos, pão, bacon, verduras, porção de feijão. Próximo ao Hostel tem padaria, um mercado que fica em frente a parada e o outro mercado fica pouco escondido, tem restante do Waldemar vende marmita ao preço de 25,00 também vende porções separadas. Tem a marmita do João.

A água na ilha é cara. A água mineral mais barata é a da Cacimba do Padre, que é tratada aqui mesmo. Mas ela tem um alto teor de sódio, ruim para quem tem pressão alta e tendência a pedra nos rins. Achei a água boa.

Gostei dos sorvetes que fica na praça os valores são a partir de 15,00 as bolas mais vale super a pena é uma delicia. Eu amei...Haha

COMO CIRCULAR NA ILHA:

Para se locomover na ilha ou você vai de ônibus que custa 5,00, ou táxi que tem um preço tabelado que não é barato ou aluga um bugue que custa em média 300,00 a 500,00 a diária, e tem a opção de alugar bike que custa em média 50,00 a 70,00 ou alugar uma moto que sai mais barato em média 200,00, ou pedir carona se tiver sorte consegue.

PRAIAS E PASSEIOS:

image.png.3dc0e4a0d5057732c97c41bc1c3457b1.png

image.png.aee56a7263bc9e71163ee65bb1e1d1dd.png

Para fazer as trilhas de graça você deve chegar com antecedência para consegui nas datas que você deseja. O agendamento é feito diariamente a partir das 15h30 no centro de agendamento do ICMBIO NA VILA DO BOLDRÓ. Para agendar é preciso estar lá no agendamento as 15h30 pra pegar uma senha. E depois retornar às 17h que é quando começam a chamar as senhas que foram entregues anteriormente. Tem umas trilhas que você deve pagar guia.

Tem a trilha da Atalaia que fica na Vila do Trinta, a estrutura é bem precária nos banheiros químicos não tem água, eles alugam snorkel e o colete salva vidas que são obrigatórios. Mais eu levei os meus equipamentos para não alugar.

A praia mais linda que achei é a PRAIA DO SANCHO. Porém o acesso não é fácil, tem que descer uma escada entre as pedras que são apertadas, tem os horários de descer de subir fique atento. Porque você pode ficar esperando por horas para descer ou subir. Tem uns mirantes legais para tirar foto, eles oferecem binóculos para observar o mar e as aves. Tem uma pequena trilha na maioria do caminho tem os decks de madeiras. Tem um chuveiro no final que é ótimo. Banheiros.

IMG_20200128_094543.thumb.jpg.6bf7a957a2aafad492a4400e8784e631.jpg

 

Fiz o passeio de canoa havaiana com a Noronha Vá à PRAIA DO PORTO foi no período da manhã que custou 160,00 gostei muito porque puder ver mais de perto os golfinhos. Pagamos um taxi para nos deixar no local pagamos R$ 28,00. No inicio com as explicações achei que seria difícil, mais depois foi tranquilo, sentei nos últimos bancos da canoa. Leve boné e protetor solar, capinha a prova d’água.

Na volta tem a opção de curtir a PRAIA DO PORTO que dependendo do horário você consegue pegar pequenas piscinas e observar peixes e arraias.

Vi o por do sol e o nascer da lua que fica ao lado do MUSEU DO TUBARÃO. Tem uns monumentos legais para tirar fotos.

FORTINHO DO BOLDRÓ acontece exatamente no meio do MORRO dos DOIS IRMÃOS. Gostei bastante dessa praia..

A PRAIA DA CACIMBA também é legal os Morros dos dois irmãos ficam bem perto da praia.

Gostei bastante de Praia da Conceição, é movimentada, tem chuveiro é fica perto.

Na PRAIA DO CACHORRO não achei boa, tem muitas pedras.

Na PRAIA DA ATALAIA não achei nada de mais. Tem um ponto que você faz snorkel e é obrigatório usar colete, pois não pode pisar nos corais. Dá pra ver várias espécies de peixes e outros bichos.

Na PRAIA DO LEÃO não entrei no mar e nem desci apenas foi contemplação não gostei. Conseguimos carona. Indo a pé é longe.

Gostei da PRAIA DO SUESTE tal tem uma estrutura com chuveiros, lanchonete, e a praia é bem tranquila para banho porque demora pra afundar, pena não ter espaços com sombras. Nessa praia da pra ver tubarões, arraias, tartarugas. Tem banheiros.

Não quis fazer os passeios de barcos achei caro.  Tem a opção de fazer mergulho que custa de 300 a 700,00. As fotos são pagas a parte que custam 35,00 dependendo da forma que você paga.

Tem as lojinhas de lembranças mais achei bem caro, principalmente os bonés que custa em torno de 70,00 pra cima.

O QUE ACHEI DO LUGAR:

A vida marinha, e as paisagens embelezam Fernando de Noronha. Porém achei muito caro pra curtir isso. Claro que as praias são mais limpas, algumas têm estruturas básicas.  Dependendo do horário o sol fica muito quente. Leve água.

Na ilha tem poucos bancos. Leve dinheiro. Algumas coisas ficam mais cara no cartão de crédito. Passei muitas coisas no cartão de débito para evitar ficar sem dinheiro. Leve um dinheiro reserva para se prevenir.

A ilha em si não é grande. Muitos lugares não tem asfalto. E se você anda de ônibus vai andar um pouco na terra. Muitas coisas tem um preço mais alto. Aluguel em Fernando de Noronha não é barato, quem mora em Fernando de Noronha paga bem mais que os turistas. Fernando de Noronha recebe muitos turistas acho que deveria ter uma estrutura bem melhor pelo o preço que pagamos. Os maiores gastos foram com transporte e passeios.

Pegamos um pouco de chuva, mais foi passageira. Visitei uma lojinha de artesanato que fica perto da Praia do Cachorro.

Na Vila do Boldró tem poucos restaurantes e é bem caro o prato em torno de 50,00. Tem um mercadinho mais é sem precário na BR. Na ICMBIO tem uma lanchonete os lanches custam em torno de 10,00 fora a bebida.

 

NOITE EM NORONHA

Segunda-feira: forró no Bar do Cachorro

Terça-feira: música ao vivo (MPB) no Ginga Bar e reggae no Bar do Cachorro

Quarta-feira: forró no Bar do Cachorro

Quinta-feira: reggae na Pizzaria Muzenza e reggae na Praia da Conceição

Sexta-feira: forró no Bar do Cachorro

Sábado: Arena 363 no bar do Cachorro

Fui ao Forró do ar do cachorro não gostei da estrutura achei precária a pista de dança. E entrada custou 30,00. Os nativos tem um jeito diferente de dançar, então vá preparada pra sair toda quebrada e com o pescoço doendo... rsrs

AO SAIR:

Na volta para o aeroporto pagamos um taxi para chegamos perto da hora e custaram 30,00.

Antes de sair, tenha em mãos o papel da TPA paga pra fazer o check-out com a imigração, e caso não queira guardar o ingresso do Parque Nacional, deixe na máquina “papa-cartão” localizada no aeroporto.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...