Ir para conteúdo

15 dias Leste Europeu Casal - 15 mil reais dá??


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal!

 

Então, não vou comprar nada ainda náo! O cenário mundial ainda é muito incerto, fora que nem marquei minhas férias de 2021 ainda. Portanto o projeto é beem embrionário mesmo, até porque não sei se vai caber no orçamento hahaha

Seguindo a orientação de voces, decidi diminuir o roteiro pra 2 países no máximo, pra aproveitar melhor cada um deles.

De fato, orçando passagens pra setembro desse ano (por exemplo), o custo da passagem Brasil x Roma x Brasil é bem inferior a uma passagem pra Croácia. Falta agora pesquisar o custo médio de um voo Low Cost Roma x Dubrovnik. Enfim, ainda há muito o que pensar mas havia pensado em cerca de 4 ou 5 dias em Roma e 4 ou 5 dias fazendo Dubrovnik como base.

Outra coisa: queria evitar ficar 'pulando de galho em galho'. Fica muito ruim fazer Dubrovnik de base na Croacia e pegar tours bate-volta pra Montenegro, Hvar e etc??

Link para o comentário
  • Membros

  

1 hora atrás, filiperocha disse:

Fica muito ruim fazer Dubrovnik de base na Croacia e pegar tours bate-volta pra Montenegro, Hvar e etc??

Bate-volta até Hvar não rola, são 4 horas para ir e 4 horas para voltar.

Com bate-volta a Montenegro eu imagino que você esteja pensando no litoral, na região de Perast, Kotor, Tivat e Budva, fica a mais ou menos 2 horas de carro de Dubrovnik, isto se a imigração na fronteira não estiver muito lenta.

Até dá para visitar de bate-volta, mas você vai precisar de carro alugado, tem poucos horários de ônibus e barco, e quase nunca eles encaixam para ir e voltar no mesmo dia.  

Se você olhar no mapa, vai ver que Dubrovnik é um pedaço separado da Croácia, cercado por todos os lados pela Bósnia e Montenegro,  e como a Croácia quer entrar no espaço Schengen, então eles costumam ser em rígidos na imigração, e na alta temporada é comum você ficar horas na estrada esperando na fila da imigração na fronteira, então pode ser bem mais demorado do que o google maps e gps falarem.

Você alugou carro alguma vez, de preferencia no exterior? Alugar carro tem algumas particularidades que podem fazer ficar inviável para orçamentos apertados.

Primeiro, tem que achar uma locadora que permita você sair do país, algumas locadoras proíbem a ida até Montenegro, ou então cobra um seguro adicional para autorizar a saída do país, e pelo que lembro, precisa de um documento da locadora autorizando a saída do pais, e novamente eles cobram por isto.

Algumas locadoras cobram também antecipado várias taxas, seguros, um tanque cheio de gasolina, etc... E a conta do cartão de crédito vai ficando pesada...

Você precisa ter um cartão de crédito com um limite disponível bem significativo, pois a locadora só irá liberar o carro mediante o bloqueio da caução pela franquia do seguro no limite do seu cartão, a caução é uns 1.200 Euros (R$ 7.500) que ficam bloqueados no seu cartão de crédito.

Se você devolver o carro sem danos, nada alem da locação, taxas e seguros é cobrado e a caução liberada do limite do cartão, mas leve até 30 dias para liberar, se devolver o carro com danos, eles efetivam a cobrança da caução no cartão...

E se não tiver um cartão com limite alto, você pode acabar estourando o limite do cartão antes de conseguir retirar o carro, se você alugar o carro num dia, devolver e alugar outro em outro dia, repete tudo, caução bloqueando limite do cartão por até 30 dias, e você pode acabar ficando com 15 ou 20 mil  reais travados no cartão de crédito.

Tem também a questão do estacionamento, em praticamente nenhuma destas cidades você pode estacionar na rua, você sempre vai ter que estacionar num estacionamento pago e geralmente longe do seu hotel.

Em Dubrovnik eu lembro que paguei o equivalente a 18 euros (R$ 115 na cotação de hoje) para deixar o carro uma noite no estacionamento. Nós chegamos muito tarde em Dubrovnik e a locadora já tinha fechado, tivemos que esperar até o dia seguinte para devolver o carro.

Link para o comentário
  • Membros

@filiperocha Filipe, ano passado eu fiz Berlim, Praga e Budapeste com pouco menos de 13mil em casal em 16 dias. Meu relato com os gastos detalhados está no post abaixo. Claro que no ano passado o Euro estava mais barato mas no geral eu diria ser possível se você não sair muito desse percurso. Croácia fica meio fora de mão.

 

Link para o comentário
  • Membros
3 horas atrás, rafa_con disse:

Filipe, ano passado eu fiz Berlim, Praga e Budapeste com pouco menos de 13mil em casal em 16 dias. Meu relato com os gastos detalhados está no post abaixo. Claro que no ano passado o Euro estava mais barato mas no geral eu diria ser possível se você não sair muito desse percurso. Croácia fica meio fora de mão.

Gostei muito do seu relato, mas achei ele muito! 

Eu só teria uma contribuição para fazer, para você usar nos seus relatos futuros e deixar eles ainda mais perfeitos.

Tente não fazer os relatos usando valores em Reais, colocar valores em Reais não ajuda nada e só confunde as pessoas, pois este valor em Reais só vale para aquela semana exata em que você viajou,  duas semanas depois, estes valores já podem estar completamente diferentes devido a variação do Euro. 

A dica é postar e relatar tudo o que você gastou lá fora em Euros, dólares ou Libras, pois os valores nestas moedas não variam muito, diferente dos valores em Reais que variam muito.

Por exemplo o hotel que você pagou 70 Euros por noite em Berlin em Out/2019, hoje continua a custar os mesmos 70 Euros por noite, mas convertendo os valores para Reais, em Out/2019  70 Euros dava R$ 310, agora convertendo os mesmos 70 euros pela cotação de hoje, daria R$ 420.

Ou seja, uma diferença de R$ 110 por noite na hospedagem só devido a variação cambial, e ai as pessoas ficam olhando o valor em Reais que está no relato, e se iludindo, achando que é possível fazer o mesmo de vários anos atras.

Mas na verdade, a diferença pode até ser bem maior, pois você falou que começou a a pagar em Fev/2019 e pagou tudo antecipado, no momento em que você pagou o hotel de Berlin, o Euro poderia estar bem mais barato que em Outubro, o que distorce ainda mais a conta, e na verdade a diferença com os valores atualizados pode ser muito maior que os R$ 110 do meu exemplo...

Como o Euro e outras moedas do Leste Europeu subiram 35% desde Out/2019, simplificando um pouco a história baseando tudo no valor de Out/2019 e atualizando o seu orçamento para a cotação atual teríamos:

Descontando as passagens aéreas e seguro que você provavelmente pagou em Reais, e mantendo só o que você pagou em moeda estrangeira, teríamos o valor de  R$ 7.568,61

Aplicando a correção de 35% sobre R$ 7.568,61 referente a variação cambial, o valor atualizado seria de R$ 10.217,62

Agora somando novamente o valor do seguro e passagens aéreas, o valor atualizado da sua viagem seria de R$ 15.499,83 e não de R$12.850,82

Ou seja, se você fosse fazer exatamente a mesma viagem hoje, gastando exatamente o mesmo valor em Euros, a sua viagem R$ 2.649,01 mais cara só pela variação cambial.

E olha que a sua viagem foi a 8 meses atras, se alguém for ler o seu relato daqui a 6 ou 12 meses, ou fazer a mesma viagem daqui a 1 ano, esta diferença já pode ser muito maior!

Eu tenho várias planilhas de gastos de viagens passadas guardadas e a título de curiosidade atualizei os valores para a cotação atual do Euro, e uma viagem de 10 dias que fiz em 2017 para a Alemanha e que na época me custou R$ 8.500, hoje iria custar R$ 13.000, só devido a variação cambial.

Por isto é que se recomenda sempre fazer os relatos em Euros, dólares ou Libras, pois ai a pessoa que estiver lendo o seu relato pode fazer a conversão usando a cotação atualizada e ter o valor real que a viagem custaria hoje, e não se basear num valor do passado, que provavelmente nunca mais irá ocorrer...

E pelo mesmo motivo, sempre é bom fazer os orçamentos de viagem para o exterior em euros ou dólares, pois estes valores se mantem constantes, e converter para Reais só o valor final, assim fica mais fácil atualizar o custo da sua viagem para a cotação atual do euro/dólar, sem precisar refazer tudo.

 

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Filipe, blz?
Complementando as respostas do pessoal...

A não ser que Dubrovnik seja fundamental, eu deixaria para uma outra viagem encaixando em um roteiro com Montenegro, Albânia, Itália, Grécia... 

Eu focaria nos países mais baratos como Rep Tcheca, Eslovaquia, Hungria.

Como minha filha tinha 3 meses e era a primeira viagem, Eu utilizei Áustria como ponto de chegada e partida (com escala em Lisboa voando TAP) pro Brasil, pois era o voo mais barato e curto disponível na época (Maio/2019).

Mas é um pais bem caro. No seu caso e eu riscaria das opções

Como já comentaram uma parte considerável do seu orçamento vai ficar na parte aérea.

Você pode fazer os deslocamentos de ônibus/trem pegando viagens noturnas, assim já economiza com estadia.
Nem sempre vale só pelo $, mas pra ganhar tempo de deslocamento. Muitas vezes não será uma noite confortavel, então pese isso quanto ao perfil de voces.
 

Como mencionei foi a primeira viagem com minha filha, e por isso aluguei um carro (diesel) em Viena na Sixt. E no final o custo valeu a pena, principalmente pela flexibilidade de horario.

O custo total do aluguel foi ~450 Euros para 17 dias.

Espero ter ajudado.

Abraço!
Marcelo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...