Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Muito bom o relato e as dúvidas levantadas são as minhas, praticamente.

 

Tinha dúvidas sobre Punta Arenas, mas agora sei que posso ficar tranquilo em cortar do roteiro já que Ushuaia supre os pinguins da área.

 

Agora sobre Puerto Natales e TdP...

Vou fazer o caminho inverso, então, estarei vindo de El Calafate para TdP e PN. Minha dúvida é sobre o que escolher: ficar em refúgio em TdP levando todo o peso pra lá e ir para Puerto Natales pernoitar (descansar um dia dos trekkings, talvez) pra pegar o avião até Ushuaia no dia seguinte OU fazer Puerto Natales de base deixando o peso lá e levar só a mochila ataque para o refúgio.

 

Vou ter que ir para Puerto Natales mais cedo ou mais tarde pegar o avião apra Ushuaia (decidido já isso, nada de ônibus), então não sei se ir direto é melhor ou apenas no final da viagem. Vc tem alguma opinião sobre o que devo fazer? Quem souber pode ajudar também com idéias.

 

Fala André, blz?

 

Cara, não posso falar sobre pinguins em Ushuaia pois não visitei, mas pelo que leio, a quantidade de pinguins em Ushuaia é beeem menor comparada com a Isla Magdalena em Punta Arenas... mas se o tempo for curto e o desejo é apenas ver alguns pinguins, pode cortar Punta Arenas do roteiro sim!

 

Agora quanto a TDP, não entendi bem suas dúvidas para ser sincero! Pernoite em Puerto Natales só serve se você for fazer um passeio de 1 dia a Torres del Paine! Ir e voltar todo dia para Puerto Natales não rola já que são quase 3h de viagem, sem contar que você teria que pagar a entrada ao PN todo dia!

 

Além disso, nem sei se Puerto Natales tem aeroporto! E se tiver, não sei se existe voo para Ushuaia! Talvez tenha voo de Ushuaia para Punta Arenas e certeza que há voo de Ushuaia para El Calafate!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Oi Pessoal !!!!!! ::otemo::

 

To ansiosa pelo fim do relato ::mmm: ...ta muito bom! ::otemo::

Zé vc acha que 3 dias em Ushuaia é muito ?

Eu começo por Punta arenas e depois Ushuaia , El Calafate , El Chalten e TDP . tu em 15 dias .

Vc acha que dá tempo para fazer tudo ?

 

abraços a todos

 

3 dias em Ushuaia eu acho o ideal para um roteiro como o seu. Dá para 1 dia fazer o PN Tierra del Fuego, 1 dia para o Canal de Beagle + Glaciar Martial e 1 dia para Lagos Fagnano e Escondido.

 

Acho que dá tempo sim em 15 dias! Comparando comigo, eu fiz um roteiro de 18 dias mais ou menos e foi bem tranquilo! Claro que quanto mais tempo melhor, mas dá pra conhecer bastante coisa em 15 dias por lá...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Zé!

Puerto Natales é somento a título de parada, pernoite e deixar a mala ou tem algo para fazer? Deixa-se a mala no albergue e segue para TDP só com mochila? É tranquilo fazer isso?

Obrigada pelas dicas!!

bjks,

Juli.

 

Puerto Natales é uma cidade base para quem vai para Torres del Paine. Se você quiser, pode passear pela orla da cidade beirando o Pacífico e visitar o Porto. Além disso, a cidade é famosa também pelo Milodón que é um bicho preguiça pré-histórico e na cidade existem excursões para visitar a Cueva del Milodón! Outra excursão famosa é a visita aos Glaciares Serrano e Balmaceda!

 

Quanto a ir a TDP, depende do seu estilo! Existe excursão de 1 dia para TDP saindo de Puerto Natales na qual você deixa suas coisas no hostel e sai cedo e volta de noite! Agora, se você quer fazer trekking em TDP, terá que levar suas coisas para lá. O hostel que fiquei em Puerto Natales permitia deixar bagagens nele enquanto estivesse em TDP mas eu só deixei algumas coisas lá que sabia que não usaria em TDP mas no geral levei quase tudo para TDP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

valew pelas dicas..... o TDP completo q me referi era o W mesmo..... Fiz umas alterações no roteiro... ve se melhoraram...

 

25 - sao paulo - buenos aires

26 - buenos aires - el calafete (onde quero comprar minhas roupas)

27 - el calafate (perito moreno)

28 - el calafate -TDP

1 - TDP

2 - TDP

3 - TDP

4 - TDP -puerto natales

5 - puerto natales

6 - puerto natales - punta arenas

7- punta arenas

8 - punta arenas - ushuaia

9 - ushuaia

10 - ushuaia

11 - ushuaia

12 - ushuaia - buenos aires

13 - buenos aires - sao paulo

 

acho q deu umas melhorada no roteiro né? tem alguma sugestão...

a viagem de punta arenas ao ushuaia é a mais longa... talvez eu possa alugar um carro pra fazer este trecho... visto q vou com minha esposa e pode compensar, pelo preço das 2 passagens... bom, acho q é isso... agradeço e vamos nos falando por aqui...

abraço

 

 

 

minhas perguntas sao:

 

Ja que eu fui em TDP no começo, devo pernoitar em puerto natales?

 

Compensa alugar um carro em algum momento da viagem?

 

O que acham do meu roteiro?

 

1) Considerando que você voltará para Puerto Natales no último ônibus do dia, acho que sim! Você deve chegar em Puerto Natales por volta das 22h e você estará cansado de caminhar durante 5 dias em TDP... acho que é melhor dormir esse dia em Pto Natales e no outro dia de manhã pegar o ônibus pra Pta Arenas.

 

2) Não sei... depende muito do seu estilo de viagem. Eu não aluguei carro em nenhum momento e acho que no máximo poderia ser útil em Ushuaia.

 

3) Achei que seu roteiro está bom com exceção de Ushuaia... não sei se você já foi para El Calafate antes, mas se não, acho que valeria a pena tirar 1 ou 2 dias de Ushuaia para conhecer o Perito Moreno. Além disso, se "facer o TDP completo" significa o circuito completo, talvez 5 dias seja pouco... talvez 6/7 dias seja melhor, mas não posso opinar pois eu fiz o Circuito W

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Galego,

 

- Existe algum motivo para você passar 1 dia completo em Puerto Natales (no caso, o dia 5)?? Se não, eu jogaria esse dia para El Calafate...

 

- Caso você fique 1 dia em Punta Arenas apenas por causa da Isla Magdalena, tenta entrar em contato com a Comapa para confirmar se haverá saída no dia que você estará lá... de repente você poderia até ir no mesmo dia que você chegou na cidade e assim também eliminar 1 dia em Punta Arenas!

 

- Caso não role Punta Arenas, acho que valeria a pena pegar esses dias para conhecer El Chaltén...

 

- Quanto a alugar carro para o trecho Punta Arenas - Ushuaia, o problema é que são países diferentes, portanto imagino que você terá que pagar uma taxa alta por atravessar a fronteira com o carro e pior ainda, devolver o carro em outro país... acho que não valerá a pena!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Zé !

 

Valeu pela resposta ::otemo:: .

 

A principio eu pensei começar a viagem nessa sequencia; Punta Arenas , Ushuaia , El calafate , El chalten , Torres del peine e Punta Arenas...

Si eu deixar TDP para o fim , eu vou estar cansada ::ahhhh:: .

Seria melhor fazer TDP no começo ? O que vc acha ?

 

O problema é si eu deixar Ushuaia para o Final, eu vou voltar de onibus de Ushuaia para Punta Arenas no mesmo dia do voo e eu tenho medo de algum imprevisto.

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Zé !

 

Valeu pela resposta ::otemo:: .

 

A principio eu pensei começar a viagem nessa sequencia; Punta Arenas , Ushuaia , El calafate , El chalten , Torres del peine e Punta Arenas...

Si eu deixar TDP para o fim , eu vou estar cansada ::ahhhh:: .

Seria melhor fazer TDP no começo ? O que vc acha ?

 

O problema é si eu deixar Ushuaia para o Final, eu vou voltar de onibus de Ushuaia para Punta Arenas no mesmo dia do voo e eu tenho medo de algum imprevisto.

 

bjs

 

Olha, complicado responder isso! Acho que o melhor seria não fazer TDP seguido de El Chaltén... eu fiquei 3 dias em El Calafate entre TDP e El Chaltén para dar uma descansada nas trilhas (apesar de que fiz o Big Ice que tb é puxado)

 

Mas quanto a deixar TDP pro final, na minha opinião não muda muito... se você for ver lados negativos, pode ser ruim tb fazer TDP no começo pois depois você ficará cansada pro resto da sua viagem que mal começou...

 

E quanto a pegar ônibus de Ushuaia para Punta Arenas no mesmo dia do voo, não faça isso!!! É uma viagem longa e cheia de imprevistos! A chance de acontecer algum problema sempre existe e um estresse será alto independente de eventuais problemas na viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá

Sei que esse não é o lugar certo para essa pergunta, mas talvez possam me ajudar...

Vou agora em mneados de outubro e quero muito fazer o W. Acontece que tenho pés muito difíceis, super "frescos". Até hoje nunca me adaptei com nenhuma bota, já tentei Salomon, La Fuma, e todas as nacionais... Costumo fazer muita trilha e uso sempre tenis comum - nem os com Goretex consigo usar.

Será que consigo fazer o W de tênis???

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí José beleza?

 

Seu relato foi um dos melhores do mochileiros, bem detalhado e com fotos sensacionais! O mais legal foi ver em detalhes as avaliações dos refúgios e áreas de camping! De antemão eu vou ficar nos campings Paine Grande, Italiano e Las Torres e terei que cumprir o W em 4 dias senão não poderei conhecer Punta Arenas de forma satisfatória.

 

Eu estarei saindo pra minha viagem de 30 dias agora dia 29 de janeiro! Criei um blog com informações de tudo e todos os lugares que visitarei. Estarei atualizando conforme eu vá conhecendo cada lugar, mas já coloquei alguns posts com informações do meu roteiro e o que irei visitar no meu blog de viagem. Quem tiver interesse é só acompanhar: http://face2thewind.blogspot.com

 

Parabéns cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá

Sei que esse não é o lugar certo para essa pergunta, mas talvez possam me ajudar...

Vou agora em mneados de outubro e quero muito fazer o W. Acontece que tenho pés muito difíceis, super "frescos". Até hoje nunca me adaptei com nenhuma bota, já tentei Salomon, La Fuma, e todas as nacionais... Costumo fazer muita trilha e uso sempre tenis comum - nem os com Goretex consigo usar.

Será que consigo fazer o W de tênis???

Obrigada

 

Então, eu nunca tinha usado botas na minha vida antes dessa viagem e me dei super bem com elas... fiquei amaciando as botas durante 1 mês antes de ir e não tive qualquer problema!

 

Agora, se você já tentou diversas vezes usar bota e nunca conseguiu, acho que o jeito é ir de tênis mesmo apesar de eu achar isso ruim por alguns motivos:

 

  • Existem vários trechos que são somente de pedras! A bota tem um solado bem mais resistente que faz com que a sola do seu pé praticamente não sinta que está pisando em pedras! Não sei se existem tênis com solado forte, mas todos os tênis que tenho ao pisar em pedregulhos parece que estou descalço...
  • Usar calçado que não seja impermeável será um problema pois você colocará o pé na água diversas vezes ao longo da trilha! E andar com o pé molhado te deixará com sensação de frio bem maior, sem contar que a chance de machucar o pé com bolhas aumenta absurdamente!
  • Além disso, tem a questão do cano alto da bota te dá mais segurança contra torções e o solado ser feito com grip que te dá maior aderência nas trilhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...