Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala Sarlo, blz?

 

Vou tentar dar dicas gerais nesse seu roteiro:

 

  • Não sei se rola reservar o passeio Big Ice por mail sem fazer o pagamento... eu sei que a maioria dos hostels e hotéis reservam o passeio sem vc precisar ir na Hielo y Aventura, mas não sei se eles aceitam fazer a reserva pra vc pagar só quando chegar no dia anterior... tenta verificar isso direitinho com o lugar onde vc ficará hospedado ou então diretamente com a Hielo y Aventura. Ou pelo menos tente se informar com o lugar onde vc ficará para saber se vc pode reservar o passeio para o próximo dia quando chegar no lugar às 22h...
     
  • Sobre pegar o ônibus para El Chaltén no mesmo dia da navegação, eu acho arriscado... eu não lembro exatamente o horário que chegamos em El Calafate na volta, mas acredito que foi em torno das 18h... mas sempre pode acontecer algum imprevisto pois apesar da pequena distância que o transfer percorre entre Punta Bandera e o centro de El Calafate, o transfer para em vários lugares para deixar o pessoal (inclusive lugares um pouco mais afastados do centro), o que faz a viagem demorar mais... enfim, acho até que daria tempo, mas eu acho arriscado...
     
  • Quanto ao trekking no Glaciar Torres, eu acho desnecessário se vc já fez o Big Ice... apesar de ter a tirolesa e a escalada, o principal que é caminhar no gelo é a mesma coisa... eu escolheria apenas 1 dos trekkings (Perito Moreno, Glaciar Torre ou Viedma)
     
  • A trilha da Laguna de los 3 leva pelo menos umas 8h ida e volta... dá tempo para pegar o ônibus para El Calafate no fim do dia mas nesse caso vc terá que levantar cedo e já começar a trilha para não ter problemas...
     
  • A viagem entre El Calafate e TDP leva entre 5 a 6 horas... mas pode variar ainda mais dependendo dos trâmites de fronteira (principalmente a ida para TDP já que o Chile é mais "chato" no controle da fronteira)
     
  • Opinião pessoal, acho desgastante ir a TDP desde El Calafate apenas para fazer 1 trecho ou outro de trekking... eu daria preferência a ficar em el El Calafate e El Chaltén que possuem atrações suficientes para quem vai ficar 1 semana. Agora, se vc quer realmente conhecer em 1 ou 2 dias TDP, acho que o melhor é pegar aqueles passeios day-trip desde El Calafate para TDP no qual vc vai conhecer alguns pontos principais do Parque dentro de uma van/ônibus, parando em alguns pontos principais para contemplação. Esse passeio é beem cansativo já que vc vai ter que madrugar em El Calafate, pegar o ônibus/van para TDP chegando lá por volta das 10h/11h, passeando pelo Parque o dia todo e depois pegar a estrada de novo para chegar no fim do dia em El Calafate. Mas o bom é que vc tem uma visão geral do PN Torres del Paine sendo tudo feito por uma agência... vc só se preocupa em pagar pelo passeio e o resto é tudo com eles... sem contar q vc faz tudo em 1 dia apenas!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Vc sabe se tem transporte público dentro do parque, por exemplo pra ir de Paine Grande para Hosteria Las Torres? Se sim, sabe onde consigo os horários e tal? O site http://www.parquetorresdelpaine.cl nao tem todas as infos e parece desatualizado. Além de ônibus teria q atravessar o lago Pehoe de barco né...

Como terei menos dias, pensei no seguinte:

1 dia: Chegar em TPD e fazer Paine Grande/Grey/Paine Grande (talvez voltar de barco se existir essa possibilidade)

2 dia: PG/Italiano/Vale Frances/italina/PG (Tô com medo desse trajeto, será muito sofrido?)

--No fim do dia 2 ou manhã do dia 3, ir de transporte público pros lados da Hosteria Las Torres.

3 dia: Ir até a base das torres.

 

O q acha? Possível?

Obrigado mais um vez!

 

Fala Vini, blz?

 

Cara, o site tem essa informação sim... acessa http://www.parquetorresdelpaine.cl/visitantes.html que tem os horários dos barcos que fazem a travessia do Lago Pehoé e os horários dos ônibus que vão para Puerto Natales com suas paradas dentro do PN Torres del Paine.

 

Para ir do Paine Grande a Hosteria Las Torres, vc tem que pegar o barco para atravessar o Lago Pehoé até Pudeto, depois o ônibus para ir do Pudeto a Laguna Amarga e então pegar o transfer que leva até a Hosteria Las Torres (ou ir caminhando).

 

Quanto ao roteiro, acho que tá bom... o 2º dia realmente é bem mais pesado, mas considerando que vc deixará sua bagagem no Paine Grande, o cansaço será menor... só tente começar o passeio bem cedo pois serão 30 km de caminhada nesse dia... ah, e seguindo esse roteiro, vc deverá ir para a Hosteria Las Torres no outro dia já que esse 2º dia será bem longo e duvido que vc chegaria no Paine Grande antes das 18h30 que é o horário do último barco.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu mais uma vez pelas dicas!!

 

Eu tô pensando em realmente abandonar a idéia de passar mais de um dia em TDP!

Estou mais propenso a fazer no máximo um day-trip desses pra lá... mesmo sendo cansativo! Não é todo dia que se faz uma viagem dessas, né??!... tem que aproveitar! :)

Pra ver de perto e apenas eu falar que "conheci"... e tb, pra falar que já fui pro Chile!.. hahahahhaha...

 

Quanto ao Big Ice, eu acho que dá pra comprar pelo site da Hielo Y Aventura tb. Mas mesmo fazendo esse, vou fazer algum outro lá em El Chaltén tb... Eu vi um no Viedma, que é principalmente de escalada no gelo, o dia todo, que tb posso fazer. Quero ter esse tipo de experiência (escalada)! E o trekking no Glaciar Torre tem um pouquinho disso tb... por isso o interesse.

 

Mas, tô pensando em realmente deixar dois dias para El Calafate (Big Ice e Navegação), um para TDP (Day-trip), e 3 para El Chaltén (indo quinta de manhã e voltando domingo de manhã, já que meu voo de El Calafate para Buenos Aires é só as 15h, no domingo)

 

Isso pra manter as datas já programadas.

Senão, em último caso, transfiro o voo e vou em outro dia... na segunda ou terça-feira... e aproveito mais El Chaltén... vamos ver o andamento das coisas por lá!... rsrs...

 

 

obs: tô vendo que os preços por lá subiram muuuuuito do ano passado pra cá, em especial, em relação aos passeios!!!... pqp. tô refazendo as contas aqui, e vai estourar o planejado, mto provavelmente!!! :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

é... e com a desvalorização recente do real, o peso argentino que estava ainda mais barato nos últimos meses voltou para a cotação que estava a 1 ano atrás...

 

e além disso, vale lembrar que assim como o Brasil, a Argentina é um país que possui inflação e, portanto, o preço de hospedagem/alimentação/transporte/passeios sempre sobe de ano a ano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá !!

 

Meus parabens pelo relato e também pelo blog que está muito legal. Pretendo fazer um roteiro parecido com o seu em 03/2012, mais ou uns 20 dias. Tenho algumas duvidas que vou postando aos poucos, bem vamos a algumas :

 

- Será que em março eu preciso reservar os refugios com antecedencia para fazer o w em torres del paine ?

- Qual empresa vc utilizou pra ir de Ushuaia a Punta Arenas, e se tem onibus direto ( vc relatou que fez uma parada em Rio Grande para trocar de onibus )

 

Obrigado e um grande abraço

 

José Lima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

opa! tô por aqui... cheguei hj em El Calafate, depois de meu voo de TRelew para Ushuaia ter sido cancelado...rs... mudei todo o roteiro! Vou pra Ushuaia só semana que vem agora....

 

e qto aos preços... não to achando NADA barato! Com exceção da Gatorade, que se converter, dá menos de 3 reais!!..rsrsrsrs...

 

Depois pretendo relatar com calma!

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá !!

 

Meus parabens pelo relato e também pelo blog que está muito legal. Pretendo fazer um roteiro parecido com o seu em 03/2012, mais ou uns 20 dias. Tenho algumas duvidas que vou postando aos poucos, bem vamos a algumas :

 

- Será que em março eu preciso reservar os refugios com antecedencia para fazer o w em torres del paine ?

- Qual empresa vc utilizou pra ir de Ushuaia a Punta Arenas, e se tem onibus direto ( vc relatou que fez uma parada em Rio Grande para trocar de onibus )

 

Obrigado e um grande abraço

 

José Lima

 

Fala José,

 

Precisar reservar refúgios em TDP é uma pergunta sem resposta... eu acho que se vc tem um roteiro já definido, o melhor é reservar para não ter problemas... na pior das hipóteses, caso não queira reservar por causa do pagamento antecipado, vale a pena reservar em Puerto Natales antes de ir para TDP... mas prefira fazer reserva pq refúgio em TDP não é como hostel em cidades (são 1 apenas por cada ponto da trilha... se tiver lotado, não tem outro por perto)

 

Quanto ao ônibus de Ushuaia a Punta Arenas, eu fiz a viagem com a Bus-Sur com conexão em Rio Grande (sendo que o trecho Ushuaia a Rio Grande fiz com a Nuevo Extremo). A Bus-sur realiza viagens diretas entre Ushuaia a Punta Arenas durante alguns dias da semana e nos outros dia apenas com conexão em Rio Grande... infelizmente como marquei minha viagem numa quarta, só havia opção com conexão.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara estou numa bronca, vê se você pode me ajudar.

Estou indo de Lua de Mel ::love:: com minha esposa e estou chegando em Ushuaia no dia 29/11 e pegando o voo de volta pra Buenos Aires em El Calafete no dia 12/12.

To tentando usar tua viagem como base pra minha mas sinceramente não sei quais trechos realmente valem a pena.

Começei a fazer a programação mas ta dificil continuar após Ushuaia.

29/11/2011 09:00:00 Museu/ Passeio pela Cidade/Praza 25 de Mayo

15:00:00 16:00:00 Trem del Fin del Mundo

30/11/2011 10:00:00 14:00:00 Canal do Beagle Motoveleiro Tres Marias

16:00:00 Glaciar Martial

01/12/2011 09:00:00 18:00:00 Passeio Lagos Escondidos e Faganos

02/12/2011 09:00:00 18:00:00 Parque Nacional Terra de Fuelgo

03/12/2011

 

Não sei como continuar a viagem!!!! ::sos::::sos::

Alguém pode me oferecer uma luz?!?!

 

Gracias!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Henrique, blz?

 

Rapaz, o relato está bem completo e tem vários outros aqui no Mochileiros detalhando bastante os passeios principais da Patagônia...

 

Agora, fazer um roteiro depende de vc... é ler os relatos e ver o que te agrada fazer ou não... por exemplo, se vcs não querem ficar horas e horas caminhando em trilhas, eliminem esses passeios do roteiro ou coloquem apenas alguns dias para trilhas e escolham fazer as mais leves...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Cara, fiquei impressionada com a qualidade das fotos! São suas mesmo? Estive na Patagônia Argentina (Chaltén, Calafate e Ushuaia) em Outubro/11 e os dias não estiveram tão azuis quanto nas suas fotos! Incrível! Todos os dias de céu azul, é isso mesmo??

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...