Ir para conteúdo

Covid-19 - Viagem para a Bósnia


Posts Recomendados

  • Membros
  • Starting July 16, BiH borders are open for citizens and residents of EU and Schengen countries with a negative PCR test not older than 48 hours (this does not apply to Croatian citizens).
  • For other non-resident foreign nationals, there is still an entry ban, though some with special circumstances (e.g. For a business meeting, to a funeral, for medical treatment, or in the company of a BiH-citizen spouse) may enter. Special documentation and/or a negative COVID test may be required.

Nations bordering BiH have decreased their border restrictions: 

  • July 1, the European Union (EU) opened its borders to some non-European Union residents. Re-open EU has up-to-date information.
  • Serbia: All COVID-19 related entry restrictions are lifted for both Serbian and foreign citizens. Visit the website of the Government of Serbia for additional information on these measures.
  • Croatia: U.S. citizens arriving to Croatia for tourism, business, urgent personal reasons, or educational purposes must present a negative PCR test not older than 48 hours (starting from the time of taking the swab until arrival at the border crossing). If you have a test that is older than 48 hours, you will be allowed to enter Croatia, but you will be issued a self-isolation order and will have to be tested again locally, at your own expense. Please direct questions regarding this new requirement to Croatian Ministry of Interior.
  • Montenegro: Borders have opened to foreign nationals with restrictions, including a negative PCR test for people entering from BiH. The government of Montenegro’s has an updated list here.

https://ba.usembassy.gov/covid-19-information/

 

Ou seja, as fronteiras da Bósnia atualmente estão abertas, mas você precisa apresentar um teste PCR negativo para Covid realizado a menos de 48 horas do momento sua chegada na Bósnia, o que pode ser um problema, pois a maioria dos locais que faz teste PCR pede entre 48 e 72 horas para entregar o resultado do teste.

Não esqueça de levar o seu passaporte ou documento comprovando que possui cidadania Europeia ou visto de residência permanente em Portugal, pois vai precisar ele.

Não sei se é o seu caso, mas a Bósnia não costuma ser o único destino de quem vai para esta região, a maioria das pessoas acaba passando também pelos vizinhos Sérvia, Croácia e Montenegro, apesar das fonteiras destes países estarem abertas, na maioria deles você precisa apresentar um teste PCR negativo para Covid feito a menos de 48 horas, ou seja, se enquanto você estiver lá na Bósnia, você quiser dar um pulinho na Croácia ou Montenegro, vai ter que fazer um teste PCR para Covid lá na Bósnia, pois aquele que você fez em Portugal já terá expirado...

Tem outro porem que pode lhe causar problemas ou contra-tempos, apesar de a Bósnia ter liberado a entrada de pessoas da União Europeia, o reciproco não é válido, atualmente a Bósnia não está entre os países liberados pela União Europeia, então mesmo que você consiga entrar na Bósnia, você pode ter algumas restrições ao voltar para Portugal, como por exemplo ter que fazer um outro teste PCR menos de 48 horas antes de retornar ou então ficar de quarentena em Portugal até que o saia o resultado do teste PCR feito assim que você chegar de volta em Portugal.

Alem disto, alguns voos que tinham sido retomados para esta região no último mês, voltaram a ser cancelados depois que houve um aumento significativo de novos casos na Sérvia, Albânia, Montenegro e Bósnia e estes países serem excluídos da lista de países seguros para viajar da União Europeia.

Mas lembrando que isto é válido hoje, e a situação pode estar muito diferente na data da sua viagem daqui a 45 dias, então é muito recomendável que você se mantenha atualizada a respeito das regras vigentes, e passe a conferir diariamente se houve alguma alteração quando faltar uma semana para a sua viagem, assim você terá algum tempo para correr atrás de alguma eventual mudança nas exigências.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma outra observação que se veio a mente agora:

Como que você vai ir para a Bósnia? Vai ir de avião? Há voos diretos de Portugal para a Bósnia ou você vai fazer conexão em algum lugar?

Pergunto isto, por que ontem o governo daqui da Alemanha publicou uma recomendação/alerta para quem pretende passar as férias de verão no exterior, a recomendação pedia para as pessoas evitarem se possível voos com conexão, ou se não for possível, se informar a respeito das regras atualizadas para conexão/entrada no país onde for fazer a conexão, pois estão acontecendo alguns problemas de pessoas retornando das férias no exterior e ficando retidas nos aeroportos de conexão.

Dando um exemplo do que pode acontecer:

Atualmente, para um estrangeiro de um país fora de lista de destinos seguros da UE entrar em Portugal, ele precisa apresentar um teste PCR negativo realizado a menos de 72 horas, sem o teste negativo, o estrangeiro nem embarca no avião com destino a Portugal.

Cidadãos portugueses e pessoas com visto de residência permanente não podem ser impedidos de entrar e retornar para Portugal, mas se chegarem em Portugal sem um teste PCR negativo, ainda no aeroporto a fiscalização vai coletar material para fazer o teste PCR e a pessoa é obrigada a ficar de quarentena até o resultado do teste sair, e o custo do teste será cobrado dela lá na hora.

Supondo que a Itália tenha exatamente as mesmas regras de Portugal,  e que o seu voo de volta da Bósnia faça conexão na Itália.

Como você não é cidadã italiana e nem tem visto de residência italiana, você não teria a opção de fazer o teste PCR assim que chegar na Itália e aguardar o resultado em quarentena em casa, pois isto só é permitido para cidadãos italianos ou quem tem tem residencia permanente, ou seja, não sei se lá na Italia eles deixariam você seguir com a conexão e fazer o teste em Portugal,ou se você precisaria apresentar um teste PCR negativo feito a menos de 72 horas para conseguir embarcar lá na Bosnia rumo a Itália onde faria a conexão para Portugal...

Ou seja, você poderia ser impedida de embarcar, tendo que remarcar o voo, provavelmente com multa e taxa alta, alem de ter que correr atrás de fazer um teste PCR a toque de caixa e em cima da hora lá na Bósnia, sendo que nem sempre você consegue agendar o teste para o mesmo dia ou dia seguinte...

Mesmo dentro do espaço Schengen cada país está implementando regras próprias para a entrada de pessoas vindo de outros países, e nem sempre as regras são as mesmas do país onde você reside, ou então o entendimento/interpretação das regras poder ser diferente em cada país, e por causa disto o governo alemão recomendou as pessoas a priorizarem viagens diretas e sem conexão, pois aí você só precisa se preocupar com as regras e exigências de 2 países, não precisa se preocupar em descobrir as regras de um terceiro país, e também não corre o risco de ficar retida no exterior ou na conexão, pois tendo cidadania ou visto permanente, você sempre poderá entrar no seu país e cumprir uma eventual quarenta na sua residência. 

Se não for possível evitar a conexão em outro país, neste momento de muita incerteza e mudanças constantes nas regras, é muito recomendável você se informar de tudo o que é necessário para fazer a conexão neste outro país, para não acabar descobrindo lá no aeroporto que você não atende todos os requisitos deste país e que será barrada e não irá conseguir retornar para casa na data planejada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...