Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

14 Cachoeiras próximas de São Paulo


Posts Recomendados

  • Membros

Uma lista de 14 cachoeiras próximas da cidade de São Paulo (algumas delas são na própria cidade!).

1 – Cachoeira do Saltão – Itirapina – SP

A cidade de Itirapina fica próxima de Brotas, que é famosa por sua natureza e por esportes radicais. A Cachoeira do Saltão está em uma propriedade particular, e existem mais duas outras cachoeiras no local. É possível também acampar no local.

O único problema de ir de carro para lá, é que os pedágios somados chegam quase a 80 reais.

Em alguns dias, é possível fazer uma tirolesa que sai da parte de cima da cachoeira.

Distância de São Paulo: 217 km.

DSC_0027DSC_0033 (2)DSC_0016 (2)

Vídeo da cachoeira:

 

2 – Cachoeira da Laje – Ilhabela – SP

A Cachoeira da Laje fica no meio da trilha para a praia de Bonete, em Ilhabela, uma das mais famosas e bonitas da ilha. A trilha é relativamente simples, embora dure um pouco mais de 1 hora, ela tem poucos trechos difíceis, somente algumas subidas mais fortes.

Dá pra deixar o carro no começo da trilha, onde é cobrado estacionamento (em torno de 10 reais), lá eles vendem água, caso precise para a trilha.

A cachoeira é linda, e nas duas vezes que visitei estava vazia.

Em uma determinada parte, existe um tobogã natural, e você pode descer sem medo, já que não existem pedras próximas que podem machucar, embora seja recomendável sempre mergulhar antes para ver, pois pode ter rolado uma pedra ou galho recentemente.

Distância de São Paulo: 202 km

DCIM100GOPRODSC_0283DSC_0302

Vídeo da cachoeira:

 

3 – Cachoeira da Pedra Lisa – Boiçucanga – SP

Gosto muito dessa cachoeira, pois está em Boiçucanga, onde podemos ver o Sol se pôr no mar, aproveitar praias bonitas, e ainda conhecer a Cachoeira da Pedra Lisa, que tem uma trilha muito legal, pois une uma mata preservada, travessias no rio, e uma cachoeira grande e quase sempre vazia.

Para chegar mais próximo da queda, fique atento as pedras escorregadias.

Distância de São Paulo: 158 km

DCIM667GOPRO

Vídeo da cachoeira:

 

4 – Cachoeira dos Pretos – Joanópolis – SP

A Cachoeira dos Pretos é a maior cachoeira do Estado de São Paulo, mas ela não é uma das minhas preferidas, pois como tem uma estrutura de restaurante e chalés, ela acaba estando lotada quase sempre, principalmente em dias de calor. E eu gosto muito de cachoeiras tranquilas e vazias, então não escolho ela sempre como um destino para aproveitar o fim de semana.

Apesar disso, o tamanho dela impressiona, ainda mais quando é visto de longe.

Distância de São Paulo: 120 km

_DSC0822DCIM665GOPRO

Vídeo da cachoeira:

 

5 – Cachoeira do Pimenta – Cunha – SP

A Cachoeira do Pimenta fica em Cunha, cidade de São Paulo que está bem próxima da divisa com o estado do Rio de Janeiro. Ela geralmente é um destino para quem vai assistir o nascer do Sol na Pedra da Macela, e como fica próxima, é um atrativo a mais.

Ela tem 2 poços, e é muito bonita! Vale a pena subir por uma pequena trilha, e assistir a queda no poço de cima (esse da foto abaixo).

Ela fica dentro de uma propriedade privada, e paga-se entrada.

Distância de São Paulo: 232 km

_DSC0539

Vídeo da cachoeira:

 

6 – Cachoeira do Jamil – São Paulo – SP

Visitar a Cachoeira do Jamil é uma viagem a outro país, mas sem sair de São Paulo. A vegetação próxima da cachoeira parece ter saído de algum filme Canadense ou Americano, e o cenário é muito bonito.

Ela fica próxima do bairro de Parelheiros, e é recomendável ir de carro, já que de transporte público você vai andar MUITO.

Paga-se 25 reais para entrar (50 por dia para acampar lá), e é recomendado ir bem cedo, pois depois a cachoeira recebe muitos visitantes que levam caixas de som e churrasqueiras.

_dsc0320_dsc0322_dsc0356_DSC0377

Vídeo da cachoeira:

 

7 – Cachoeira do Ribeirão Branco – Sete Barras – SP

A Cachoeira do Ribeirão Branco fica na cidade de Sete Barras, dentro do Parque Estadual Carlos Botelho, e para fazer uma das trilhas é necessário contratar um guia.

A queda é bonita, com um acesso mais fechado, cheia de pedras, mas tem uma água muito clara, principalmente em dias de Sol.

Distância de São Paulo: 222 km

_DSC0151_DSC0141_DSC0123_DSC0158

Vídeo da cachoeira:

 

8 – Cachoeira do Meu Deus – Eldorado – SP

A Cachoeira do Meu Deus tem 53 metros de queda, e impressiona pela força da água. Atrás dela existe uma gruta que pode ser acessada nadando, e existem dois caminhos para chegar na cachoeira: um menor, que é possível estacionar o carro e fazer uma trilha curta, ou então encarar a trilha do Vale das Ostras, que passa por mais de 7 cachoeiras, mas leva mais de 4 horas, parando em mais cachoeiras do caminho.

Ela geralmente é feita por agências de turismo que incluem a Caverna do Diabo no mesmo dia, sendo a caverna de manhã e a cachoeira a tarde. Ela fica na cidade de Eldorado, já mais próxima da divisa com o estado do Paraná.

Distância de São Paulo: 295 km

DCIM669GOPRODSC_0127

Vídeo da cachoeira:

 

9 – Poço Formoso – Paranapiacaba – SP

O distrito de Paranapiacaba faz parte da cidade de Santo André, e tem uma natureza incrível, que até parece ser longe de São Paulo. Lá existem diversas cachoeiras, embora a maioria delas esteja com a visitação proibida.

Uma das atrações mais visitadas e legalizada é o Poço Formoso. Para fazer a trilha é necessário guia, e você pode se dirigir até a parte central da cidade, e lá conversas com guias para fechar um valor e fazer a trilha. Chegue cedo! Na maior parte das vezes a trilha começa as 8 ou 9 da manhã.

Como chegar: pegue um trem até a estação de Rio Grande da Serra, e depois um ônibus até Paranapiacaba (ele sai da parte de fora da estação bem simples encontrar).

DSC_0074DSC_0060DSC_0055

Vídeo da cachoeira:

 

10 – Cachoeira da Fazenda Cabuçu – Santos – SP

A trilha da Fazenda Cabuçu é feita com guias, e os donos possuem convênio com algumas empresas de ecoturismo. Eu fiz a trilha com uma agência de Santos, tivemos um guia da agência, um guia local, e no final rolou um café da tarde que os donos ofereceram, com salgados e bolos feitos lá mesmo.

A trilha é relativamente tranquila, mas é interessante não ser totalmente sedentário, e ir com calçado específico, pois uma senhora torceu o pé e precisou ser carregada até o final da trilha.

A cachoeira possui um tobogã natural.

Distância de São Paulo: 95 km

DCIM665GOPRODCIM665GOPRO

Vídeo da cachoeira:

 

11 – Cachoeira do Barrocão – Bom Jesus dos Perdões – SP

A Cachoeira do Barrocão fica na área rural de Bom Jesus dos Perdões, e apesar de não ser grande, possui um ambiente muito agradável.

Eu fui em um dia de sol, e fiquei sozinho por horas aproveitando o silêncio do ser humano, e os sons da natureza.

Distância de São Paulo: 85 km

_DSC0635_DSC0626

Vídeo da cachoeira:

 

12 – Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu – Guarulhos – SP

O Parque Estadual da Cantareira é uma floresta urbana, e que tem uma natureza que as vezes é difícil acreditar que fica em São Paulo. O Núcleo Cabuçu fica em Guarulhos, em uma região muito pobre, com péssimas ruas, que são constantemente pioradas pelas pedreiras que existem na região, que transitam o dia todo com caminhões pesados no meio do bairro.

Paga-se 14 reais para entrar, e então parece que você se teletransportou pro interior. Eu vi alguns macacos prego (antes do surto de febre amarela), lagartos e pássaros. E no final da trilha, existe uma cachoeira para se refrescar.

DSC_0250 (2)DSC_0333DSC_0355 fotolia

Vídeo da cachoeira:

 

13 – Cachoeira Escondida – Joanópolis – SP

A Cachoeira Escondida fica bem próxima da Cachoeira dos Pretos, mas felizmente costuma receber menos visitantes, embora ainda não dê para considerar como uma cachoeira tranquila.

Para-se para entrar, e no terreno existe um restaurante que serve almoço.

Distância de São Paulo: 130 km

_DSC0771_DSC0772_DSC0838

Vídeo da cachoeira:

 

14 – Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Engordador – São Paulo – SP

O Núcleo Engordador do Parque Estadual da Cantareira fica em São Paulo, e também está em uma região muito carente.

A trilha até a pequena cachoeira é tranquila, e no caminho você passa por outra pequena cachoeira.

Paga-se 14 reais para entrar, e você pode estacionar o carro dentro do parque.

DSC_0124DSC_0185 (3)DSC_0201DSC_0211

Vídeo da cachoeira:

 

E aí, já decidiu qual vai ser seu próximo destino?

Assista também:

Uma cidade com 33 cachoeiras no Sul de Minas Gerais:

 

  • Gostei! 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...