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Fala galera!

Estava tentando montar um mochilão pela Europa neste ano, sendo que viajaria com a minha irmã. Mas, com esse lance todo da pandemia e a alta das moedas mais fortes, pensamos num outro destino: África do Sul.
Pesquisando sobre as atrações e lendo alguns relatos aqui, também despertamos interesse por conhecer a Namíbia. 
O que não está muito claro pra nós é se seria possível conhecer estes dois países, já que temos um orçamento meio limitado.
A ideia seria fazer Safari na Namíbia (Etosha), dar um rolê no deserto e seguir para a África do Sul, Cape Town.

Rola fazer isso? Se sim, quantos dias levaria, no mínimo? E quanto eu iria gastar? 
 

Agradeco desde já! 

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  • Colaboradores

Nunca fui a nenhum dos 2 países, então não sei nenhuma média de preços por lá.

Isso de quanto irá gastar, depende muito de como quer se hospedar, comer, locomover, quais passeios, etc.

Para fazer uma média de previsão de gastos sempre faço assim.

Calculo de X dias em hospedagens.

Calculo de X refeições ( almoço, lanches, jantar ).

Preços de transporte público, transfer, taxi.

Preços das atrações que pretendo visitar.

Incluo 20% para cima  para ter margem sobrando.

Mas no mais, sempre ando com cartão da minha conta e cartão de crédito para qualquer eventualidade.

Para ter um calculo exato, somente um roteiro com tudo incluso de agencias de viagens.

Até mais.

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como já falado acima o roteiro vai depender de vocÊ, quantos dias você está disposto a ficar em cada lugar, a gastar, etc, etc

já estive nos 2 países na mesma viagem e vou tentar de dar um norte, fiquei mais ou menos 9 dias em cada país

adorei muito os 2 lugares, cape town foi uma das cidades que mais gostei no mundo. Achei a áfrica do sul um país barato , na cidade do cabo se come bem em lugares bons, com preços mais em conta se comparado com lugares similares no brasil. existe muitas opções de hoteis e hostels

o transporte na áfrica do sul é bem mais fácil, tem voos para vários lugares, onibus, ubers na cidade

 

a namibia é mais vazia, um dos países com menor densidade demográfica do mundo. as coisas lá são mais caras se comparadas com a áfrica do sul, as opçoes de hotel e hostel são bem menores

Minha viagem lá foi muito foda, aluguei um carro e por 9 dias rodei o país sozinho. foi uma das melhores trips que já fiz sem dúvida nehuma porém mesmo ficando 9 dias não conheci alguns lugares que queria, como o fish river canyon

 

fiz safari tanto no kruger quanto no etosha, que são as reservas mais famosas de cada país

Os 2 safaris foram muito bons, o kruger tem uma infra-estrutura muito melhor e no quesito ver animal, achei o kruger ligeiramente melhor, porém o etosha é mais afastado, bem mais vazio, dá MUITO mais aquela sensação de estar participando de algo do national geographic ou discovery channel. Em ambos os parques dormi dentro dos limites do mesmo, e no kruger os preços são mais em conta e tem quartos mais simples se comparados com o etosha. Além disso se você não quiser gastar mais dormindo dentro do parque, o kruger tem MUITO mais opcoes em volta da reserva e além disso muitas empresas oferecem safaris no estilo day-trip Outro ponto do kruger, como já falei acima, o etosha é mais afastado, e o transporte púbico na namibia é basicamente inexistente, então você teria que alugar um carro ou algum pacote fechado já saindo da capital. No kruger você chega de carro de johannesburgo e além disso tem vário aeroportos em volta e até dentro do kruger

 

outro ponto para se levar em conta que os voos entre a namibia e áfrica do sul, apesar da curta distância, não são tão baratos assim. Eu voei de Cape town para Windhoek, e depois voltei via Johanesburgo

 

eu recomendaria demais conhecer a namibia, agora quantos dias ficar e quanto gastar vai depender do seus planos. aí você tem que sentar montar um esboço de um roteiro e ver quanto ficaria. como falei, fiquei 9  dias na namibia e não conheci tudo que queria, o mesmo sobre a áfrica do sul, onde ainda pretendo voltar no futuro

  • Gostei! 1
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Em 07/10/2020 em 07:40, RicardoRM disse:

Nunca fui a nenhum dos 2 países, então não sei nenhuma média de preços por lá.

Isso de quanto irá gastar, depende muito de como quer se hospedar, comer, locomover, quais passeios, etc.

Para fazer uma média de previsão de gastos sempre faço assim.

Calculo de X dias em hospedagens.

Calculo de X refeições ( almoço, lanches, jantar ).

Preços de transporte público, transfer, taxi.

Preços das atrações que pretendo visitar.

Incluo 20% para cima  para ter margem sobrando.

Mas no mais, sempre ando com cartão da minha conta e cartão de crédito para qualquer eventualidade.

Para ter um calculo exato, somente um roteiro com tudo incluso de agencias de viagens.

Até mais.

Boa! Valeu Ricardo. Já pratico algumas das dicas

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4 horas atrás, FCRO disse:

como já falado acima o roteiro vai depender de vocÊ, quantos dias você está disposto a ficar em cada lugar, a gastar, etc, etc

já estive nos 2 países na mesma viagem e vou tentar de dar um norte, fiquei mais ou menos 9 dias em cada país

adorei muito os 2 lugares, cape town foi uma das cidades que mais gostei no mundo. Achei a áfrica do sul um país barato , na cidade do cabo se come bem em lugares bons, com preços mais em conta se comparado com lugares similares no brasil. existe muitas opções de hoteis e hostels

o transporte na áfrica do sul é bem mais fácil, tem voos para vários lugares, onibus, ubers na cidade

 

a namibia é mais vazia, um dos países com menor densidade demográfica do mundo. as coisas lá são mais caras se comparadas com a áfrica do sul, as opçoes de hotel e hostel são bem menores

Minha viagem lá foi muito foda, aluguei um carro e por 9 dias rodei o país sozinho. foi uma das melhores trips que já fiz sem dúvida nehuma porém mesmo ficando 9 dias não conheci alguns lugares que queria, como o fish river canyon

 

fiz safari tanto no kruger quanto no etosha, que são as reservas mais famosas de cada país

Os 2 safaris foram muito bons, o kruger tem uma infra-estrutura muito melhor e no quesito ver animal, achei o kruger ligeiramente melhor, porém o etosha é mais afastado, bem mais vazio, dá MUITO mais aquela sensação de estar participando de algo do national geographic ou discovery channel. Em ambos os parques dormi dentro dos limites do mesmo, e no kruger os preços são mais em conta e tem quartos mais simples se comparados com o etosha. Além disso se você não quiser gastar mais dormindo dentro do parque, o kruger tem MUITO mais opcoes em volta da reserva e além disso muitas empresas oferecem safaris no estilo day-trip Outro ponto do kruger, como já falei acima, o etosha é mais afastado, e o transporte púbico na namibia é basicamente inexistente, então você teria que alugar um carro ou algum pacote fechado já saindo da capital. No kruger você chega de carro de johannesburgo e além disso tem vário aeroportos em volta e até dentro do kruger

 

outro ponto para se levar em conta que os voos entre a namibia e áfrica do sul, apesar da curta distância, não são tão baratos assim. Eu voei de Cape town para Windhoek, e depois voltei via Johanesburgo

 

eu recomendaria demais conhecer a namibia, agora quantos dias ficar e quanto gastar vai depender do seus planos. aí você tem que sentar montar um esboço de um roteiro e ver quanto ficaria. como falei, fiquei 9  dias na namibia e não conheci tudo que queria, o mesmo sobre a áfrica do sul, onde ainda pretendo voltar no futuro

Cara, que insana deve ter sido a sua trip. Então, o plano seria ficarmos 12 dias nos dois países. Tudo vai depender da promoção de passagens que a gente pegar.
Vc recomendaria mais dias na Namíbia ou na África do Sul (Cape Town), de acordo com a sua experiência? 
Deve morrer uns r$1000, pelo menos, nesse trajeto Windhoek x Cape, não? Outra coisa, leva muito tempo de Windhoek até Etosha? Vc teria a relação dos seus gastos?
No mais, valeu pelas dicas. Foi de grande ajuda já :)

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11 horas atrás, felipeffernandes disse:

Cara, que insana deve ter sido a sua trip. Então, o plano seria ficarmos 12 dias nos dois países. Tudo vai depender da promoção de passagens que a gente pegar.
Vc recomendaria mais dias na Namíbia ou na África do Sul (Cape Town), de acordo com a sua experiência? 
Deve morrer uns r$1000, pelo menos, nesse trajeto Windhoek x Cape, não? Outra coisa, leva muito tempo de Windhoek até Etosha? Vc teria a relação dos seus gastos?
No mais, valeu pelas dicas. Foi de grande ajuda já :)

vou mandar o que achei aqui dos meus gastos

1 diária no campo de okaukuejo no etosha foi 1270 dolares da namibia (N$), a diária no campo de halali foi N$1390. única refeição incluida era café da manhã. outras atividades como safaris guiados não são incluso. Além disso tinha uma taxa de preservação (algo assim) que tinha que pagar em dinheiro na hora do check in, a taxa é diária e vocÊ já paga quantos dias você vai ficar, não lembro o valor...

a diária do carro foi N$552 com seguro parcial (incluia acidentes e roubo), o seguro completo, que inclui proteção de rodas e vidros ficaria N$699. Aluguei um cruze pela hertz, existem opções de carro mais barato, porém lembra-se que na namibia é vazia, dirigia horas por estradas de terra e cascalho sem cruzar com outro carro, então optei por um carro maior, mais potente e mais seguro, porém existia opções como vw polo etc

diária do hostel em Windhoek: N$ 190 

 

diária do hotel próximo ao  sossuvlei:  N$ 600 sem qualquer refeição incluida . Lembrando que para visitar sossuvlei, deadvlei, duna 45 você precisa de um carro 4x4, então mesmo alugando um carro, se for fazer esses passeios, que são imperdiveis, vai ter que pagar um tour. Reservei pelo hotel que fiquei, mas não lembro o valor

esses são os únicos preços que encontrei aqui, infelizmente não costumo manter tabelas detalhadas como alguns fazem

 

O vôo entre cape town e windhoek, fiz uma simulação pra daqui 4 meses e tá saindo 1280 ida e volta.

 

O trajeto entre Windhoek até o portão de entrada do etosha são aprox. 4 horas. foi a melhor estrada de todas que peguei na viagem, toda asfaltada, fiz 2 paradas no caminho.

 

12 dias daria pra fazer sim se for ficar só em cape town na áfrica do sul, seria corrido, teria que ver muito bem pra odne ir

cape town é cheio de atrações tmb, na própria cidade e nas regioes proximas (vinicolas, mergulho com tubarão, cabo da boa esperança, etc) 

já ta contando os deslocamentos? Porque não tem voo direto entre brasil e cape town ou brasil - namibia, vai ter que fazer conexão em algum lugar (addis, luanda ou johanesburgo são os mais comuns) e dependendo do voo vai perder até 3 dias entre ir e voltar

 

muito bom lembrar dessa viagem, como já falei foi uma das melhores que fiz 

qualquer dúvida só mandar 

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  • 3 semanas depois...

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    • Por anselmoportes
      O deserto do Atacama foi um dos lugares mais incríveis que já conheci. Fiquei lá entre os dias 22 e 26 de Março de 2017.
      Aconselho ficar pelo menos 4 dias lá. É que tem muita coisa legal pra fazer e se ficar menos que isso vai deixar de ver o essencial, então não compensa.
      A cidade de San Pedro de Atacama é bem pequena e dá praticamente pra fazer tudo à pé nela.
       
      ONDE FICAR:
      O hostel que fiquei se chama LASKAR e os quartos compartilhados (3 beliches em cada quarto) custam em média 10.000 pesos chilenos por dia. Também possui quartos individuais, mas não sei o valor. Tem 2 banheiros compartilhados e sempre que usei estavam muito limpos. Tem tb uma cozinha com fogão, geladeira e talheres. Há duas vendinhas ao lado do hostel que dá pra comprar coisas básicas (água, pão, ovos, sucos, etc) e o hostel se encontra a 10min de caminhada do centro. Gostei muito do staff de lá! Um pessoal jovem e muito gente fina.
       
      A principal rua de San Pedro de Atacama se chama “CARACOLES” e a maioria dos bares, restaurantes e agências de turismo estão nela.
      PASSEIOS:
      A primeira coisa que você tem que marcar ao chegar lá é o TOUR ASTRONÔMICO. É um tour de observação do céu que vale muito a pena. Só que ele não sai em dias de lua cheia ou se houver nuvens. Então tente fazê-lo o quanto antes pq se deixar para o final é capaz de não conseguir. 
      Esse tour eu fiz com a agência SPACE (20.000 pesos chilenos) e foi maravilhoso. Como só havia brasileiros no tour o guia explicou tudo em português (muito bom, por sinal).
       Para os demais passeios a agência que escolhi foi a GRADO 10 (www.turismogrado10.com), que fica numa travessa da Caracoles, próximo à praça central.
       
      Como fui em baixa temporada (Março/2017) achei melhor não reservar antes os passeios e deixei pra marcar tudo quando chegasse. E deu certo. Pedi um orçamento antes por e-mail e os passeios que eu fiz ficavam em:
       
      GEYSERS DEL TATIO & POBLADO DE MACHUCA - 45.000 pesos chilenos
      VALLE DE LA LUNA Y MIRADOR DE KARI - 20.000 pesos chilenos
      LAGUNAS ALTIPLÁNICAS & SALAR DE ATACAMA - 50.000 pesos chilenos
      LAG. CEJAR, OJOS DEL SALAR, LAG. TEBENQUICHE - 30.000 pesos chilenos
      TOTAL: 145.000 pesos chilenos

      Lembrando que cada uma dessas atrações tem uma taxa de entrada que é pago na hora (consulte os valores)
      Havia um desconto se comprasse o pacote com os 4 passeios ficava tudo por 110.000 pesos chilenos
       
      Mas quando eu cheguei lá na agência fechei os 4 passeios por 80.000! 
       
      Gostei muito do serviço da GRADO 10! A Inês que me atendeu foi muito simpática e solícita. Os guias também são bem legais e muito informados. Mas eu acho que o diferencial deles é o veículo que nos leva aos passeios. Enquanto a maioria das agências te leva numa van, eles têm um caminhão IRADO e muito confortável. Dá pra até subir em cima dele pra tirar umas fotos e, dependendo do passeio, o motorista dá uma volta com a gente em cima.
      Nos passeios que levam o dia todo a GRADO 10 disponibiliza um café da manhã ou um lanche no final da tarde. O café da manhã é farto, com pão, presunto, queijo, panquecas, chá, café, leite e suco. Dá pra bater um café reforçado que vai te deixar sem fome até a volta do passeio. O lanche do final da tarde é só uns salgadinhos (chips, amendoim, etc) e umas bebidas (suco, água e pisco sour).
      Recomendo levar em todos os passeios ao menos 1,5 litros de água. Pode parecer muito mas o clima de lá é extremamente seco e vc vai precisar beber muita água. Nas vendas da cidade é possível comprar galões de 5 litros, que saem muito mais em conta. Daí é só colocar numa garrafa menor e levar nos passeios.
      ROUPAS
      Como em qualquer deserto do mundo, as temperaturas lá podem variar bastante. Pode fazer muito frio no começo da manhã e durante à noite e muito calor no meio do dia. O ideal é levar uma blusa tipo “fleece” e uma jaqueta corta vento. Aquelas calças que viram bermudas tb são muito boas e confortáveis. Sapato sempre fechado pq o terreno tem muitas pedras e é arenoso (esqueça chinelos, sandálias, papetes, etc). O passeio “Geysers del Tatio” saí muito cedo então faz muito frio. Reforce a vestimenta se for fazer ele - gorros e cachecóis podem ser muito úteis.
      Não esqueça também roupa de banho e toalhas. No passeio da Laguna Cejar é possível nadar na Laguna Tebenquiche, uma experiência única uma vez que devido à quantidade de sal na água é impossível afundar. Vale a pena!
      Protetor solar, boné e óculos de sol são INDISPENSÁVEIS.
      COMIDA e BEBIDA
      Na cidade há vários restaurantes. Comi num dia em um chamado “Delícias del Carmen” e pedi uma chuleta de porco com arroz e salada (8.000 pesos). Veio muito bem servido!
      Outro dia fui a um mais chique, chamado “Adobe”, comi um frango com batatas e salada de champignon (uns 15.000 pesos). Não veio muito bem servido como o anterior, mas o ambiente era bem melhor.
      Para economizar vale a pena comprar comida nas vendas e fazer o rango na cozinha do hostel ou hotel.
      A maioria dos bares vão exigir que você consuma alguma coisa além das bebidas. Isso mesmo! Para conseguir uma mesa você tem que pedir algo pra comer e eles não deixar você sentar sem pedir ao menos uma porção. No entanto há UM bar (esqueci o nome) que é possível apenas beber, sem ter que comer algo. O bar fica na rua Caracoles e tem um monte de bandeiras e camisas de time de futebol penduradas no teto. Não tem como errar.
      CONSIDERAÇÕES FINAIS:
      Aproveite ao máximo seu tempo em San Pedro do Atacama. Se tiver uma manhã ou tarde livres entre um passeio e outro, alugue uma bicicleta e saia para dar uns rolês por volta da cidade.
      Há muitos cachorros, na maioria de grande porte, pela cidade. Mas são todos mansos e não estranhe se eles entrarem nos bares e restaurantes.
      Se tiver sono leve, não esqueça os protetores auriculares. Pq se ficar em algum hostel com quarto compartilhado a “sinfonia” de roncos pode atrapalhar seu sono.
      Bom, acho que é isso! Deixo anexado nesse relado algumas fotos que tirei lá.
      Espero poder ter ajudado!
      Abraços e boa viagem!
      Anselmo
       







    • Por Paulonishi
      Em Florianópolis são muitos os lugares para se visitar, mas um deles é quase obrigatório, a Lagoa da Conceição. Marco da colonização inicial da cidade, tem muitas atrações culturais, históricas e gastronômicas. Deixarei abaixo um panorama do lugar, com dicas e impressões da última visita em dezembro de 2020. 

      A lagoa da conceição é onde a cidade começou.  Está ao leste de Florianópolis e é dividida em duas partes por uma ponte, a lagoa de dentro e a de fora, estando  ligada ao mar pela Barra da Lagoa
      Para se chegar até ela entrando na ilha, pega-se a beira mar Norte até o Itacorubi. Mas calma, não se preocupe porque tem muitas placas indicativas até o acesso à rodovia SC 404, que nos leva até o nosso destino.

      É uma via de pista simples e que fica bem complicada durante a temporada, devido ao movimento intenso e pelo relevo íngreme e bem sinuoso.
      Na parte mais elevada, temos um mirante com um pequeno estacionamento gratuito. Oportunidade para se ter uma visão da bela paisagem da região.
      Depois disso, agora é só descida, mas com curvas ainda mais fechadas, pedindo muita atenção e paciência até o final.
      Chegando no chamado centrinho da Lagoa, o mais difícil e encontrar um lugar para estacionar durante a temporada, porque na principal são poucas vagas e as ruas transversais são bem estreitas.

      Apesar de poucos hotéis, tem muitas opções de hospedagem em hostels e casas de aluguel por temporada, que considero a melhor opção para quem viaja acompanhado.
      Encontrando uma opção próxima ao centrinho e ao terminal urbano, é possível explorar as principais atrações à pé e de ônibus, sem o stress do trânsito e do gasto com estacionamento.

      Da pequena ponte que corta parte da lagoa, se tem uma bela visão da marina e da chamada Lagoa de fora… Boa também para observar o cotidiano do lugar
      A avenida das rendeiras é passagem obrigatória e caminhar pelo calçadão é uma ótima maneira de apreciar a vista com calma e temos acesso às belíssimas dunas de areias branquinhas e bem finas, é uma atração bem característica da região.

      Continuando a caminhada no sentido a Joaquina, essa parte da Lagoa tem uma boa estrutura para passar o dia, com sombras e gramados, além de ser bem em frente aos restaurantes. Bateu fome, é só atravessar a rua para comer. Conta também com quiosques, aluguel de caiaques e aulas de Stand Up e windsurf.

      Suas águas são bem rasas e limpas na maior parte da sua extensão, mas convém sempre dar uma conferida, principalmente nas épocas de maior movimento.
      A lagoa de dentro tem águas mais escuras.. parecendo sujas 😦
      No Centrinho encontramos agências bancárias dos principais bancos, supermercados, vários restaurantes e um comércio bem variado… ah, e muitos brechós!
      Estando por lá, não deixe de visitar a parte histórica, que preserva parte do calçamento original que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, que deu o nome a esta região.

      Esta igreja recebeu a visita ilustre de Dom Pedro II por 2 vezes, que doou 2 sinos para ela. Um pouco mais acima, ainda preservando a arquitetura colonial, temos a casa do vigário, datada do século 18, mais uma belo panorama do lugar.
      Em termos de opções gastronômicas, temos uma variedade bem grande, assim como em preços… Uma boa opção para quem gosta de culinária oriental é esse buffet, com ótima variedade em carnes, saladas e até sushis.

      Fica no Shopping Via Lagoa e abre todos os dias para almoço
      Você vai encontrar dois tipos de ônibus. O amarelo é o executivo. É mais caro (o dobro do comum) e confortável. Para em qualquer lugar também, bastando acenar. O outro é comum (azul e branco), que tem interligação entre os terminais.

      A terceira opção são os barcos, que fazem o transporte pela Lagoa nos mesmos valores dos ônibus urbanos.

      O transporte por aplicativo também é uma opção… Não tão barata, mas com uma ótima disponibilidade e comodidade para quem quer conhecer as outras atrações na ilha, principalmente a noite
      As atrações mais próximas são o passeio de barco até a Costa da Lagoa, a Praia da Barra da Lagoa, a Praia Mole, Praia da Joaquina.
      E, para aqueles dias em que está chovendo muito, uma ida até o centro da cidade para visitar o mercado público ou andar pelos museus e igrejas é uma das opções.
      Ah e no final da tarde, o por do sol na Lagoa é imperdível!
      Esse é só um resumo, procurei detalhar e ilustrar no vídeo sobre o lugar. Dá uma conferida e se lhe foram úteis as informações, deixe o seu comentário e o like lá no youtube (@trips.flicks).
      É isso aí, um grande abraço e até breve!
       
       

       
    • Por Fakten_soup
      Fala galera, tudo bem? 
      Então, estou me preparando pro meu novo destino. No momento, procurando me informar bastante e aprender cada vez mais para não acabar me frustrando. 
      Gostaria da ajuda de vocês sobre como se preparar para uma viagem estilo roots. Quais equipamentos são essenciais, o que devo ter em mente sobre destinos e lugares para dormir, como fazer dinheiro e etc. Sobre caronas, quais cuidados devo ter? Estou pensando em vender macramê, acessórios, bordados ou cantar pra ajudar na grana. 
      Enfim, gostaria muito da ajuda de vocês! E se alguém se interessar em fazer essa trip comigo só comentar, seria ótimo poder fazer isso acompanhado. 
       
      Sou da Baixada Santista - SP 
    • Por Paulonishi
      Durante o planejamento da viagem ao Peru, fui fazendo o levantamento das atrações mais interessantes nas proximidades dos lugares por onde iria passar e uma reportagem no google chamou muito a atenção, a respeito da civilização mais antiga das Américas, no vale do Supe, região central do País. Com uma idade aproximada de mais de 5.000 anos de existência, e um sítio arqueológico imenso e cheio de pirâmides gigantescas, não poderia deixar de conhecer. Encontrei o site do Ministério da Cultura peruano e vi que eles promoviam um passeio saindo de Lima, com almoço incluso e visita aos sítios arqueológicos de Vichama e Caral. O passeio custaria $100 Nuevos Soles, atualmente $150: http://www.zonacaral.gob.pe/viajes-educativos-2/index.html

      Fiz a minha inscrição mas, na época (2016), teria que fazer um depósito em Nuevos Soles. Aí ficou complicado, pois o envio de valores do exterior é sempre convertido em dólares. Mandei um e-mail informando a situação e  fui muito bem atendido, com a resposta sendo de que eles aguardariam a minha chegada ao país para que eu pudesse fazer o depósito. Aí tudo tranquilo, pensei... Chegaria na sexta-feira à noite e logo no sábado passaria no banco, que abrem normalmente nesse dia. Porém, para a minha surpresa, quando fui ao banco... Estava fechado! Era feriado naquele sábado... Já chateado e pensando que não faria mais o passeio, vi uma plaquinha do BCP (o banco em questão) em uma mercearia. Perguntei se era possível fazer o depósito e sim! Consegui, peguei o ticket e agora era torcer para que o meu nome estivesse confirmado na manhã seguinte.

      09/10/2016 - É, Madruguei no BRT… Saí do Hostel ainda de madrugada e sem o café da manhã e caminhei poucas quadras até a estação BRT de Ricardo Palma. Usei o cartão que ganhei no dia anterior e fiz uma recarga de  de créditos. O terminal é bem fácil de usar e auto-explicativo.

      Terminal praticamente vazio, pegaria a mesma linha de ontem, durante o passeio com o free walking tour, mas, desta vez, o ônibus tinha pouca gente… também era domingo e de madrugada…

      Desci algumas estações mais a frente, na Javier Prado. O BRT aqui de Lima é muito funcional e bem sinalizado e a gente consegue se achar bem fácil por ele. A região da Javier Prado é parte do Centro Financeiro de Lima, como se fosse a avenida Paulista de São Paulo. Como sempre, fui navegando pelo Google Maps e não tive dificuldade nenhuma até então. Passei pelo terminal da Cruz Del Sur…No Peru não tem rodoviárias como no Brasil. Os ônibus saem de terminais das próprias empresas, e a Cruz del Sur tem 2 em Lima, por isso tem que ter atenção na hora de comprar a passagem.
      Foi uma caminhada de quase 3 quilômetros mas em pouco tempo cheguei ao prédio do Ministério da Cultura, de onde sairia o ônibus. Como cheguei cedo, aproveitei para tirar algumas fotos do lugar, cujo prédio é muito belo e imponente.

      Um pouco antes das 7 horas, estacionou um microônibus e um rapaz desceu com uma prancheta na mão. Tratei logo de ir perguntar e conferir se meu nome estava na relação... E sim! Entreguei o comprovante de pagamento e já me posicionei num assento na parte da frente e à direita do ônibus, para ir registrando todos os detalhes do trajeito.

      Iniciamos o passeio com andando pelas avenidas de Lima, que tinha o mesmo céu nublado de sempre neste dia. O que deu para perceber de diferente é a quantidade de lixo pelas ruas… Infelizmente, bem sujo por onde fomos passando.
      As vias expressas são muito boas… aliás, no Peru o asfalto das rodovias são muito bons mesmo!
      O guia do ônibus foi explicando como seriam as visitas. Faríamos uma parada de 30 minutos para o café da manhã e depois visitaríamos Vichama, Végueta e finalmente Caral, onde almoçaríamos.
      e quanto mais a gente se afasta da capital, piores vão ficando as condições urbanas…
      É muito seco por lá!

      Depois de percorrer algumas horas e ter parado para o café da manhã (não incluso), chegamos à primeira atração do dia: Vichama!

       
      Vichama é um sítio arqueológico muito recente. Foi descoberto em 2007 e fazia parte da Civilização de Caral. Fomos recebidos por um guia local que nos explicou a história da civilização e percorremos as construções, conhecendo os detalhes até agora descobertos sobre essa civilização pesqueira ainda tão pouco estudada. São mais de 25 hectares ainda não totalmente estudados… e o pior, ameaçados pelo avanço das casas, que estavam retirando materiais para a construção de outras moradias…. Imagina quanta coisa pode ter se perdido até então…

      Percorremos todo o sítio com o passeio guiado por um empolgado guia, de nome Kenji (nome do meu filho! 😜) que nos foi explicando cada detalhe e a história do lugar. Realmente, o Peru é um lugar maravilhoso para quem aprecia história e cultura...

      Fiz muitas fotos do lugar e pude aprender bastante sobre uma civilização incrível, mas totalmente desconhecida pela grande maioria, da qual me incluía, até então. Quando se fala em Peru, infelizmente resumem tudo à Civilização Inca e Machu Picchu... talvez até alguns lembrem de Nasca... Só estando aqui para conhecer o quão grande e diverso foi esse lugar antes da chegada dos saqueadores espanhóis!

      Passeio concluído, voltamos ao ônibus e deslocamos para ums pequena cidade, Végeta, onde visitaríamos um museu contendo mais informações sobre a civilização de Caral.

      Museu pequeno, mas com um rico acervo e excelente organização. Fomos guiados por Jane, que também com a mesma empolgação, nos contou mais a respeito da história e descobertas feitas na região. A população tem aprendido a valorizar muito a sua própria origem!

       
      Pé na estrada novamente e já estava com muita fome... Fomos percorrendo a região mais para o interior e pude perceber que mesmo com toda as dificuldades de uma terra árida e praticamente sem perspectivas, a população local persevera e trabalha o solo, conseguindo, contra todas as adversidades, plantar e colher o seu sustento... E o mais extraordinário, com técnicas e canais de irrigação herdados dessas civilizações desaparecidas!

      Agora sim... Finalmente em Caral, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO!

      Antes de iniciar o tour pelo sítio, finalmente a parada para o almoço... Mas que, sinceramente, não deu para saciar a fome que eu estava sentindo. Foi um prato com um pedaço de frango que quase não tinha carne, só osso (carcaça, que chamamos aqui no Brasil), uma batata grande e outra média, bem diferentes da que estamos acostumados (afinal de contas, é o país com a maior diversidade em batatas do mundo!), um pedaço de espiga de milho verde e 3 vagens gigantes... Ah, sem esquecer do COENTRO 😝, que assim como no Nordeste brasileiro, é ingrediente obrigatório.

      Depois do almoço, fomos guiados por um arqueólogo para conhecer as ruínas de Caral. Grande parte dos trabalhos ainda continuam e o tamanho da área impressiona. São muitas as construções pelo lugar.

      Caminhamos sob um sol forte e ar bem seco por uma boa extensão. Infelizmente, não se pode ter acesso às construções.

      A mais impressionante delas é, sem dúvida, a Pirâmide Maior, com uma estrutura circular bem na entrada.

       
      Terminamos a visita e saí bem satisfeito por ter conhecido esse fantástico lugar, levando comigo muitas fotos e a vontade de explorar mais outros lugares igualmente incríveis por esse país tão especial.

      Esse foi o motivo por ter retornado por mais dois anos ao Peru...
      Chegamos na capital já à noite, por volta das 20h.

      Tratei logo de ir para o Hostel, fazer o backup das centenas de fotos do passeio e comer alguma coisa antes de dormir, já pensando na próxima aventura do dia seguinte... Mais um tour por Lima!
      Fiz um vídeo com todos os detalhes dos passeios, que deixarei logo abaixo. Procurei colocar tudo o que achava de importante para ajudar àqueles que pretendem conhecer o lugar. Só peço que, se o conteúdo for útil, não deixem de dar uma curtida, para incentivar as próximas postagens, além, é claro, de comentar e deixar o seu relato de viagem aqui no site. Assim, vamos nos ajudando e incentivando mais pessoas a conhecerem lugares fantásticos pelo mundo!
      É isso aí! Não perca o próximo episódio dessa jornada incrível... 🤠👍
       
    • Por Paulonishi
      Apesar de ter dormido pouco desde que cheguei, até levantei bem disposto e também ansioso para explorar a cidade. Aí fui conhecer o centro com o Free Walking Tour saindo às 10h de Miraflores.


      Conhecer uma cidade tão grande e tão cheia de atrações não é uma tarefa muito fácil, mas dicas como essa do free walking tour ajudam bastante, principalmente para entender o funcionamento do transporte público (BRT 2,50 / ônibus comum 1,00).

      Aí, tudo fica mais fácil depois disso... Vou deixar o link do Free Walking Tour: https://freewalkingtoursperu.com/en/ . É preciso fazer o cadastro e é tudo gratuito (damos uma contribuição ao final, mas vai de cada um). No Peru, além de Lima, tem tour em Arequipa e Cusco. E vale muito a pena!
      E só andando mesmo no meio do povo, pegando ônibus, comendo nos mercados, é que dá pra ter uma noção melhor do dia a dia da cidade… e olha, fiquei bem impressionado com a empatia desse povo… sempre disposto a ajudar e bem receptivo com os turistas.
      Na Plaza de Armas, assistimos à troca da guarda presidencial, um grande espetáculo imperdível para quem estiver pela cidade. Depois, andando e conhecendo a história da cidade, com os guias contando as histórias e lendas de cada lugar... Uma verdadeira aula por entre ruas e construções seculares!

      Terminamos o passeio com uma deliciosa degustação de Pisco, a bebida típica do Peru, sendo uma aguardente de uvas. O Pisco Sauer é o mais saboroso!

      Depois do passeio guiado, fui andando pelas ruas orientado pelo Google Maps, que funcionou maravilhosamente bem no modo offline.
      A sensação de segurança que eu tive andando pela cidade  foi bem grande e não tive nenhum problema assim de ficar andando pelas ruas mesmo à noite. Claro que não pode abusar, né mas a impressão foi muito boa. Agora, o trânsito… Nossa… O que que é isso???  Todo cuidado é pouco! É uma loucura mesmo e como pedestre tem que ficar mais esperto ainda. Quanto à moeda local, troquei mais alguns dólares em uma casa de câmbio lá no centro e a cotação foi muito boa de 3,34 soles por dólar (out 2016)…  também é a maneira mais segura de trocar dinheiro, porque arriscar com cambistas na rua é sempre perigoso. 
      Me ofereceram um passeio em um ônibus panorâmico por somente 10 Soles 🤗 até o Cerro de San Cristóbal e, é claro que fui! Muito barato e bem interessante, dando uma visão mais abrangente da cidade e com direito a uma vista privilegiada do alto...



      Valeu muito a pena, ainda mais pelas emoções tanto na ida como na volta... Não deixe de assistir ao vídeo para conferir o que estou falando... 😅
      E depois de tanto andar, finalizei o meu passeio pela Capital Peruana com uma ótima impressão da cidade e seu povo. Cheguei no hostel, fiz um lanche e tratei de fazer o backup das imagens captadas, já imaginando como seria o passeio tão aguardado para o próximo dia... CARAL!!!
      Vou deixar o vídeo completo no link abaixo... Se interessar, inscreva-se no Canal, que sempre tem muitos relatos de viagem!
       
      É isso aí, espero ter ajudado. Não perca os próximos capítulos!!! 🤠✌️
       
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