Ir para conteúdo

Colchão ou saco de dormir? (Camping/Trekking)


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, estou comprando meus equipamentos para começar as atividades de camping, trilha, trekking..

Vou comprar a barraca Falcon 3 da Nautika.. Eu sou solteiro e a principio pretendo ir sozinho, mas existe a possibilidade de eu levar alguém em algum momento, além de que nunca se sabe o que pode rolar lá, né? Haha.. Então como não tenho condições de ter 2 barracas e tudo mais, já vou comprar de uma forma onde dê certo em ambos cenários. Sendo assim, os equipamentos para dormir também vão precisar ser de casal. 

 

Só que não tenho conhecimento na área pra saber qual seria a melhor opção para dormir.. Colchão inflável, colchonete ou saco de dormir? 

Eu sei que colchão inflável só é válido para camping, onde eu vá de carro e tal.. E no caso do trekking, qual seria a melhor opção? 

Já acampei uma vez com um colchonete de R$ 50, aquele da Mont Long (péssimo).. Mas eu vi que existem uns que são infláveis, como da Guepardo, sendo que achei apenas pra solteiro.

E há o saco de dormir, onde vi que há opções para casal, mas não faço ideia se são bons (confortáveis), se não esquentam muito e tudo mais.

 

Então quem puder ajudar, eu agradeço bastante.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O saco de dormir não entra na opção excludente, ou seja, independentemente de levar colchão, vai precisar levar o saco de dormir, ele serve para voce se esquentar.

De colchão inflável e colchonete, depende muito da sua zona de conforto e/ou da distancia do trekking. Se aguenta dormir no chão duro, o colchonete é suficiente, dà um leve conforto mas não tanto, o inflàvel è mais macio, mas muita gente não se adapta porque è um pouco incomodo, mas tambèm é mais pesado, e ocupa mais espaço.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

O saco de dormir não entra na opção excludente, ou seja, independentemente de levar colchão, vai precisar levar o saco de dormir, ele serve para voce se esquentar.

De colchão inflável e colchonete, depende muito da sua zona de conforto e/ou da distancia do trekking. Se aguenta dormir no chão duro, o colchonete é suficiente, dà um leve conforto mas não tanto, o inflàvel è mais macio, mas muita gente não se adapta porque è um pouco incomodo, mas tambèm é mais pesado, e ocupa mais espaço.

 

 

Mas e quando for um ambiente quente durante a noite? Com o uso do saco de dormir, ficará ainda mais quente, não? 

Um colchão inflável só faz sentido se for um camping indo de carro, por conta do peso e tudo mais.

Já usei um colchonete bem fuleira e minhas noites foram péssimas, justamente pela falta de conforto.

Vi que há colchonetes/isolantes térmicos infláveis, algo em torno de 3cm de altura, onde me parecem serem mais confortáveis. Mas entra novamente na questão do calor.

Num lugar frio, um isolante término inflável + um saco de dormir seria a melhor escolha se tratando de conforto? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, ericksonsilva disse:

Mas e quando for um ambiente quente durante a noite? Com o uso do saco de dormir, ficará ainda mais quente, não? 

Saco de dormir é sua coberta.. tu usa se for necessário! E compra de acordo com a temperatura que quiser.

1 hora atrás, ericksonsilva disse:

Vi que há colchonetes/isolantes térmicos infláveis, algo em torno de 3cm de altura, onde me parecem serem mais confortáveis. Mas entra novamente na questão do calor.

Isolante térmico serve para impedir o calor/frio do chão para o seu corpo.

Os infláveis vai te dar um conforto maior.

1 hora atrás, ericksonsilva disse:

Num lugar frio, um isolante término inflável + um saco de dormir seria a melhor escolha se tratando de conforto? 

Não somente isso.. como na questão de peso, que vai ser bem menos que levar um colchão ou um colchonete que mau vai caber na sua mochila.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá novamente@ericksonsilva!

Saco de dormir, isolante térmico e colchonetes são três coisas distintas.

O saco de dormir tem uma finalidade bem específica: aquecer e manter a temperatura.

O isolante térmico, que pode ser de EVA ou inflável, serve para impedir que a umidade (e o frio) do solo chegue ao teu corpo.

O colchonete é basicamente para conforto - mas eu particularmente não acho nada efetivo.

Mesmo com finalidades definidas, sacos de dormir e isolantes térmicos também podem contribuir na questão conforto.

Como muitas coisas da vida, é preciso se expor pra ir acostumando o corpo àquela realidade - é impossível comparar o conforto de um colchão tradicional com qualquer coisa utilizada em trekking.

Levando em consideração teu outro post (onde você mandou o link do trekking que pretendes fazer), eu sugiro que você pegue um isolante térmico inflável e vá praticando (se adaptando, porque no começo dificilmente vai ser confortável).

Dê uma olhada no Azteq Orok (solteiro, R$ 300,70, mas tu encontra muito mais barato), observe o tamanho e o peso dele compactado - eu tenho um, é formidável. Também tenho um Naturehike FC11 (casal, R$ 678,81, também dá de encontrar mais baratos - pelo Aliexpress você não chega a pagar R$ 300,00).

Eu não aconselho colchonetes e isolantes térmicos de EVA devido seu volume.

Saco de dormir só se tu fores para um lugar que realmente precises de aquecimento, se não é besteira mesmo.

E por fim, meça as dimensões internas da sua barraca (não pegue as medidas anunciadas, muitas vezes não são reais), e daí calcule se o isolante térmico caberá dentro dela (o meu Naturehike FC11 fica justíssimo dentro da minha Naturehike Star River 2P).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, ericksonsilva disse:

Mas e quando for um ambiente quente durante a noite? Com o uso do saco de dormir, ficará ainda mais quente, não? 

 

Daì voce precisa calcular. Lembre-se que de noite sempre è mais fresco, ainda mais na natureza. Se for realmente quente de noite, nao leva. Isso precisa ser definido quando comprar um saco de dormir, se pretende fazer camping sempre em locais quentes no verao, ou no inverno, etc. 

O saco de dormir è sua coberta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 horas atrás, _Umpdy disse:

Saco de dormir é sua coberta.. tu usa se for necessário! E compra de acordo com a temperatura que quiser.

Entendi.. Eu encontrei aqui o Freedom da Nautika, que ele abre totalmente, então consigo usar ele como se fosse um "colchonete", caso o clima esteja quente, apenas pra ficar mais confortável mesmo.

 

11 horas atrás, _Umpdy disse:

Isolante térmico serve para impedir o calor/frio do chão para o seu corpo.

Os infláveis vai te dar um conforto maior.

Vejo muitas reclamações nos infláveis quanto a questão de furar.

Estava pensando nesses de polietileno, onde terei uma pouco de conforto, como o modelo Thor da Azteq e o dobrável Egg Crate da Naturehike.

 

11 horas atrás, _Umpdy disse:

Não somente isso.. como na questão de peso, que vai ser bem menos que levar um colchão ou um colchonete que mau vai caber na sua mochila.

Sim, exatamente.. Colchão será apenas numa situação onde levarei tudo dentro do carro mesmo.

Agradeço pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá novamente@ericksonsilva!

Saco de dormir, isolante térmico e colchonetes são três coisas distintas.

O saco de dormir tem uma finalidade bem específica: aquecer e manter a temperatura.

O isolante térmico, que pode ser de EVA ou inflável, serve para impedir que a umidade (e o frio) do solo chegue ao teu corpo.

O colchonete é basicamente para conforto - mas eu particularmente não acho nada efetivo.

Mesmo com finalidades definidas, sacos de dormir e isolantes térmicos também podem contribuir na questão conforto.

Como muitas coisas da vida, é preciso se expor pra ir acostumando o corpo àquela realidade - é impossível comparar o conforto de um colchão tradicional com qualquer coisa utilizada em trekking.

Levando em consideração teu outro post (onde você mandou o link do trekking que pretendes fazer), eu sugiro que você pegue um isolante térmico inflável e vá praticando (se adaptando, porque no começo dificilmente vai ser confortável).

Dê uma olhada no Azteq Orok (solteiro, R$ 300,70, mas tu encontra muito mais barato), observe o tamanho e o peso dele compactado - eu tenho um, é formidável. Também tenho um Naturehike FC11 (casal, R$ 678,81, também dá de encontrar mais baratos - pelo Aliexpress você não chega a pagar R$ 300,00).

Eu não aconselho colchonetes e isolantes térmicos de EVA devido seu volume.

Saco de dormir só se tu fores para um lugar que realmente precises de aquecimento, se não é besteira mesmo.

E por fim, meça as dimensões internas da sua barraca (não pegue as medidas anunciadas, muitas vezes não são reais), e daí calcule se o isolante térmico caberá dentro dela (o meu Naturehike FC11 fica justíssimo dentro da minha Naturehike Star River 2P).

Olá mais uma vez, @Alan Rafael Kinder.. haha

Sim, acabei pesquisando um pouco mais e encontrei essa distinção. Inclusive o colchonete foi algo que já descartei totalmente. E tive esse entendimento que o isolante + saco pode contribuir com o conforto.

 

Então, algo que observei bastante lendo feedbacks sobre alguns produtos foi ssobre a questão da fragilidade dos isolantes térmicos infláveis, e foi algo que fiquei com bastante receio. Como falei no post acima, minha ideia seria pegar o modelo Thor da Azteq e o saco de dormir Freedom da NTK, onde eu consigo ter a liberdade de deixá-lo aberto ou fechado de acordo com o clima, e mantendo um certo conforto. Sendo que acabei encontrando o dobrável Egg Crate da Naturehike, onde é mais grosso e mais largo, fazendo assim com que seja mais confortável que o modelo Thor, entretanto, isso vai significa 100g a mais na mochila e um espaço um pouco maior a ser ocupado, mas terei mais conforto. Sendo que minha mochila é de 65L, então acredito que isso não vá impactar tanto. O que você acha? 

 

Eita, disso das medidas da barraca eu realmente não sabia. Pior que ainda não estou com ela, então vou aguardar a chegada dela para que eu possa medir e então comprar o isolante.

 

Agradeço mais uma vez pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

Daì voce precisa calcular. Lembre-se que de noite sempre è mais fresco, ainda mais na natureza. Se for realmente quente de noite, nao leva. Isso precisa ser definido quando comprar um saco de dormir, se pretende fazer camping sempre em locais quentes no verao, ou no inverno, etc. 

O saco de dormir è sua coberta.

Entendi. Por esse fator acabei optando por um saco onde ele pode ser aberto totalmente, fazendo com que eu possa utilizá-lo mesmo em climas um pouco mais quente, apenas como um conforto e tal.

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom dia@ericksonsilva!

Então, bacana esse Azteq Thor. É uma questão de sentir se você suportará o nível de conforto que ele oferece, afinal, ele não difere muito de um isolante de EVA. O EggCrate é similar, apenas de outra marca, não acho que mude muita coisa (a Azteq é uma boa marca).

Particularmente eu já tive um isolante desse tipo e não me acostumei, o conforto que ele oferecia - para mim - era zero. Só servia estritamente para sua função original: impedir a umidade do solo chegar até meu corpo.

Dito isso, vendi meu antigo isolante e fui até uma loja física e testei o isolante inflável Azteq Orok - caramba, que diferença de conforto. Sobre sua durabilidade eu não sei dizer, eu acho ele bem resistente, mas certamente isso depende mais de como seu usuário o utiliza do que propriamente a composição dele. Na boa, já vi gente tratando tão mal seu equipamento e depois reclamando que 'não aguenta', claro né, o cidadão basicamente joga o fogareiro em cima do isolante inflável e espera que nunca vai furar. Usando-o corretamente, isto é, sem colocar a cargueira (ou qualquer peso acumulado) em cima dele, não posicionando objetos pontiagudos ou metais sobre ele, em outras palavras, apenas deitando nele, duvido que você terá algum problema. O Azteq Orok é feito com RipStop, então ele não rasga, apenas fura, e daí existem diversos kits de manutenção que permitem prolongar a vida de um isolante inflável danificado.

Eu também já tive um saco de dormir Nautika Freedom, ele era simples. Bem volumoso, aquecia o suficiente. Mas como eu tenho 192cm de altura, apesar dele ser anunciado com 210cm de comprimento, eu não cabia nele - tinha que ficar torto, e como não era largo também, não funcionava. Além disso, o anúncio aponta que ele tem sua 'temperatura conforto' em -1.5°C - cara, já li diversos relatos que essas 'medidas' da Nautika são totalmente irreais (existe uma regulamentação internacional para determinar efetivamente quanto o saco de dormir tolera, e aparentemente a Nautika não usa esse regulamento - ela faz um teste diferente - então não dá para comparar). Enfim, ele me serviu mal, e consegui vender ele logo depois de usá-lo.

Se você não acredita pega esse Freedom (com a temperatura conforto de -1.5°C que ele anuncia) e compare com diversos outros do mercado (de marcas diferentes) que atuam nessa mesma faixa de temperatura conforto. Você vai perceber que só o Freedom 'consegue' ofertar essa temperatura conforto em 'tão pouco volume' - é o mesmo que dizer que uma regata vai te esquentar no inverno.

De toda forma, apesar dos pesares, ele não deixa de ser efetivo, porém não nos termos que ele apresenta.

Atualmente tenho um Naturehike Salcantay EM200 10°C (R$ 439,80, paguei bem menos uns dois meses atrás) - e veja só, apesar dele ter uma temperatura conforto superior ao Freedom, este aquecia muito mais. No quesito volume ele é similar ao Freedom, todavia, como ele vem com um saco de compressão, eu consigo deixá-lo com a metade do volume (e isso é extraordinário, ainda mais se tu não dispõe de muito volume na mochila). Além disso, eu entro certinho dentro dele, e ele também conta com a parte inferior impermeável (pois é um ponto que costuma tocar na parede da barraca, que por vezes está úmida devida a condensação). Eu não o usei ainda pois não vejo necessidade aqui em Santa Catarina, tenho outras formas de me aquecer, então economizo espaço na mochila. Comprei ele com o objetivo de utiliza-lo na Patagônia devido ao clima ser mais exigente. Meu irmão também tem um e já testou, ele relatou ter gostado.

Mas cara, eu só estou apontando minha percepção (considerando as experiências que tive) - cada um é cada um, pode ser que pra ti um isolante térmico não inflável seja satisfatório, e o saco de dormir Freedom atenda tua expectativa. De nenhuma forma qualquer coisa dessas vai se comparar com o colchão de uma cama normal haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...