Ir para conteúdo

Lituânia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Thiago,

de Varsóvia vc pode ir de onibus pra lá, são umas 18 horas. Se vc for de trem, vc tem que passar por Belarus, e tem que tirar o visto do país, essas coisas chatas.

A Estonia, a Letonia e a Lituania são muito pequenas, então seria legal vc fazer os 3 países. As capitais da Estonia e da Lituania são as cidades medievais mais preservadas do mundo!

De tallinn, a capital da Estonia, vc pega um ferry, de uma hora, e vai para Helsinki. Não sei como é no inverno, talvez seja mais demoradoro se tiver que ser nesses navios quebra gelo. Vou procurar os sites que eu tenho dessas países e te mando. De Helsinki, vc pega um ävião dessas companhias baratas e volta para alguma capital mais ao sul.

Re

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Já estive na Lituânia, mais precisamente em Kaunas e vilarejos ao redores. Fui pra lá pela Ryan Air saindo do aeroporte de Nyköping, na Suécia. Bo, como não acesso muito esse fórum, se algém precisar de informações: [email protected]

 

Na época em que fui esse fórum não tinha nada sobre Lituânia e como o país não é tão fucional quanto os escandinávos que eu estava acostumado foi uma baita de uma experiência...

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros

Na Lituânia fica um dos locais de peregrinação católica mais importantes do mundo, a Colina das Cruzes (Kryžių kalnas) que, durante anos, foi símbolo da luta dos lituanos contra o regime soviético.

Consiste em, como o próprio nome diz, uma pequena colina (na realidade a única colina num raio de centenas de quilômetros de planície) repleta de cruzes de todos os tipos que, com o tempo, foram fixadas pelas pessoas que visitam o local.

As cruzes da colina foram destruídas várias vezes pelos soviéticos, porém, com a insistência das pessoas que íam lá depositar, dia após dia, suas cruzes, os comunistas acabaram por fazer vistas grossas às cruzes depois de 40 anos de duração do que os habitantes locais chamam de "guerra das cruzes".

Para se chegar à colina, o mais aconselhável é ir por Rïga, capital da Letônia. De lá se pega um ônibus que vai a Šiauliai ou Kaunas e se desce ou na estrada, próximo à colina (1200m) ou então na própria Šiauliai. Em Šiauliai é possível tomar outro ônibus (são 12 kms ou 20 mins que separam a colina da cidade de Šiauliai) para a colina, lembrando que o último ônibus que volta da colina o faz às 17 horas!

Como opinião pessoal, eu, como católico, me decepcionei um pouco com o local, não voltaria; mas, para quem quer ir aos principais locais de peregrinação do mundo, é de visita obrigatória! Estou à disposição para quem quiser maiores informações. E fica uma foto por aí:

598d9e5987e3d_Colinadascruzes.jpg.b12dd858fd5761a66a6faa4ad8cf4067.jpg

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros

Das três, realmente não achei Vilnius tão interessante, mas não significa que não valha uma visita. A atmosfera da cidade é bacana, a cidade antiga é mto bem preservada (a exemplo de Riga e Tallinn).

Pros que estiverem por lá, algumas dicas:

 

- se gostam de um bom sorvete, há um café com um sorvete mto bom bem no inicinho da subida (perto da catedral). Não me lembro o nome mas fica à direita de quem sobe.

- pros que curtem uma boa festa, se estiverem lá em uma quinta feira, vão a um clube chamado Salento. No verão eles fazem uma festa da espuma, mto divertida!

- se querem ir pra Varsóvia, dêem uma olhada em onibus. Achei um onibus por 3 euros (isso mesmo, não faltou zero algum no número!!). Foi no site www.eurolines.ee. Às vezes fazem alguma promoção e nos surpreendemos. De onibus até varsóvia é coisa de 8 horas. Cansativo, mas o onibus é confortável, e com certeza é bem mais tranquilo do que 8 horas de onibus aqui nas nossas estradas brasileiras.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Oi pessoal!

 

Estive recentemente em Vilnius e não curti muito assim não... :cry:

Estônia e Letônia, ou seja, Tallinn e Riga são bem mais interessantes. Massss, se vc for um curioso por capitais, como eu sou, talvez vale dar uma conferida.

Eu gostei bastante foi de Trakai. Muito bonito o castelo e a região.

Eu visitei Trakai num dia meio chuvoso, o que foi uma pena. Num dia de sol e calor deve ser uma delícia passar um dia todo lá fazendo pequeniques e caminhadas.

Fica a dica pra vc, caso vc se sinta entediado em Vilnius: se mande para Trakai! :lol:

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Estive na Lituânia recentemente e vou deixar minhas impressões.

 

Fiquei 4 dias em Vilnius e gostei bastante. A cidade velha é quase toda construída em estilo barroco e é muito gostosa de passear. Pra quem gosta de arte, vale a pena visitar a República de Uzupio. O local é cheio de galerias. Visitei Trakai também e não gostei. Eu achei o castelo sem graça. Como ele foi destruído diversas vezes, acho que perdeu a originalidade. Talvez o mais interessante seja conhecer um pouco sobre a minoria étnica Karaite que vive na região e está perigando de acabar.

 

Em Siauliai fiquei 1 dia. Fui à colina das cruzes e até agora não sei o que pensar de lá. O local não me impressionou, mas é muito bonito por representar devoção e gratidão. Pra quem gosta de foto tem um museu de fotografia no calçadão da cidade. Eles tem no terraço uma camara obscura gigante. Muito legal mesmo.

 

Finalmente, passei 2 dias muito agradáveis em Nida. O lugar é muito peculiar por estar numa faixa estreita de terra desgarrada do continente. O local possui dunas belíssimas e é ótimo para a prática de atividades ao ar livre. Vale a pena alugar uma bicicleta e andar pelos vilarejos.

 

No geral a Lituânia é um país barato e fácil de se deslocar. Eles não falam bem ingles, mas quebram o galho.

 

18622027996_f8d9e8b2ae_z.jpgCatedral de Vilnius/Lituânia

 

18220823423_77da8e08ac_z.jpgCidade velha de Vilnius/Lituânia

 

18461167389_712ed3716d_z.jpgRepública de Užupio - Vilnius/Lituânia

 

18655717739_94d8b1171a_z.jpgCastelo de Trakai/Lituânia

 

18653541918_f56c9fe203_z.jpgColina das cruzes Siauliai/Lituânia

 

18221751823_0462b56630_z.jpgColina das Cruzes Siauliai/Lituânia

 

18642671470_454c04789b_z.jpgDunas de Nida/Lituânia

 

18311010273_b167bfb871_z.jpgNida/Lituânia

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...