Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Viagem de carro de Brasília ao litoral da Bahia - Ida e Volta


Posts Recomendados

  • Membros

Viagem ao litoral da Bahia (Itacaré - Península de Maraú - Morro de São Paulo) 02 NOV 20 a 17 NOV 20

Postei várias fotos no meu Instagram @vemcomajane

Trecho Brasília - Itacaré

A viagem foi feita por dois adultos que não consideravam a necessidade de parar para almoço (snacks e bebidas geladas no carro). As informações abaixo visam principalmente às condições das rodovias. Consumo de combustível e tempo na rota depende de outros fatores, tais como qual o seu veículo, crianças ou animais a bordo, o peso do pé do motorista etc.

1. Início às 06:30h do dia 02 NOV 20 em Brasília. Navegadores utilizados: maps.me (funciona muito bem off line) e Google Maps (onde tinha sinal de celular).

2. Parada no Posto Rosário na divisa entre Goiás e Bahia após 324km. Tem loja de conveniência, wi-fi e banheiro em boas condições. Abastecimento com 40,39l de gasolina (R$ 4,71 por litro). BR 020 com asfalto em bom estado de conservação, eventualmente alguns buracos.

3. Parada no Posto Precioso do Oeste em Correntina após 197km da última parada. Tem loja de conveniência e banheiro em boas condições. BR 349 com asfalto em bom estado de conservação (trecho da viagem que mais rendeu).

4. Parada rápida em Bom Jesus da Lapa após 145km em posto de beira de estrada. BR 349 com asfalto em bom estado de conservação.

5. Parada em Riacho de Santana após 60km no Max Posto 2 (Ipiranga). Abastecimento com 38,07l de gasolina (R$ 4,659). BR 430 com pavimentação deteriorada em alguns trechos. Perde-se tempo para cruzar diversos lugarejos e cidadezinhas. O rendimento da viagem cai.

6. Travessia da BR 430 entre Igaporã e Caetité requer muito cuidado. Alguns buracos na pista, chuva, neblina, poucos pontos de ultrapassagem e estrada sem acostamento. Os paredões de pedra dificultam a visibilidade e fazem os caminhões trafegarem mais pelo meio da pista.

7. Parada no Posto América em Brumado após 174km. Banheiros e restaurante do Posto em boas condições. Trecho da BR 030 entre Caetité e Brumado com asfalto novo, mas já com alguns buracos. Rendimento da viagem volta a ficar bom.

8. No trevo tomamos a BA 262 em direção a Vitória da Conquista. O pavimento está em bom estado de conservação, mas em cada lugarejo que se passa são de três a cinco quebras molas. Chegada no estacionamento do Ibis Hotel em Vitória da Conquista às 19:45h, após 142km da última parada. Jantar no hotel. Travesseiro e cama ruim (colchão mole/velho). Chovia e fazia frio (16ºC). O rendimento do trecho foi bom, considerando que a maior parte foi feita à noite e com chuva leve. Total do primeiro dia: 1.042km, parando apenas para abastecer e ir ao banheiro.

9. Saída de Vitória da Conquista, ainda com chuva, no dia 03 NOV 20.

10. Seguimos para Ilhéus pela BR 415 (BA 262). Atenção com a descida da serra que é bem íngreme e curvas muito fechadas. Parada no Posto Fibra em Itambé, após 53km. Banheiros em boas condições. Abastecimento com 36,49l de gasolina (R$ 4,499). A diferença de temperatura entre Vitória da Conquista e Itabuna foi de 8ºC (de 17 para 25º C)

11. Chegada em Ilhéus, após 217km (de Itambé). Passagem por dentro de Itabuna com trânsito intenso, perde-se bastante tempo. Almoço no restaurante Vesúvio e fotos na pracinha. O Bataclã só reabrirá em dezembro...

12. Chegada em Itacaré às 17:45h, após 73km. BA 001 em mau estado de conservação, asfalto com muitos remendos e quebras molas. Hospedagem na Pousada. Total do segundo dia: 343km, parando para abastecer e almoçar em Ilhéus. Total rodado em Itacaré em 5 dias de estadia, para conhecer todas as praias: 102km.

Trecho Itacaré – Península de Maraú

Após conversar com o pessoal da pousada e outros turistas, decidimos não enfrentar os 45km de estrada de chão até a praia de Taipus de Fora, na Península de Maraú, tendo em vista a opinião unânime de que não valia a pena (tempo de viagem 2h 30min para vencer os abrasivos 45km).

1. Abastecimento no Posto Petrobahia em Itacaré no dia 08 NOV 20 com 39,18l de gasolina (R$ 4,699). Deslocamento de 55km até Camamu pela BA 001 com asfalto em bom estado de conservação, embora sinalização horizontal e vertical sejam bem precárias. Carro ficou no estacionamento do nenê (céu aberto). Cobrava R$ 40,00 a diária em estacionamento coberto ou 30 a descoberto: a cobertura era uma árvore frondosa. Dei mais R$ 10 pro correria que captou agente no meio da rua, próximo ao cais do porto de Camamú.

2. Travessia às 13h em lancha rápida da Camamu Adventure (tem um cais próprio em Camamu) até Barra Grande, península de Maraú (R$ 19,00 por pessoa, cerca de 40min). No cais de Barra Grande tomamos um taxi até a praia de Taipus de Fora (R$ 60,00 – preço tabelado). Hospedagem na pousada em Taipus de Fora. Trecho Camamu – Atracadouro Bom Jardim 1. Retorno a Camamu no barco das 09:00h no dia 12 NOV 20. Reinício da viagem de carro às 0945h. BA 001 entre Camamu e Valença são 75km com asfalto em péssimo estado de conservação. Perde-se tempo passando dentro de lugarejos e cidadezinhas. O trânsito em Valença é congestionado na região do cais. Parada no Posto Líder na saída da cidade para ida ao banheiro. A estrada entre Valença e o Atracadouro Bom Jardim (20km) está em bom estado.

2. Deixamos o carro no “Estacionamento Nativos” em Atracadouro. R$ 20,00 a diária: estacionamento coberto, bem organizado e seguro.

3. Atravessamos para Morro de São Paulo em lancha rápida (R$ 19,00 por pessoa) às 13h. São 15 minutos até o cais da Ilha de Tinharé. Ao chegar ao cais em Morro recomendo contratar um carregador para suas malas: usam carrinho de mão e cobram de R$ 20 a 30, dependendo da cara do turista e da distância até a sua pousada. O preço é combinado na hora. Hospedagem na pousada.

VIAGEM DE RETORNO A BRASÍLIA

1. Embarque, no dia 16 NOV 20, na lancha rápida das 09:00h para Atracadouro Bom Jardim. Reinício da viagem às 09:45h.

2. Abastecimento no Posto Líder em Valença, com 19,93l (R$ 4,82 o litro).

3. Seguimos pela BA 542 por 37km até a BR 101. Estrada com alguns buracos e muitos quebra-molas, mas no geral em bom estado. Depois pela BR 101 na direção de Salvador, em bom estado de conservação, até a BR 420 (cerca de 10km).

4. Pela BR 420, com alguns buracos (operação tapa buraco estava em andamento) muitos quebra-molas até a BR 116. Parada para banheiro no auto posto Alto Alegre em Mutuípe, após 78km desde Valença.

5. Na BR 116 seguimos em direção a Jequié e logo em seguida entramos na BA 250. A estrada está em ótimo estado de conservação, mas nunca se esqueça dos inúmeros quebra-molas.

6. Parada no Posto WS em Maracás, após 143km desde Mutuípe. Abastecimento com 25,18l de gasolina (R$ 4,869).

7. Estrada entre Maracás e Sussuarana (BA 026 ou BA 407, até hoje não sei) com asfalto em muitos pontos em péssimo estado de conservação. Faltando 10km pra chegar em Sussuarana o asfalto praticamente sumiu. Foi eleito o pior trecho de toda a viagem. No seu planejamento, recomento evitar passar por essa estrada a noite.

8. Parada no Posto Meira em Brumado para banheiro, após 182km de Maracás. O trecho da BR 030 entre Sussuarana e Brumado é novo, mas já apresenta alguns (poucos) buracos.

9. Parada para pernoite em Caitité, no Hotel Por do Sol (R$ 150 a diária, custo/benefício excelente). Total do primeiro dia: 525km, parando apenas para abastecer e ir ao banheiro.

10. Abastecimento no Posto Ipiranga ao lado do Restaurante Empório, em Caitité, com 28,45l (R$ 4,67). Trecho entre Caetité e Igaporã com neblina e acidente na pista (único de toda a viagem).

11. Parada no auto posto Precioso do Oeste, em Correntina, após 286km. Abastecimento com 30,78l (R$ 4,549).

12. Parada no Auto Posto Rosário, após 198km. Abastecimento com 18,64l (R$ 4,749).

13. Parada para banheiro no Posto Ipiranga da Rede 020, a 20km de Formosa, após 215km desde Vila Rosário.

14. Garagem de casa às 17:40h de 17 NOV 20, após 108km da última parada.

Total do segundo dia: 807km, parando apenas para abastecer e ir ao banheiro.

Resumo: Percurso total da viagem de ida e volta: 2.968km 08 (oito) paradas para reabastecimento

Total de combustível gasto: 248,66l

Valor total gasto com compra de combustível: R$ 1.163,15

  • Gostei! 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...