Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

• Silnei featured this tópico
  • Membros
13 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Belo relato, parabéns pela viagem!

Mas realmente, pelos valores que passasse, é uma experiência bem restrita. 😛 

Realmente, os preços lá são salgados! Mas pensando que se trata de um destino único, acho que vale a pena!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

@FláviaMonize

Como  funciona está burocracia do teste do covid para entrar na ilha? para mim que sou do interior de MG, gosto dois dia para chegar lá. rsrsrs , mostrar exame do dia anterior é complicado, a não ser fico faço o teste covid em Recife.

Já estive lá, é maravilhoso,  imagina a lua cheia no morro do piquinho. rsrs , quero voltar em semana de lua cheia. rsrs

Link para o post
  • Membros
5 horas atrás, J_Carlos disse:

@FláviaMonize

Como  funciona está burocracia do teste do covid para entrar na ilha? para mim que sou do interior de MG, gosto dois dia para chegar lá. rsrsrs , mostrar exame do dia anterior é complicado, a não ser fico faço o teste covid em Recife.

Já estive lá, é maravilhoso,  imagina a lua cheia no morro do piquinho. rsrs , quero voltar em semana de lua cheia. rsrs

Então! Sou do interior de São Paulo e tivemos problemas com isso também!
O teste precisa ser feito em no máximo 48 horas antes do embarque. O problema é que a maioria dos laboratórios entrega o resultado em 3 ou 4 dias úteis. Aí, teoricamente, você precisaria ficar "preso" dentro da pousada até o seu resultado sair! 😅

No fim, encontramos um local aqui na minha cidade que entregava o resultado em 6 horas, e deu tudo certo! Então, pesquisa bem por aí para conseguir também!

Realmente, a vista no Piquinho na lua cheia deve ser linda!

Link para o post
  • Colaboradores

Fui em 2012 antes de se tornar parque Nacional e odiei.Não é o meu estilo de turismo, além de ser muito caro.Paga se tudo ali,imagino hoje que tem de pagar até entrada no parque. Com muito menos fui ao Caribe várias vezes e conheci cidades de verdade. 

Link para o post
  • FláviaMonize changed the title to Fernando de Noronha - Todas as informações! (Dezembro de 2020)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

• Por AdrianaALima
      Estive em Noronha novamente agora em out/17 (sim...fui mordida pelo bichinho... a idéia é voltar sempre que for possível). Dessa vez, fui com minha prima, mas conheci pelo menos 4 mulheres de diferentes idades que estavam viajando sozinhas. Uma delas me disse que era a sua terceira vez na ilha e que eu, na minha segunda vez, iria perceber que cada viagem a Noronha é diferente da outra... e ela realmente tem razão! Fiz coisas diferentes, conheci lugares e pessoas novas... e foi maravilhoso estar lá de novo.
      Este post será atualizado com as novidades 2017, mas o original será mantido

Antes de viajar para Noronha sozinha, fiz muita pesquisa aqui no Mochileiros.com e em outros blogs... Agora volto e transcrevo alguns emails que fiz para uma amiga que pretende fazer o mesmo... Espero que seja incentivo não só para mulheres e não apenas para viajantes solo... Mas para todos que tem vontade de conhecer este lugar incrível!

Bora começar?

Primeiro de td... A motivação... Pq Noronha?
      Nunca tive muita curiosidade sobre a ilha...Na verdade pensava apenas como uma possibilidade futura sem prazo para acontecer. Porém eu estava com muita vontade de viajar sozinha e como eu não queria ir p europa ( meu principal destino qdo penso em viagens solo), fiz uma busca no google sobre destinos seguros para mulheres sozinhas no Brasil e o que aparece de forma clara é Noronha.

Impressão?
      Vale mais do que cada centavo q gastamos na viagem! Todos os blogs falam que lá é um paraíso, que a energia é boa, que todas as fotos daquele mar realmente são verdadeiras (sem fotoshop)... Eu achava que eles deviam exagerar nesses elogios... Mas td que se lê a respeito é a mais pura verdade. Aquele lugar é incrível!

Sozinha?
      Todos os dias conheci e conversei com pessoas novas... Lá é muito fácil de fazer amizade. Li num relato de uma viajante solo algo como: "não se preocupe, vc vai conhecer pessoas novas lá" e era verdade. Eu sou supertímida, mas ainda assim me diverti muito com pessoas nativas de Noronha ou forasteiros como eu.

Qts dias?
      Fiquei 5 dias inteiros e acho que foi suficiente para conhecer quase td. Os blogs recomendam o mínimo de 5 dias...Mas se der pra ficar mais, é melhor.

Passagens e Taxas:
      As companhias são Azul e Gol. Fui de Azul saindo de sp, na ida fiz escala e na volta fiz conexão,ambas em Recife. A passagem foi 1305,78 (mais cara que a minha para a Colombia em maio). Havia tarifas em torno de 1000 reais na época em que fui (início de setembro), porém por conta do trabalho não pude viajar nessas datas mais baratas. Pelo que li, os preços são esses mesmo...Exceto se vc já sai de Recife ou de Natal direto p lá, pois às vezes rola promoção pra essas cidades.
      Taxa de permanência: É preciso pagar uma espécie de diária da ilha, isso pode ser feito com antecedência ou na hora do desembarque. Eu paguei antes logo após a compra da passagem eu já entrei no site oficial da ilha e paguei... ao chegar vi que há muitas pessoas q fazem na hora mesmo. E existem 2 filas, uma p quem já pagou e outra pra que vai pagar ainda... Dizem q a fila de quem pagou primeiro é mais rá pida pq tem varios guichês, a outra fila só tem um guichê mas compensa por ser menor... Pelas minhas 6 diárias paguei em torno de 362 reais.
      Carteira do parque nacional marinho: Qdo se chega em Noronha, é necessário fazer essa carteirinha que custa 89 reais. Ela te dá permissão de acesso às praias como a do Sancho, Sueste e trilhas como a do Atalaia. Existem vários pontos onde se pode fazer essa carteirinha. Fiz no posto da praça Flamboyant na vila dos remédios, que fica aberto até as 22h. Pouca fila e é rapidinho. Esse ingresso parece q vale por 10 dias.
      2017: Fui novamente de Azul e a passagem custou 1350 reais (ida e volta de SP). A carteirinha do parque nacional marinho agora custa 99 reais.

Hospedagem:
      Fiquei na Pousada da Iris, pois li muitos relatos no site dos Mochileiros.com que a recomendavam. Não está no booking. Então aqui está o contato: 081998014035 - esse tb é o número do whats. Como ela é muito recomendada pelos sites, se tu escolheres ficar aqui sugiro que assim que comprares a passagem, já ligue pra ela e confirme hospedagem. Ela pede transferência de 50% para garantir e o resto vc dá ao chegar... Tenho quase certeza q ela não trabalha com cartão, então já levei em dinheiro o restante do valor da hospedagem.
      A pousada na verdade consiste em suítes externas que ela fez no terreno da casa dela. Não há café da manhã, mas no quarto há sanduicheira, frigobar, além de ar condicionado e tv. A cozinha da pousada pode ser usada se quiser, eu não usei, mas uma outra hóspede de lá me disse que é bem equipada. Bem ao lado há um minimercado chamado breakfast onde podemos comprar coisas para o café, inclusive pão, além de água, produtos de higiene e o várias outras coisas, caso precisemos.
      A localização é ótima, pois fica bem no meio da vila dos remédios com fácil acesso às praias mais urbanizadas (cachorro, meio e conceição) Acho q é a melhor localização possivel é por aqui.
      Vi a dona Iris pouquíssimas vezes, mas ela tá sempre por lá e é muito simpática. É preciso que levemos nossa própria toalha, shampoo, condicionador e sabonete... e claro, se quiser, nosso próprio secador de cabelo.
      A diária é de 170 reais para uma pessoa sozinha, não lembro qto é para 2 pessoas mas acho que era 200. No meu quarto cabiam 2 pessoas, não sei se há quartos p 3 ou 4 pessoas. Ah e a limpeza é diária, só no sábado que não tem. Essa foi a diária mais barata que encontrei em Noronha, tinha pesquisado outras pelo booking e todas eram mais caras inclusive a do Vila Hostel em que banheiro seria compartilhado.

2017: A Pousada da Iris mudou um pouco... parte dela agora se transformou em Pousada Via Mar (que pode ser encontrada no Booking). Liguei para dona Iris e ela me deu o número da nova pousada, mas não havia vagas para o meu período. Além disso, o valor da diária para uma pessoa sozinha subiu pra 300 reais.  Minha hospedagem dessa vez foi na Pousada do Mano.
      Pousada do Mano: bem localizada, bem próxima a praça Flamboyant, café simples , mas muito gostoso e suficiente. Quarto duplo simples com banheiro privativo e com o conforto necessário. Me hospedaria novamente lá com prazer. O período de 5 dias para 2 pessoas custou no total 2300 reais (se vc ligar diretamente para pousada, a diária é discretamente menor que no booking).
      Transfer do aeroporto:
      Até onde sei as pousadas oferecem esse transfer, inclusive a minha, porém por recomendação dos blogs que li, optei por táxi mesmo. Isso pq esse transfer é feito por empresas de turismo e há uma história que elas fazem umas espécie de palestra sobre os passeios oferecidos e isso pode gerar demora até a sua chegada na pousada, fazendo vc perder tempo que é precioso. O valor do táxi é tabelado em toda a ilha e do aeroporto até lá custa vinte e seis reais.
      Já o transfer de volta (da pousada ao aeroporto) fiz com a empresa em que comprei os passeios e, em tese, não paguei nada por isso.

Qdo ir?
      De forma geral, o que li é que para mergulho, é melhor o segundo semestre e para surfar o ideal é começo do ano, essa divisão é baseada nas condiçoes apresentadas pelo mar, que pode ter ondas altíssimas ou ficar paradinho como uma piscina. Tentar fugir do período de chuvas tb é importante na hora de escolher o período e eu não lembro qdo é,mas sei que não é em setembro. Peguei chuva lá mas somente em uma noite, chuva forte mesmo,mas os nativos disseram que essa chuva estava fora do padrão da ilha. Fiquei do dia 31/08 a 06/09/16
      2017: choveu em um dos dias q estive lá. Os nativos dizem que não é comum, mas o tempo tem mudado em Noronha e agora eventualmente chove neste período.

Passeios:
      Por do sol:
      Há vários lugares para assisti-lo... No primeiro dia, logo após a chegada, deixei minhas coisas na pousada e desci para a praia da Conceição (que é próxima da vila dos remedios). Fui em busca do barzinho famoso por lá chamado Duda Rei, mas optei por ficar na praia mesmo, estendi minha canga na areia e esperei o espetáculo... bem nessa hora constatei que eu já estava apaixonada pela ilha...Era dia oficial do impeachment, mas bem ali nada disso é importante. É um paraíso!
      O segundo por do sol foi no forte dos remedios, também próximo da vila e é o forte que mais está preservado na ilha, de lá é possivel ver de um lado as praias do Cachorro, Meio e Conceição e do outro lado dá para ver a região do Porto. Fica cheio de gente, mas todo mundo na mesma expectativa, dá até pra fazer amizade. Ahhh e ainda dá pra ouvir uma musiquinha, tipo um saxofone que toca no bar do cachorro (onde é possível tb assistir o por do sol, embora eu não tenha assistido nenhum de lá).
      O terceiro por do sol foi no mirante do boldró, onde todos os carros do ilhatour (falo dele depois) param. É bonito e o morro dois irmãos tá bem pertinho. Tem um bar e música ao vivo para acompanhar, mas foi o q menos gostei... muita gente aqui.
      No quarto dia, fui p bar do meio que tem uma estrutura muito legal, vale muito ir em qualquer hora do dia se tu estiveres com alguem, seja amigas ou namorado, mas pro por do sol, acho q tem que reservar. Esse bar é muito legal.
      O por do sol do quinto dia foi na praia do Cachorro e foi o mais bonito, embora não se veja ele com detalhes, pois nessa época em q eu estava lá, o sol se põe entre dois morros de pedra localizados no mar. Eu amei esse aqui.
      No último dia, fiz stand up paddle e remei até a praia da conceição (saímos da praia do Cachorro), esperamos o sol baixar...fui com um instrutor de SUP, foi bem legal...
      Importante dizer que em todos os dias as nuvens atrapalharam, então não vi o sol tocando no mar, é o que a população local costuma chamar de "eclipse nuvial" .
      De todo o jeito, com nuvem ou sem nuvem... o por do sol é parada obrigatória todos os dias!

Mergulho com cilindro:
      Nunca tinha feito e sempre morri de medo... Mas se há uma unanimidade sobre a ilha é de que além da de ser um paraíso, a beleza de noronha só é completa quando descobrimos o fundo do mar.
      Existem dois tipos... um mais caro que é o mergulho das agências como a Atlantis e Aguas Claras ( acho q eram esses os nomes) e o mergulho no porto, que é mais barato, feito pela Mar de Noronha.
      O mais caro custa em torno de uns 450 e vai de barco até as ilhas secundárias. O mais barato é 250 reais e vc parte da praia mesmo e vai nadando beirando o fundo do mar até chegar em um navio afundado próximo da praia. A maior profundidade aqui é de 9metros e há muita vida marinha. Fiz com o instrutor Bodão, que é bem famoso...O cara é muito gente boa, te deixa super a vontade e te passa uma confiança danada... Fiz o batismo, ou seja, é um instrutor para um iniciante e ele é quem fica de olho no teu oxigênio e manuseia o colete que infla... Dessa forma, a única coisa que precisamos nos preocupar é em respirar. Claro que ele treina a nossa respiração antes de partir para o mergulho propriamente dito e ensina técnicas como retirar a água da máscara e desentupir o ouvido qdo já estamos lá embaixo. Se tu já fizeste snorkel alguma vez, isso vai facilitar bastante.
      Não dá para deixar de fazer o mergulho de jeito nenhum... Para iniciantes, eu superrecomendo o Bodão e o mergulho no porto, pois me deu tranquilidade saber q eu estava próximo da praia... na verdade só percebemos que nos distanciamos da superfície pq o ouvido fica incomodando.
      É possível contratar uma fotógrafa submarina, eu fiz isso e não levei a minha go pro pq não queria me preocupar em bater foto... Ela bateu várias fotos legais e fez muitos videos. O preço para 1 pessoa sozinha foi de 150 reais e vc pega o cd lá na praia 1 ou 2 dias depois.
      O email de contato é [email protected] Escrevi dizendo a data q eu queria e q fosse com o Bodão, eles logo responderam e precisei transferir 50 reais para a conta deles. O resto paguei em dinheiro lá. O cd de fotos tb é pago em dinheiro.
      Importante dizer que não precisa saber nadar para mergulhar.
      2017: Dessa vez fiz com a turma da Aguas Claras. É mais caro que a Mar de Noronha que continua com o valor de 250 reais. O valor pago no cartão (em dinheiro é um pouco mais barato) foi 620 reais por 2 mergulhos por pessoa na mesma tarde (o segundo mergulho é oferecido por 80 reais e vc só faz se quiser). A diferença em relação ao mergulho do ano passado é que este é feito nas ilhas secundárias e são muitos batismos ao mesmo tempo. Os instrutores são ótimos e me senti muito segura. Mas não acho que seja melhor que o mergulho realizado no porto pela Mar de Noronha. Ambos são maravilhosos!

Ilha tour:
      Passeio realizado numa caminhonete 4x4 e dura o dia inteiro. Passa por todas praias mais importantes, com parada para tomar banho na praia do Sancho, baía dos Porcos e na praia do porto, também pára para o almoço (não incluso) num restaurante simples próximo a praia da Cacimba do Padre e finaliza com o por do sol no mirante do boldró. Para fazer esse passeio é necessário ter a carteirinha do parque nacional marinho (aquela que custa 89 reais). Passamos por outras praias como a do Sueste e tb fomos até o museu do tubarão.
      Foi muito bom, embora eu tivesse dúvidas se valeria a pena ou se era melhor eu conhecer td sozinha e com mais tempo. Li alguns blogs com opniões favoráveis e outros contra. Mas na minha opnião, acho que o tempo em cada praia é suficiente, os guias são gente boa e explicam td o que eles sabem da ilha, batem fotos e dão tempo para batermos as nossas selfies Ajudam aqueles que tem dificuldade na hora de fazer snorkel, entre eles mulheres, homens e principalmente os mais idosos. Outro ponto positivo é que é muito fácil fazer amizade... Se eu estivesse fazendo td sozinha, provavelmente não teria ido a todas as praias nem conhecido tanta gente e ainda gastaria tempo ou dinheiro com o transporte. Nesse dia fiz muitos amigos que me fizeram companhia em outros momentos na ilha.
      Se tu tens snorkel ou nadadeiras, é bom levar... Se tu não tens nada disso, antes do passeio começar eles nos levam para alugar esse material e dá até para alugar máquinas fotográficas subaquáticas.
      Fiz esse passeio pela Costa Blue, meu guia era o Giovanio e o outro guia era o Angelo, cada um com sua caminhonete mas andavam todo tempo juntos. Os guias eram muito bons. Me pegaram as 8:30 e me deixaram umas 18 de volta na pousada.
      O custo foi de 250 reais o combo Ilha tour e passeio de barco pelo mar de dentro.

2017: Fiz novamente o Ilha Tour e acho que continua valendo muito a pena. A empresa foi a Noronha Tour e o guia foi o Lucas. Ele foi unanimidade entre nós que fizemos o passeio, muito atencioso e paciente. Dessa vez o roteiro foi diferente, mas tão bom quanto o do ano passado! O valor pago no cartão  pelo combo Ilha Tour e passeio de barco pelo mar de dentro foi 295 reais.

Passeio de barco pelo mar de dentro:
      O passeio é feito pelo mar calmo, que é o que tem as praias bonitas. Passam cedo na pousada, por volta de 8h e antes de ir pro porto param novamente para fazermos o aluguel dos acessórios.
      O passeio consiste em ir de ponta a ponta da ilha pelo mar de dentro e pára mais ou menos 1 h na praia do Sancho para fazermos snorkel. A água no Sancho é algo impressionante, linda e transparente. No início do passeio é possível ver centenas de golfinhos que nadam acompanhando o barco, mas não se pode tomar banho com eles pois é considerado crime ambiental. Alguns dos meu novos amigos que tinha feito no ilha tour tb estavam aqui e foi muito bom, valeu a pena.
      Voltamos ao porto por volta de meio dia e vc que escolhe se quer voltar pra pousada ou prefere ficar na praia do porto, resolvi ficar e voltei de carona (conto depois).
      Há um outro barco, o mais famoso, que faz esse passeio e se chama Trovão dos Mares. Pelo que sei ele faz o mesmo trajeto,porém parece que também navega pelo mar de fora (mar mais agitado) e também faz uma parada para banho no Sancho. A bordo é servido um almoço e a duração do passeio parece que é o dia inteiro. No fim do dia os turistas que quiserem fazer a pranchinha trocam de barco e fazem esse passeio no mar da praia do porto (explico depois o que é a pranchinha).

Prancha -Vip:

A pranchinha tem diversos nomes... Plana sub, prancha vip, pranchinha entre outros...Acredito que td consiste numa mesma coisa... Não fiz esse passeio mas vou tentar explicar... Vc faz snorkel segurando uma pranchinha plana que é rebocada por um barco pequeno. São algumas pranchas q são rebocadas ao mesmo tempo. Aí é possível ver bastante vida marinha e todo mundo diz que é ótimo.
      O passeio oferecido pela agencia que fiz os outros (ilha tour e barco pelo mar de dentro) é feito no período da tarde e associado a um churrasco a bordo e vendo o por do sol. O nome do passeio parece que é entardecer vip.
      Eu optei por não fazer pq como eu já tinha mergulhado com cilindro nessa mesma região (praia do porto) já tinha feito snorkel também nessa área durante o ilha tour, achei que não teria tanta graça pra mim e resolvi economizar pelo menos nisso.

Stand up paddle e surf

Sempre tive vontade de fazer essas duas coisas... Mas não estava certa se eu teria a coragem e o equilibrio suficientes. Bom, na praia do cachorro havia uma escolinha de surf (escolinha de surf noronha- tem no instagram) e eu resolvi arriscar ... não devia ser mais difícil que o mergulho com cilindro. Inicialmente, só me arrisquei no SUP... Prancha +instrutor foi 70 reais. O nome do instrutor que me acompanhou é Lukas e o cara é super gente boa. Todo mundo consegue ficar logo de pé, pelo q eu entendi... Dura mais ou menos 1 h e passeamos pelas outras praias próximas. Sempre conversando e remando... em alguns momentos ele teve que me rebocar pq não tive força o suficiente para remar bem qdo o vento era contrário.
      Teve até uma situação engraçada nessa primeira aula... qdo eu estava lá no meio do mar com ele (esqueci de mencionar que cada um segue numa prancha), eu havia acabado de dizer que estava sozinha em noronha qdo passa um barco e eu ouço alguém gritar meu nome... Qdo eu prestei atenção, eram os dois alemães que conheci nos passeios anteriores (eles estavam fazendo exatamente o passeio do entardecer vip) e aí comecei a gritar de volta Nessa hora o instrutor me perguntou: "sozinha? desse jeito?"
      No fim, ele me convenceu a fazer aulinha de surf com ele na manhã seguinte... e pq não tentar,ne?
      Na hora combinada da manhã de domingo lá estava eu... e mais um casal... entramos os 3 juntos e o pobre do lukas teve que revezar a atenção... Depois de aprender o básico na areia, tentamos por em prática na água... mas é muuuuuuuuuito difícil!!! Mas foi uma das coisas mais legais que fiz, embora não tenha conseguido ficar em pé nenhuma vez... A duração da aula era de 1 h mas com 40 min eu estava esgotada e pedi p parar... A outra aluna mandou super bem logo de cara, já o marido dela teve tb dificuldade como eu.
      Ainda fiz mais 2 vezes o SUP em noronha, mas sempre com o instrutor me acompanhando... O total gasto com isso (surf e SUP) foi 250 reais (ele abateu um pouco o valor e ainda pude pagar só no meu último dia). Recomendadíssimo!
      As vezes a escolinha fica na praia do cachorro, mas parece q ela é oficialmente localizada na conceição.
      2017: Não sou muito fã do SUP então fiz apenas 1 aula de surf dessa vez por falta de tempo. O instrutor foi novamente o Lukas (@lukas_dgl no IG) e marquei com ele pelo instagram. Ele é ótimo professor, te explica td o que vc depois vai tentar por em prática.. A escolinha mudou, agora é Alma Solar Noronha e fica na praia do Cachorro. O valor subiu para 100 reais por hora de aula. Mas vale mto a pena... melhor programa na minha opinião!

Captura da tartaruga
      As segundas e quintas, agora na praia do porto (antes era no sueste), os biólogos do tamar capturam uma tartaruga para fazer a biometria na praia e dão uma mini aula sobre elas para os turistas. Só assisti o começo, não vi qdo a tartaruga foi capturada pq era hora de ir p o meu mergulho. Ah e é de graça!
      2017: a praia mudou...tem que se informar onde é pq vive mudando... atualmente no Boldró, mas não fui ver dessa vez.

Palestras do TAMAR
      Toda noite as 20h tem uma palestra no tamar sobre algum tema diferente: tartarugas ou golfnhos ou tubarões, entre outras. Fui de tx e voltei de ônibus pq é meio distante da Vila dos remédios. Assisti a do tubarãona sexta feira e foi ótima! Fiquei até com menos medo de dar de cara com deles nas praias, pois o tubarão típico da região não é considerado um dos mais assustadores. Tem lojinha mas não tem caixa eletronico por aqui. E tem que chegar cedo pra pegar lugar pq fica lotado. De graça tb.

Baladinha

Bar do Cachorro e pizzaria Muzenza... Eles se revezam ao longo da semana como o "point" noturno da ilha. Queria muito ter ido ao reggae no Muzenza mas só fui mesmo no Samba no domingo. Td só começa a partir das 23 h e o problema é que geralmente estamos esgotados e ainda temos q acordar cedo para os passeios do dia seguinte.... Mas acho que é obrigatório ir em algum dia e de preferência qdo vc já se entrosou mais na ilha. Fui com meus amigos alemaes e 1 amiga brasileira, mas lá encontrei mtos dos guias com quem eu tinha feito amizade e tb com o lukas (do surf). Eu q nem gosto de samba, adorei a banda! E muita gente diz q o samba é o melhor dia de festa.
      2017: Infelizmente não há mais a balada na Muzenza... fechou por motivos de força maior... O samba agora fica na Noronha steak house, localizada próxima ao projeto Tamar... ou seja, longe da vila dos Remédios. Fui no forró na sexta no bar do Cachorro e no samba tb... para entrar é preciso pagar 30 reais em cada. Confesso que dessa vez não achei a noite tão animada quanto ano passado.
      Trilhas:
      Há diversas. O problema é que pra muitas é necessário que o guia agende para vc... outras parece que não é necessário. A atalaia longa é uma das mais procuradas e eu conheci um guia numa das vezes que peguei o ônibus e ele me convenceu a fazer. Acho q o valor era 150 reais pagos na hora de iniciar a trilha, é necessário a carteirinha de acesso ao parque nacional marinho e dura uma 3,5h. Dizem que é linda, mas acabei desmarcando pq tava muito cansada após a noite do samba. O que aconselho é que se tiveres interesse em fazer, procurar se informar logo ao chegar na ilha pq as vezes esgota o número de pessoas permitidas por dia em cada trilha.
      2017: Não consegui agendar de novo nenhuma trilha... sempre sem vaga.

Acho que o que sei de passeio por lá é isso... Ainda falta muita coisa para escrever sobre Noronha como restaurantes, transporte e considerações finais... Se der retornarei ao mesmo tópico para continuar... Mas por enquanto é só!

• Por Carola_RJ
      Viagem feita em janeiro de 2020 em casal.
      Escrevi esse relato porque achei Noronha um lugar muito surreal: de lindo, de fantástico e de caro. 
      Eu quero muito voltar em Noronha e quero ajudar quem quer viajar e deseja mais autonomia e economia financeira.
      Este relato está dividido da seguinte forma:
      Dicas e informações gerais Tabela de gastos Roteiro resumido Mapa Roteiro detalhado Restaurantes 1. DICAS E INFORMAÇÕES
      Preços de Noronha: é tudo surreal de caro. Eu entendo que é uma ilha longe, de difícil acesso o que encarece a chegada de alimentos e materiais por ter que incluir o frete nisso. Também entendo que devemos preservar a natureza e devemos investir dinheiro nisso. Mas não vamos ser ingênuos, não é só por isso que é caro. Esse lugar é uma máquina de fazer dinheiro tanto para o governo quanto para muitas pessoas. Só acho que essa grana tem que ser retornada em benefícios para o meio ambiente e para a população.

Principais conselhos antes de viajar:
      Fique rico ou não seja fresco! Se não der para ficar rico, não seja fresco. É tudo bem caro! Mas sem frescura dá para economizar e viajar de boas. Seja independente! Faça os passeios sozinhos. Leia sobre o local e vá às praias sozinho. Não precisa de guia para a maior parte das coisas. Leve água e comida. Nós levamos uma bagagem inteira, 23kg, só de mantimentos. Levamos água mineral, Gatorade, Vinhos, queijos e demais coisas para lanchar e fazer café da manhã (nossa hospedagem não tinha café). Isso não foi suficiente, faz muito calor e bebemos muita água. Mas deu uma ajudinha. Repelente. tem muito mosquito, MUITO! Tênis velho ou aqueles sapatos próprios para molhar. Tem muitas trilhas por matas e por pedras, é muito desconfortável fazer com chinelo. Nós levamos chinelo e tênis todos os dias. Leve uma mochila grande para levar para a praia. Tamanho de Noronha - a ilha tem 23km2 e 3 mil moradores. Ou seja, é um ovo! Para ter noção, Ilha Grande-RJ tem 190km2. O que quero dizer é que é perfeitamente possível fazer tudo andando. É tudo muito perto! É claro que para otimizar o tempo e fugir do sol, é bom pegar ônibus as vezes. Mas, chegando lá, vocês vão ter a dimensão de quão pequena é.
      Passagem aérea - quando você olhar nossa tabela de gastos vai ver que o preço da passagem saiu bem barato (uns 650 para cada). Saiu esse preço porque ganhamos uma passagem grátis da Gol. Quem é Cliente Diamante da Smiles tem direito a uma passagem grátis por ano para qualquer lugar do Brasil. Na verdade, você compra uma passagem ida e volta e ganha um acompanhante de graça. O preço estava uns 1300 reais por pessoa, o que já é um preço bom, mas saiu pela metade disso ao ganhar a passagem grátis. Esse negócio de ser cliente Diamante é muito bom!!! Além da passagem grátis, tem acesso a sala vip com acompanhante nos aeroportos quando está voando de gol ou companhias aéreas parceiras. Eu não tenho maturidade para sala vip e sempre saio cheia dos drinks. Outro benefício é poder despachar 3 bagagens gratuitamente sempre, poder sentar nas cadeiras confortos e ter embarque prioritário. Por tudo isso, a gente sempre transfere as milhas do cartão de crédito para o Smiles. Para ter sempre muitas milhas eu compro tudo no cartão de crédito, até um cachorro quente vai no crédito sempre!
      Taxa de preservação - Custa cerca de R$75 por dia. Você pode preencher o formulário e pagar na hora que chegar no aeroporto. Ou pode fazer tudo online, imprimir e só mostrar no aeroporto. (Obs: suuuuuuper ecológico ter que imprimir esses papéis!!!) O site para fazer online: http://www.noronha.pe.gov.br/turPreservacao.php
      Taxa de acesso ao parque - Teoricamente, não é obrigatório. Mas, a maioria das praias exige, logo você vai ter que pagar. Custa R$111, e você pode fazer pessoalmente ou pagar online, imprimir (!!!) e retirar a carteirinha lá em Noronha. O site deles: https://www.parnanoronha.com.br/ingressos
      Palestras no projeto Tamar - todos os dias às 20h. Às quartas é sobre golfinhos. Terças eu acho que é sobre tartarugas. São todas gratuitas e duram 1 hora.
      Alugar carro - tudo depende do quanto você quer gastar. Um aluguel de um Buggy custa em torno de 300 reais a diária e a gasolina custa 7,70 o litro. Tem opção de outros carros também, mas o Buggy é o mais comum. É claro que um carro oferece mais autonomia, mas é a opção mais cara e te inviabiliza de beber, pois tem blitz de tarde e de noite frequentemente. Inclusive, é imprescindível estar com a CNH. 
      Usa o Ônibus - foi a opção que escolhi. O ônibus custa 5 reais e passa de 30 em 30 minutos. Ele te leva para todos os lugares da ilha, mas é claro que não vai te deixar na porta, você vai ter que andar um pouquinho, coisa de 2, 5 ou no máximo 10 minutos.
      Taxi - o táxi tem o preço tabelado e é bem caro. Varia de 20 a 50 reais no máximo. Se você fizer uns 5 deslocamentos por dia, ainda vai sair mais barato que alugar um carro. Pegamos taxi algumas vezes também.
      Deslocamento do aeroporto para a sua pousada - primeira dica: NÃO USE O TRANSFER GRATUITO! Use o taxi que custa 30 reais e vai demorar 5 minutos. A maioria das pousadas oferece um transfer gratuito. Na verdade, é uma empresa de turismo que oferece esse serviço. E o que eles ganham com isso? Reserva de passeios! Eles vão tentar fechar todos os passeios com você, te encher o saco! Fora que eles precisam esperar a van encher, então só vão sair do aeroporto depois que TODOS os passageiros desembarcarem. E você pode dar o azar de ter que esperar um outro voo pousar. Além disso, vai ser aquela peregrinação, passando de pousada em pousada, para deixar todos. Sério, em relação a tudo que você vai gastar durante sua hospedagem na ilha, invista 30 reais e fuja desse transfer free.
      Passeio Ilha Tour - custa uns 250 reais. É um passeio que dura o dia inteiro e te leva em quase todas as praias. É uma espécie de reconhecimento da ilha. Acho que só vale a pena para quem chega na ilha completamente perdido, sem ter lido nada. Eu entendo, nem todo mundo tem tempo para programar a viagem e tal. Mas, no geral, eu acho um desperdício de tempo e dinheiro. Para quê vai conhecer um pouquinho de cada lugar e depois vai voltar nós mesmos lugares nos dias seguintes? Fora que é bom ter autonomia de ficar o tempo que quiser em cada praia...
      Passeio de canoa - custa em torno de 180 reais. O passeio sai às 5h da manhã da praia do Porto para ver o amanhecer. Vão 12 pessoas remando por 2 horas. Depois de ver o nascer do sol, remamos para a Praia de Conceição para ver os golfinhos. Então, vou contar a minha experiência! Estava muito animada para este passeio. Na verdade, foi o único que fiz. Vi várias fotos e relatos lindos do passeio. Eu amo nascer e pôr do sol, então estava muito animada. Reservei com antecedência e no dia.... Choveu pra kct!!!! O pior foi que não choveu em mais nenhum outro momento da minha estadia em Noronha. Além de chover muito,  tinha muita nuvem e não deu para ver o nascer do sol. Ok! Demos meia volta e fomos ver os golfinhos na região onde eles passam. Ficamos uma hora esperando mas eles deram um "bolo" na gente e não apareceram. Não tem como ficar pior? Tem sim! O mar estava mega agitado, balançando muito o que me deu um enjôo terrível! Imagina só... Você no meio do mar, não podendo voltar, com chuva na cabeça, enjoada...  Algumas pessoas aproveitaram para mergulhar no mar enquanto estávamos parados. Eu, obviamente, não mergulhei, fiquei com medo de estragar o mergulho deles vomitando na água. Fui firme e não vomitei. Eu nunca tinha remado na vida,acho que o ponto positivo foi aprender a remar em equipe.  Bem, apesar da minha história não ter sido boa, eu tenho certeza que é um passeio de grande potencial.
      Mergulho de cilindro - eu ouvi que custa em torno de 500 reais. Acho que não vale muito a pena porque o mar de Noronha é muito claro, com ótima visibilidade. Diversas pessoas contaram que viram mais coisas e foi mais interessante o mergulho com snorkel em águas rasas. Fora que se você nunca mergulhou de cilindro na vida, é sempre bom avaliar. A pressão incomoda bastante e nem todo mundo se acostuma bem com a respiração. Eu não mergulhei, até porque achei que tinha mais coisas interessantes para ver em terra firme, nas praias, nas trilhas.
      Aluguel de equipamentos - levamos snorkel mas na maioria das praias eles alugam. Na praia do Sueste era 25 reais o kit (snorkel, nadadeira e colete). 
      Deslocamento entre as praias - (olha para o mapa para você entender) você consegue ir andando da Praia Cacimba do Padre até a Praia da Conceição beirando a costa, andando pela areia e subindo as pedras. O que separa uma praia da outra são pedras. É tranquilo de passar na MARÉ BAIXA!!! Na maré alta não! É imprescindível olhar a tábua de marés para se guiar. Quando fomos, a maré baixa era na parte da tarde, o que se enquadrou bem no nosso roteiro. Massss, evite passar pelas pedras de chinelo porque escorrega, eu mesma levei um tombo. Também não vá descalço porque é muito quente, vai machucar seu pé e você pode pisar em algum bichinho. Se no percurso você gostar de uma praia e quiser terminar o dia nela, sem problemas, todas essas praias tem saída por trilha e são trilhas bem pequenas, super perto das estradas.
      O único trecho que não fiz porque parecia mais complexo é entre a Praia do Boldró e a Praia da Conceição. São cerca de 800 metros e leva 30 minutos para atravessar. Olha, eu não sou muito corajosa e só faço o que tenho bastante confiança e por isso não atravessei, mas muita gente vai achar tranquilo.

Essa imagem acima é da Praia do Bode (inclusive, é daí que o pessoal fica para ver o pôr do sol lindíssimo), nessa parte fica uma piscininha natural. Essas pedras separam a Praia do Bode da Praia do Americano. É só para mostrar como são as pedras que separam uma praia da outra.
      Hospedagem - Esse é um ítem complexo. Lá é tudo caro e bem simples. É claro que tem umas pousadas chiques mais são absurdamente caras. É aquela lei básica: quanto mais você paga, melhor é a qualidade. Quanto a localização, é tudo bem pertinho. Não acho que esse seja um fator primordial. Nós optamos por ficar em uma suíte de uma casa de família. Não tinha café da manhã, a residência era humilde, mas os quartos têm uma vista para o mar incrível e que nos conquistou. Foi essa aqui: https://www.booking.com/hotel/br/suite-domiciliar-em-fernando-de-noronha.pt-br.html
      2. TABELA DE GASTOS
        2 pessoas 1 pessoa Passagem aérea 1270 635 Hospedagem 1600 800 Taxa ambiental 606 303 Parque 222 111 Táxi 170 85 Ônibus 120 60 Restaurante 820 410 Água 90 45 Cerveja 75 37 Passeio e equipamentos 410 205 TOTAL 5383 2691 2.1. TABELA DETALHADA DOS GASTOS
      Dia 1 2 pessoas 1 pessoa Táxi aeroporto 30 15 Ônibus 30 15 Cerveja 30 15 Jantar no Varanda 250 125 Táxi (volta do Varanda) 25 12       Dia 2     Táxi 85 42 Almoço no Bar das Gêmeas 150 75 Água 30 15 Ônibus 10 5       Dia 3     Ônibus 40 20 Aluguel de equipamentos 50 25 Almoço na Maezinha 60 30 Bebida 20 10 Jantar no Xica da Silva 220 110       Dia 4     Ônibus 40 20 Almoço no Emporio Sao Miguel 80 40 Cerveja 45 22       Dia 5     Passeio de Canoa 360 180 Almoço na Maezinha 60 30 Táxi aeroporto 30 15 Café no aeroporto 40 20 3. ROTEIRO RESUMIDO:
      Algumas coisas não saíram exatamente como eu tinha planejado, mas eu acho que o roteiro ideal e bem completinho é esse abaixo que eu vou mostrar:
      Dia 1:
      - chegada no aeroporto (16h)
      - malas na pousada
      - ida até a ICM Bio para pagar a taxa e para agendar o passeio do Pontal do Atalaia
      - pôr do sol na praia do Bode 
      Dia 2:
      - Mirante dos Golfinhos
      - Mirante Dois irmãos
      - Praia do Sancho
      - Praia da Cacimba do Padre
      - Baía dos Porcos
      - Praia do Bode
      - Praia do Americano
      - Praia do Boldró
      - Pôr do Sol no Mirante do Boldró
      Dia 3:
      - Praia do Leão
      - Praia do Sueste
      - Praia do Cachorro
      - Buraco do Galego
      - Praia do Meio
      - Praia da Conceição
      - Por do sol: bar do meio ou na praia da Conceição
      Dia 4:
      - Trilha no Atalaia
      - Mirador Air France/ Capela / Praia do Tubarão / Enseada das Caieras
      - Praia do Porto
      - pôr do sol: Forte de Nossa Senhora dos Remédios
      Dia 5:
      - Nascer do sol de canoa 5h
      - dormir até o check out da pousada
      - almoço
      - aeroporto
      4. MAPA
      No mapa abaixo estão localizados todos os pontos turísticos e separados por cor cada dia. Os restaurantes estão na cor vermelha. E os locais de pôr do sol na cor amarela .
      https://drive.google.com/open?id=1EAiu0X-cIhENWWRJyTV_6ZLGJpI6Gzhg&usp=sharing
      5. ROTEIRO COMENTADO
      Agora, vou explicar e comentar o roteiro.
      Dia 1:
      - chegada no aeroporto (16h) - pegamos o táxi por 30 reais. Já expliquei a furada do transfer free.
      - malas na pousada
      - ida até a ICM Bio/Projeto Tamar para pagar a taxa e para agendar o passeio do Pontal do Atalaia: pegamos o ônibus que deixa bem na porta da ICM Bio. Já tínhamos realizado o pagamento pela internet, levamos os comprovantes e retiramos as carteirinhas. Lá é onde são agendados os passeios/trilhas que possuem limite de pessoas. Queria muito fazer o Atalaia mas infelizmente estava tudo lotado pelos próximos 5 dias. Então, não consegui agendar.
      - pôr do sol na praia do Bode. Na verdade, nós passamos o primeiro pôr do sol no Mirante do Boldró, mas por uma questão de logística, é mais inteligente inverter. Tanto a praia do Bode quanto o Boldró ficam próximos da ICMBio e dá para ir a pé tranquilo.  
      A praia do Bode possui umas pedras em que dá para ver um belíssimo pôr do sol. No dia que fomos tinha dois casais fazendo fotos com fotógrafo. A praia possuía apenas uma pequena barraca vendendo bebidas naquele preço padrão:
      Cerveja long neck: 15 reais
      Refrigerante lata ou garrafa de água: 10 reais.
      Na volta, é só andar até a ICMBio e pegar o ônibus. Ou esperar e assistir as palestras do projeto Tamar que ocorrem todos os dias às 20h.

Pôr do sol na Praia do Bode
      Dia 2:
      - Mirante dos Golfinhos: o melhor horário para ver golfinhos é em torno das 7h da manhã. Mas tem gente que foi às 10h e conseguiu ver. Chegamos às 9h e não vimos nada. Lá fica uma monitora do parque e disse que eles não haviam aparecido nem mais cedo. Entretanto, segundo ela, a taxa de aparecimento de golfinhos é de 90%. Ou seja, bem alta. Nós que demos azar mesmo. Ela empresta binóculos para observação. Ficamos uns 30 minutos esperando e decidimos seguir nosso roteiro.  A partir do Mirante dos Golfinhos tem uma trilha que beira a encosta e é linda. Essa trilha vai até o Mirante dois irmãos. 
      - Mirante Dois irmãos: você pode ir na praia do Sancho antes de ir nesse Mirante. Optamos por ir no Mirante primeiro porque tínhamos que esperar dar o horário de descida. Esse é o Mirante mais lindo de todos! É daqueles que você chega e fala "uauuuu!!!!". É o cartão postal de Noronha.
      - Praia do Sancho: acho que é a praia mais famosa de Noronha, talvez do Brasil. Ficamos muito tempo admirando a praia do alto e vendo os tubarões! Gente, que agonia! Como a água é muito clarinha, eles ficam bem visíveis. E eles ficam na parte rasa, do lado de banhistas. Os monitores juram que eles não atacam banhistas porque são muito bem alimentados com os cardumes. Outra informação importante. O acesso à essa praia é bem ingrime e apertado. Eu achei tranquilo, mas eu nunca levaria uma criança ali. É bom avaliar suas condições físicas. Outro ponto é que existem horários específicos para subir e para descer. 
      A praia é maravilhosaaaaa!!! Mas não possui nenhuma infra estrutura, não tem aluguel de barraca ou venda de bebidas, por exemplo. 

Horários de descida e subida da Praia do Sancho
      - Praia da Cacimba do Padre: andando, em 15 min você chega na Cacimba do Padre, uma praia bem linda também. Tem uma faixa de areia bem extensa. No dia que fui, o mar estava agitado, com muitas ondas.
      - Baía dos Porcos: pela Cacimba do Padre você acessa essa área. Lá tem umas piscinas naturais lindaaaas, mas nós não fomos lá, só vimos do alto. A gente ficou com medo porque o mar estava um pouco agitado e o acesso é pelas pedras, mas acho que rolava ter descido sim. Nessas piscinas naturais não tinha faixa de areia (talvez tenha em outras épocas do ano), só pedras mesmo. Pelo mesmo acesso à Baia dos porcos tem um pico lindo, bem de frente para o morro dois irmãos. Nesse lugar você vai tirar a foto mais linda de Noronha, guarde bem esta informação!!!! Nós só fomos nesta parte e descemos.
      - Praia do Bode - ótima praia e com pôr do sol lindo. 
      - Praia do Americano - também linda. Mas ela é mais recuada e não dá para ver o pôr do sol. Ela é uma praia mais deserta, não tem nenhuma barraquinha. A gente só passou por ela porque ela estava com muita onda.
      - Praia do Boldró - tem uma faixa de areia bem extensa, muitas piscinas naturais. Tem uma barzinho com drinks.
      - Pôr do Sol no Mirante do Boldró - lá tem um barzinho com música ao vivo. Fica bem cheio porque os passeios do Ilha Tour terminam lá. Mas conseguimos pegar um lugarzinho bom.

Mirante Dois Irmãos

Fotos das pedras que levam até a Baía dos Porcos

Pôr do Sol no Mirante do Boldró
      Dia 3:
      - Praia do Leão - talvez seja a praia mais linda de todas. Nós chegamos na praia, olhamos do alto e não tinha ninguém! Olhei aquele mar translúcido e pensei que ia passar horas naquele "piscininha". Grande engano. Lá tem um posto de controle, onde você apresenta a carteirinha e tal. A mulher já foi logo avisando: "é para entrar e molhar, no máximo, até o joelho. Esse mar é super traiçoeiro, tem 7 correntezas de retorno, está rodeado de tubarões grandes, não temos nenhum salva vidas aqui, até a gente ligar e chamar alguém para ajudar, já era!". Ela falou exatamente isso. Eu fiquei chocada porque do alto parecia muito mansinha. Enfim, descemos para pelo menos tirar umas fotos na praia privativa. Realmente vimos que o mar puxava muito, a mulher não estava exagerando. Não tinha nenhuma sombra para sentar e apreciar a vista, então... Fomos embora depois de 10 minutos! Massss.... Dizem que tem épocas do ano que vira uma piscininha mesmo. Olha, uma pena não ter me banhado nessa praia tão linda.
      - Praia do Sueste - praia muito piscininha!!!! Ideal para ficar relaxado e curtir aquela água quente cheia de peixinhos. A praia tem uma divisão, sinalizada por uma bóia. Nessa parte estão os corais protegidos e você só pode entrar de colete salva vidas. Isso é para ninguém pisar nós corais, o local é raso... é difícil ficar boiando tanto tempo, o colete ajuda muito. Se quiser alugar só o colete custa 10 reais. Mas é bom ter nadadeiras para nadar mais facilmente, e o snorkel para ver os corais. No dia que fomos, estava com muita alga na parte mais rasa e a água estava um pouco turva. Por isso, para ver os corais precisava ir mais para o fundo. A nossa história foi assim: fomos lá alugar nadadeiras e colete (snorkel nós levamos) e também alugar um armário (10 reais). No raso, eu tinha visto um filhote de tubarão e fui perguntar para a atendente como era o lance dos tubarões. Ela disse que tinha muito mas eles não atacavam. Daí eu perguntei (mas não deveria ter perguntado....): Algum tubarão já atacou alguém aqui? Ela respondeu: sim, mas porque o banhista foi negligente, levou uma pau de selfie (é proibida, mas pode levar go pro) e colocou na cara do tubarão para tirar uma foto dele e por isso o tubarão atacou o braço dele. Mas eu, mais uma vez fiz uma pergunta que não deveria ter feito: "mas foi algo sério, o que aconteceu com o braço dele?". Ela respondeu: foi amputado, perdeu o braço! Eu gelei... Kkkkkk Ela sugeriu que fossemos com um guia porque ele nos levaria nos locais certos e tal. Os guias cobram 180 reais por casal. Decidimos não contratar o guia porque ele nos levaria muito afastado e a gente só ia olhar ali na parte mais rasa mesmo. Enfim, entramos na água e eu só ouvia as pessoas falando "passou um do meu lado de 2m". Conclusão: tenho medo de tubarão, não fiz snorkel com medo deles. Podem me julgar! Fora isso, o snorkel estava me dando uma agonia, eu não estava conseguindo respirar pela boca direito, pode ter sido pelo nervoso que eu estava sentindo, mas foi tudo ótimo! As paisagens terrestres me satisfazem sempre.
      - Praia do Cachorro - bom, saímos do Sueste e pegamos um ônibus para a praia do Cachorro. Essa praia é a mais central, mais próxima da Vila dos Remédios. Não sei se é sempre assim, mas não tinha nenhuma faixa de areia, só pedras. Logo, nenhum banhista!
      - Buraco do Galego - o acesso é pela praia do cachorro. Você vai enfrentar uma longa fila para poder desfrutar e/ou tirar foto no buraco. Informação importante: só é acessível na maré baixa. 
      Eu vi um garoto fazendo um salto nele. Ali deve ter uns 4 metros de altura, mas o problema é que são muitas pedras, se você tropeça, erra o cálculo vai com a cabeça na pedra.
      O legal é que você não afunda nesse buraco. Uma força te empurra para cima, então é tranquilo de fazer a foto clássica boiando mesmo para quem não sabe boiar.
      - Praia do Meio - também estava sem faixa de areia, só com pedras. Nela você tem o famoso bar do meio que tem um por do sol bem bonito. Dizem que é caro, mas não sei porque não fui.
      - Praia da Conceição- praia linda e deliciosa. Amei ficar tomando banho nela e depois apreciando o pôr do sol. 
      - Por do sol: bar do meio ou na praia da Conceição. Optamos pela praia porque era grátis... Kkkkkk No dia seguinte, o Bruno Gagliasso postou um vídeo (olha no Instagram dele) do pôr do sol no Bar do Meio. Ou seja, pode ser que você divida a mesa com um famoso. 

Praia do Leão

Entardecer na Praia da Conceição

Buraco do Galego
      Dia 4:
      - Trilha no Atalaia - a gente não fez porque não tinha vaga, mas dizem que é incrível. Nem por barco pode chegar nessa parte da ilha  porque é uma reserva natural. Que bom que é assim, né?
      - Mirador Air France / Capela / Praia do Tubarão / Enseada das Caieras: todos esses locais ficam pertinhos um do outro e são todos para admirar apenas, não são áreas de banho. Inclusive, tem várias placas avisando que não pode descer na água. Nas Caieras tem o "Buraco da Raquel" que só pode ser visto do alto, não pode descer.
      - Praia do Porto: eu adorei essa praia! Dizem que praia de Porto tem sujeira e tal, mas nessa não havia, pelo menos nada aparente, a água era cristalina e tinha MUITO filhote de tubarão,bem na beirinha. Foi muito divertido ficar ali olhando. Fomos na parte da tarde, umas 14h e estava lotado. Além dos tubarões, ali perto tem um barco naufragado que é legal de mergulhar e olhar a vida marinha. Nessa praia também tem umas piscinas naturais na maré baixa, tudo uma delícia!
      - pôr do sol: Forte de Nossa Senhora dos Remédios. A gente chegou cedo e pegou um lugar de "camarote". O forte por si só já é bem bonito e o por do sol é incrível. Você consegue ver várias praias.  Uma pena que a gente esqueceu de levar uns drinks para beber. Mas foi maravilhoso.

Pôr do Sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios
      Dia 5:
      - Nascer do sol de canoa 5h - já contei essa história no começo...
      - dormir até o check out da pousada
      - almoço
      - aeroporto
      6. RESTAURANTES

Mãezinha: fica bem no centro da vila dos remédios, em frente ao ponto de ônibus. É um restaurante self service e o quilo custa 80 reais. O local é bem simples mas foi a comida mais barata que achei em toda a ilha. Um prato saia em torno de 30 reais. Eu achei a comida boa. Não sei se abre para o jantar ou apenas para o almoço.
      Empório São Miguel: durante o almoço é self service e o quilo da comida custa 90 reais. Um prato sai em torno de 40 reais. De noite é a lá carte e os pratos custam entre 50 e 80 reais por pessoa. A comida estava boa.
      Xica da Silva: Que comida deliciosa! Pedimos um prato de peixe com purê de abóbora sobre uma cama de camarões (eu pedi sem o camarão porque sou alérgica) e estava sensacional. Esse prato custou 92 reais por pessoa. O valor dos pratos é basicamente esse. Tinha uma fila de espera na chegada, mas valeu cada tempo esperado e cada real gasto.
      Varandas: comida boa. Comi um peixe com frutas caramelizadas e arroz com leite de côco. O arroz era muito saboroso, o peixe com frutas achei apenas ok, valor: +-90 reais. Meu marido pediu o "prato da boa lembrança" que custa 120 reais e te dá de brinde um prato de cerâmica de recordação. O prato era camarões com purê de banana e cebola empanada, ele achou muito bom.
      Barraca das gêmeas: localizado na praia da cacimba do padre era onde tinha para almoçar. Comemos um peixe assado na folha de bananeira. Custo: 120 reais para duas pessoas. Achei bem mais ou menos. O peixe estava sem tempero e o peixe tinha muuuuuita espinha.
      Restaurante Zé Maria: fica dentro da pousada Zé Maria. Quartas e sábados rola um festival gastronômico. Recomendaram-me e disseram que precisava de reservas. Liguei para lá para saber qual seria o menu e o valor. O menu era um buffet livre com todas as opções que você pode imaginar e o valor??? 270 reais por pessoa! Isso mesmo, pessoal! Eu não imaginava que seria algo tão caro, mas é. É claro que não fomos...

• Por Roberto Brandão
      Estarei em Fernando de Noronha de 24/09 a 01/10 procuro pessoas nesse período por lá para dividir passeios, sair na noite, etc.

• Por Mario Medeiros
      1.       FERNANDO DE NORONHA – 12 A 19/02/2019
      Conhecer Fernando de Noronha sempre foi um sonho bem distante. Achávamos que um dia iriamos, mas que esse dia seria quando fossemos mais velhos e muito ricos! Ter a oportunidade de visitar a ilha, nos fez ver que tudo é possível e sonhos se realizam antes de estarmos 100% preparados.  
      Só estávamos equivocados com o que imaginávamos da ilha, ela é incrivelmente mais bonita quando se está lá, sentindo a energia e o astral do lugar. As cores, as paisagens, os movimentos, as sensações, tudo vibra uma natureza exuberante e bela.
      Fernando de Noronha é muito mais do que os posts glamorosos de instagram que a gente vê quando pesquisa sobre a ilha. Na verdade encontramos um lugar simples na essência, aquela simplicidade bonita e autentica um lugar que te traz segurança, que as pessoas estão dispostas a ajudar umas as outras. Nos acostumamos com aquela paz, com aquela beleza e tranquilidade e acreditamos que a vida deveria ser assim em todos os lugares.
      Prazer, somos Karina Borges e Mario Medeiros. Abaixo dividimos nosso diário, roteiro, experiências destes 7 dias que passamos em Noronha. No final de cada dia também abrimos os custos que tivemos. 
      Aproveite :)
      2.       Diário de Bordo
      DIA 1 – 12.02
      Aterrissagem em Noronha às 14 horas! Aqui é 1h a mais que em Recife, que é 1h a menos que em Porto Alegre, e demoramos para entender que é a mesma hora. Ok, não importa a hora.
      De transfer  com a Noronha Tour (cada pousada tem uma agencia que faz o transfer de graça) já rolaram algumas dicas com a guia e outros passageiros que recém tinham desembarcado. Neste papo decidimos não fazer o Ilha Tour com agencia, pois tínhamos vários dias e faríamos o nosso próprio tour!
      Na Pousada Bela Vista, foi só largar tudo e sair para a praia.
      Praia 1 – Praia do Cachorro
      Praia 2 – Praia do Meio
      Praia 3 – Praia da Conceição
      Todas as praias são lindas. A do Cachorro quase sem areia, com muitas pedras, vimos o povo pulando no Buraco do Galego, mas não fomos. Só uns mergulhos no rasinho e admirar a beleza.
      Seguimos para a praia do lado pela Trilha Costa Esmeralda: Praia do Meio. Onde entramos para um mergulho, mas haviam ondas altíssimas.  Ficamos no rasinho, admiramos a Pedra do Pião. Menino Mario necessitava de um mergulho profundo então seguimos para a próxima praia.
      Praia da Conceição, onde o tão esperado mergulho aconteceu. O Morro do Pico é maravilhoso! Ficamos curtindo e aguardando o pôr do sol no Bar do Meio. Estava um pouco nublado mas foi lindo mesmo assim.
      Depois partimos atrás de comida e encontramos um restaurante junto à uma farmácia. Buffet por kilo, comida boa e preço honesto para o nosso padrão Noronha: R$100 para nós dois com 1,5l de água junto. Obrigado Restaurante da Mãezinha.
      DATA
       R$
      O QUE
      12/fev
       R$           8,75
      Uber ida aeroporto Porto Alegre
      12/fev
       R$         10,00
      Água bar do meio
      12/fev
       R$         99,92
      Janta self service Restaurante da Mãezinha
      DIA 2 – 13/02
      Chove em Noronha!
      Acordamos e tomamos um super café da manhã, descansados e sem pressa. Ouvimos as histórias da “Lora”, uma figura que cuida da pousada, e tomamos um mate com outros gaúchos que estão na mesma pousada.
      Programa de Noronha na chuva:
      Visita ao Memorial Noronha – ao lado da Igreja na Vila dos Remédios. Conta toda a historia da Ilha, desde o descobrimento, todas as ocupações... Espaço simples e bem legal foi ótimo para saber onde estávamos.
      Saímos e subimos para o Forte Nossa Senhora dos Remédios. Linda a vista para as praias do Dia 1, Morro do Pico e toda Praia do Porto mais as ilhas secundárias. O Forte está em reforma, recuperação de toda a estrutura o que não atrapalhou em nada o passeio.
      Quando finalizamos, já parava de chover. Fomos no ICMBIO e Projeto Tamar, uns 20min de caminhada da nossa pousada. Pés quentes, chegamos no ICMBIO e estavam distribuindo as senhas para agendar as trilhas (acontece todo o dia às 15:30h). Às 16:30h o Tamar faz uma palestra explicando as trilhas e percursos, preocupações, fala sobre a ilha e a biodiversidade. Antes da palestra conseguimos comprar as carteirinhas de acesso as praias do Parque Nacional Marinho.
      Depois fomos conhecer a Praia Boldró, rolou um mergulho e logo voltamos para a estrada. Resolvemos esperar o ônibus, pois a subida até a pousada era longa! O ônibus escolar passou e nos deu uma carona, algo que acontece bastante por aqui.
      Jantamos no Xica da Silva, bem próximo a Pousada Bela Vista, e com uma comida muito boa!
      Dica: O Ilha Tour é um baita passeio se tu tiveres poucos dias ou quiser algo mais prático sem grandes caminhadas e esforços para rodar a ilha.
      DATA
       R$
      O QUE
      13/fev
       R$         18,00
      Água 5 litros
      13/fev
       R$         19,95
      Frutas maçã e pera
      13/fev
       R$      212,00
      2 ingressos Parque Marítimo
      13/fev
       R$      220,00
      Janta Xica da Silva
      13/fev
       R$         14,00
      2 heineken padaria
      DIA 3 – 14/02
      Acordamos cedinho para ir a Praia do Sancho, esperamos o ônibus (que era para ser a cada 30min, mas demorou quase 1h). O ônibus nos deixou na estrada de chão que leva até o PIC Sancho-Golfinho. Estava bem embarrado e um amigo nos ofereceu carona. Chegamos lá, fomos direto ao Mirante 2 Irmãos. A vista é incrivelmente linda, mas deixamos as fotos para depois e voltamos à fila para descer à praia. Este ano implementaram horários de subida e descida para organizar o acesso a praia, 45min para a descida, depois 45min para subida.
      As escadas são entre as pedras, um local apertado e que dá um certo nervoso de imaginar ficar preso. Mas tudo certo! Apesar de um pouco mais demorada a nossa fila chegamos à praia é eleita a mais linda do Mundo. Titulo super merecido! Ficamos felizes de estar ali sem guia/passeio, pois assim curtimos a praia por horas! No ilha tour as pessoas ficam cerca de 45min e seguem para outra praia. Mergulhamos com máscara e pé de pato e vimos peixes lindos, arraia e até lula. Foi lindo esse primeiro contato com a vida marinha.
      Depois do Sancho seguimos para a próxima praia e por sorte conseguimos outra carona que nos levou até a Cacimba do Padre.
      Uma praia lindíssima e grande, com vista para a lateral dos Morros 2 Irmãos, aproveitamos e fizemos uma pequena trilha até a praia do lado: Baia dos Porcos. Apesar de ter bastante ondas, a maré estava baixa e conseguimos atravessar, em horários de maré alta não é possível fazer esta travessia pela praia.
      Esta praia é muito famosa vista de cima, do mirante dos Morros Dois Irmãos. Andamos pelas pedras e tomamos um banho em suas águas calmas e cristalinas.
      No entardecer fomos caminhando da Cacimba até a Praia do Bode e Praia do Americano, onde subimos por uma trilha para o Morro do Boldró. Ali a galera se reúne para ver o por do sol, tem um bar com música ao vivo e um super astral todo fim de tarde.
      Quando chegamos na pousada os gaúchos estavam fazendo um churrasco e nos convidaram para jantar. Achamos muito legal pois estavam hospedes e funcionários da pousada reunidos em uma grande mesa comunitária. Demos risada, conversamos e conhecemos um pouco mais da cultura local!
      Dica: O PIC são Postos de Informação e Controle de acesso as praias do Parque Nacional Marinho, os postos tem estrutura de banheiro, ducha, lojinha e bar. Aqui é um ótimo lugar para comprar água, eles vendem refil por um preço bem acessível, então leva tua squezze ou garrafinha – para evitar o uso de garrafas pet na Ilha.
      DATA
       R$
      O QUE
      14/fev
       R$         10,00
      Bus até Sancho
      14/fev
       R$         45,00
      Açaí PIC golfinho
      14/fev
       R$           5,00
      Água recarga PIC
      14/fev
       R$         10,00
      Bus retorno por do sol
      14/fev
       R$         45,00
      Janta: legumes churras
      14/fev
       R$         64,00
      Cevas + coca churras
      DIA 4 – 15/02
      Alugamos uma moto para fazer as praias do outro lado da ilha: o Mar de Fora.
      Fomos direto até a Baia Sueste. Esta praia é uma grande enseada com mar calmo e muita vida marinha. Ali tem algumas regras para preservação: área central é livre, esquerda proibido entrar na água e a direita só entra com colete. Tem muitos corais, é muita vida marinha! Alugamos os coletes no PIC e fomos flutuar pelo lado direito. Fomos longe, nadando, deslumbrados com peixes de todos os tipos, tamanhos e cores.... até que vimos uma tartaruga bem grande, 1 metro talvez. Ficamos um bom tempo parados, admirando a beleza, e ela nem bola pra nós, seguia de boa comendo suas algas no fundo do mar.
      Fizemos um lanche que levamos para a praia e fomos dar mais uma caminhada até o Mirante da Praia do Sueste e o Forte São Joaquim do Sueste. A vista era incrivelmente linda, os tons da água variavam de azul e verde turquesa. Percebemos então chegando ao tal forte, que mal tinham as ruínas da construção, mas a vista dali valeu a pena.
      Pegamos a moto e seguimos até a Ponta Caracas, onde a vista se estendia para o outro lado o outro lado da baia. Muitas piscinas naturais lá embaixo e mais uma vista sensacional. Dali seguimos para a Praia do Leão. É belíssima! Descemos e tomamos um belo banho de mar. Uma verdadeira piscina turquesa!
      Seguimos pegando a estrada de volta e aproveitamos para parar no Mirante dos Golfinhos, mesmo local da Praia do Sancho. Tem uma trilha bonita com vários mirantes bem altos para admirar a beleza do mar. Cerca de 1km de caminhada até chegar ao mirante, mas não enxergamos nenhum golfinho. Quer vê-los? Chegue as 6h da manhã que rola a contagem dos golfinhos que entram na baía diariamente.
      Aproveitando a moto, resolvemos ir até o porto tomar um chimarrão no fim de tarde! Não encontramos nenhum local para sentar, mas em uma pequena caminhada encontramos um quiosque atrás do posto de gasolina, onde havia uma bela vista da Enseada da Caiera.
      Jantamos no Empório São Miguel, comida boa e ótimo atendimento. Bem na frente da Praça Flamboyant.
      Dica: Levamos vários lanchinhos na bagagem, granola, aveia, nuts e íamos comprando frutas nos mercadinhos, assim íamos economizando e matando a fome durante o dia.
      DATA
       R$
      O QUE
      15/fev
       R$      150,00
      Aluguel moto
      15/fev
       R$         20,00
      Alugueis coletes sueste
      15/fev
       R$           4,00
      Refil água + passoquinha
      15/fev
       R$      136,40
      Janta Empório São Jorge risotos
      DIA 5 – 16/02
      Acordamos cedinho e fomos até a Air France fazer as fotos do Manifesto Orgânico (marca de moda orgânica da Kaka – merchan gratuito). Bem na ponta da ilha principal com vista para as ilhas secundárias, porto e morro do pico, o amanhecer estava lindo.
      Abastecemos a moto, deu um pouco mais de 1l de gasolina para todas as voltas que fizemos. Após devolver a moto, fomos a pé até a Praia da Conceição. Pegamos o acesso pela BR, foi bem mais longe do que ir pela Praia do Meio. Ficamos um bom tempo na praia, Mario estava dormindo e a Kaka desenhando uma mandala para Noronha. O mar já estava agitadíssimo, com swell entrando essa seria a realidade dos próximos dias.
      Fomos caminhando para retornar à pousada na marcha lenta, quase sem energia de tanto sol e mar. Caminhada pela estrada, Praia do Meio, Vila dos Remédios e muita força para subir toda a ladeira até a Praça Flamboyant e chegar na pousada.
      Renovada as energias fomos almoçar no Restaurante Flamboyant, desesperados de fome às 16hs. Comida bem boa.
      Sábado era dia de Cinema no Forte, e lá fomos nós às 19h assistir Os Normais. O lugar de noite ficou lindo, com esteiras, almofadas, cadeiras, muito astral para uma sessão de cine. Luis Fernando Guimarães estava na plateia e falou um pouco sobre como foi feito o filme em 2003. Achamos muito legal o projeto, uma ótima iniciativa cultural.
      Saindo do forte, passamos na Praça Flamboyant para jantar um crepe na Creperia Euforonha. Preço justo e bem saboroso.
      Voltamos para a pousada e ficamos de boa no quarto. Já bem a vontade, pelados na verdade, conversando e mexendo no celular. Escutamos uns barulhos no teto e em seguida uma gritaria: eram gatos! E a gata estava com certeza no cio. Os barulhos ficaram mais fortes e de repente o teto caiu. Literalmente o gato caiu do telhado. E que susto! O forro do teto caiu exatamente entre nós. E os gatos, que caíram juntos, corriam desesperados por todo o quarto! Nisso o Mario abriu a porta e tentou tirar os gatos (detalhe é que ele seguia pelado nessa confusão toda). Finalmente os gatos saíram, um pelo teto e o outro pela porta. Vestidos, saímos do quarto em busca de ajuda.
      Enquanto contávamos a situação para a galera da pousada, riamos muito! E eles apavorados com tudo o que tinha acontecido (e agradecendo por estarmos rindo e levando na boa essa situação). Troca de quarto e mais muitas risadas até dormirmos.
      Dica: Fica ligado nas programações culturais da ilha. No forte tem sessões de cinema e música, vale a pena conferir a agenda que fica nos cartazes na entrada. E certifique-se que o forro da sua pousada seja forte o suficiente, os gatos estão por tudo.
      DATA
       R$
      O QUE
      16/fev
       R$         12,00
      Gasolina moto
      16/fev
       R$         19,00
      Água 5l + heineken
      16/fev
       R$      120,79
      Almoço flamboyant
      16/fev
       R$         49,70
      Janta crepe + heineken 13
      DIA 6 – 17/2
      Nos planos originais, domingo faríamos o passeio de barco a tarde, com direito a por do sol de dentro do mar. Mas como o mar estava agitado, devido ao nosso amigo swell, aguardávamos confirmação. No fim o passeio foi cancelado.
      Pela manhã, pós café descemos até a Praia do Cachorro para ir no Buraco do Galego. Quase não tinha praia, só pedras visíveis de tão grande que estava o mar. Ondas batiam forte nas pedras agitando o Buraco, ainda assim muita gente estava na fila para entrar pelo Buraco (vamos tentar parar de fazer esses trocadilhos).
      Esperamos de bobeira na praia, quando acalmou a fila fomos, mas o mar estava maior ainda e resolvemos não entrar. No fim foi besteira, logo depois chegou um guia e eles entraram mesmo assim. Até ponta de uma das pedras o guia deu, direto para dentro do Buraco.
      Esperamos acalmar o sol, almoçamos um litro de açaí no Açaí e Raiz Noronha, que é muito bom! Rumamos para a Cacimba do Padre. Na parada de ônibus, pedindo carona com cartaz e tudo! Mas nesse dia o bus veio antes da carona amiga.
      O bus deixa em uma estrada de chão perto da praia, mesmo assim tem uma boa caminhada até chegar lá – uns 15 ou 20 min. Chegamos na Cacimba e o evento Oi Hang Loose Pró Contest estava sendo montado. Muita gente e muitos surfistas no mar, aproveitando as grandes ondas. Está é uma das melhores praias para o surfe. Curtimos de boa, vendo as manobras legais no mar e quando estava próximo ao por do sol saímos para tentar uma carona de volta. Conseguimos até a Vila Boldró e dali seguimos a pé até a pousada (mais uns 15 min de caminhada).
      Banho, chimarrão e voltamos caminhando até a Vila Boldró, no Projeto Tamar. Havia uma palestra da Noronha com Grazi, uma historiadora local, que contou sobre a Vila dos Remédios e muitas curiosidades sobre a historia de Noronha. Muito legal, valeu a pena.
      Dali subimos de volta e fomos jantar no mesmo lugar do açaí, comida estilo lanche com um bom preço. Kaka comeu omelete e o Mario um sanduíche de peixe.
      Dica: Todos os dias as 20h tem uma palestra diferente no Projeto Tamar, vale a pena aproveitar.
      DATA
       R$
      O QUE
      17/fev
       R$         55,00
      Açaí 1 litro Açaí e Raiz
      17/fev
       R$         10,00
      Bus
      17/fev
       R$         52,00
      Janta omelete + sanduiche
      DIA 7 – 18/02
      Dia do nosso agendamento de trilha! Havíamos agendado a Trilha do Atalaia curta, saímos cedo da pousada e caminhamos até a Vila dos Trinta, de onde saem as trilhas para o Atalaia e Ponta Caieras. Para entrar na piscina natural é obrigatório o uso de coletes, então alugamos ali mesmo no PIC. A trilha curta é bem tranquila, no máximo em 30min chegamos até a praia. Onde nos organizamos para começar a flutuação. Um guia nos passa as informações e contabiliza o tempo de permanência na piscina – são 30min.
      Haviam muitos tipos de corais e de bichos diferentesaviam muitos bixos diferentes, Haaahahahhshdh    rfrffrf
      , principalmente filhotes. Entre eles vimos: linguado, moréia, peixe agulha e tubarão limão. Foi um lindo passeio. O mundo embaixo d’agua é deslumbrante e a flutuação é praticamente uma meditação.
      Depois da trilha, resolvemos aproveitar que estávamos perto e fomos até o Museu do Tubarão, fica próximo ao Porto. Ali também encontramos o Buraco da Raquel, uma pedra com um buraco no meio, que devido a maré baixa não estava tão deslumbrante assim. Aproveitamos para nos informar sobre os tubarões no museu e comer um lanche.
      Ao lado do Museu, subimos na Capela São José, com vista para a Enseada dos Tubarões, Ilhas Secundárias, mais algumas fotos e descemos para Praia do Porto. Tinham nos falado que ali existem muitos bichos fáceis de ver no mergulho, mas esse dia a água estava muito turva, com areia e muita alga flutuando. Foi até engraçado, olhando da praia via aquele mar azul, mas de dentro do mar era tudo nebuloso devia estar com baixa visibilidade devido ao swell. Ainda assim, tinha um filhote de tubarão bem na beira da praia, Noronha sempre surpreendendo.
      Conseguimos uma carona de buggy, alegria total até a Praça Flamboyant. A tarde faríamos o passeio de barco, mas mais uma vez foi cancelado devido as condições do mar.
      Sem barco, atacamos de moto. Alugamos novamente para curtimos a tarde, saímos para rodar a ilha e curtir outra tarde vendo surfe na Cacimba do Padre. Depois fomos outra vez no Morro do Boldró e curtimos um belo por do sol. Passamos pela pousada e voltamos ao Museu do Tubarão, toda a segunda feira às 20hs tem Yoga com a Silvinha Yoga Noronha. Essa segunda era especial da lua cheia e a prática foi ótima! Fisicamente já estávamos precisando de uns alongamentos, e com aquele cenário perfeito foi melhor ainda! Na beira do mar, com lua cheia, estrelas e uma meditação incrível.
      Aproveitamos para terminar aquela noite especial em um dos restaurantes clássicos da ilha: Restaurante Cacimba, na Vila dos Remédios. Eles tem uma área externa com mesinhas e almofadas no chão, super astral, comida muito boa. Um precinho mais salgado do que costumamos, mas merecido para o nosso último jantar.
      Dica: Passeio de barco é um dos tours mais requisitados da ilha, marque com antecedência principalmente se fores na época de mar agitado como nós fomos.
      DATA
       R$
      O QUE
      18/fev
       R$         20,00
      Coletes atalaia
      18/fev
       R$         11,35
      Água + bolo de rolo mercado Vila dos Trinta
      18/fev
       R$         44,50
      Almoço Museu dos Tubarões- burger veg + coxinha panicat
      18/fev
       R$      150,00
      Aluguel moto
      18/fev
       R$      231,99
      Janta restaurante Cacimba

DIA 8 – 19/02
      Acordamos antes das 5h para ver se ia acontecer o nosso passeio de Canoa Hawaiana, para nossa alegria estava confirmado. 5:30h estávamos no Porto, por perto das 6hs saímos na canoa com outros 3 casais. O mar estava bem mexido, a canoa balançava e tínhamos que remar mesmo. Todos juntos! De dentro da canoa vimos o sol nascer na ponta do Air France. Retomamos a remada e fomos em direção ao Porto, passando pela Vila dos Remédios, Praia do Cachorro, Pedra do Rugido do Leão, Morro de Fora, Praia do Meio até a Praia da Conceição. Ali tivemos uma pausa para banho. Mario mareou, havia comido um pouco antes de iniciar o passeio e alimentou os peixes em alto mar com overnight de aveia. Mais uma vez não vimos golfinhos no passeio, só teve o “gorfinho”.
      Com malas organizadas para nossa partida de tarde, seguimos para nossos últimos passeios e fomos visitar novamente: o Sueste e a Praia do Leão, uma passada breve para admirar e seguimos para um ponto que não tínhamos conhecido ainda, Vila Quixaba. Tem apenas uma igreja e uma casa, ponto histórico para ilha, mas não muito atrativo para turistas.
      Uma última olhada para admirar o Sancho e o Mirante 2 Irmãos, e depois nos despedimos do Morro do Boldró. O campeonato Oi Hang Losse havia começado neste dia e fomos mais uma vez na Praia da Cacimba do Padre dar uma olhada. Quase fomos atropelados por um buggy sem freio na descida da estrada até a praia! Dois gringos vinham dirigindo, o freio estragou quando tentaram parar e se jogaram para o barranco lateral, foi só susto, tudo certo!
      Despedida completa das praias que mais gostamos em Noronha, alegria no peito, sorriso no rosto, entregamos a moto e fomos arrumar as últimas coisas para partir. A Noronha Tour nos pegou e levou até o aeroporto, outra vez sem cobrar nada.
      Dica: Aproveite todos os dias, faça tudo o que seu coração mandar nesse paraíso.
      DATA
       R$
      O QUE
      19/fev
       R$      320,00
      Canoa hawaiana
      19/fev
       R$ 1.920,00
      Pousada Bela Vista 50%
      19/fev
       R$         28,00
      Cevas Mario
      19/fev
       R$         95,94
      Almoço Empório São Jorge
      19/fev
       R$         12,00
      Gasolina moto
      19/fev
       R$           8,19
      Uber retorno aero Porto Alegre

Investimentos Pré Viagem:
      DATA
       R$
      O QUE
      pré viagem
       R$ 1.920,00
      Pousada Bela Vista 50%
      pré viagem
       R$ 2.600,00
      Passagens - o Seu Consultor de Viagens
      pré viagem
       R$      935,18
      Taxa Noronha

RESUMO DE INVESTIMENTOS:
      Rótulos de Linha Soma de R$ BEBIDA  R$      178,00 COMIDA  R$   1.115,14 PASSEIO  R$      320,00 POUSADA  R$   3.840,00 TAXA  R$   1.147,18 TRANSPORTE  R$      507,34 PASSAGEM  R$   2.600,00 Total geral  R$  9.707,66

• Por mcm
      Desde sempre que Noronha está no radar. O problema sempre foi preço e logística. Não cabe num fim de semana e, para mim, não cabia num feriado. Dado que perdemos o dia de chegada e boa parte do dia da volta, um feriado de 4 dias resultaria em 2 dias cheios somente. Eu arbitrei para mim que precisava de pelo menos 4 dias cheios. Noronha caía então num limbo: não cabe num feriado, e nas férias vamos para fora.
      Mas eis que a oportunidade chegou. O Rio de Janeiro tem feriado no dia 20 de Novembro. Junte esse com o do dia 15 e temos um mega emendão de 6 dias. Assim que identifiquei isso, no começo de 2018, corri para emitir passagens com milhas. Foram as milhas mais caras que já usei (25 mil por perna com o smiles), mas usei com muita felicidade. Sabendo dos altos preços na ilha, logo reservei uma pousada – Flat do Indio, a mais em conta que encontrei no booking com ar condicionado e banheiro privativo. Por 300 a diária.
      Chegamos em Fernando de Noronha conforme previsto, por volta das 16hs. Fizemos rapidamente o check in na ilha – já havíamos pago a taxa antecipadamente – e, como não tínhamos mala, fomos os 1os a sair. Mas eis que... não havia taxis no aeroporto na chegada! Primeira coisa estranha. Não demorou 5 minutos para que um aparecesse, e assim fomos para nossa pousada. Apenas largamos as coisas por lá e imediatamente partimos para curtir o pôr do sol em algum canto próximo. Podia ser no forte da Vila dos Remédios, mas preferimos as praias. Fomos mapeando o lugar a pé, e logo descobrimos as ladeiras de que tanto falam. De onde estávamos – ficamos na Vila do Trinta -- até a praia era só descida.

Primeira praia foi a do Cachorro. Era pequena, naquela época com muito pouca areia (muita pedra) e não daria pra ver o pôr do sol na plenitude. Seguimos para a Praia do Meio. Melhor, mas seguimos antando ainda assim. E estacionamos no Bar do Meio, que fica entre a Praia do Meio e a da Conceição. Depois soube que é um bar famoso e badalado. Tinha a long neck mais cara que vi na ilha: 20 reais. O preço padrão de Noronha era 15 reais. Curtimos o pôr do sol a seco mesmo. O primeiro pôr do sol de tantos outros, de todos os outros dias. Sempre um belo espetáculo.

Da Conceição, após escurecer, seguimos andando novamente, agora para o Boldró. Dá uma boa caminhada, por estrada de terra desinteressante, mas tranquilamente caminhável. A ideia era já fazer a carteira do ICMBio, que permite a entrada nas 2 regiões principais da ilha: Golinhos/Sancho/Mirante dos Porcos, e Sueste. Cerca de 100 pratas pelo ingresso. Perguntamos sobre as trilhas, e a galera do próprio ICMBio disse que, se quiséssemos fazer a do Atalaia, o ideal era chegar às 4 da madrugada pra ficar na fila e esperar abrir, o que só ocorreria às 8:30. Não, obrigado. Sem trilhas. Na verdade, do que apurei, tem fila sempre. Mesmo para trilhas com pouca demanda, como a Capim-Açu. Queremos fila não, dispensamos as trilhas.
      Ao lado do ICMBio tem o Projeto Tamar, sempre bem legal. E o de Noronha é grátis! Coisa rara na ilha. Todos os dias às 20hs tem palestra sobre alguma coisa, e creio que seja sempre interessante. Nesse primeiro dia demos a sorte de ser sobre como é viver em Noronha, ou seja, praticamente uma introdução geral para quem chega. Excelente! Às 19hs geralmente também tem outras atividades, sejam visitas guiadas sobre as tartarugas, sejam apresentações de vídeos. Um bom lugar para curtir.
      Depois da palestra ainda voltamos andando até a Vila dos Remédios. Como havíamos almoçado no aeroporto do Recife, só queríamos uma coisa tipo pizza. Encontramos uma na praça, a 40 pratas por cabeça, e que eu diria que era beeem mais ou menos. Enfim, fomos dormir.
      Sexta-feira. Era nosso primeiro dia cheio na ilha, previsão de tempo bom. Vamos logo para o filé mignon, é claro! Chamamos um taxi logo cedo para ir direto para o PIC do Sancho. (PIC = Posto de Informação e Controle, onde verificam sua credencial – aquela que vc precisa tirar no ICMBio). O PIC só abre às 9 (ou será 8?), mas vc pode chegar antes que o pessoal libera acesso para quem quer ir até a Baía dos Golfinhos observar os golfinhos nadando. O Projeto Golfinho Rotador tem sempre gente por lá observando e fazendo contagem dos golfinhos, e também disponibilizando binóculos para quem quiser ver mais de perto (vale a pena!). Nesse dia, conseguimos uma façanha: não havia golfinhos. Nenhum! Nada. Era um belo dia, águas estavam calmas para o período, mas eles não estavam lá. Nem estiveram antes (eventualmente vc vai ler que precisa estar lá às 6 da manhã pra ver). Não era dia.
      Desistimos e seguimos a trilha que vai margeando o paraíso, com sucessivos mirantes para os édens locais. Leia-se Praia do Sancho. Estava um dia sublime, fazendo jus à fama da praia. Do alto de algum dos mirantes, observamos alguns tubarões fazendo a festa com cardumes de sardinhas. Esses cardumes geralmente são identificados como uma mancha escura na beira da praia. Os tubarões vão fazendo strike no cardume para o café da manhã. Logo eles vão embora, e a praia fica acessível a todos. Mas tinha gente nos mirantes que dizia não entrar mais naquela água.

Chegamos então ao Sancho. E logo pegamos a famosa escada, que parece impor algum medo às pessoas. Não é pra tanto, é mais fácil do que parece, só é eventualmente apertado. E, claro, pessoas inaptas à atividade física não devem se arriscar. Descemos e chegamos ao Sancho. Havia gente por lá, mas ainda muito pouca. Ficamos do lado com sombra. E partiu snorkel. De cara me deliciei com uma enorme arraia, pertinho da areia. E vários peixes. Visibilidade excelente, como esperado. Curtimos um bom tempo ali no Sancho, areia, snorkel, areia... Não vi tubarões, acho que àquela altura eles já tinham saciado a fome matinal.

No fim da manhã decidimos subir e conhecer o mirante da Baía dos Porcos. Na hora de subir, havia uma longa fila, então demos mais um tempo na praia. Qdo a fila diminuiu, vimos que havia horários de subida e descida! É coisa nova que começaram a implantar em Novembro mesmo. E naquele horário era descida. Então curtimos mais uma horinha no Sancho, agora do outro lado (naquela hora o sol estava em cima, praticamente não havia sombras). Mais areia, snorkel, areia, e enfim subimos.

Fomos andando pelos mirantes até finalmente nos deparamos com o (ou mais um) cartão postal de Fernando de Noronha, os Dois Irmãos. O visual a partir do mirante da Baía dos Porcos é mesmo extraordinário. Curtimos outro longo tempo por lá. Tem uma fortaleza por lá (na verdade, Fernando de Noronha tem uma série de fortalezas que hoje são meras ruínas em grande parte – mas há planos de revitalizá-las, tanto que a principal, dos Remédios, está em processo), o Forte São João Baptista dos Dois Irmãos, de onde se tem espetacular vista dos Dois Irmãos, da Baía dos Porcos, e do outro lado da Praia do Sancho. Ótimo lugar, de onde pelo visto modelos (e aspirantes) tiram sempre um mesmo tipo de foto deitadas numa árvore com o Dois Irmãos ao fundo.
      Encerramos nossa visita e seguimos de volta. Uma outra coisa muito bacana de lá são os atobás, que de alguma forma me lembraram os boobies de Galápagos. Tem vários ninhos, e vários deles voando por lá.
      Demos saída do PIC e fomos andando para a Cacimba do Padre, que era a praia seguinte, e que é onde há acesso à Baía dos Porcos por baixo. Na hora em que chegamos a maré estava crescendo, então tivemos de subir tudo pelas pedras (na baixa vc faz uma pequena parte pela areia mesmo). É tranquilo. Na Baía dos Porcos, mais snorkel. Mais arraia! E a peixarada de sempre. Ótima visibilidade novamente. O mar não estava nos dias mais calmos – a temporada de mar calmo consta que é de julho a setembro, mais ou menos. A de surf vai de dezembro a março. Então estávamos prestes a entrar na época de surf. Mas o máximo que ocorria era o mar te levar para cá e para lá um pouco, nada que atrapalhasse o snorkel.

Curtida a Baía dos Porcos, seguimos. Maré então já estava baixando de novo, de modo que pudemos seguir pela praia, passando pela Cacimba do Padre (lá tinha cerveja; nos PICs não vendem álcool), Quixabinha (que é uma praia escondidinha entre as outras duas) e Bode, onde havia belas piscinas naturais no cantinho. Na Cacimba e no Bode rola aluguel de barraca + 2 cadeiras a 50 pratas. Fora o consumo.

Do Bode pegamos trilha. A ideia era seguir pela praia, mas a descida para a praia seguinte, a do Americano, nos pareceu meio complicada, então seguimos pela trilha. Até que nos deparamos com um lugar com barzinho e um forte na frente. Depois do Americano (com vista para lá) e antes do Boldró. Já estava perto do fim de tarde, decidimos estacionar ali para curtir o pôr do sol. Descobrimos que era ali o famoso forte do Boldró, dos locais mais famosos para se assistir ao pôr do sol na ilha. De fato, um espetáculo. E local de parada de diversos buggies e vans e etc. da galera que, presumo, tenha passeado por todo o dia. Fica cheio. Mas tem espaço para todos. E ainda rola música do bar.

Encerrado o espetáculo nosso de cada dia de admirar o pôr do sol, seguimos por trilha novamente, agora para o Boldró. Não estava sinalizada (a sinalização na ilha em geral é muito boa), mas facilmente identificável – e a galera local nos mostrou. Chegamos não na praia do Boldró, mas no alto. Curtimos o Tamar novamente. Nesse dia teve música (forró) e comidinhas na parte externa depois da palestra. Simples e bacana. Foi onde finalmente comemos. Depois de visita guiada, palestra e showzinho com comidinhas, chamamos um taxi e fomos para a pousada dormir.
      Sábado. Nesse dia tomamos um café (a pousada deixa um café para galera beber, embora não ofereça café da manhã) e pegamos um busum para o Sueste. Eu achando que saímos tarde, mas chegamos lá e o PIC do Suste ainda estava fechado: só abre às 9. Chegamos pouco antes disso. Se tivesse chegado muito antes, ideal era ir para o Leão.
      O Sueste é outro espetáculo. Mas sem sombras. Andamos a praia toda, depois estacionamos na área onde se pode banhar. Existem áreas delimitadas na praia: onde ninguém pode entrar, onde todos podem entrar, e onde só se pode entrar com colete para não pisar nos corais.
      Lá vc pode contratar um guia para fazer snorkel. Ele leva onde geralmente se encontra mais bichos (arraias, tubarões, tartarugas). Sai por 60, cai para 50 por pessoa se for mais de 1. O aluguel do colete custa 10. Eu fui. Vimos tartaruga, arraia e uma cobra (esqueci o nome correto! E não era moreia). A correnteza tava meio forte, acabei me cansando na quase uma hora de natação.

De volta à areia dei uma descansada e logo vimos que tinha um tubarãozinho bem na beirada da praia nadando para lá e para cá. E lá fomos nós atrás dele. Nós e vários outros – felizmente apenas para filmar, ninguém cometeu a insanidade de tentar segurar ou mesmo cercar bicho. Deve ser um raro lugar de praia onde as pessoas falam “tubarão” e a galera sai correndo *pra ver* o tubarão, não pra fugir.

Salvo engano, era um tubarão-limão. Ele (mas podia ser mais de um) ficou um bom tempo ali nas redondezas, volta e meia alguém apontava e tal. Reconheci um dos integrantes do projeto Tamar por lá, que na verdade era um estagiário de turismo. Ficamos trocando ideia por um tempo (estagiar em Noronha deve ser um paraíso para estudantes de turismo!) antes de mergulhar novamente.
      Fiz novas incursões de snorkel, mas agora solo. E foi paradoxalmente bem melhor do que com guia! Nadei para longe (nadadeiras ajudam muito nesse ponto!), vi tartarugas grandes e um tubarão lixa que estava recluso debaixo de uma pedra. Já valeu pelo snorkel!
      Com o sol do meio dia, decidimos levantar acampamento e seguir para o Leão. Andando. No caminho, um casal de buggy nos ofereceu carona – a única que tivemos em toda a estadia. Bem simpáticos. O visual da chegada à Praia do Leão é estonteante. Estão construindo uma estrutura que vai servir de mirante também. Por ora é no improviso. Mas o espetáculo é o mesmo.

Descemos e curtimos um pouco da praia, num canto onde as águas batem com mais calma. Dá até pra ficar de piscininha. Mas era maré alta naquela hora, então as ondas, mesmo ondinhas, davam uma chacoalhada. Não há infra no Leão. Curtimos um tempo na praia e depois seguimos de volta.

Fomos percorrer os mirantes da região até Caracas. Todos são sublimes, mas destaco o mirante para o Sueste. Pelas cores do mar que vimos daquela posição.
      Andamos de volta para o PIC do Sueste, onde pegamos o busum para a outra ponta da ilha, a Praia do Porto. Estacionamos por lá. Fui verificar o mergulho para fazer no dia seguinte. Tinha a dica do Bodão, mas acabei indo primeiro na Sea Paradise, onde já tive uma boa referência de como seria o mergulho. 250 para credenciados, no cartão, para 1 mergulho. Fui no Bodão e era um pouco acima disso (acho que 270), mas com um percurso mais limitado – era o mesmo do batismo. Na verdade, entendi que ali, em ambos os casos – seja vc mergulhador ou não --, vc vai fazer praticamente a mesma coisa. Optei pela Sea Paradise e marquei para o dia seguinte. Só tinha saída ao meio dia.
      Ficamos de relax no Porto até o pôr do sol. Descobrimos o Recanto da Graça, que tinha cervas de 600ml (Original, Heineken, Bud, Stella) a 18 pratas -- em Noronha, na praia, isso é barato. Foi onde estacionamos. Aproveitamos para petiscar e sair do jejum.

Fomos andando de volta para a Vila dos Remédios, em direção ao Forte. Haveria às 19hs um showzinho por lá, do Projeto Música no Forte. Violino pop, foi bacana, curtimos. Depois ainda fomos curtir uma saideira comendo nachos num barzinho em frente ao cachorro. Muito bom.

Domingo. Saímos cedo para conhecer o Buraco do Galego, que fica na Praia do Cachorro. Maré tava baixa, mas crescendo. Maior galera na fila para fazer foto, ninguém curte. Não tem como curtir. Tem mais gente que espaço, e todos querem foto. Desencanei de entrar, e logo voltamos. Ficamos um tempo numa sobrinha na Praia da Conceição de relax, aproveitando para mergulhar na maré baixa. Aproveitei para ver o esquema das barracas. Aluguel por 40 da barraca com 2 cadeiras. Na barraca do DudaRei, se vc consumir mais de 50, não paga. Ou pode ficar no restaurante deles, logo atrás.

Depois fomos andando para a Praia do Porto. Estacionamos novamente na Graça (pegamos a última mesa!), e fui para o mergulho.

Eu e mergulho: Em 2012 estivemos em San Andres e foi quando me veio à cabeça aprender a mergulhar. Acabei não levando o plano adiante, mas no ano seguinte eu fiz o curso para logo depois mergulhar na Grande Barreira de Corais, num liveaboard na Austrália. Inesquecível. Mergulhei ainda esporadicamente naquele ano em Arraial (novamente, além dos mergulhos do curso), no Rio e no Abismo Anhumas, no Natal de 2013. Foi quando tive uma inflamação no ouvido. E nunca mais. Passei por algumas grandes oportunidades de mergulho (Caribe, Tailândia, Galápagos), sempre me contentando com snorkel. Mas decidi que voltaria em Noronha. Só que já somavam 5 anos sem mergulhar. A rigor, eu já havia esquecido boa parte do que aprendi. Precisava de uma boa reciclagem, o que felizmente fizemos.
      Mergulhamos 3 pessoas, além do guia. Os outros 2 também eram mergulhadores credenciados que não mergulhavam havia algum tempo, ou seja, todos precisávamos de uma reciclagem. O guia, Rafael, foi ótimo: nos relembrou as coisas básicas, as coisas necessárias, fez um rápido treinamento e seguimos adiante. Um Scuba review express, mas muito útil (ao menos para mim!). Mergulhamos na praia mesmo (na Praia do Porto há duas barracas: a do Sea Paradise e a do Bodão; ambas descem ali mesmo). Vc entra na água e vai baixando. O começo foi realmente de adaptação para mim, de reencontrar o equilíbrio de respiração, sobretudo a calma. Levou um tempinho, e relaxei. E curti. Mas curti muito.
      Nós fomos nos dois naufrágios, o Eleni e o Maria Stathatos, além do Trator de Esteira (que também afundou e lá ficou). Vimos tartaruga, arraias, moreias e muitos peixes coloridos. Passamos por um túnel do naufrágio que é local de peixes praticamente estacionados, muito bacana. Visibilidade excelente. Deu quase uma hora de mergulho, que achei um barato. Por ver o naufrágio, pela peixarada que vimos, e pela minha volta ao fundo do mar. Saí muito feliz.
      Passei o resto do dia mergulhando de snorkel na Praia do Porto, que achei excelente para ver bichos. Vi tartarugas facilmente, e até duas de uma só vez, nadei atrás de um tubarão lixa, e ainda cheguei de novo na área do naufrágio. Praia do Porto para snorkel é ótima!

De resto, ficamos de relax na Graça com as cervas e petiscos. Tentei descolar passeio de barco para o dia seguinte, mas a galera dizia que estava para entrar um swell que tornaria o passeio mais “agitado”. Como Katia veta solenemente passeios de barco que não sejam absolutamente tranquilos, desencanei.
      Pegamos um busum para a Vila dos Remédios e fomos ver o pôr do sol do alto do Forte. Passamos no mercado e compramos umas cervas para acompanhar (latinhas geladas de Heineken a 6). Mais um espetáculo.

Encerramos o dia repetindo o anterior, com nachos no barzinho em frente ao Bar do Cachorro.
      Segunda-feira. Acordamos mais cedo e saímos pra ver o sol nascer do forte da Vila dos Remédios. Chegando lá, tinha mais gente. Acho que o melhor lugar deve ser o Buraco da Raquel, que dá de frente. De qq forma, foi bacana, curtimos. Vimos golfinhos ao longe lá do alto do forte. Ainda passamos na Praia do Cachorro pra ver o Buraco do Galego sendo castigado pelas ondas. Aproveitamos para passear pela área quando todos ainda estão acordando, e ir no mercado comprar suprimentos para comer no café da manhã. Depois do café, fomos pegar o busum.

Como era dia de swell, conforme previsões – a discussão era quanto à intensidade --, optamos por pegar praia. Escolhemos a Cacimba do Padre para a 1ª parada. Descemos do busum e fomos andando, via Bode. Estacionamos numa das barracas de 50 pratas e passamos a manhã por lá. A Baía dos Porcos estava com o mar bem agitado. A maré baixa embeleza bastante o cenário, mas mar estava agitado mesmo. Conforme o dia foi passando, e a maré aumentando, a força do mar foi aumentando também. Houve momentos em que era difícil resistir ao mar puxando pra dentro. Era dia pra não entrar no mar. Ainda assim vimos alguns barcos – ou seja, rolou passeio. Mas vimos ao longe como eles chacoalhavam entre as ondas. Consta que a Cacimba do Padre é a praia que os surfistas buscam, mas na temporada de surf.

De tarde fomos para a Praia da Conceição, passando novamente pela Quixabinha, Bode e Boldró. Maré estava um pouco alta pra passar, mas dava. Entre a Quixabinha e o Bode, me estrepei nas pedras (se beber, evite as pedras!), mas foi coisa leve. Com maré alta e swell, nada de piscinas no Bode. Na Conceição estacionamos no DudaRei, onde ficamos observando as ondas altas. Nesse dia fomos curtir o pôr do sol no Bar do Cachorro, com direito a sax. Não tinha visão direta do sol, mas o clima é bem bacana. Nesse dia nos permitimos uma esbanjada e fomos jantar em restaurante pela 1ª e única vez – era nossa última noite. Escolhemos o Cacimbas, e foi realmente ótimo.

Terça-feira. Decidimos rever o principal de Noronha, então partimos cedo de taxi para o PIC do Sancho. Mais cedo que da 1ª vez. Direto para a Baía dos Golfinhos. E dessa vez, sim, eles estavam lá! Dessa vez havia vários – e havia bastante gente pra ver também, tanto que não havia mais binóculos disponíveis. Curtimos um longo tempo por lá, aprendemos mais sobre os golfinhos conversando com o pessoal do Projeto Golfinho-Rotador. E seguimos nosso passeio.
      Além de o céu estar um pouco nublado, a Praia do Sancho estava bem diferente nesse dia. O swell tinha entrado firme, e era nítido como o mar estava remexido. Longa faixa de espuma, onde antes víamos o azul, a mancha escura de sardinhas e os tubarões passeando. Manchas de areia espalhadas, indicando como o mar estava levantando a areia daquelas áreas. E ondas mais fortes batendo na praia, que dias antes estava calma.

Seguimos para o Mirante da Baía dos Porcos e a diferença era ainda maior. Onde eu havia feito snorkel dia antes agora era um mar de espuma e areia, visto do alto. O cenário de beleza da praia fica intacto praticamente, no entanto. Mas não estava interessante para banho de mar.
      Voltamos para o PIC, e a ideia era tentar o Sueste. Mas mudamos de ideia, presumindo que toda a ilha estaria afetada pelo swell. Fomos então conhecer o Buraco da Raquel e arredores. Pegamos o busum para lá.
      Descemos no Porto e vimos como estava a praia. O que antes eram ondinhas mínimas, ideal para a criançada e para ficar flutuando de snorkel, agora era onda que atraía surfistas. Completamente diferente. As barracas de mergulho (Bodão e Sea Paradise) nem deram as caras. Era outro cenário.
      Conhecemos o Buraco da Raquel, visitamos o Museu do Tubarão – muito bacana, bem informativo não apenas sobre os tubarões (ensinava até mesmo o swell!), e grátis – depois fomos seguindo até a pontinha, onde se chama Air France, onde tem o encontro do mar de dentro com o mar de fora. Ambos agitados. Mirante dos tubarões, onde possivelmente se enxerga o bichão, estava lá, também com o mar agitado. Nada de ver tubarões. Fizemos um relax na praia. Só tinha surfista. Depois pegamos o busum de volta para a vila.

Na vila ficamos visitando algumas atrações culturais que deixamos para o final. Tinha um museu, mas que estava fechado (mas a placa na porta indicava que ele deveria estar aberto...), tinha o Palácio, e outras atrações menores. Noronha é praia mesmo, de modo que descemos para o Cachorro para admirar o swell batendo firme na praia e puxando para o mar o que tinha pela frente. O som do mar recuando em meio às pedras era um barato. E o Buraco do Galego lá ao longe, sendo castigado. Encerramos nossa estadia com uma saideira no Bar do Cachorro.

Voltamos para a pousada, banho, taxi, aeroporto, Recife.
      A Gol mudou algumas vezes os vôos desde a emissão da passagem e, no fim das contas, a volta acabou prejudicada. O que antes era uma simples conexão de uma hora em Recife chegando de noite no Rio, virou uma longa conexão de mais de 9 horas, chegando ao Rio de manhã no dia seguinte. Passamos a noite na Boa Viagem e aproveitamos para jantar e rever amigos. Dia seguinte estávamos de volta ao Rio e ao batente.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Quantos dias? Eu sempre tive para mim que pelo menos 4 dias cheios eram necessários. Eu hoje diria que o mínimo para Noronha são 3 dias cheios. Eu dividiria +- como fiz: 1º dia percorrendo Golfinhos, Sancho, Porcos, Cacimba e etc. Mar de dentro. 2º dia com Sueste, Leão e qq outro canto que sobrar para o fim de tarde. 3º dia para mergulho, passeio de barco e praia do Porto. E os bônus eventuais de tempo dos dias da chegada e partida. Necessário ter sorte para todos os dias estejam bons e sem swell. Mas esse é o mínimo. Quanto mais, melhor (e mais caro!).
      Quanto $$$$$? Isso vai de cada um. Vc pode ficar no albergue com banheiro compartilhado, pode ficar na pousada finesse das celebridades. Idem para comida. Mas vamos a alguns preços comuns (em Novembro de 2018): Garrafinha de água (500ml) varia entre 5 e 6 reais. Cerveja long neck é praticamente tabelada a 15 nos bares (20 no Bar do Meio, 16 no DudaRei, 12 no Recanto da Graça). Nos mercados esse preço cai pela metade. Barracas de praia: aluguel de guarda sol e 2 cadeiras sai a (acho que) 25 no PIC Sueste, 50 na Cacimba e no Bode. Na Praia do Porto era 40. Mas no bar Recanto da Graça você se sentava de graça (desde que consumisse, claro). Na Conceição o 1o que perguntei falou em 30. Em seguida o bar DudaRei disse cobrar 30 mas se consumir 50 reais não paga pelo aluguel. Corridas de taxi custam entre 30-40. Busum sai a 5 reais. Guarde o número da cooperativa de taxis – mas qualquer pessoa na ilha vai ter.
      Onde ficar? Vila dos Remédios. É onde tem o agito, é onde tem mais opções. Fiquei na Vila do Trinta e também achei muito bom, fica um pouco mais afastada e basta caminhar (não temos problemas em caminhar – vide o relato). Mas é importante saber que é ladeira. Por exemplo: Da praia do cachorro até o ponto do nortaxi é subida em pedra antiga. Ruim de andar de chinelos. Depois é subida em asfalto. E segue subindo, até a Vila do Trinta. Tem pousadas no Sueste, mas só se vc alugar carro e/ou quiser isolamento, ou se quiser se dedicar ao Sueste.
      Curiosidades linguísticas: Fernando de Noronha é como a galera começou a chamar Fernão de Loronha, que foi o primeiro “dono” da ilha, ainda nos tempos das capitanias. Boldró é como ficou conhecida a região em que os americanos ocuparam (daí a Praia do Americano, logo ao lado) e que chamavam de “bold rock”. Bold rock = boldró. Durante a 2GM, os americanos fizeram base na região e chamavam a região de bold rock.

• Criar Novo...