Ir para conteúdo

Tirar dúvidas sobre estradas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, vou viajar em julho para penha sc de carro,  saindo de Brasília, com a família.  Quem conhece  a estrada por favor me dê informação 😄. Melhor lugar para comer, abastecer, dormir, ir ao banheiro😁.  Lugares para curtir tirar fotos etc... não conhecemos o caminho por isso preciso de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Viagem de carro do ponto A ao B não tem mistério. Pega o carro, para em posto quando está com fome ou quando precisa encher o tanque, se achar uma paisagem bonita, procura um lugar para encostar.

Mas a paisagem é plantação 90% do trajeto, não tem muito o que ver.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Quanto a questão de gosto, vou ficar do lado do @detepaz, tem quem goste de atravessar o país de carro, dá uma sensação muito boa, apesar de uma viagem de 10 horas ser bem pesada. Lembro que quando estava na chapada dos veadeiros saí de carro sozinho no fim da tarde pra ver o pôr do sol na estrada, mesmo no meio de tantas fazendas e plantações, como alguns dizem, foi uma coisa bonita, prazerosa, tudo de bom. Eu só queria dirigir. Nas viagens que fiz de Manaus até Boa Vista (+700km por trecho) o que mais via era mato amazônico e fazendas do lado roraimense, mas belas visões, como os vários morros, formações geológicas dos rios e serras, características da região de fronteira com a Venezuela. Fora o fator família no carro. Acho válido.

Sobre sua viagem, vou tentar ajudar de alguma forma.

Bom, são quase 1600km de trecho, então espero que vc tenha tempo disponível para essa viagem, pois vai precisar dormir. Uma viagem de ~800km vc sai umas 5, 6 da matina, e chega no final da tarde no seu ponto de descanso (tomando como referência um tempo médio de uma viagem de carro Manaus-Boa Vista, umas 9 horas). Por uma rota sugerida pelo google Maps vc sairia de Brasília pela BR-040 (sentido Rio) e pegando a BR-050 até Ribeirão preto (SP), que seria sua primeira parada (mais ou menos o meio do caminho). Atualmente a cidade está na fase vermelha do plano de SP contra a covid-19, então é bom ver como estão as restrições por lá. Eu falo de Ribeirão preto por ela ser uma cidade "grande", sendo mais completa e tendo mais opções de hospedagem, por exemplo.

De lá vc pode seguir pela SP-255, pelo interior paulista (até pra fugir da região metropolitana e não correr o risco de atrasar a viagem), então SP-281, chegando no Paraná pela PR-151 com destino a ponta grossa. É lá perto que fica o famoso parque vila velha (o da pedra da taça, que é referência nos livros de ciência sobre erosão eólica e coisa e tal). Acredito que a partir do interior de SP/PR vc vá passar por alguns parques e pegue um pouco dos cenários de mata atlântica, saindo daquele padrão de cerrado e fazendas mais no centro do Brasil. Seguindo pela BR 376 (conhecida como a rodovia do café) vc passa por Curitiba (se quiser fazer parada para algo...) até o fim do estado, acaba chegando à SC pela sua última estrada principal, a BR-101, que vai passar por joinville (cara, se puder fazer um desvio de 1, 2 horas na estrada bonita, faça, pq são paisagens sensacionais, e um roteiro rápido, vc acessa esse atrativo antes de chegar em Joinville). De joinville basicamente tem as paisagens litorâneas até vc chegar em Penha.

Pessoalmente penso que essa rota é viável. Foge da Capital/litoral paulista, que pode atrasar sua viagem, e te faz passar pela área de alguns parques a partir do Paraná.Tem o parque vila velha e a estrada bonita que são pausas que vc pode fazer com a família.

Caso vc queira tentar enriquecer mais seu roteiro, ou mesmo tentar encontrar mais respostas, vc pode ver os tópicos nessa seção:

https://www.mochileiros.com/forum/12-viagem-de-carro/

No mais, boa sorte no seu planejamento 😃

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu não troco uma viagem de carro por uma de avião de jeito nenhum, seja dentro ou fora do Brasil.... Desde que tenha tempo livre para isto...Esse tipo de viagem é para quem curte não só o destino, mas também o caminho...

Recentemente fiz SP x Foz do Iguaçu x Gramado x Florianópolis x SP... Foram mais de 3mil km rodados... Só alegria...

Como minha viagem em março foi cancelada por causa da pandemia, já estou montando outra roadtrip, passando por BH até Aracaju e depois voltando pelo litoral Baiano... Interessante que consegui alugar casas baratas, em lugares menos badalados, para poder aproveitar com tranquilidade as praias...

Mas voltando a sua questão, não fui até Brasilia de SP, subi até Caldas Novas... Nesse trecho (SP x Caldas) as piores estradas estavam em MG. Até Uberaba você vai encontrar pistas mais "surradas", mas nada de assustador... Provavelmente você vai dormi em Ribeirão preto... Se estiver com tempo, sugiro sair um pouco da rota e parar em Olímpia (Caso não conheça). Lá tem bons parques termais (gostei mais que os de Caldas Novas). Seguindo sua rota, sugiro não ir pelo interior paulista, vai reto sentido capital (pistas muito boas) e depois, pega o rodoanel e segue pela Regis Bittencourt (Não deixe de comprar palmitos em Juquiá se você gosta.... Bons e baratos). Não tem errada... são pistas muito boas... mas também com bastante pedágio...

Você não falou de quanto tempo pretende fazer o percurso... mas se tem tempo livre, tem várias cidades na sua rota que valem a parada....

Abraço.

 

 

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...