Ir para conteúdo

Mochilão p/ Montevideo, Buenos Aires e Patagônia em 22 dias.


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal,

 

Aqui vou colocar meu relato pessoal desta viagem que fiz agora no final do ano de 2006 e começo de 2007 pelos lugares citados.

 

Ao todo foram 22 dias desde minha saída da estação do Tietê em São Paulo até o dia de minha chegada nesta mesma estação. Fui sozinho.

 

Vale a pena dizer que minha viagem foi baseada numa viagem feita pelo moderador Celso alguns meses antes. Então, valeu Celso! :lol:

 

 

1° Dia - 25 dez 06 / Saída de São Paulo

Saída de São Paulo às 23h00 do terminal do Tietê com destino a Montevideo. A viagem esperada era de 28 horas pela viação TTL mas devido a diversos problemas tais quais quebra de ônibus acabaram fazendo com que esta viagem durasse aprox. 32 horas.

 

 

2° Dia - 26 dez 06 / Estrada

Estrada. Passagem por diversas cidades brasileiras como Curitiba, Floripa, Blumenau, Porto Alegre, entre outras. O ônibus quebrou em Blumenau e tivemos que mudar para um da Pluma que estava indo de Assuncion para Camboriú. Chegando em Camboriú mudamos de ônibus para então mudar de novo em Porto Alegre para o ônibus que nos levaria em definitivo até Montevideo.

 

santa-catarina-1.jpg

 

3° Dia - 27 dez 06 / Chegada em Montevideo

Chegamos bem cedo em Montevideo e dei a sorte de ter feito amizade durante o trajeto com uma brasileira que era noiva de um uruguaio que nos deu (a mim e outro mochileiro) carona até nossos albergues. Combinei de conhecer a cidade logo pela manhã com esse amigo brasileiro e foi o que fizemos. Já enchi meus pés de bolhas logo nesse dia. Mas foi proveitoso pois conhecemos bastante da capital Uruguaia como o Monumento a Artigas, a Prefeitura, a faculdade de direito, de belas artes, o estádio Centenário, os obeliscos entre outras coisas. A cidade é fácil pra quem leva dólares. Muitas casas de câmbio. O país é mais caro que a Argentina então quem for não vá achando que é barato. Fiquei num albergue chamado Red Hostel. Muito bom. Bonito e as responsáveis, Valentina e Natalia muito atenciosas. No final do dia colei no albergue deste amigo e enchi a lata de Pilsen. Depois ainda fomos na Ciudad Vieja num Pub e bebemos mais ainda... fui dormir umas 3h00.

 

montevideo.jpg

 

4° Dia - 28 dez 06 / Montevideo

Neste dia... apesar de estar mortão levantei cedo e fui passear na cidade. Fui na Ciudad Vieja durante o dia e almocei no porto. Comida boa, mas cara. A noite enchi a lata de novo com uns amigos do Hostel lá no terraço do próprio albergue. Desta vez foi da cerveja Patricia. Uma delicia. Fui dormir umas 3h30.

 

 

 

CONTINUA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

5° Dia - 29 dez 06 / Montevideo-Colônia-Buenos Aires

Saída pra Buenos Aires. Levantei cedinho também e fui ver o que faltava e não deu. Se quiser conhecer bem precisa ficar mais tempo na cidade. Apesar de pequena ela têm bastante coisa para conhecer e da pra curtir também. Peguei meu ônibus para Colônia do Sacramento às 16h00 e embarquei no BuqueBus que faria a travessia era umas 20h00. A viagem fantástica. Melhor pôr-do-sol da minha vida. Chegamos em BsAs por volta das 23h00. De lá fui pro Albergue e capotei. O Albergue era somente razoável, chamado Achie´s Place. Fica na Recoleta mas pela minha experiência recomendo qualquer um em San Telmo.

 

travessia.jpg

 

6° Dia - 30 dez 06 / Buenos Aires

Durante o dia saí pra passear. Acordei um pouco tarde e quando saí estava na hora do almoço. Fui almoçar num boteco perto do meu albergue. Comida boa. Bife à napolitana com guarnição de arroz. Barato e comida pra caramba. Único problema. O FDP do boteco me passou uma nota de 10 pesos falsa. Passei carão no metrô logo depois por causa disso. Conheci diversos pontos como obelisco, praça de maio, casa rosada, catedral metropolitana, teatro colón, av 9 de julho entre outras coisas. No Ministerio da Educação conheci dois seguranças "gente boa" que me alugaram porquê eram torcedores do Chacaritas Jrs e estava com a segunda camisa do tricolor. Andei pra caramba. Voltando a noite saí com alguns amigos do Brasil que tinham ficado de me encontrar em BsAs. Eles estavam fazendo outra viagem. A noite fomos numa balada chamada Opera Bay. Boa e barata. Cheia de gringo, não é coisa de local mas ainda sim é boa. Enchi a lata de Quilmes e Tequila. Fui dormir quase 7h00.

 

chacaritas.jpg

Com os tiozinhos torcedores do Chacaritas...

 

operabay.jpg

 

7° Dia - 31 dez 06 / Buenos Aires

Levantei de novo na hora do almoço. Desta vez almocei no Burguer King que tinha perto do albergue. Fiquei traumatizado com o FDP do Boteco. Saí pra conhecer mais da cidade mas me decepcionei. Muita coisa fechada. Ainda sim fui na Torre dos Ingleses, no Porto, na estação rodoviária comprar meu bilhete de volta da patagônia. Conheci o monumento à guerra das Malvinas. Fui no Congreso Nacional. Fui na calle florida onde um tiozinho muito gente boa ficou me aluganco pacas... Vale a pena dizer que tentei neste dia ir em Caminito de busão e metrô e acabei parando numa puta quebrada. Consegui voltar pro centro e fui no shopping Abasto na Av Corrientes. A noite, a virada do ano, saí com estes amigos do Brasil. Fomos em Puerto Madero e outros lugares. Passamos a virada no albergue deles e depois achamos uma praça em San Telmo que tava bombando... enchi a lata de cerva e fui dormir umas 5h00 creio. A Passagem de ano deles é bem discreta se comparada com a nossa.

 

congresso.jpg

 

8° Dia - 01 jan 07 / Buenos Aires

Saí para ver o que não tinha visto. Fui em Caminito com um casal de israelenses do meu albergue e tava bão. Só não consegui entrar em "La Bombonera". Fechado por ser dia 1°. Nesta parte da viajem já tinha ido conhecer outros pontos também. Cheguei no Albergue e cama. Meu avião pra Ushuaia saía dia 02 pela manhã. Deixei tudo arrumado e capotei de vez.

 

Vale dizer que em Montevideo no meu quarto estava eu, um americano e um suíço. Em BsAs estava um brasileiro, uma sul-africana e um francês mais tarde.

 

caminito.jpg

 

 

 

CONTINUA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

9° Dia - 02 jan 07 / Buenos Aires-Ushuaia

Partida para Ushuaia (extremo sul) desde o Aeroparque Newberry pela manhã. Saí do hostel e fui pro aeroparque de remisse (uma espécie de táxi personalizado). Após 5h30 de viagem cheguei em Ushuaia. Cheguei e peguei frio já. Tava rachando de frio, mesmo no verão. Fui pro meu hostel e me arrumei com as minhas coisas e tudo mais. Saí com dois amigos ingleses (um cara e uma mina) que havia conhecido em Montevideo e reencontrado no Aeroparque. Saímos pra comer e bebemos bastante... a inglesa ficou bem a vontade no final de noite...

 

patagonia.jpg

ushuaia1.jpg

 

10° Dia - 03 jan 07 / Ushuaia

Saímos e usamos o dia pra conhecer o Glaciar Martial (eu, a inglesa e o inglês). Muito bom mesmo. Uma caminhada longa mas da hora a vista do canal Beagle e do próprio glaciar. Depois voltamos de van e sem eles fui conhecer o "Presidio del fin del mundo" e o "Museu Maritimo". Voltei, passei no supermercado comprei meu espaguetti e uma garrafa de vinho. Nos divertimos a noite no albergue. Aliás, o hostel era demais mesmo. Muito bom. Clima excelente e tudo gente fina. Muito porra louca. O nome do albergue é Antarctica Hostel pra quem deseja. Recomendo. Bem como o Red Hostel com Montevideo.

 

martial.jpg

 

11° Dia - 04 jan 07 / Ushuaia

Neste dia fui conhecer o Parque Nacional da Terra do Fogo. Peguei um táxi no porto e fui até lá. Pra voltar no final da tarde peguei uma van. Saí meio tarde porque meu acabei na noite anterior. Fiz duas trilhas boas e infelizmente não tive tempo de fazer outras mas ainda sim valeu muito a pena. Fiz as trilhas chamadas "Pampa Alta" e a "Costera". Depois da costera fui até o Lago Roca e fiquei no restaurante que têm naquele acampamento central que não lembro nome e esperei a van voltar. Muito lindo o parque. Andei bastante. Como tinha saído sem almoçar acabei comendo somente dois alfajores e meio litro de água que estavam na minha mochila. Quando cheguei no restaurante mandei uma torta de maça e uma de verduras. A noite cheguei e não fiz mais nada a não ser beber mais...

 

ushuaia2.jpg

ushuaia3.jpg

 

12° Dia - 05 jan 07 / Ushuaia-El Calafate

Nesta dia parti para El Calafate, na patagônia argentina. Meu itinerário inicial era de subir via ônibus mas vacilei e não haviam mais ônibus disponíveis. Tiver que pegar um avião. Meu vôo saiu de Ushuaia às 13h00. Faltou ver muita coisa como a "La Penguinera" e outros lugares interessantes como a trilha do Cerro Guanaco no PN da Terra do Fogo e o Farol. Chegando em Calafate fui pro Albergue (sensacional... o melhor de todos. Melhor staff. America del Sur Hostel) e fiquei por lá. Desci na cidade e fui no supermercado comprei meu spaguetti e vinho. Fiquei trocando idéia e só.

 

elcalafate.jpg

 

 

 

CONTINUA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

13° Dia - 06 jan 07 / El Calafate

Neste dia fui pro Glaciar Perito Moreno que é muito regaço! Lindo mesmo. O canal de los tempanos é fantástico com sua água verdinha. Fiz uma trilha e um passeio de barco muito bonitos. Depois voltei pro albergue e fiquei a pampa trocando idéia com o pessoal lá. Só eu de brasileiro mas foi muito bom. Melhor clima. Pessoal fmz! Uma observação foi que no glaciar têm turista pra caramba! Presenciei até uma briga entre um brazuca e um italiano. O brasileiro tinha razão...

 

perito.jpg

tempanos.jpg

 

14° Dia - 07 jan 07 / El Calafate

No dia seguinte fui pra Torres del Paine que é um passeio no Chile. O dia inteiro saindo bem cedinho porquê são 5 horas pra ir e mais 5 pra voltar e o Parque é fanstático. Pra quem quer conhece-lo são necessários uns 8 dias acampando pra conhecer mesmo. Ainda volto lá. Dei a sorte de meu busão ser de turistas brasileiros. Deu pra me sentir um pouco em casa. O que naquela altura foi muito gostoso.

 

paine.jpg

paine2.jpg

 

15° Dia - 08 jan 07 / El Chaltén

Neste dia eu quaaase dancei pois por muito pouco não perdi meu ônibus para o pequeno vilarejo de El Chaltén. Saímos às 8h00 e chegamos lá por volta das 12h00. Fui direto pro hostel onde conheci o Marco, amigão brasileiro que já havia conhecido pelo Orkut. Neste dia não fiz nada a não ser ir ao supermercado comprar meu spaguetti, suco de maça e uma garrafa de vinho (vinho na Argentina é uma opção boa e barata). Depois voltei e comi pelo albergue mesmo.

 

 

16° Dia - 09 jan 07 / El Chaltén

No dia seguinte saí pra fazer trilha. Infelizmente neste dia peguei mal tempo e não pude contemplar o Cerro Chaltén em toda sua plenitude pois o dia estava encoberto e chuvoso. Ao final acabei fazendo duas trilhas. A "Laguna de los Tres" e a "Piedras Blancas", esta última que leva a um glaciar. Não sabendo de uma trilha mais próxima ao glaciar eu fiz a mais afastada e acabei apesar da vista não aproveitando também esta trilha em toda sua plenitude. Voltei pra cidade após 9 horas, estourado pois me atrasei na ida então tive de acelerar na volta. Algumas bolhas no pé e muita emoção por estar lá. Ainda não tendo aproveitado tudo as trilhas são maravilhosas. Peguei um pouco de neve na ida e quando cheguei na "Laguna de los Tres". Muito frio e muita emoção. Um lugar pra chegar e se emocionar com tamanha beleza. A noite, cansado, ainda conheci mais dois brasileiros, escaladores com quem fizemos boa amizade e saímos pra tomar uma cerva e comer um pizza. Fui muito bom. Conosco foram também um casal argentino, outros dois argentinos e um americano.

 

chalten1.jpg

chalten.jpg

 

 

 

CONTINUA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

17° Dia - 10 jan 07 / El Chaltén

Já neste dia, acabei perdendo algumas horas importantes pela manhã tendo saído do hostel lá pelas 10h00 pra fazer a trilha do Cerro Torre. Outro colosso granítico da região muito famoso entre os escaladores. Foram mais 8 horas de trilhas pra ir e voltar e muita paisagem bonita no trajeto. Neste dia dei muita sorte pois o tempo estava excelente. Realmente muito bom. Várias fotos e quando cheguei na Laguna Torre o céu estava aberto e deu pra ver o monstro de pedra. Fiquei lá algumas horas (peguei no sono quando resolvi encostar a cabeça numa pedra). Estava muito frio e quando acordei resolvi fazer uma trilha até o Mirante "Maestri", mais uma hora de caminhada a frente. Tudo bem que não deu pra ver o Cerro Torre pois o tempo já estava fechando mas pude observar bem o glaciar de mesmo nome pois me aproximei bem dele. Paisagem fantástica. Depois diso cheguei ao hostel e fiquei por lá mesmo com meu spaguetti. Minhas "batatas da perna" latejavam, minha bolhas sangravam e estava moído. Mas valeu muito a pena. Dormi bem e no outro dia pela manhã iria começar minha peregrinação de volta ao Brasil.

 

torre1.jpg

torre.jpg

 

18° Dia - 11 jan 07 / El Chaltén-El Calafate-Rio Gallegos...

Pela manhã saí de Chaltén com destino a El Calafate. Meu ônibus partiu às 7h30 e chegou à Calafate por volta das 11h30. Uma vez lá retornei pro hostel que havia ficado e esperei lá até meu ônibus sair a tarde com destino à Rio Gallegos às 14h00. Neste meio tempo fui até o supermercado onde comprei algo pra almoçar fiz minhas necessidades fisiológicas e depois parti. De Calafate até Rio Gallegos foram mais 4 horas de busão sendo que quando cheguei lá logo me instalei em uma LAN pra passar o tempo já que meu ônibus sairia somente a noite (que na verdade é dia na patagônia). Depois que meu ônibus partiu aí parada somente muito a frente...

 

volta.jpg

 

19° Dia - 12 jan 07 / Estrada

Dia inteiro na estrada, passando por diversas cidades patagônicas como Comodoro Rivadavia entre outras. De Rio Gallegos até Buenos Aires seriam 36 horas de viagem.

 

 

20° Dia - 13 jan 07 / Chegada em Buenos Aires e Partida para Sampa

Cheguei em Buenos Aires pela manhã (não me lembro bem mas acredito que em torno das 9h00). Meu ônibus partia somente às 17h30 então tirei este tempo para "LAN house", comer algo, ficar divagando e outras coisas. Por agora já fazia dois dias e meio que estava sem banho já que meu último banho havia sido dia 09 de janeiro a noite) e não encontrava lugar para isso nas rodoviárias em que parava. Com a saída do meu ônibus de Buenos Aires com destino ao Brasil a tarde começava a última perna da minha viagem, que tinha mais 36 horas de duração prevista.

 

 

21° Dia - 14 jan 07 / Estrada

Mais um dia inteiro na estrada. Cruzamos a fronteira com o Brasil de madrugada e continuamos nosso trajeto rumo a Porto Alegre. Passamos por diversas outras cidades também. Estava acabadão por agora. Meus pés inchadões e não aguentava mais às minhas músicas do MP3 Player.

 

 

22° Dia - 15 jan 07 / Chegada em São Paulo

Durante a madrugada chegamos em Curitiba e logo partimos rumo a sampa. Por agora o ônibus de cheio desde Buenos Aires só contava comigo e com uma mulher e seu filho. Entramos no estado ainda de madrugada e chegamos em São Paulo por volta das 9h00. Após rápida espera na rodoviária voltei pra casa... onde no dia seguinte iria viajar a trabalho por 8 dias, sem poder voltar pra casa, à Santos...

Ao todo foram mais de 5 dias de ônibus desde El Chaltén até minha chegada a São Paulo, período no qual não tive condições de tomar um banhinho sequer. Apesar da pedreira se tivesse a chance de repetir tudo novemente, não pensaria duas vezes.

 

 

 

Vale a pena dizer que para esta viagem eu usei uma mochila de 68L e de calçados levei um bom e velho par de havaianas, uma papete e minha bota Snake Alpinist que me salvou o tornozelo uma dezena de vezes.

Vou começar a montar um fotolog da viagem e aqui segue o link: http://fotolog.terra.com.br/viagem2006

Pra quem quiser visitar meu orkut (que tá com o álbum com fotos da viagem) aqui tá o link: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=12564588349230661832

Quem quiser sabe de algo a mais é só me contactar. Ainda que não saiba tudo posso tentar ajudar em algo.

 

 

Grande abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Grande Maverick,

 

Li suas mensagens do trecho Mondevideo/Buenos Aires e queria umas dicas para Montevideo.

 

Viajarei no início de maio e estou arrumando as malas (ou melhor, os alforges, já que vou de moto) mas ainda estou sem informações sobre a capital Uruguaia. O que há de bom por lá além da cerveja Patricia? Já houvi dizer que Punta del Est é mais interessante que MTVD.

 

PS.: Estou esperando a resposta para a questão da TateÊ no que diz respeito aos gastos. Se puder, discrimine o custo das passagens dos demais gastos dentro das cidades.

 

Valeu.

 

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...