Ir para conteúdo

Japão 12 dias janeiro de 2011- Dicas - Impressões - O que conhecer


Guerra.Adv

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá a todos, fiz esta viagem ao japão como parte de um roteiro RTW que estou fazendo...

 

Nestes 12 dias conheci um pouco de Tokio, Kyoto, Takayama, Kinosaki Onsen e Hiroshima.

 

Quem quiser acompanhar o restante da viagem RTW está neste link: http://www.mochileiros.com/rtw-volta-ao-mundo-10-meses-inicio-01-de-dezembro-de-2010-t49369.html

 

Agradeço a toda a comunidade mochileira pelas dicas e relatos e fico a disposição para ajudar naquilo que eu souber....

 

Japão:

 

Bom, antes de iniciar a minha passagem pelo Japão, comprei um livro do Lonely Planet, o Discover (um que é colorido e com fotos), nossa como esse livro tem me ajudado por aqui, tem mapas, os melhores lugares e experiências pra se fazer, além é claro dos nomes dos lugares em japonês, com quais linhas de trem pegar, etc. Não é atoa que a maioria dos viajantes tem um livro desses na mão, a viajem fica mais fácil, é só apontar com o dedo no livro o nome do lugar que quer ir e as pessoas te dão a direção.

Começei por Tokio, e ao descer do avião estava muito apreensivo se as pessoas iriam me entender e se conseguiria me comunicar. O pessoal da imigração foi rápido, e aparentemente falavam algumas palavras em inglês, passei pela imigração, peguei a minha mala e fui procurar um ticket office da JR pra pegar o JR Pass.

JR PASS: É um passe que lhe permite andar em qualquer trem da linha JR (grande maioria dos trens do Japão), inclusive os trens bala shinkansen (exceto o Nozomi q é ainda mais rápido, mas esse nem precisa...), ESSE PASSE SÓ PODE SER COMPRADO POR ESTRANGEIROS EM VIAJEM AO JAPÃO, E AINDA SOMENTE PODE SER COMPRADO FORA DO JAPÃO.....Comprei o meu em Sydney e por 14 dias de passe livre paguei cerca de U$$ 500,00.

Mais informações é só entrar no site da JR: http://www.jrpass.com

O passe eu peguei logo no subnivel, no local de venda de tickets, daí peguei o NEX (Narita express) que vai de Narita onde o aeroporto está localizado para Tokio central station.

Realmente os japoneses não falam muito inglês não, a comunicação é bem difícil, mas mesmo não falando farão de tudo pra te ajudar, só faltam te carregar no colo...usando a forma de comunicação universal (o dedo...) e agindo como um surdo mudo eu consegui até agora comer em restaurantes, me transportar, pegar trens, fui em uma cidade bem no interior do Japão chamada Kinosaki onde NINGUEM falava inglês, e mesmo assim me hospedei no hotel, comi e consegui pegar o trem de volta.... então o negócio é encarar que vai dar tudo certo!

Sobre Tokio.

Tokio em sua região metropolitana possui cerca de 39 milhões de habitantes e na sua área central cerca de 12 milhões, mas mesmo assim possui na minha opinião o sistema de transporte mais eficiente do mundo.... mesmo com essa quantidde de gente e sendo uma capital tão grande se consegue atravessar de um lado ao outro pela linha Yamanote (uma linha da JR que anda em circulo por toda Tokio) em cerca de 25 minutos, e passa um trem a cada 3 minutos, então se perdeu um nem esquenta que daqui 3 min tem outro!

Fiquei 3 dias e consegui conhecer bastante coisa mesmo em tão pouco tempo:

 

Shibuia: Cross (em shibuia na frente da estação) é uma famosa intersecção de 4 vias, onde quando se abre o sinal verde vem uma multidão de gente, esse bairro parece a times square cheio de neons telas gigantes, também é o bairro de gente jovem e de compras “fachions” aqui você verá gente vestindo cada coisa estranha alguns iguais aos dos desenhos animados, vi um igual ao personagem do final fantasy...

Sobre a moda por aqui, as mulheres vestem saias bem curtas e meias estilo colegiais, os homens tem os cabelos espetados pra cima e as vezes usam roupas bem diferentes, outra coisa que me chamou a atenção é que os japoneses ainda continuam com aquela “mania gripe suína”, muitas pessoas andando de máscara nas ruas tem até maras de máscaras e estilos diferêntes de máscaras, e propagandas, etc,... virou moda.

Prédio do Governo em Shinjuku: É um prédio muito alto, onde de graça você tem uma visão magnífica da cidade e onde poderá ver os prédios gigantes ao lado também, não contei quantos andares, mas tem prédios na volta que passam dos 200 metros de altura fácil...

Bairro Akihabara: Este é um bairro de eletrônicos, onde existem vários shopings gigantes com todas as novidades que se pode imaginar, se não existe aqui provavelmente não existe no mundo, tem uma loja chamada Yodobashi com 9 andares de eletrônicos e com um andar inteiro de fotografia que é um absurdo.... tipo tem TODAS as marcas e modelos de qualquer coisa eletrônica... mas essa é bom só pra ver porque não é a mais barata.... aliás o japão não é mais barato que os EUA ou Hong Kong, mas certamente é o que tem a maior variedade e os últimos lançamentos. Sempre verifique se o que você quer comprar funcionará no Brasil, pq a voltagem deles ;e diferente e certas coisas só funcionam no japão... os celulares são de outro sistema também.

Tokio Natinal Museum: Excelente museu, onde pude ver algumas espadas de samurai, roupas antigas e pinturas legais, vale a pena uma visita (entrada 600 yenes)

Tsukiji mercado de peixe: Maior mercado de peixes do mundo, legal ir bem cedo pra pegar os leilões de atum com mais de 200Kg cada um, cheguei tarde, mas dei uma olhada rápida comi um sushi e fui embora.

Area de Asakusa: tem um templo bem legal lá, é bom pra ver como funciona uma religião japonesa, lá você pode tirar a sorte e se vier uma ruim amarra o papel em um varal para o vento levar ( a minha foi ruim dai amarrei no vento...eheheh), também neste local tem muuuuuuitas lojinhas com tudo que é produto japonês, desde facas de cerâmica até kimonos, comidas, etc. Também é um local legal para ver um autêntico tempo japonês, caso você não vá a Kioto aqui é um excelente lugar para tirar algumas fotos e explorar um pouco o lado clássico do Japão deixando a correria de Tokio um pouco de lado.

Fiquei em um hostel no bairro Asakusabashi ( pra chegar desce em akihabara e depois pega outro trem na plataforma 6 pra Asakusabashi) no site do Hihostels tem todas as informações de como chegar.

Gostei do hostel por ser bem próximo da akihabara (da pra ir apé), é um bairro calmo, com bons e baratos restaurantes (comi bem por 500 yenes) e o hostel tem todo o estilo japonês com camas no chão e aqueles biombos separando as camas....

No último dia dormi em um hotel de capsulas no bairro shibuia, eles tem vários desses hotéis pelo japão, no lugar de um quarto onde caberiam 2 pessoas colocam umas 20 capsulas, todas com tv e rádio, achei muito confortável de dormir. Nesta de shibuia ainda tem o banho japonês onde se toma banho sentado em um banco e depois entra em uma banheir coletiva e tinha sauna também.

Ai vai o mapa de como chegar:

dsc07832c.jpg

Paguei cerca de 3.500 Yenes por uma noite.

Dicas Importantes sobre Tokio e sobre alguns costumes japoneses:

O serviço de trens não é 24 horas, chegou meia noite os trens param onde for.... e só retomam o serviço as 5:30 da manhã.

Quando você entrar em um restaurante todos te cumprimentam, dão gritos de boas vindas... isso ae é bem legal! Apenas responda “Konishiuaaaaaaa!!”  Oi

Quando for pagar uma conta de restaurante ou qualquer coisa é falta de educação dar o dinheiro na mão da pessoa, o certo ;e colocar o dinheiro (ou cartão de crédito) na caixinha da frente e dai a pessoa pega da caixinha, ou alguns locais você paga em uma máquina na rua e só entrega o ticket do que escolheu.

Você vai tirar os sapatos várias vezes para entrar nos templos, hotéis, etc. Então tenha meias, melhor ainda tenha meias bem grossas no inverno e limpas.

Eles não demonstram afeto em público... não vi ninguém beijando na rua ou fazendo qualquer coisa desse tipo, no albergue alguém falou que mesmo nas festas eles não beijam em público.

Não deixe os palitinhos da comida enterrados no arroz quando for embora, ou não passe a comida de palito a palito, pois eles fazem isso nos funerais e é falta de educação.

Palavras básicas Aliás as únicas que eu sei...eheheh Oi (Konishiua), Obrigado( Arigatou), você fala inglês? (Ego ga hanasemaska?), thau (sayonara).

KYOTO

Kyoto é onde você vai encontrar aquele Japão das fotos, aquele Japão tradicional com Gueixas, templos antigos (mais de 1600 em Kyoto), e também onde você poderá dar uma desacelerada e curtir um pouco de meditação sobre os costumes do Japão.

Fiquei no Hana Hostel, o qual até o momento foi o melhor hostel que me hospedei.... tudo muito limpo e organizado, camas com cortinas, internet muuuuito rápida e gratuita, paguei 2500 yenes por noite. Gostei da localização, a 2 minutos da Estação principal de Kyoto, desce do Shinkansen e já está ao lado do Hostel.

Templos que visitei:

Em Arashiyama foi o primeiro local que fui, pois lá está o caminho de bambus que é simbolo de Kyoto e também fui a dois templos (na verdade treês mas o outro não sei o nome...) Tenryu-Ji com belos jardins e um templo bem grande e Gio-Gi bem pequeno mas com um jardim bem bonito.

No outro dia fui ao templo dourado de Kinkaku-ji e para Kiozumi-dera, que é um dos mais famosos de Kyoto, neste você pode tomar da água sagrada (claro pagando 200 Yenes, depois de pagar a entrada de 500 Yenes, aliás todos os templos cobram entrada, isso eu não gostei.), pode também andar pela pedra do amor, são 2 pedras separadas por 18 metros, se você conseguir andar de uma a outra com os olhos fechados seu desejo se realizará, se errar terá de esperar bastante tempo. Eu não andei... vai que eu erro! Ehehhehe

Também fui a um templo em frente ao museu de Kyoto, onde existem 1000 budas dourados e um Buda lindo no centro, não deixam tirar foto e dizem que vão inspecionar a câmera na saída, etc, eu tirei mesmo assim e fiquei até meio culpado achando que estava desrespeitando alguma coisa, quando vejo que na saída eles vendem as fotos dos budas! Afff....

Após ver tantos templos e caminhar bastante decidi ir para a cidade de Kinosaki, a qual é 2 horas de trem de Kyoto, pois lá é uma das principais cidades para se fazer o “Onsen”, ou “hot Spring” , o famoso banho japonês, com aguas naturalmente quentes e sulfurosas, o japão é o País que mais tem essas aguas quentes naturais, e nesta cidade de Kinosaki você pode pular de um banho a outro usando um autêntico kimono Japonês que todos os jotéis te dão.

Nossa Foi uma experiência única vestir aquele kimono, andar de chinelos de madeira e tomar banho naquelas águas.

Eu nunca tinha visto a neve, e em Kinosaki tinha Muuuuuita neve!!!!, me emocionei muito quando peguei um monte de neve na mão!, a primeira coisa que fiz quando cheguei no hotel foi pedir pro pessoal da manutenção uma pá, eles ficaram meio sem entender nada, mas dai fui pra rua no frio pro meio daquela neve toda fazer adivinha o que?! Ahhhhh o meu boneco de neve!! Isso era um sonho pra mim!

Dae viram que eu estava meio mal com aquele chinelo de madeira e me deram umas botas, não ficou muito bom mas orgulhosamente finalizei o meu primeiro boneco de neve! Eheheheh

Dentro do onsen naquela agua quente, após tirar o kimono, vendo a neve caindo na rua, realmente valeu muito a experiência e a fugida de Kyoto por 1 dia.

Em Kinosaki realmente ninguem falava Inglês, foi tudo só no dedo e na comunicação de surdo mudo mesmo.

Agora estou escrevendo este post dentro do trem, a caminho de takayama, a qual é uma cidade bem tradicional Japonesa, é entrada para os alpes, deve ter neve e estar frio por lá também.

Em Takayama está a sede principal da arte mahikari e será mais uma emoção poder visualizar aquele templo maravilhoso e poder estar mais em contato com deus.

Fotos do Templo mundial da Mahikari:

lostfilejpg17144256.jpglostfilejpg15936576.jpg

 

A Arte Mahikari é uma espécie de doutrina/religião que acredita na cura de doênças e evolução espiritual pela imposição das mãos e meditação, você fica de olhos fechados meditando por cerca de 10 minutos enquanto outra pessoa lhe transmite okiome (uma energia purificadora).

Quem tiver interesse em conhecer a arte mahikari existem diversas sedes pelo Brasil, mande MP que eu passo o endereço e telefones da sede da sua cidade.

Depois fui pra Hiroshima, ver o local onde foi detonada a primeira bomba atômica da humanidade.

O local é bem carregado de emoções, várias pessoas fazendo preces, várias homenagens aos mais de 200 mil mortos, também fui no museu, onde se pode aprender mais sobre a história da guerra e do porque que a bomba foi detonada em hiroshima.

Este é o Bomb Dome, que é o local que foi preservado exatamente como estava quando a bomba caiu.

Por fim visitei o castelo reconstruído da 5 infantaria, (ná época da guerra).

Hong Kong

Nossa que cidade cheia de gente! Muitas e muitas milhares de pessoas nos trens e se batendo nas ruas.

Fiquei em um hostel em Mong Kok, que é um centro de compras e fiquei até com medo de sair na rua de tantas luzes e gente.... tipo aquelas galinhas penduradas nas ruas, um fedor de comida estranha, gente, gente e gente!

De noite fui na avenida das estrelas onde se tem uma vista linda da cidade.

Hoje quero ver se vou no the peak que é um ponto alto da cidade e talvez no grande buda.

Realmente os preços de hong kong são muito bons, tipo jogos de ps3 se compra aqui por 20 reais, várias marcas a preço de custo chineses.... isso é bom! Mas não tenho mais espaço nenhum na mochila pra comprar nada... então e melhor só conhecer a cidade mesmo.

Amanhã estarei partindo pra Tailândia pra encontrar a minha namorada que vai viajar mais de 35 horas do Brasil pra me encontrar por lá!, estou muito feliz e ansioso pra encontra-lá e conhecer a Tailândia que dizem que é linda e (finalmente) barata.

Abração a todos que acompanham o post!

Fotos:

dsc07732n.jpg Estacionamento de Bikes

dsc07746v.jpg Estilo japones, máscara, saia e meias de colegial

dsc07756a.jpg A segurança é incrível, laptops no metro é normal...

dsc07763h.jpg Hotel de Cápsulas

dsc07826j.jpg

dsc07837f.jpg Com o Japão Rail Pass se pode viajar para qualquer lugar do japão de forma rápida, eficiente e econômica

lostfilejpg10066211.jpg Meu primeiro boneco de neve!!! eheheheh

lostfilejpg10821695.jpg Em Kinosaki onsen, a neve lá fora e banho quente de termas dentro.

p1000321l.jpg Templo em Tokio

lostfilejpg18399927.jpg Ruas de Takayama cheias de neve

lostfilejpg19440768.jpg Bomb Dome em Hiroshima, prédio mantido como no dia da bomba A.

lostfilejpg19751872.jpg

lostfilejpg19789942.jpg

lostfilejpg19841024.jpg Homenagens as vítimas e memorial da Paz

lostfilejpg20445824.jpg

lostfilejpg21981504.jpg

p1000003o.jpg Hostel em Tokio, estilo japonês, tatame e deita no chão.

p1000051l.jpg Comidas japonesas com sabores muito diferentes e ovo cru! eheheh

p1000070v.jpg Estilo Japonês

p1000085a.jpg Prédio do governo, com entrada free e excelênte vista da cidade

p1000108r.jpg

p1000132h.jpg Metro eficiente mas lotado nos horários de pico

p1000215k.jpg Yodobashi em Akihabara, se não achar aqui não existe! 9 andares de eletrônicos

p1000221q.jpg As vending Machines em tudo que é lugar, café quente ou gelado na hora.

p1000242w.jpg Museu de Tokio

p1000254nu.jpg

p1000271m.jpg

p1000277j.jpg

p1000281bz.jpg

p1000352j.jpg Banho japonês, sentado e depois vai para o onsem ou banheira quente (mais de 40 graus...)

p1000360y.jpg Trem Bala, eficiente.

p1000362q.jpg

p1000368m.jpg

p1000386w.jpg Monte Fuji de dentro do shinkansen

p1000458c.jpg

p1000462df.jpg

p1000542b.jpg Banheiro estilo japonês, faz em pé! eheheh

p1000554j.jpg Kyoto e seus jardins e templos (mais de 1600...)

p1000582eh.jpg

p1000588d.jpg

p1000623m.jpg

p1000662y.jpg

p1000671p.jpg

p1000737s.jpg

p1000770m.jpg Pedra do amor se andar de uma a outra de olhos fechados pode fazer um pedido

p1000786x.jpg Estacionamento onde o elevador leva o carro estaciona e tras de volta..

p1000816c.jpg Mais comidas diferentes, lá eles adoram comer esses pasteis com fejão doce dentro, eu particularmente não gostei não...

p1000817s.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Guerra, estou adorando ler seus relatos. Este do Japão é ótimo, pois me faz lembrar a mesma emoção q tive a primeira vez que fui pra lá e viajei pelo país.

As mascaras, eles usam por conta da gripe, pois não querem passar para outras pessoas. Neste quesito eles pensam muito no coletivo.

Tenho certeza q voce irá gostar da Tailandia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Excelente. Japão está no meu caderninho de lugares a visitar há alguns anos. Daqui a algum tempo espero conseguir gastar uns 30 dias ou pouco mais em viagem à terra do sol nascente, e pretendo dissecar o país, desde Wakkanai(Hokkaido) a Okinawa, se for possível. Essas cidades do seu relato já estão anotadas! Também, deixar de visitar Hiroshima é um pecado.

Gostaria de pedir, se possível, claro, algumas dicas de lugares extras para conhecer, de forma que eu consiga montar um roteiro bem bacana. Sei que 30 dias é um nada para se conhecer um país tão belo, mas é do que provavelmente disporei.

Fiz algo parecido na Nova Zelândia há alguns anos, mas por um não tão bom roteiro não pude conhecer um ou outro lugar e depois fiquei me lamentando. Por isso quero pesquisar o máximo que puder antes de qualquer coisa.

Muito obrigado e meus parabéns pelas informações!

 

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fernando....

 

Se eu tivesse mais tempo por lá não deixaria de conhecer os alpes japoneses que ficam apenas a 2horas de takayama, esta cidade (takayama) é muito legal de ir também, pois tem várias vilas antigas, tem uma a 40 min que é patrimônio tombado pela unesco, muito linda, principalmente no inverno.

 

Nesses alpes eu vi fotos onde existem paredões de gelo de mais de 20 metros, não sei como mas eles cortam esses paredões na medida exata das estradas, muito linda a vista, lá tem sky também.

 

Outros locais seriam talvez no verão as praias japonesas, as ilhas, mais nagoya e osaka...

 

Mas o principal que você não pode esquecer quando for fazer uma viagem dessas é comprar o passe de trem liberado (somente se pode comprar fora do Japão), com esse passe você cruza o País de trem bala em menos de 24h, só pra ter uma idéia tinha uns caras no hostel de Kyoto (que fica mais no sul) que estavam pegando o trem e em 10h estariam na parte norte do País..... Com esse passe você tem a flexibilidade de ir pra onde quiser, pegando quantos trens quiser.

 

Outra dica pra ti que tá meio indeciso sobre o que conhecer é o livro do lonely planet discover Japan, tem muitas fotos e dicas legais... vai em qualquer livraria ae da tua cidade e dá uma folhada nele que vai sobrar lugares e faltar tempo! eheheheh

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Esse passe você só pode comprar fora do Japão? Onde se compra exatamente?

Po fiquei super empolgada com seu relato, porque o Japão foi o primeiro país que eu quis visitar quando era adolescente ainda. Tenho 1 ano de curso de japonês na bagagem. A cultura anime/manga faz isso hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi pessoal! Conheci esse fórum há pouco tempo e é a 1a vez que vou escrever aqui rs...

Moro no Japão e estudei aqui um tempo... Corrigindo as palavras que nosso colega ensinou aqui, KONNICHI WA é a forma correta de "oi, olá" (pronuncia-se "konniti wa) e qd for perguntar se a pessoa fala inglês é EIGO GA HANASEMASKA.

Sobre o transporte, existe um ticket chamado SEISHUN 18 KIPPU que custa 11 mil ienes (ah, +- U$120) que te dá o direito de se locomover por 5 veze pra QUALQUER LUGAR! Sai muito barato qd for para longas distâncias! O único porém é que vc só pode andar de trem normal (trens balas etc não é válido).

Vc entra na estação as 6h da manhã por exemplo (ai eles carimbam seu ticket) e vc tem que sair até as 23:59 antes de terminar o dia para contar como UMA PASSAGEM, se vc passar do horário eles carimbam como se vc tivesse usado DUAS!

E as datas que esse ticket é vendido depende do ano, mas em 2011 foi: verão 1 de julho a 31 de agosto com a validade para usar entre 20 de julho e 10 de setembro e no inverno foi vendido 1 dezembro a 31 de dezembro, com a validade para usar entre 10 de dezembro a 10 de janeiro! Esse é o site da própria companhia de trem http://www.jreast.co.jp/e/pass/seishun18.html

 

Espero ter ajudado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá Guerra , adorei seu relato de viagem

e olá Cindy , sua dica é valiosa...

 

Talvez vocês possam me ajudar! Estou planejando uma viagem de ferias de 20 dias em maio.

Gostod de ficar mais tempo em cada cidade, então estava pensando em algo como

Toquio ( 5 noites na chegada + 2 noites antes da partida)

kioto ( 6 noites , quero me hospedar alguns dias num templo também)

Nara ( vale a pena? Seria para passar o dia ou dormir uma noite?)

hakone ( vale a pena? queria fazer uma trilha, uma caminhada e me disseram que é bonito, já que

as trilhas para o monte fuji estariam fechadas em maio)

Kamakura ( vale a pena dormir ou somente passar o dia e dormir em toquio?

Guerra mencionou kinosaki, achei interessante... Seria uma noite só? Onde se hospedou?

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá Guerra , adorei seu relato de viagem

e olá Cindy , sua dica é valiosa...

 

Talvez vocês possam me ajudar! Estou planejando uma viagem de ferias de 20 dias em maio.

Gostod de ficar mais tempo em cada cidade, então estava pensando em algo como

Toquio ( 5 noites na chegada + 2 noites antes da partida)

kioto ( 6 noites , quero me hospedar alguns dias num templo também)

Nara ( vale a pena? Seria para passar o dia ou dormir uma noite?)

hakone ( vale a pena? queria fazer uma trilha, uma caminhada e me disseram que é bonito, já que

as trilhas para o monte fuji estariam fechadas em maio)

Kamakura ( vale a pena dormir ou somente passar o dia e dormir em toquio?

Guerra mencionou kinosaki, achei interessante... Seria uma noite só? Onde se hospedou?

beijos

 

Olá!

 

Se você possui tempo e gosta de ficar mais em um local acho bacana, se você estiver com o passe aquele dos trens e achar que já está a muito tempo no mesmo lugar nada impede de ir para outro, pois você pode pegar quantos trens quiser e a hora que quiser, se um belo dia decidir ir de uma ponta a outra do Japão no mesmo dia (como vi uns gringos fazendo) com esse passe e o trem bala é plenamente possível e você não pagará nada mais por isso....

 

Isso é que é o bom de reservar no hostelworld, você tem a possibilidade de cancelar a reserva com 48h ou 24h de antecedência e paga apenas 1 dólar (é um seguro de cancelamento que tens de comprar antes) eles restituem o valor para a sua conta para usar em outra reserva.

 

Tókio e Kioto são lugares com muito a se conhecer e acho que não irá se cansar tão fácil desses lugares não, são mágicos e realmente muito diferentes de qualquer outro lugar do mundo, a viajem ao Japão é sem dúvida muito gratificante e enriquecedora de todas as formas.

 

Acabei não indo no Buda de Nara, a maioria do pessoal vai pra lá em um dia pra ver ele, mas tirando esta atração não sei muito sobre Nara não. Mas é bem perto de Kioto de trem é rapidinho pra chegar.

 

Não sei te dizer nada sobre hakone e kamakura também.... :oops: aliás quando conheceres posta pra gente ter mais informações, pois fiquei curioso sobre estes lugares (quem sabe em uma próxima... ::otemo:: eheheh).

 

Kinosaki Onsen eu achei bem interessante, principalmente pelo fato de só ter japonês lá.... NINGUÉM falou inglês comigo naquela cidade, não consegui sequer reservar o hotel por mim, pois no site do booking ou nos de reserva que eu conheço não tinha esse lugar, quem reservou pra mim foi a recepcionista do hostel que me hospedei em Kioto, ela falou em japonês com o pessoal do hotel e me deu o preço, quando cheguei lá e até a saída tudo foi só na mímica, pois eu não falo uma palavra em japonês!

 

Os onsens são muito bons e é uma cidade pequena boa pra tirar o stress, fica próximo a takayama que também achei interessante.

 

Te desejo boa sorte na viagem e espero que aproveite bastante a terra do sol nascente....

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...