Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Membros

Sobral,

 

Não vou fazer comentários quanto a originalidade e/ou valor do facão porque colecionismo e peças antigas/históricas não são minha praia. Mas faço um alerta: eu não dou o menor valor histórico/artístico à nada, porém é bom deixar claro que caso sua peça seja uma raridade ou qualquer outra caracteristica que lhe confira alto valor em um mercado qualquer, esta "restaurada" amadora e com meios agressivos ( os que vou sugerir ) podem inutilizar a peça ( dependendo do nível de corrosão ) e/ou simplesmente reduzir a próximo de zero seu valor como relíquia/raridade.

 

Alerta feito, vamos aos métodos que eu uso para remoção de ferrugem de lâminas e ferramentas:

 

Primeiro o mais simples: use vinagre morno/quente para deixar a lâmina imersa e a intervalos regulares cheque o nível de remoção da ferrugem. De acordo com a evolução você pode tentar estimar quanto tempo a peça necessitará ficar neste banho de vinagre.

 

A segunda dica envolve um ácido mais forte, popularmente conhecido como ácido muriático, que nada mais é que ácido clorídrico hidratado ( diluído em água ). Também deve deixar a peça imersa e checar à intervalos regulares para estimar quanto tempo será necessário.

 

A terceira é usando um ácido um pouco mais forte e que na minha experiência funciona melhor para metais ferrosos( aço sendo um deles ), que é o ácido sulfúrico. Seu ataque às partes oxidadas é rápido, necessitando menos tempo que os aços anteriores. Eu não saberia lhe dizer o tempo necessário, pois sempre que uso o faço em uma cuba de uma cavitador ultrassônico que potencializa absurdamente o processo.

 

E por último, usar eletrólise para fazer a remoção. Pra mim é o método mais "complicado" de todos e nunca usei, mas quem já usou diz que funciona bem ( não saberia dizer por não ter experiência ). http://www.woodmangler.com/Derusting/electrolytic%20derusting.html

 

http://www.icehouse.net/overland/derusting.html

 

Importante: em todos os métodos usando ácidos e mesmo na eletrólise ( soda cáustica ), sempre usar luvas, óculos e demais artefatos de proteção individual que se façam necessários. Nos meios ácido, recomendo fazer uma neutralização com uma base para evitar que o ácido continue atacando a lâmina em subsuperfície; no caso de usar vinagre, bicarbonato de cálcio funcionará bem. Nos demais, sempre uso soda cáustica. Usar uma escova de aço para escovar a lâmina em intervalos regulares ajudará no processo e facilitará a visualização de como está evoluindo o processo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Muito obrigado pelas dicas cabral, quero preservar o facão mas não estou preocupado com o valor financeiro da peça ja que sou eu que vou ficar com ele ::otemo::

 

Acido vai funcionar melhor do que lixa? Onde encontro esses acidos? Acho que vou usar vinagre por ser o de mais facil acesso pra mim, a base é passada depois de remover toda a ferrugem certo?

 

Cara muito obrigado mesmo, assim que de uma restaurada nele eu posto aqui. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobral,

 

Sim, você utilizará a base após o ácido fazer seu serviço. A vantagem do uso do ácido é que ele removerá a oxidação inclusive dos pits, que são aqueles pontos onde a corrosão penetrou na matriz do aço, formando verdadeiras crateras ( mini ) que após a remoção da oxidação e mesmo com lixamento superficial, caso se queira, deixará uma aparência rendada.

 

A neutralização é importante porque num dos trabalhos de metalurgia que eu tinha na minha biblioteca digital, que infelizmente perdi no meio do ano quando meu HD morreu, detalhava como banhos ácidos agiam em subsuperfície, penetrando na matriz e originando micro-fissuras interglanulares que eventualmente poderiam levar a uma fratura da lâmina. Neste mesmo trabalho era recomendado não fazer indução de pátina em lâminas por ter efeito semelhante, razão pela qual parei de induzir pátina em minhas lâminas de aço carbono. Por certo isso se daria por uma falha na neutralização do ácido usado, que por um motivo ou outro não seria inativado adequadamente num ponto ou outro da lâmina.

 

Sucesso na sua empreitada!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Ficou muito claro, muito obrigado, vou comprar primeiro a carborum que é mais barata e aprender com ela ::otemo::

 

Agora que aproveitar o conhecimento dos amigos do forum pra uma questão que me deixou muito empolgado, encontrei um facão velho na chacara da minha sogra que tem gravado em baixo relevo "sorocaba", fui pesquisar na internet e pra minha supresa cheguei aos seguintes links.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-612693314-faco-antigo-sorocaba-sorocabano-2-riscas-tam-465-cm-_JM

 

http://www.colecaoorsini.com.br/facas_sorocaba.php

 

Segundo minha mulher elas tem esse facão a mais de vinte anos, teria eu encontrado uma reliquia? ::ahhhh::

 

Seguem fotos do facão:

 

[attachment=0]20150103-0007.jpeg[/attachment]

[attachment=1]20150103-0006.jpeg[/attachment]

[attachment=2]20150103-0005.jpeg[/attachment]

[attachment=3]20150103-0004.jpeg[/attachment]

[attachment=4]20150103-0003.jpeg[/attachment]

[attachment=5]20150103-0002.jpeg[/attachment]

 

Como podem ver está bem feio de ferrugem, minha intenção é lixar ate a lixa 1200 pra ver se consigo recuperar ele, mandar colocar um cabo e afiar pra eu usar quando for acampar, o que acham? Sera mesmo um sorocaba original? Dicas pra tirar a ferrugem serão muito bem vindas.

 

Sobral, se você ainda não tratou o facão com quimicos, procure uma empresa de jateamento que ela limpa ele da ferrugem sem ataque químico e depois vc pode dar um trato como o pessoal aqui faz para desenvolver uma patina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Amigos depois de ler este topico umas dez vezes e comprar uma carborundum pra começar a estragar umas facas, comprei estas xing ling, alguém pode me dizer se fiz uma boa compra? Espero que não tenha entrado numa roubada.

Outra coisa preciso deixalas na agua tbm antes de usar?

Espero que tenha conseguido anexar a foto.

Vlw pessoal.

598dc541df702_IMG_20150310_2023181491.jpg.108a7c2966955b47a672542e7b2002ec.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá amigos

 

Ganhei uma pedra de afiar da marca Thompson, dupla face.

Não tenho experiência em afiação mas assisti diversos vídeos, em especial os do CabralJr e acredito que esteja fazendo o procedimento correto.

Fiz o teste com duas facas tramontina daqueles jogos bem baratos. São facas bastante simples e parecem ter um aço bem mole. Molhei a pedra e limpei com frequência, tirando a "lama" e mantendo ela sempre molhada. Também procurei manter o ângulo correto, iniciando com 10 graus e finalizando em 20.

O problema é que a pedra desgastou demais e não senti que criava a rebarba no metal. Apliquei força moderada, mas sem exageros, para fazer o desbaste de alívio. Finalizei com o lado mais fino, tentando manter sempre o mesmo número de passadas de cada lado (fiz isso pois não tenho experiência). A afiação ficou aceitável, mas nem próxima do que esperava, ainda que tenha conseguido cortar papel com as facas.

Enfim, seria um problema da pedra de má qualidade? Ela já apresentou um desgaste de aproximadamente 2mm a 3mm em parte dela.

 

Um abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...