Ir para conteúdo

Facas GUEPARDO


Posts Recomendados

  • Membros

Como eu já havia comentado antes, fiz algumas pequenas modificações nas facas Guepardo Amazon e Police para que ficassem mais adequadas às minhas necessidades.

 

A Amazon apenas removi a pintura camuflada que prejudicava o deslizamento da lâmina no meio cortado.

 

Já a Police teve sua guarda praticamente toda removida, o que aumentou em 200% sua extensão útil de fio no preparo de alimentos em tábua, já que com a guarda, apenas o terço inicial da ponta da lâmina podia ser usado antes que fosse limitado pela guarda que tocava a tábua. O jimping nas costas já havia sido feito. Ou seja, ela teve uma grande melhora no aspecto de preparo de alimentos e praticamente não perdeu nada de suas funções para bushcraft!

 

598d9ef73e781_GuepardoAmazonmod1.JPG.260b950011a7d71803f8c2a4a04ffd88.JPG

 

598d9ef745811_GuepardoAmazonmod2.JPG.eee10fa7d61040f03b1bfedff2f3f4af.JPG

 

598d9ef74beef_GuepardoPolicemod1.JPG.0dd4d0bd3ce3fe41845c59ec229c10d9.JPG

 

598d9ef751e3e_GuepardoPolicemod2.JPG.023aff9a9a023ed0f2041ac31fcb6c6b.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Fernando,

 

Realmente o design dela agrada. ::cool:::'> Seja bem vindo aos fóruns sobre facas e canivetes! :D Fique à vontade para compartilhar conosco as impressões sobre as lâminas que você possui, pois isso com certeza servirá de guia e orientação para muitos amigos e frequentadores esporádicos do fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

pessoal,por favor...

falar que a guepardo police é full tang,só pq a espiga dela atravessa o cabo é um erro!!!!

full tang significa que a espiga toma todo o formato do cabo,e geralmente,o cabo é em talas,com a espiga aparecendo...

pelo raio x,o cabo da police é hidden tang/rat tang!

ele não termina no meio do cabo,mas a espiga é fina,é envolvida pelo cabo em sua totalidade!

esta é a diferença entre um cabo full tang e um hiden tang!

um cabo full,na maioria esmagadora das vezes,tem a espiga no formato do cabo e a mostra

a hidden tang,tem a espiga envolta pelo cabo,oculta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcelo,

 

:D Bem vindo ao papo mais afiado da web brasileira! :P

 

Você está certo! ::cool:::'> Mas nós não estamos errados! ::ahhhh:::mrgreen:

 

Sabia que mais cedo ou mais tarde isso iria gerar controvérsia semântica... :roll:

 

Ultimamente ( décadas ), com os níveis de especialização que todas as áreas parecem adentrar, as coisas foram ganhando subdivisões e e níveis cada vez maiores de especialização e filigranas; originalmente, o termo full tang designava apenas o espigão que ia "all way through", ou seja, que atravessava toda a empunhadura! :P

 

Vejamos se o acréscimo de um pequeno detalhamento altera a fundamentação e/ou entendimento da questão; melhor ainda: se a desqualifica como fundamentação.

 

* Full EXPOSED tang = full tang

 

*ENCAPSULATED/CONTOURED tang = full tang

 

* HIDDEN tang/RAT tang = full tang ( all way through )

 

*HIDDEN/PUSH/SCREWED tang = half tang

 

* STUB tang = half tang

 

Como pode ver, mesmo com detalhamento podemos ter uma sobreposição de campos ( hidden ) gerando dúvidas.

 

Eu posso dizer que tenho um lindo pet de estimação; todos entenderão o significado disso, entretanto não saberão se é um gato, um pássaro, um réptil, um cachorro, etc.

 

Mas posso dizer que é do reino animalia, do filo chordata, subfilo vertebrata, classe mammalia, ordem carnivora, familia canidae, gênero canis, espécie canis familiaris. Ficou claro que é um cão... mas um pinscher ou um rottweiler? ::dãã2::ãã2::'>

 

Nem sempre explicar muito faz com que as coisas fiquem mais claras ou mais inteligíveis... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Saudções ! Esse é meu primeiro post , eu tenho 19 anos e sou meio que afcionado por facas.

 

 

 

Eu estava procurando pela faca Guepardo Amazon quando ví que ela é 440C ::hahaha:: , diferente da Police que é 440B certo?

Queria perguntar ao cabraljr , o que ele achou da faca em relação a dureza e se a que ele testou já era 440C ou são as novas que estão vindo em 440C?

440C já tem pelo menos 0.95 de carbono, e na minha leiga visão quanto mais carbono mais duro, e pra mim melhor ::otemo::

Estou muito animado em ver uma faca no Brasil de produção não artesanal com um aço dessa qualidade e por preço tão barato ::hahaha:: , se der vou comprar logo duas , pois o frete pra minha região custa quase o preço de uma ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Abraços ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Eduardo, seja bem vindo! ::cool:::'> :D

 

Pelo visto então poderemos contar com você em muitas participações mais por aqui! ::cool:::'>

 

Onde você viu que a Amazon é em aço 440C? :o:?:

 

Existe uma "regra" não escrita que diz mais ou menos o seguinte: se um fabricante ou vendedor anuncia uma peça de cutelaria apenas como aço 440, é quase 100% de certeza que o mesmo NÃO seja o 440C, já que se fosse o fabricante/vendedor deixaria isto bem claro como parte do marketing, devido ao 440C ser reconhecido pelo público leigo como um aço premium! :shock:

 

Se elas agora estão vindo em 440C eu não saberia dizer... mas acho que não, já que no site oficial da Guepardo ela é citada apenas como aço 440. :roll:

 

Quanto a um aço com maior conteúdo de C ser mais "duro" é muito relativo, pois tudo depende do tratamento térmico. E há casos por exemplo como o do CPM-S60V que tem cerca de 2,15% de C o que é uma enormidade e no entanto a dureza HRC máxima a que costuma ser encontrado é de 56, já que acima disto se torna muito friável e susceptível a dentes e fraturas. ::ahhhh::

 

O próprio 440C costuma ser trabalhado ao redor de 57/58 HRC exatamente pela questão da friabilidade, ou seja, acima disso começa a apresentar muitos dentes por fratura e a lâmina em sí começa a correr riscos de integridade ( lâminas mais compridas em que se exerça carga lateral ou torção ).

 

A Amazon com certeza é um pouco mais robusta que a Police, mas tem exatamente a mesma dureza HRC que ela ( meu teste empírico batendo quina de espinha contra quina de espinha )! 8)

 

Sua retenção de fio não é muito grande, mas a facilidade de reafiação à campo ( até em uma pedra de rio ) é a compensação disso.

 

Na minha por exemplo, fiz um desbaste básico de 15 graus de cada lado e um micro-fio de 25 graus de cada lado; com isto ela tem aguentado bastante pancada mantendo razoavelmente o fio. Mas vale lembrar que normalmente para facas deste tamanho e geometria de lâmina eu faço um desbaste de 10 graus de cada lado e um fio de 20 graus de cada lado. Na pequena Kershaw Field Knife 1082 OR fiz um desbaste de 10 e coloquei um fio de 15 graus de cada lado e está muitíssimo bem... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado pelas informações cabraljr ::otemo::::otemo::

Eu não esperava um texto tão grande e detalhado ::cool:::'>

 

 

Mas agora eu tenho que me desculpar ::tchann:: , pois o produto que eu ví foi:

Faca Amazon Guepardo Camuflada CB0300 em Aço 440 c

/ Cabo Emborrachado e 1 Bainha

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Nãe era aço 440c , era aço 440 c/ bainha ::dãã2::ãã2::'>

eu não li a segunda linha... ::dãã2::ãã2::'>

tava bom demais pra ser verdade

 

Desculpe pelo tempo perdido

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...