Ir para conteúdo

Facas MORA


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Conforme combinado, posto aqui o teste que fiz utilizando a Mora Classic 2 como raspador para pederneira.

 

 

A pederneira utilizada foi uma Firesteel.com modelo Bunker, e a faca teve parte do dorso e de uma das faces limados para formar um ângulo de noventa graus bem agressivo.

O resultado foi muito bom, ela raspa melhor que o raspador Super Striker que vem junto com a pederneira. Produz uma verdadeira chuva de fagulhas incandescentes.

Aprovados!!! Tremenda dupla para acender o fogo!

 

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

AndréRota,

 

Beleza de vídeo! ::otemo::

 

Muito instrutivo para aqueles que desejam adquirir um produto ( faca ) e saber de suas capacidades!

 

Não é à toa que estas Moras são afamadas mundo à fora; eficientes, bem construídas, com bons materiais e baratas! ::otemo::

 

O que me espanta de verdade é não vermos inúmeras lojas vendendo estas belezas aqui no Brasil! :?:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

pessoal,

 

essas MORAS exercem de forma decente a função de skinner? sei que pelo fio, devem fazê-lo - minha dúvida é com relação ao perfil da lâmina.

 

vi uma no e-bay e fiquei MUITO interessado... ( esta: http://www.ebay.com/itm/MORA-SWEDEN-2010MG-FOREST-BUSHCRAFT-KNIFE-/230664954184?pt=Collectible_Knives&hash=item35b4b3e148)

 

caso o perfil dela seja contra-indicado pra função de skinner, vou tentar adquirir uma outra junto, que poderá ser esta (http://www.ebay.com/itm/RITE-EDGE-210550-SKINNERS-AND-HUNTERS-KNIFE-/330606076676?pt=Collectible_Knives&hash=item4cf9a86304) ou uma nacional da linha pro da mundia/tramontina (empunhadura branca, hehehe...)

 

e aí, o que me dizem???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Samuel,

 

Sobre esta Mora posso lhe dar um depoimento em primeira mão, já que tenho uma 2010 que idêntica! A usei em um carneiro e seu desempenho foi satisfatório. Foi usada desde a degola, passando pela esfola e quarteamento.

 

Claro que o desempenho na esfola será inferior ao de uma skinner dedicada; a Rite Edge que você postou o link provavelmente terá um desempenho superior como skinner. Por outro lado a Mora terá um desempenho all around superior à Rite Edge.

 

Vamos colocar da seguinte forma: eu provavelmente compraria as duas, pois o valor total me parece que ficaria abaixo dos 50 dólares. Se eu fosse para o mato e só pudesse levar 2 lâminas, uma delas seria a Mora e a outra uma grande do tipo facão. Se fosse para um camping ou trekking, seria a Mora e um canivete. Agora se fosse na roça, para abate e preparo de uma carneiro, cabrito, porco, garrote, frango, peixe, tatu, paca :o::xiu:: , ai eu levaria a Mora, a Rite Edge, um canivete e uma cegueta. ::mmm:

 

Brincadeiras à parte, esta Mora que você linkou é fruto de anos de experiências de milhões de usuários de Moras que sugeriram aos engenheiros e cuteleiros modificações que tornariam uma única faca mais apta a desempenhar melhor várias funções. Se ela se sai bem em várias funções significa que não será excelente em nenhuma, mas em condições longe das ideais, não se espera desempenhos excepcionais em tarefas individuais, mas que tais tarefas sejam cumpridas de forma ao menos satisfatória, e isso ela cumpre! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá amigos!

 

Percebi que temos vários apaixonados por lâminas, facas, canivetes, etc por aqui! auheuaheuahe

 

Depois de uma pesquisa no fórum (nada muito detalhado), fiz uma lista de possíveis compras de facas para carregar comigo! O uso das mesmas será baseado desde cortar alimentos até construir um abrigo simples! Segue abaixo os modelos:

 

- Mora Bushcraft Triflex

- Mora Bushcraft 2010

- Gerber Bear Grylls Ultimate Survival knife

- Gerber Prodigy Survival Fight Tatical Knife

 

Alguém poderia dar umas sugestões de qual é mais apropriada para o meu propósito!?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Andre,

 

Seja bem vindo! :D

 

Olha, de cara eu descartaria a Bear Grylls devido à uma série de reports em fóruns americanos e britânicos de que ´não vale nem de longe o valor cobrado! ::grr::

 

Entre a Mora Triflex e a 2010, vai o seu gosto pessoal; ambas são excelentes! Uma é mais dedicada ao chamado woodcarving ( trabalhos com madeira ) e a outra é mais all around ( multifunção ). Uma é em aço carbono e a outra stainless. Diferença de retenção de fio deve ser pequena entre as duas; na prática você não notará. Fica a questão: você quer ter um pouco mais de cuidado ou um pouco menos de cuidado com a oxidação?

 

A Prodigy parece ser muito boa, sendo as atuais em aço 420HC. Acho que você ficaria muito bem servido por ela.

 

Eu deveria ser imparcial e não deixar o meu gosto pessoal intervir nesta resposta, mas... :P

 

Acho que você ficaria tão bem servido com a Gerber Big Rock quanto pela Prodigy! Sendo que a Big Rock é mais barata que a Prodigy.

 

Outro detalhe que sempre me incomoda, mas aqui é algo bem pessoal: o serrilhado da Prodigy! A Big Rock tem uma versão combo como a Prodigy e uma só com fio liso ( a que tenho ).

 

E na preparação de alimentos a Big Rock é muito melhor que a Prodigy pelo perfil/geometria de lâmina e o aço 440A um pouco superior em termos de retenção de fio.

 

Mas se sua questão fosse: Cabral, eu quero usar e comprar só uma faca para desempenhar as tarefas citadas! Pois neste caso, mesmo adorando a minha Mora 2010, eu cravaria sem pestanejar a Gerber Big Rock!

 

Não escondo de ninguém que seu design é dos meus preferidos, mas a decisão é técnica! Ambos os aços ( 440A e Sandvik 12C27 ) tem bastante estabilidade de fio. Ambos tem dureza HRC semelhantes ( 58 ). Ambos tem resistência à corrosão semelhante ( a Gerber aqui sai prejudicada pelo seu acabamento stonewashed contra o polido da Mora ). Espessura de 4mm contra 2,5mm da Mora. Geometria geral da lâmina. Nestes dois últimos quesitos a Gerber fica em vantagem!

 

Mas vamos esperar a opinião do Véio du Mato que tem uma Prodigy e a Mora e do Guimarães que tem TODAS as citadas e mais um zilhão de lâminas! ::otemo:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...