Ir para conteúdo

Torres del Paine


chiconeto
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Torres del Paine. Disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Torres del Paine
🏷️ Clique na tag Torres del Paine para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Tópico sobre Torres Del Paine

 

No ancoradouro do Lago Pehoé, que fica em frente ao Refúgio Pehoé, sai um barco chamado Hielos Patagonicos, que cruza o lago e te deixa a 2 minutos de Pudeto.

Ali, vc pega o ônibus de volta a Natales.

Só fique esperto quanto ao horário do ônibus.

Como o barco é caro, vc tb pode optar por ir a pé, contornando o lago, o que significa uma bela caminhada.

Mais uma vez, sua referência deve ser o horário do busão.

 

Abraços,

 

Chico Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Paulista, entrei pela laguna amarga.

Dali até a hosteria Torres seriam 7 km de caminhada, mas tinha um transfer combrando 3500 pesos pela carona. Depois, vc teria o direito de ficar acampando no refugio chileno ou los cuernos.

O preco de camping dos refugios todos estava 3500 pesos. Se fosse para ficar dormindo la, sem o saco de dormir, seria o valor de 19000 pesos chilenos. (Quase o aluguel dos equipamentos de camping)

NO meu caso, uns amigos de Santiago conheciam gente em punta arenas que me emprestou tudo. O tempo estava bom, com alguns ventos.. tudo tranquilo.. sem crise.

Para os campings, nao foi necessario fazer reserva.

Fogareiro eu nem levei pq nos refugios que fiquei acampando tinha agua quente e banho incluido no preço. Tem outros locais de camping que nao se paga nada, mas nao tem nada la a nao ser o espaçõ para por a barraca. ou seja, nada de banho e nem de agua quente.. se vc nunca acampou, vai se sentir mais confortavel em algum lugar que tenha q pagar.

Fiz o W exatamente como descreveu o Trota.. nao tem muito que inventar nao. Só na subida do vale frances, muito linda por sinal, nao deu pra ir ate o fim pq o caminho estava bloqueado.. assim contemplei so o glacial do frances e alguns picos do lado esquerdo.

Meu trajeto:

Cheguei na laguna amarga as 5 horas da tarde. Fui caminhando com os equipamentos ate o refugio chileno. (uma subidinha lazarenta com ventos fortes na nuca) Depois da subida, o caminho pelo vale do ascencio valeu qquer esforço feito. Fiquei a noite la no chileno. No dia seguinte estava chovendo forte.. esperei a chuva acalmar e fui ate a base das torres.. na volta, peguei meus acampamentos la no chileno e as 5 da tarde fiz a doidera de caminhar diretao ate o refuigio los cuernos chegando la as 9:20 da noite. Deu pra armar tudo, mas foi meio puxado. Os ventos ali é que me deram a impressao de sair voando a noite... nuca vi coisa mais doida na minha vida.. dormir ali foi uma novela a parte.

NO dia seguinte cheguei ate o acampamento italiano, deixei minhas coisas armadas la e subi o vale frances, a perna do meio do w. Ali o vento era de matar, mas a beleza do lugar erta tanta que value a pena.. e como valeu.

Cheguei no final do segundo dia ate o acampamento pehoe e deixei minhas coisas la. O vento la tb era forte, mas ali eu consegui dormir bem mais. No dia seguinte fui andando ate o glacial gray, tipo bate e volta pq ia pegar o barco catamaran no lago pehoe que me deixaria ate a adm. do outro lado do lago, onde passavam os onibus. od contrario, um dia inteiro caminhando ate la. preço do barco era 10000 pesos. meio facada, mas economiza esforço, se vc tem pouco tempo.

cheguei em puerto natales as 22:00 da noite. No dia seguinte fiz o fullday ate perito moreno e voltei as 23horas para puerto natales. dali segui viajem a punta arenas.

Se tiver mais alguma duvida, fique a vontade em perguntar.

So tenha a certeza de uma coisa.. vale a pena.. a galera aqui ta babando nas fotos que eu trouxe.. vale muito os 70km de caminhada.. qdo se esta la, nem parece que se anda tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

oi pessoal, tb fiz o W agora, fiquei 5 dias e 4 noites.

meu trajeto foi parecido com o do Siufi.

Bus de p. natales para TDP 10000 ida e volta, saem as 7.30am e as 14.30 e retornam as 18.30h da administracao passando por pudeto e dp laguna amarga as 19.30hm ou seja, roda 1h dentro do parque.

o bus te pega na hospedagem em q vc estiver em p natales, eu fiquei na knudsen, c. branco encalada, nao me lembro o numero, mas eh soh perguntar, 5000 com cafe, e 4000 sem cafe.

entrada no parque 10000. O mapa eu comprei em nataels por 2500 preco tabelado ... mas no parque me deram tb.

eu paguei o transfer de 3500 e fiquei acampada na hosteria las torres, pq pra caminhar ate o chileno tem q ser prò hehehe, eu nao aguentaria. cheguei umas nove e pouco, as 11h fui pra base das torres 7.30 h ida e volta mas sem mochila ...com mochila, demora bem mais ...

 

no outro dia segui para italiano, dp vale frances, a tarde, segui para refugio grey, pago, bem melhor do q o las torres, mas lah venta muuuuuuuuuuuuito. no outro dia fui ateh o glaciar, e na volta nao peguei o catamara q custa 10000, segui rumo administracao e domri no camping carreta, nao pago, frio, e com muuuuuuuuuuitos mas muitos mosquitos a sua espera. mas a caminhada eh bem tranquila, e no quinto dia segui para a adm e la peguei o bus de volta q ainda da um role pelo parque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, acabei de voltar de Torres e usando uma expressão já dita aqui, eu fiz o W manco, ou seja, faltando apenas a parte do Grey. É claro que já estou pensando em quando fazer o circuito completo, pois o lugar é Fantástico. Fomos eu e minha namorada. Encontrei pouquíssimos brasileiros no caminho (acho que uns 2) e 80% do pessoal é europeu. Mas com as dicas deste fórum fica fácil agora.

 

Meu roteiro foi o seguinte:

 

Dia 1: Vôo SP-Santiago(milhas) e Santiago-Punta Arenas (Lan Chile). Hospedagem boa mas preço acima da média no Hostal Al Fin del Mundo ($18000). Fiz reserva pela internet pois ia chegar as 23hs na cidade;

Dia 2: Zona Franca e ônibus para Puerto Natales. Hospedagem legal no Hostal Dickinson ($12000);

Dia 3: Ônibus às 07h30 para Torres de Paine ($10000) chegando por volta das 10h. Entrada no Parque ganhando um mapa($10000). Peguei a van que leva da Laguna Amarga até o Las Torres ($3500) e dá direito a um acampamento. Deixei minhas coisas em uma cabana com uma senhora chamada Sandra e comecei a subir até a base das Torres. Parei para almoço no acampamento chileno, segui até a base e voltei, totalizando 8hs entre ida e volta (incluindo as paradas). Acampei no Las Torres, que tem boa estrutura e banheiros. Muito vento, e uma das varetas de minha barraca rachou. Fiquei p. com isso, já que é nova. (Hummer). Mas a vista e acordar olhando para aquelas montanhas compensa tudo.

Dia 4: Caminhada até Los Cuernos, meu joelho estava machucado e agora com o peso das mochilas foi um dia bastante puxado para mim, acabei fazendo o trecho em 6hs incluindo as diversas paradas. No mapa diz que leva 4hs. Senti falta de alguma placa dizendo "Faltam 2 hs", só havia no começo. Acampei no Los Cuernos. Ventou um pouco, mas nada demais.

Dia 5: Caminhada até o acampamento Italiano (2,5hs), montei a barraca, almoço, deixei minhas coisas e segui para o Vale Francês às 15h. Fui até o acampamento britânico pois ficaria tarde, estava cansado e retornei às 20h. Ou seja, é necessário sair mais cedo do Los Cuernos neste roteiro (eu saí somente às 10h30). O acampamento italiano é muito legal, fica do lado de um rio e as barracas embaixo de árvores, assim não ventou quase nada. É tão tranqüilo que dormi demais...Só precisa de mais banheiros e pias.

Dia 6: Acordei tarde (10h30), e segui para o Pehoe (2hs). Caminhada tranqüila. Perdi o barco ($10000) por meia hora, pegando somente o das 18h30. Não cheguei a montar a barraca, mas como é tudo aberto tive a impressão que deve ventar muito por lá. A estrutura dos banheiros é muito boa. Peguei o ônibus de volta chegando em Puerto Natales às 23h00, ficando novamente no Hostal Dickinson. O horário de saída do barco é : 10h ; 12h30 e 18h30. Com certeza é bem caro, se vc tiver um dia a mais e disposição volte andando.

Dia 7: Retorno a Punta Arenas, passeios, Pinguinera, etc.

 

Só choveu um pouco durante a noite no acampamento Las Torres, de resto tempo bom sempre.

 

Se vc tem tempo acho que vale a pena ficar um dia no Los Cuernos ou Italiano de bobeira, só curtindo e descansando. Eu senti falta de bastões para caminhada, gelol e tensor para o joelho. Ah, e de brasileiros também...Vamos lá galera !! A última vez que eu tinha acampado havia sido há mais de 20 anos com meus pais. E foi sossego, show. Cometi alguns erros que servem de aprendizado para a próxima.

 

Na zona franca comprei uma barraca da Doite 60L por $35000, fogareiro automático ($10000) e isolante ($3500). Pra saber o preço aproximado em reais multiplique o preço em pesos por (4,5/1000).

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

PASSAGEM DE AVIÃO BS AS - EL CALAFATE:

 

Paguei 500 reais ida e volta pela www.sw.com.ar

 

O QUE LEVAR PARA FAZER O CIRCUITO COMPLETO:

 

Compre tudo em natales , não deixa para comprar nada em torres del paine é um roubo!!!!!!!!!!

 

Lista:

LISTA DE MATERIAL ACOSELHÁVEL PARA A CAMINHADA

 

Mochila cargueira de 70, 80 ou mais litros

 

Capa para mochila ( proteção para chuva)

 

Bota de media montanha, preferivelmente impermeável, visto que a região possui muitas áreas com lama e neve

 

Par de bastões de caminhada

 

Canivete suíço

 

Barraca para 4 estações, muitas marcas no mercado(não muitas no Brasil)a melhor sem sombra de dúvida é a americana the north face, no Brasil se encontram barracas da ferrino,serelepe, manaslú, kelty e outras

 

 

 

Cozinha e limpeza:

 

 

 

Garrafa térmica de alumínio ou aço inoxidável para bebidas quentes como chá, café ou chocolate

 

Cantil ou garrafa para levar água.

 

Fogareiro, são duas opções, os movidos a gás(butano ou butano-propano), utilizam cartuchos descartáveis. Podem ser usados perto da barraca ou mesmo nas varandas(com extremo cuidado). A segunda opção: são os alimentados por combustíveis líquidos, muito potentes, mas algo inseguros, os da marca MSR são os mais conceituados.(nos dois casos é necessário que se leve uma boa quantidade de combustível para toda a jornada)

 

Panela, uma que seja funda, mas que também não ocupe muito espaço na mochila

 

Caneca de alumínio (leve)

 

Pratos não são necessários, visto que a panela fará sua função, além de ser um peso

desnecessário.

 

Talheres, somente não leve a faca, pois esta será substituída pelo canivete.

 

Frascos para os temperos(sal, pimenta, curry, etc...)

 

Esponja para lavar as louças

 

Sabão biodegradável para lavar roupas

 

 

 

VESTIMENTA PARA ESPORTES EM CLIMA FRIO

 

A vestimenta para esportes em clima frio é uma grande aliada para nosso conforto.Vestindo-nos da maneira correta, aproveitaremos melhor o passeio, desfrutamos de tudo e não sofremos tanto...

 

Tais roupas são feitas de tecidos sintéticos, que transportam o suor para fora, isolam nosso corpo do frio e nos protegem contra as inclemências do clima(chuva, vento e neve).

Existe um sistema para melhorar a eficiência dessas roupas, é o sistema das três camadas, onde nos vestimos em três diferentes camadas de roupa.

 

A primeira camada é a que levamos colada na pele, é fininha e super transpirante, geralmente feita de coolmax, power dry e semelhantes. São bastante encontrados no Brasil e não são tão caros...São realmente muito bons. Pode-se levar uma camisa e uma calça, a calça talvez não use para caminhar, mas com certeza para dormir irá usar, ela transpira seu suor noturno, ajudando e muito a aquecer seu corpo.

 

A segunda camada, a isolante, é feita de tecido do tipo polar, pode ser o polar tec (o melhor e mais caro) ou qualquer outro do tipo, possuem a aparência assim felpuda. Se puder, leve dois casacos desses...nos dias mais frios, quando estiver nos acampamentos, talvez necessite usar os dois. Outra opção para ficar aquecido nos acampamentos: um casaco ou jaleco de pluma de ganso ou um pulôver de lã(mais pesado).

 

A calça também será útil, principalmente para quando estiver parado nos acampamentos ou dentro da barraca-é um bom isolante.

 

A terceira camada é a impermeável, protetora- é o anorak, que te protege de tudo, é sua melhor amiga, inseparável! Também é a coisa mais cara, infelizmente. De todos os materiais, o mais conceituado é o GORE-TEX, testado e aprovado em todos os cumes do mundo. Algo importante é ela possuir um bom capuz, ter as costuras seladas e bom acabamento. Outras matérias: xalt, ultrex, triple point.

 

 

LISTA SUGERIDA:

 

Anorak impermeável e respirável

 

Calça de suplex ou material semelhante

 

Calça impermeável de material semelhante ao do anorak( alternativo)

 

Calça de fleece/polar tec ou semelhante para abrigar-se na barraca e nos acampamentos

 

Camisa de polar tec grossa (200 ou 300) ou um casaco ou jaleco de pluma de ganso.

 

 

Camisa de polar tec mais fina(100)

 

Camisa bem fina de material transpirável como coolmax ou power dry

 

Alguns pares de meia para caminhada

 

Par de luvas para media montanha(feitas de winblock ou polar tec são muito boas)

 

Gorro que se transforme em pescoceira

 

Alguma camiseta de algodão

 

Sandálias

 

Lenço para o pescoço

 

 

 

ARTIGOS PESSOAIS:

 

 

Bons óculos de sol , de preferência para montanha como os da marca Cebê e Julbo, mas o mais importante é que seja um bom óculos.

 

Protetor solar e protetor labial fator 20 ou mais, visto que a camada de ozônio nas regiões austrais está muito débil.

 

Saco de dormir de conforto -5cº , vale lembrar que as temperaturas que os fabricantes dão como de conforto quase nunca são bons parâmetros...

 

Isolante térmico confortável.

 

 

Chapéu para sol.

 

Lanterna preferivelmente de cabeça( peltz e black dimond são as

melhores)

 

Papel higiênico

 

Primeiros socorros e remédios básicos que costume usar, tais como Vitamina C(uso diário), analgésicos, pomada para dores musculares, remédio para dor de garganta, etc.

 

 

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

Primeiramente gostaria de frisar que não sou nutricionista nem possuo formação do gênero, a lista de sugestões que descreverei são somente isso, sugestões.

O conhecimento que possuo é o adquirido com a experiência e a leitura de alguns livros especializados em alimentação na montanha; como os publicados pela editora espanhola desnível..

 

Durante o dia é preferível comer comidas leves e carregadas de fibras e carboidratos, além de fontes de energia.

 

Café da manhã:

 

 

 

 

 

Biscoitos

 

Cereais para um bom mingau: gérmen de trigo, aveia, farinha de trigo, etc.

 

Café ou chá

 

Sucos em pó pra variar um pouco o gosto das bebidas

 

Pão

 

Geléias

 

Extrato de soja(leite de soja)

 

Comidas rápidas para o dia:

 

 

 

 

 

Barras energéticas

 

Chocolates

 

Biscoitos

 

castanhas

 

A reposição das calorias gastas durante o dia deverão ser repostas na última refeição.

 

 

Jantar:

 

Massas em geral

 

Molhos diversos(tomate, creme de leite)

 

Muito queijo ralado(esse o item mais importante de uma longa expedição!)

 

Salame, queijos, doce de leite, leite condensado, atum, salmon em lata(muito comum no Chile),

 

Purê de batata seme-pronto

 

Arroz

 

O velho miojo!

 

castanhas

 

 

 

ALGUMAS SUGESTÕES:

 

 

 

1. Nesse item o que vale é o gosto de cada um, mas com certeza você não se arrependerá de levar coisas gostosas.

2. Nunca se esqueça de adequar seu gosto culinário às compras

3. Procure relacionar o custo(peso da mochila) benefício(quantidade e qualidade da comida)da alimentação, pois no parque você não terá muitas alternativas para a compra de comida, e as que existem são um verdadeiro roubo!

4. Lembre-se que você ficará até duas semanas com a comida que levar para o parque, por isso calcule bem a quantidade de comida que comprará e a que consumirá por dia

5. pense em levar coisas saborosas, pois não suportará passar vários dia comendo macarrão e purê de batata ou comidas desidratadas em geral.

6. BEBA MUITA ÁGUA! ANTES MESMO DE SENTIR SEDE.

 

 

ABRIL FAZ FRIO EM TORRES DEL PAINE:

 

SIM!

 

 

 

PRECISA RESERVAR HOTEIS EM EL CALAFATE, USHUAIA E EL CHALTEN:

EM ABRIL NÃO!

 

ONDE FICAR EM EL CHALTEN?

 

NA BARRACA PO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

SE QUISER SE HOSPEDAR EM EL CHALTEN AQUI VAI A DICA:

ALBERGUE DEL LAGO, ADMINISTRADO POR UM ARGENTINO-BRASILEIRO, O LUIS, SUPER SIMPÁTICO, GENTE BOA, ANIMADO E PRESTATIVO, ALEM DO ALBERGUE SER MUITO BOM!

 

Avise que foi indicado pelo leonardo Brasileiro, deve dar alguma regalia...

 

 

SOBRE AS ROUPAS, ME PERGUNTARAM SOBRE A PARKA TRILHAS E RUMOS, LEVE ALEM DO ANORAK, PELO MENOS DOIS POLARES MAIS, OUS EJA, UMA PARKA / ANORACK E DOIS POLARES, BEM DEEM UMA OLHADA NA "LISTINHA" QUE POSTEI AI EM CIMA....

 

 

SOBRE EL CHALTEN: DEEM UMA OLHADA LÁ NO TOPICO DE EL CHALTEN, TO POSTANDO UM ROTEIRO DE UMA SEMANA LÁ, NA MINHA OPINIÃO O MINIMO PRA PODER CONHECER A REGIÃO...DUVIDAS SOBRE EL CHALTEN POSTEM LÁ POR FAVOR...

 

SE DEIXEI DE RESPONDER ALGUMA COISA ME LEMBREM...

ABRAÇOS!

LEO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Fala Vitor, tudo bem?

Primeiramente vai meu pedido de desculpas pela demora em responder, estou de emprego novo e sabe como é...todo enrolado...

Pra começar, é inverno por lá mesmo já...outro dado, na verdade vc quer conhecer as TORRES DEL PAINE, essas torres mesmo que dão nome ao parque, los cuernos del paine são outras montanhas, pertinho dali, mas não são essas! Ok? TORRES.

Vamos as suas perguntas:

Cara realmente acampar ali agora só para quem tenho um excelente equipamento e quem gosta da coisa mesmo...eu com o equipo que estou agora não acamparia...

Bem, como vc pediu informação lá para a hosteria com os dados errados, CUERNOS ao invés de TORRES, esqueça tudo que te disseram! Hauhauhauah

 

O que se aproveita é isso aqui: "PERO PARA HACER LA CAMINATA A LAS BASE LAS TORRES ES POSIBLE HACERLO TODO EL AÑO,,,, LA LUZ DEL DIA ALCANZA YA DEPENDE DEL FACTOR CLIMATICO....CASI SIEMPRE MAYO ES MUY PAREJO PQ CASI NO LLUEVE...""

 

E é uma boa noticia, se pode fazer todo o ano a caminhada até o mirante das torres, ok?

O que vc deverá fazer: a caminhada até a base das torres começa o refugio/acampamento las torres, vcs subirão em direção ao vale do acensio, um vale maravilhoso!!!!!!!!!! A principio é uma subida monumental, depois aos poucos se nivela, a começa a descer ao fundo do vale, até o refugio chileno , segue-se a trilha beirando o rio acesio, e segue e segue sempre em direção ao fundo do vale, quando se chega a moraina da base das torres, é "trepa trepa" de pedras que vai dar lá em cima naquele lago que vc tanto quer ver, bem aos pés das torres, É RALMENTE LINDO! Lembro da primeira vez que fui ali, em 98, não sabia muito bem de nada, nem tinha idéia da existência do lago...quase morri de emoção ao ver aquilo!

 

Agora vc deverá se hospedar pelo parque, procure saber dos hotéis que estejam abertos, são caros, mas estarão abertos!

 

Outros passeios que se podem fazer no inverno é até os mirantes do parque, que ficar na beira da estrada que circula pela parte sul do parque, são aquelas vistas famosas da cordilheira paine, aquelas dos cartões postais...

 

Outra coisa, ir até a beira do lago gray, ficam muitos icebergs (tempanos) acumulados, ao fundo, se avista o glaciar gray...é bem bonito...

 

Podem reservar um dia se quiserem para uma maratona de van, mas deve valera pena, saem excursões de puerto natales pela manha bem cedo, te levam até o glaciar perito moreno na Argentina e voltam no final do dia, não sei se nessa época do ano eles fazem, mas acho que sim...é uma longa viagem, etc, etc...mas vcs vão poder presenciar a estepe patagônica, e o enorme glaciar perito moreno, é bem turistico e tal, mas é uma beleza.

 

Cara prometo responder com velocidade! Pode me metralhar com todas as perguntas e duvidas que tiveres!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Caro Ricardo: sobre a época do ano, não da pra tirar essa férias ou passar pelo parque um pouquinho mais tarde, tipo em novembro? é certeza de menos frio, sobre as reservas dos albergues realmente não sei! mas vc indo nessa época é BAIxa TEMPORADA! de uma lida em todo o tópico, tenho certeza que tem info sobre as reservas dos albergues, que por sinal são UM ROUBO.

 

Saindo da Hosteria Las Torres, rola de ir até a Base Las Torres e voltar no mesmo dia?

Sim, é um bom esticão mas se pode fazer com certeza, é o mais comum de se fazer...existe a possibiliadde de ir até o chileno, que fica no fun do valle del rio acensio, lindo lugar!

Da Hosteria Las Torres ou do Albergue Chileno até o Albergue Los Cuernos seria um dia tb?

Sim! facilmente, caminhos planos inclusive, um sobe e desce leve, a unica pequena dificuldade são alguns rios, que devemos atravessar saltando as pedras, mas nada demais....

 

O mesmo valeria de Los Cuernos até o Albergue Pehoe, dando tempo para uma quebrada durante o dia até o Acampamento Britânico?

ai já é mais puxado, mas da pra ir sim, se não chegarem até o britanico, pelo menos subam alguma coisa do vale frances, é um belo visual.

 

E de Pehoe até o Acampamento Grey, mais uma dia?

sim facil facil...linda vista! primeiro se sobre pela quebrada de los vientos até o topo e uma colina, depois é descer e descer até p glaciar gray!, lindo.

 

Vale muito a pena dormir em algum dos acampamentos, fora dos albergues - o Britânico, por exemplo - por um dia ou dois?

tenha certeza disso, por exemplo o italiano, que fica na entrada do vale frances, podendo servir de base para vc ir até o fundo do vale frances...o mirante, etc...não creio que seja uma boa acampar lá no britanico, uma ida e volta desde o italiano é mais indicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

tranquilo que já explico tudinho...

o circuito completo é dar a volta em todo o maciço, correto?

em geral se começa por dois pontos: ou diretamente da entrada do parque - laguna amarga, ou que primeiro que subir as torres, há essa trilha que sai do las torres e vai até o seron, o acampamento PAGO que fica antes do GRATUITO coiron.

A trilha passa a SUL do lago Azul.

Aconselho começar o circuitod esde a antrada LAGUNA AMaRGA, deixando a subida nas torres para o final do circuito, que "fechará" justamente no acampamento las torres.

Em 2001 fiz um esticão desde a laguna amrga(portaria) até o coiron, que na verdade é uma zona de acampamento, só há o espaço.

qualquer duvida a mais, poste, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fosimoes: hehe achei ruim a sua idéia, desculpe a sinceridade.

ir e voltar é uma idéia que não me agrada em nada.

bem, aquele mapinha daquele site não necessariamente é reflexo da realidade. pode ser que o mapa simplesmente não contenha a trilha, que ela esteja absolutamente habilitada.

Vamos esperar mais informações, buscar nas fontes corretas para sabermos exatamente como anda a coisa, se esta afetada aquela zona pelo incendio, se esta fechada ou sei lá que.

Mandei um email para uma agencia de trekking de P. Natales, dando uma de "migué", perguntando pelo trekking do circuito completo.

De qualquer forma, temos que mandar emails para a conaf e para os "parques nacionales" do chile, vou mandar uns emails tb para alguns chilenos que conheço. Já postei tb nesse forum www.tricuspide.com para ver se me respondem...

vamos esperar um pouco.

de qualquer forma, vc não pensa em EL CHALTEN tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Prof. Trota e demais companheiros,

Estarei passando pela Patagônia logo no início do próximo ano. Será minha primeira vez em Torres del Paine, e infelizmente só disponho de 02 dias de permanência. Penso q será mais proveitoso fazer a excursão de dia completo no parque e permanecer, pernoitando em algum refúgio para no dia seguinte fazer alguma caminhada e a noite retornar a Puerto Natales. Sendo assim lá vai o questionário.

- Qual o melhor refúgio em termos de localização (transporte) e proximidade com a melhor caminhada.?

- Qual a melhor caminhada que poderei fazer em apenas um dia, considerando que no dia anterior já tenha tido uma visão mesmo q superficial do parque com a excursão?

- No refúgio as camas q cobram incríveis 27 usd, incluem roupa de cama e toalha de banho?

- Há meios de deslocamentos (ônibus ou vans) circulando pelo parque entre os refúgios?

 

Desde já agradeço a presteza de vcs em me responderem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...