Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
cepb_londrina

04 Mai 2005, 14:02  

Mais uma perguntinha, até aonde normalmente uma Van Sprinter consegue chegar na Fazenda Toca dos Lobos??

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

04 Mai 2005, 15:50  

Na Serra Fina sempre telefone celular e nao tive problemas no que se refere a recepçao de sinal.

A operadora q uso é a VIVO.

Isso porque eu usei no topo dos picos, claro. No meio da vegatação e em um vale, nao fiz o teste.

Um talk about nao possui possui sinal p/ se falar de longa distancia. E ainda mais na Serra Fina, onde tudo é tao longe.

Qto a van chegar na Toca do Lobo, depende muito de como tá a estrada. Se tiver chovido, pode esquecer. Só com 4x4.

Abcs.

Augusto

alpinista
Contato:

04 Mai 2005, 21:49  

Bom quanto ao Fone, realmente só nos picos, TDMA Ã(c) melhor que GSM, mas só ligue se precisar, normalmente ele vai pegar em analógico e a bateria vai rapidinho. Transporte, a estrada está pÃ(c)ssima estava chovendo e ficamos atolados com uma toyota 4x4, que só saiu usando uma "Talha" amarrada a uma árvore, tinham valas de quase 1 metro de profundidade, mesmo que não chova vai ser difícil ir de Van, ligue no serviço de info da telemar e peça o fone do Edson Cipriano ele tem uma 4x4 e costuma fazer o trajeto, leva atÃ(c) 10 pessoas e não cobra muito caro.

intÃ(c)

miguelvmb

09 Mai 2005, 14:21  

Pessoal, valeu pelas dicas até agora. Mas vai uma pergunta: pretendo ir pra Serra Fina agora no Corpus Christi, com uma galera experiente, que já fez a travessia algumas vezes. Só que fui informado que vai ter muita gente no pico (não sei se vai ser como a Serra dos Órgãos em feriado) e que são muito poucos os lugares pra acampar. Há risco de uma roubada grande se não sair muito cedo, antes de todo mundo?

Valeu

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

09 Mai 2005, 17:10  

E aí Miguel.

A maioria do pessoal sai da Toca do Lobo entre 07:00 e 09:00 hrs. E no máximo as 15:00 hrs estam chegando no topo do Pico do Capim Amarelo. Se já estiver cheio há opções descendo o pico e seguindo em direção a Pedra da Mina, em um vale e no meio do capim elefante.

Já no topo da Pedra da Mina, acho q no máximo umas 7 barracas, mas bem protegidas, porque venta muito lá.

Ou se quiser acampe no vale do Rio Verde, descendo em direção ao Pico do 3 Estados. Lá vc encontrará ótimos lugares no meio do capim elefante.

Já no Pico 3 Estados existem lugares p/ umas 10 barracas. Com certeza sempre tem lugares.

Se não encontrar, siga em frente + - 1 hora e vc encontrara outros bons lugares.

É isso.

Abcs.

Augusto

helbert

09 Mai 2005, 18:48  

Augusto vc sabe me responder sobre a gruta que existe nas aproximidades da Toca do Lobo.Este local tem alguma importancia historica na região.

cepb_londrina

10 Mai 2005, 08:26  

Augusto, com relação ao mau tempo, dâ para fazer a travessia com chuva?

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

10 Mai 2005, 16:52  

E aí helbert.

Sobre a gruta a q vc se refere, pelo q eu conheço é a própria Toca do Lobo. Essa Toca é na verdade uma pequena gruta.
Vc consegue entrar nela no máximo uns 2 mts.
Quase não dá p/ uma pessoa entrar. É um pouco estreita.
A estrada, vindo lá da Fazenda termina bem em frente a essa Gruta e está bem ao lado do rio.

E atravessando esse rio é o inicio da trilha

Abcs.

Augusto

Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra
Contato:

10 Mai 2005, 17:05  

E aí cepb_londrina.

Qto a sua pegunta sobre fazer Serra Fina em tempo de chuva, ESQUEÇA.

NAO RECOMENDO de jeito nenhum.

Já li relatos de pessoas q ficaram presas na Serra por causa da chuva (eu por exemplo foi uma dessas pessoas).
Fora os raios nos topos do Picos q são um perigo de vida.

E tem a desvantagem de vc nao poder apreciar a vista de todo o Vale do Paraiba e da Serra da Mantiqueira qdo estiver na crista.

Com tempo fechado é quase impossivel fazer a travessia da Serra.
Com chuva então.............

Teve uma vez q fiquei preso abaixo da Pedra da Mina (no lado oeste) por causa da chuva.

Era impossivel de se caminhar.
É por isso q a maioria do pessoal faz a travessia da Serra Fina somente no inverno. É q nesta estação quase não chove.

É isso.

Abcs.

Augusto

alpinista
Contato:

13 Mai 2005, 13:58  

Pessoal, só aproveitando...

O saco plástico que protege o livro de cume da pedra da Mina está aos pedaços, se alguém se lembrar leve um novo. O livro na verdade é um caderno pequeno em capa dura, que fica dentro de uma caixa de metal. Aqueles sacos feitos com plastico bolha são perfeitos. E para quem está indo a primeira vez, e não sabe onde fica o livro de cume, não se preocupe, é impossível não achar ele no topo da pedra da mina.

Inté

•   Informação