Trilha Caratuva ao Pico Paraná

Estive mês passado no Itapiroca ( primeira viagem )...

Seguinte, se subir no caratuva usando a via tradicional, do cume do caratuva até o pico paraná existe trilha ?

Esta bem demarcada ? Como é a questão da água.

Estamos pensando em ir em outubro e subir o caratuva e atacar o Paraná. :lol:

Procurei aqui mas só encontrei o relato do jorge soto e é meio antigo. ::hein:

Agradeço deste já, abraços

Pespis, sei que tem a trilha, mas nunca passei por lá.

Pelo que ouvi falar é um pouco confusa, mas nada que "pra baixo todo santo ajuda".

Dá uma lida no relato do Elcio no Altamontanha, ele fez a travessia Alfa-Crucis e passou por lá, inclusive descreve uma bifurcação...

Boa sorte!!!

Olá Pespis!

A trilha existe. Atualmente tem sido pouco usada mas está lá. É pouco batida, serpenteia em meio às caratuvas do cume e encostas do Caratuva... Ela começa junto à encosta norte do Caratuva, como quem vai pro Taipabuçu, depois das clareiras maiores de acampamento abaixo do cume do Caratuva. Siga a trilha e vá acompanhando a encosta norte, a trilha desce suavemente, primeiramente quase que acompanhando as curvas de nível da encosta e logo assume a linha de crista entre o Caratuva e o PP, que nada mais é do qua a trilha original de conquista do PP usada em 1941 pelo trio Maack - Stamm - Mysing. Em certo ponto da descida a trilha quase some e surge outra bem mais batida que deriva para a direita. CUIDADO, não é essa, ignore-a!!! ::essa:: É caminho errado. Siga o rastro da trilha mais fraca, que continua a descer pela crista (esquerda) de forma mais branda que a da direita, mais abrupta e que deriva mais pro sul por uma ravina. Logo estará chegando no A1. Dali já encherga a trilha "atual" (principal, que sobe entre o Caratuva e Itapiroca) que segue pro A2 e PP.

Para abastecer de água volte um pouco do A1 (coisa de 10 min de caminhada) como se fosse retornar à fazenda pela trilha atualmente usual do PP e encontrará uma fonte d'água (com bastante ferro). Ao lado do A2, já na subida pro PP também há um ponto de água, mas ela fica bem reduzida em algumas épocas do ano e a sua qualidade atualmente não é das melhores.

Espero ter lhe ajudado! Abraço e boas trilhas!