Ir para conteúdo

TRIP ao Huayna Potosí


Posts Recomendados

  • Membros

.

Fala Galera segue meu breve relato de minha TRIP ao Huayna Potosí:

 

Consegui realizar meu SONHO que demonstro via uma singela edição no final.

Minha conquista foi por via da empresa ALBERTH TOURS BOLIVIA (http://www.hikingbolivia.com/) com que por sinal foi indicação de muitos profissionais da área do montanhismo mas, tire suas conclusões de alguns guias que vou citar no desfecho dos fatos ocorridos de minha trajetória:

 

Conversei com Juan Hinojosa proprietário da empresa e o mesmo foi muito prestativo e educado. Nesta conversa questionei o mesmo com relação aos guias, sendo que já tinha lido de muitos relatos o desrespeito e os despreparo de alguns guias com os montanhistas brasileiros. Decorrente deste dialogo requisitei que o mesmo (Juan) me indicasse o melhor guia para realizar meu sonho e o recomendado foi o "Teo" , me dizendo que era o mais experiente e preparado para minha empreitada.

O grupo foi formado por quatro brasileiros(eu, minha namorada Pâmela, Josemar, Renilson) e também por mais 3 gringos com mais quatro guias (Eliseu/Teo/Cilicio/Rodrigo).

 

9479234103_9e2cf6d24d_b.jpg

 

 

Primeiro dia - Iniciamos no acampamento base com algumas instruções dos guias e logo neste inicio começou a insatisfação com os guias, sendo que os mesmos ficavam dando risada e falando no dialeto numa gozação tremenda em direção a quem não estava conseguindo preparar os equipamentos para partir... conseqüentemente fiquei puto ::grr:: pois, eles acham que somos idiotas e não percebemos o deboche mesmo em outras línguas.

Seguimos ao Glaciar para as instruçoes de escalada em gelo e meus amigos brasileiros que por sinal são bombeiros de profissão passaram muito mal neste dia(demonstro no vídeo) decorrente disto também achei uma puta sacanagem a falta de suporte com mais ênfase aos amigos brasileiros.

 

9482085292_e9b7055c14_b.jpg

 

Segundo Dia - Partimos em direção ao Acampamento Alto com meus amigos e namorada (VERDADEIROS GUERREIROS), e neste trajeto quem nos acompanha é o RODRIGO que na minha opinião e na também da Pâmela o melhor e mais preparado guia pois, o mesmo explicou as dores que minha namorada estava sentindo e coordenou as paradas, sempre questionando nossa saúde... então já digo de bate e pronto, RODRIGO pode ser o mais novo entre os guias desta agencia mas, é o mais paciente e sabe lidar com situações adversas. ::otemo::

 

9479241533_2a85814657_n.jpg

 

9479246367_85400125b4_n.jpg

 

 

 

Terceiro Dia - Neste dia foi o TERROR e a maior frustração que tive com o Teu que foi apenas o meu guia por motivos de saúde a Pâmela :( que era para ser minha companheira já o Eliseu foi o guia dos dois bombeiros. Tudo preparado e explicado com poucos detalhes do ataque ao cume. O ataque estava marcada para 01h00 e os guias ficaram de chamar as 00h00 para preparar o equipamento e neste horário começou minha desavença com o Teu ::vapapu:: pois o mesmo, acredito, achou que eu iria desistir por minha namorada não estar passando bem mas, a Pâmela abdicou por acreditar que eu seria capaz ... conseqüentemente o guia não foi me chamar as 00h00 e comecei a me preparar sozinho e bem puto pois, o mesmo veio do nada as 00h45 me questionar c eu estava pronto afffffffffffffff. :evil::twisted:

Começamos o ataque por volta de 01h40 e o mesmo começou a resmungar (Dialeto) e andar num ritmo alucinante, passei os dois brasileiros e comecei a perceber que a todo o momento o meu guia olhava para baixo a procura de algo e, de repente do nada após 30 minutos ele para e me diz que é para esperar o Eliseu.

 

Quando Eliseu chega em nosso ponto ele vem e me diz:

- Amigo que tal irmos todos juntos e caso alguém venha a desistir, regressamos todos!!! ::dãã2::ãã2::'>

 

Logo em seguida eu rebato:

 

- De maneira alguma pois, não foi de bobeira que a Pâmela abdicou em acreditar que sozinho eu conseguiria ter sucesso! O fato não é que meus amigos não vão conseguir pois, também acredito neles mas, não quero ficar a mercê de algo que não caiba a mim!

 

Conseqüentemente os guias começaram a falar em dialetos e como eu não sou BOBO me liguei em todo esquema pois, os mesmos não acreditavam na conquista de todos! ::grr::

A partir deste momento o Teu se virou e começou a andar em um ritmo ainda maior e não atender aos meus pedidos de parada para descansar e isso começou a me afetar psicologicamente e de repente por começar a sentir câimbra parei e olhei aos céus nas estrelas e comecei a pensar nos esforços que os grandes montanhistas fazem para realizar seus sonhos e na expressão de minha namorada chorando ao dizer que não iria e que acreditava em mim. Neste momento o guia jogou teu piolet aos chão e começou a me chamar de mole, fraco e que eu não iria conseguir alcançar ao cume pois, não estava me alimentando direito e que ele nunca conseguiu chegar com um Brasileiro sozinho ao cume. Comecei a chorar ::mmm: de raiva e começamos a discutir nos 5.600m de altitude de um modo muito agressivo ::vapapu:: , expliquei que os brasileiros tem seus costumes e suas qualidades e não é por isso não temos as nossas. Expliquei em tons bem alto que eu estava deixando de comer as comidas que eles estavam fornecendo pois estava me fazendo mal (fazia mal, enjôo) o tempero que eles utilizam em comidas bolivianas e que isso não iria me impedir de realizar meu SONHO pois, sou brasileiro e mesmo que me arraste não vou DESISTIR. O mesmo se transformou ::Ksimno:: a partir da discussão e começou a me tratar de outra maneira, me explicando que iríamos ter que voltar rápido por causo do degelo. Concluímos o Ataque ao Cume em 04h30 ::ahhhh:: (tradicional 06h00) e retornamos em 40 minutos ao Acampamento Alto. ::cool:::'>

 

9482015180_cabac0ddd9_b.jpg

 

 

Este é meu singelo relato de uma trajetória rumo a um SONHO, e que minha expressão sincera do final do vídeo demonstre minha conclusão desta CONQUISTA...

 

"O vento corta um pouco do som do equipamento amador que usamos

em nossas aventuras, afinal isso não é documentário armado da rede globo, é vida real. Ramon Quevedo"

 

 

 

 

VISITE MEU CANAL ::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá

 

Eu fiz o Huayna Potosi agora em Julho.

 

Tb era um sonho antigo... pesquisei muito antes...

 

Contratei uma agencia e pedi um guia só pra mim... pois é comum quando alguém de um grupo desiste, voltem todos.

 

A montanha não é fácil, muita gente acha que vai chegar la e vai ser barbada... coisa simples... mas um grande erro.

 

Me preparei muito antes de ir pra bolivia, tentei me aclimatar ao máximo e levei comida liofilizada o que foi fundamental na montanha.

 

Infelizmente brasileiro tem fama ruim mesmo, na agencia me falaram que dariam a camiseta mesmo sem chegar ao topo, pois era brasileiro e a maioria desiste no caminho.

 

Acho que o principal erro do pessoal é subestimar a montanha e não se preparar como deveria. Alta Montanha não é pra turismo.

 

Aqui estou estou eu nos 6088 metros.

 

huayna.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá

 

Eu fiz o Huayna Potosi agora em Julho.

 

Tb era um sonho antigo... pesquisei muito antes...

 

Contratei uma agencia e pedi um guia só pra mim... pois é comum quando alguém de um grupo desiste, voltem todos.

 

A montanha não é fácil, muita gente acha que vai chegar la e vai ser barbada... coisa simples... mas um grande erro.

 

Me preparei muito antes de ir pra bolivia, tentei me aclimatar ao máximo e levei comida liofilizada o que foi fundamental na montanha.

 

Infelizmente brasileiro tem fama ruim mesmo, na agencia me falaram que dariam a camiseta mesmo sem chegar ao topo, pois era brasileiro e a maioria desiste no caminho.

 

Acho que o principal erro do pessoal é subestimar a montanha e não se preparar como deveria. Alta Montanha não é pra turismo.

 

Aqui estou estou eu nos 6088 metros.

 

Nickless porque você diz que a comida liofilizada foi essencial pra você?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa Noite !

Vou colaborar com meu relato aqui também.

 

Julho do ano passado, eu e mais 6 amigos Brasileiros, uma alemã, e um suíço fizemos essa "trip". A maioria de nós com experiência em escalada em rocha, trekking, mas iria ser o nosso primeiro nevado.

 

Por indicação da montanhista Belle Duarte, decidimos ir pela AlbertsTour, foram vários contatos antes de ir pra Bolívia, com a Miroslávia e seu marido, pra chegarmos num valor de 140$us para os 3 dias.

Realmente os Brasileiros tem um fama ruim por lá, na verdade por quase toda a Bolívia, sempre querendo levar vantagem, com pouca ou nenhuma humildade e prepotentes. Como não podemos generalizar, eu acho que é muito de cada um. Tivemos uma boa relação com o pessoal da agência, tanto que fechamos outros trekkings/escalada/bike tudo com eles.

 

Nossos Guias : Téo, Álex, Eliseo - Téo realmente é o mais experiente, contou toda sua história entre um chá de coca e outro nas frias noites, não me lembro aqui o número de cumes só do Huayna que ele já havia feito, creio que passava de 400.

Realmente são pessoas engraçadas, que tentam manter o humor, grandes zoadores, mas nada de xingamentos, nós também entramos na onda e foi piada noite toda, e até no ataque ao cume, falávamos pra eles que estavam muito rápido, que tinham deixado o leite fervendo lá em cima. EHAEHAHE

 

Bem, ALTA MONTANHA, não é trekking, nem passeio, não dá encarar assim. Bom preparo físico é fundamental, porém não é decisivo, o Segredo é ACLIMATAÇÃO.

 

Na primeira noite, após o treinamento do Glaciar, no acampamento Base 4750m, tivemos uma boa janta. Durante noite, ouvíamos outros 2 grupos de ingleses, passando muito mal, vomitaram a noite toda, até deixam uns baldes pra essas ocasiões... não se têm muito o que fazer, alguns remédios pra aliviar os sintomas, hidratar, chá de coca, e em casos mais emergenciais ministrando oxigênio, têm alguns mini tubos que vendem. Na manhã seguinte, a van esperava os 2 grupos, para voltarem a La Paz, haviam desistido.

 

Segundo Dia, é um trekking misto até 5130m, mas sem necessidade de bota de neve e crampons ainda. A janta foi salsichas, arroz, e chá de coca... talvez por termos pago um pouco menos, não capricharam tanto como a gente viu nos outros grupos que estavam nesse refúgio. Decidimos usar nossa comida, compartilhando com todos.

Por causa da altitude, é quase impossível conseguir dormir, fora que os sintomas do mal de altitude que vão ficando bem mais visíveis.

 

Terceiro dia - ataque ao cume

Café da manhã é muito simples, bolachas e chá de coca. AQUI realmente deixa a desejar, lógico não é bom comer muito, mas é necessário uma energia extra.

A ascensão é feita durante a madrugada, o frio é grande, com chance de neve. Só se consegue enxergar até 5m, que é onde a headlamp consegue focar. Mais acima, se observa luzes de La Paz.

 

A 5700m, os passos se tornam lentos, e a energia no limite, abrir uma mochila pra pegar água e chocolate se torna uma tarefa muito Dificil. 4 amigos desistiram nessa parte, aqui se deve ter humildade e Disciplina, é saudável aceitar seus limites, que complicações em altitude elevada não é nada bom. Ninguém melhor que o seu guia para analisar o andamento, e seu estado físico. Com o sol nascendo as coisas complicam, e a neve e gelo começam a derreter tornando-se perigoso. A permanência no cume é mínima também.

 

Fizemos o cume com o sol nascendo já, grande exaustão. Mas é incrível, visão de toda cordilleira, lago titicaca.

A descida, com o sol presente teve que ser por uma outra rota, e mais acelerada. É na descida que ocorrem os acidentes, então tem que ficar bem ligado !

 

Ao chegarmos no refúgio Campo Alto, os guias já estavam nos apressando pra descer logo, nem conseguimos descansar depois de fazer cume, isso foi um pouco chato e até relatei a Agência. Mas a exaustão realmente pode alterar o humor, e fomos nos acalmando, falando com os guias que era pra ir na boa que ainda iamos comemorar no Acampamento Base com algumas Paceñas, eles se animaram também.

 

Espero ter colaborado, e ter dado uma outra visão, embora pessoal, do mesmo relato.

Abração, Kmon

 

 

Algs vídeos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá wasferraz

 

Quando eu estava tanto no primeiro refugio como no seguindo... tinha gente passando mal por causa da comida.

 

isso fez com que alguns desistissem de subir, outros tentaram e voltaram.

 

a comida que servem é muito simples, e feita sem nem uma higiene.

 

Só usei a água que eles ferviam. mais nada......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Me preparei muito antes de ir pra bolivia, tentei me aclimatar ao máximo e levei comida liofilizada o que foi fundamental na montanha.

 

Acho que o principal erro do pessoal é subestimar a montanha e não se preparar como deveria. Alta Montanha não é pra turismo.

 

 

Olá Nickless parabens por tua conquista ::otemo::::otemo::

 

Um bom relato de um amigo André Dib que me ajudou por muitas vezes com belas dicas, pode ser também de suma importância para quem um dia pense em se aventurar neste paraíso:

 

http://www.extremos.com.br/Blog/Andre-Dib/120722_huayna_potosi_a_rota_francesa_e_o_sonho_dos_seis_mil/

 

Show seu relato.

 

Parabéns pela conquista.

 

::otemo::::otemo::

 

Maria Emília

 

Maria Emília

Receber um elogio da ilustre colaboradora MESTRE em relatos que por via me auxilio em muito pelas minhas aventuras na Bolívia é uma HONRA... sou teu fã e queria muito te agradecer pelos relatos bem explicativos com dicas preciosas para quem um dia pense em ir conhecer a Bolívia... ::otemo::::otemo::

 

Boa Noite !

Vou colaborar com meu relato aqui também.

 

Espero ter colaborado, e ter dado uma outra visão, embora pessoal, do mesmo relato.

Abração, Kmon

 

Kmon

 

Parabéns ::cool:::'> pela conquista e pelo seu belo relato,

me deixou no chinelo com tuas belas informações :wink::wink:

 

Mais uma vez vem a toma que cada aventura tem a sua experiencia e seu aprendizado seja ela na vitoria, derrota e nós perrengues...

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...