Ir para conteúdo

Turquia-Italia-Croacia-Montenegro-Eslovenia Maio 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Prezados/as , como ja consegui otimas dicas neste site , nada mais justo compartilhar minha viagem com voces . Para conversao de moeda http://www.xe.com/pt/

Segue em anexo meu diario de viagem :

1 de Maio

Saimos as 7:30hrs em direcao a SP , em Cumbica, fomos pegar as malas e a primeira zebra , furtaram a cinta colorida da mala da minha esposa e danificaram o ziper da mala . Fizemos a reclamacao na Gol mas o maximo que se podia fazer naquela hora foi selar a mala com aquele plastico verde !!!!

Saida as 19:30hrs de SP para Paris pela Airfrance , tomei champagne , vinho ..dormi que nem um bebe !!! muito bom o servico de bordo !!!

 

2 de Maio

Chegamos em Paris as 11:30, hora local , fizemos a imigracao e ja estavamos liberados as 12:00hrs . Ainda bem que na Europa ja abandonaram a fichinha que se preenche na America Latina ..coitado dos turistas que vem para cá !!! Ajustamos os relogios +5hrs e pegamos o voo 14:40hrs para Milao .

Temperatura em Paris 12 C . Chegamos no aeroporto de Linate em Milao as 16hrs e fui no balcao de taxi onde queriam 45 euros ate o hotel Ibis .

Pegamos o busao por 5 euros p.p. em direcao a estacao de trem . Arrastamos as malas ate o hotel Ibis , hotel de brasileiros em Milao !!!!

Depois descobri que se pegasse o taxi la fora do aeroporto em Linate , sem intermediarios , custaria 16 euros !!!! sacanagem cá e lá !!!!

Chego no hotel ...o atendente me diz que a Mastercard recusou meu pagamento ..achava que ja tinha sido debitado em dezembro de 2012 ..mas o mané aqui esqueceu de levar copias de pagamento efetuado ...paciencia ..paguei e nao achei o extrato que tinha pago quando retornei ao Brasil.

Pegamos o metro e fomos para o Duomo ..chegamos e estava fechado ...voltamos e fomos jantar no Maruzzela , perto do hotel .

 

3 de Maio

Pegamos as malas e fomos para a Estacao de trem para pegar o busao para Malpensa , 10 euros pp .

Saimos pontualmente as 11hrs para Istanbul , chegamos as 15:30hrs , hora local (1 hora menos que a Europa). Fomos para a imigracao..aquela fila kilometrica...as 16 hrs estavamos no portao de saida com centenas de cartazes com o nome das pessoas ...tiramos foto tamanha a quantidade de empresas de turismo e hoteis esperando !!! Nao sei como achei meu nome naquela confusao ....tinha combinado o transfer com o Erboy hotel , 10e pp.

Entramos na van e fomos conhecer o caotico transito de Istanbul ....que loucura..chegamos proximo das 18 horas ...a recepcao ja nos acomodou nas poltronas ..trouxeram agua e cha de maca gelado ..muito simpaticos !!! Entregamos os passaportes e nos deram a chave do quarto !!

Nem tomamos um banho e ja saimos pra explorar as redondezas ..a localizacao deste hotel é excelente !!!

Ja perto da mesquita Azul um sujeito oferece passeio pelo Bosforo a noite por 20 euros pp , ja tinha lido que so tinha passeios a noite pelo Bosforo a partir de julho ...embarcamos nessa ...belissimo passeio ..um pouco frio....ficamos ate as 21:30hrs ..tomamos um calice de vinho branco 10 liras , retornamos e fomos jantar num restaurante proximo ao hotel , onde tivemos nosso primeiro contato com o arroz turco ...que iguaria ..que delicia ..nao sabia que tinha arroz tao gostoso ..jantar para dois =75 liras aprox 85 reais .... temperatura a noite na casa dos 15 graus.

Na volta para o hotel minha esposa pediu para comprar um roman , 5 liras , o suco é a roman esmagada com casca , fica amargo..mas provar a fruta , sem esmagar , é espetacular !!!

 

4 de Maio

Acordamos cedo e fomos em direcao a Aya Sofia , 9hrs, uns 10 minutos de caminhada , antes pegamos 1500 liras no caixa eletronico . No hotel pegamos o Instanbulkart cedido gentilmente pelo Erboy , deposito de 10 liras que seria devolvido com a devolucao do cartao.

Vimos aquela fila kilometrica e resolvemos fazer a Cisterna que tinha uma fila menor . Vimos, tiramos fotos , bem friozinho la dentro ...saimos e as 10:30hrs ja estavamos na fila da Aya Sofia . As 11;30hrs saimos da fila de compra do ticket , furamos a fila de entrada como os demais , por sorte preservaram os mosaicos cristaos . Esta mesquita nao é bonita por fora mas é bonita por dentro ..contrario da Mesquita Azul , questao pessoal.

As 13:00hrs saimos para visitar a Mesquita Azul e como tem um intervalo de reza dos muçulmanos , so podiamos entrar as 14hrs .

Aproveitamos e comemos milho assado , castanha e baklava ( doces folheados turcos com pistache , mel , sementes) .

As 14hrs entramos na fila para conhecer a Mesquita Azul , tiramos os sapatos e eles fornecem um saco plastico , as mulheres tem que usar pano na cabeça.. a mesquita por dentro é bem simples , alguns desenhos , tapete e só .

As 14:30hrs ...carregamos 20 liras no Istanbulkart , muito facil , encosta o cartao no local indicado e poe o dinheiro , fomos para o Grand Bazar parece a 25 de Marco SP em vespera de Natal ...tudo grande mas tudo lotado ..andamos um pouco cansados pela maratona do dia , sentamos num barzinho e tomamos cafe espresso e uma coca .

As 16:00hrs pegamos o TRAM para o Bazar de Especiarias , como sempre tudo lotado ate o tram ..chegamos no Bazar e experimentamos de tudo ..doces, queijos ...o turco é comerciante mesmo !!!!!! aquelas gomas com sementes sao bonitas e deliciosas !!!

As 18hrs pegamos o funicular Karakoy-Beyoglu e fomos para a torre Galata mas como ja estava tarde e vimos o tamanho da fila , e ja cansados...desistimos e fomos para casa..jantamos perto do hotel ..arroz e carneiro !!!! Dilicia !!!! Vimos uma senhora de burca toda coberta..jantando ..muito curioso ela levantar o pano para beber e comer !!! Me disseram que o pessoal que usa burca e as roupas tradicionais sao pessoas que vieram do Ira, Afeganistao , etc...e que os turcos sao mais ocidentalizados ...

A noite fomos para o terraço do hotel Erboy ..show de bola ...se puder compre uma garrafa de vinho e curta o terraço !!!

O dia foi puxado Cisterna, Aya Sofia , Mesquita, Azul, Bazar , Especiarias num dia !!!

 

5 de Maio

 

De manha fomos a pe ate a estacao de onibus em Eminonu pegar o busao 99A para conhecer a igreja bizantina de Sao Salvador em Chora , perdemos o ponto de parada , descemos e pegamos um taxi ate a igrejinha , 10 liras a corrida ..valeu a pena ver os afrescos e os mosaicos !!!

Os mosaicos retratam o nascimento ate a morte de Jesus ..e qual a razao disso ?? A maioria da populacao da epoca era analfabeta por isso os mosaicos foram importantes meios de catequizacao ..ja tinha marqueteiro bom naquela epoca !!!!!

De la pegamos um taxi para a torre de Galata ..nos enfiou a faca 40 liras !!! Subimos a torre Galata e apreciamos a paisagem de Istanbul ...de manha e final da tarde forma aquela bruma que estraga as fotos ..va das 12 as 15 horas !!!

Saimos de la e fomos para o Metro para ir ao shopping Cevahir , tudo com o Istanbulkart , a passagem normal custa 2,95 liras, com Istanbulkart custa 1,95 liras , vale para metro, bus , tram e funicular , nao deixe de pegar seu Istanbulkart no primeiro dia , ao passar na catraca ele mostra o credito .

Comemos no shopping, passeamos , jantamos e a noite retornamos de tram . Veja no googlempas como é simples o sistema de transporte de Istanbul.

O shopping é enorme mas nada diferente dos daqui .

 

6 de Maio

 

Programamos o dia inteiro para conhecer o Palacio Topkapi , 40 liras com Harem , entramos as 9 horas . Nao vi nada especial no Harem ..ainda bem que sao so 15 liras a mais pelo Harem ...na minha opiniao..dispensavel ...

Ao meio dia almoçamos no melhor do Palacio , o restaurante Konyali , uma vista deslumbrante !!! a comida tambem nao é ruim !!!

As 13 hrs saimos para conhecer a famosa rua Istiklal , pegamos tram e funicular ate Taksim .

Estava bem ate eu ver um batalhao com mais de 200 policiais ..com tudo..escudo,,cacetete ...pensei..aqui a coisa vai pegar !!!!

No final da tarde retornamos ao hotel e fomos jantar , proximo ao hotel é cercado de bons restaurantes . Veja as opinioes no tripadvisor restaurantes que nao tem erro !!! Restaurantes com o selo da Tripadvisor ..pode entrar !!!! Nao deixem de experimentar o potery kebab ,barreado turco , a carne com legumes que vem no vaso de barro lacrado e fogo em volta , com o arroz ..é um deleite !!!

 

7 de Maio

Conforme combinado com a Onenation Travel Agency nos pegaram as 5:30hrs para o tour Pamukale e Efhesus , 2 dias de tour , 310 euros pp, passagens, hotel, transfer completo .

Antes de entrar no aeroporto passamos pelo raio X , depois do check-in um segundo raio X . Por isso em Istanbul é prudente sair 4 horas antes do voo por causa do transito e os raios X .

As 7:30hrs embarcamos para Izmihr chegamos as 8:30hrs onde nosso guia ja nos aguardava no aeroporto.

Das 9 as 12:30hrs viajamos para Pamukale de van , conversamos com o guia sobre diversos assuntos ..este falava um ingles pausado , facil de entender...

Das 12:30 as 13:30hrs almocamos num buffet basico incluido no pacote .

As 14 hrs a van nos deixou na parte alta de Pamukale e depois viemos descendo a cachoeira descalços ...é proibido qualquer tipo de calçado...os guardinhas ficam com apito ...uma agua azul com piscinas de calcareo branco ...muitas fotos !!!! Ouvi dizer que aquilo lá é fake !!!

As 16 hrs saimos para pernoitar em Kusadasi , chegamos as 19 hrs , uma cidadezinha litoranea , jantar incluido , demos um passeio pela orla

e fomos dormir !!!

 

8 de Maio

A van passou as 9hrs para nos pegar para Efhesus porem um dos turistas ingleses teve que buscar a esposa no hospital por causa de uma irritacao nos olhos ...ficamos parados na frente do hospital 1 hora ....depois seguimos para a casa em que a mae de Jesus morou na Turquia .

Das 12hrs as 14hrs Visitamos Ephesus ..a biblioteca de Celso ..o lugar mais lindo de toda a viagem na Turquia ..opiniao pessoal ...vc anda pela rua de marmore e se imagina naquela epoca !!!! Achei fantastico ..imperdivel !!! A dimensao do Imperio Romano é absurda!!!!

Das 14 hrs as 15hrs fomos almocar numa chacara onde tambem se fabrica tapetes ....almoco simples e delicioso..obvio tinha arroz turco !!!

Depois uma aulinha de como fabricar tapetes , demonstracao dos diversos tipos de tapetes ..os de seda sao absurdamentes lindos...levam ate 3 anos para confeciona-los ..dependendo do tamanho ...se fosse rico teria tapetes de seda turcos !!!!

As 16hrs fomos para o aeroporto ...e pra nossa sorte a van Mercedes novinha trava !!!! O pessoal que tinha voo as 18 hrs começaram a entrar em panico ....por sorte chegou a outra van mas chegamos em ponto no aeroporto Melendez !!!!

Voo tranquilo ate Istanbul ...aviao lotado...uma ou duas vagas no maximo !!!!

Chegamos o Erboy hotel e o recepcionista me diz que fomos transferidos para outro hotel da rede , o Neorion ...mesmo preço ?? yes..sem problemas..

o atendente levou nossas malas ao Neorion e chegando lá nao acreditei ..tudo novinho e moderno !!!! Voltei pra recepcao pra confirmar se o preço era o mesmo !!!! Todo dia as 19hrs tem sunset no terraço com direito a uma taça de vinho !!!! A vista é deslumbrante !!! Nao é sempre que tenho esta sorte !!!!! A simpatia e o atendimento turcos sao tao bons que a gente fica desconfiado !!!

 

9 de Maio

Com uma beleza de hotel fomos conferir o cafe da manha ...saimos sem nos preocupar com horas , carregamos mais 10liras no Istanbulkart , e pegamos

o tram para o grand Bazar , fui ver com Sr Murat , loja KOC , se o casaco de couro de carneiro numero 50 tinha chego . Os casacos de couro de carneiro sao finissimos e leves e o Sr Murat um baixinho super simpatico disse que conseguiria mudar o tamnho 54 para 50 em duas horas ...falei nao ..muito obrigado mas poderia nao ficar bom e ele teria perdido tempo e mao de obra ..ele entendeu e nos despedimos ...uma pena !!!

Procurei os casacos em outras lojas mas os melhores sao da KOC mesmo !!!

Andamos mais um pouco pelo grand Bazar que nao estava tao lotado como da ultima vez ...e a conversa fiada é sempre a mesma ...Ola !!! Where are you from ??? Nao tem como nao responder !!! Brasil... e la vem a resposta obrigado !!! Entre e venha ver os produtos !!!! Se experimentar um casaco ...ele vai te fazer provar uns 20 ate voce disser nao !!!

Saimos do grand Bazar e fomos ver a muralhas de Istanbul , estacao Pazartekke , passeamos, tiramos fotos ...

Depois pegamos o tram para Taksim e depois pegamos o metro para Ayazaga , andamos uns 200 metros e estavamos no shopping Istinye ..mais sofisticado do que o Cevahir ..de cara Armani, Gucci, Channel...mas embaixo tem as lojas padroes tipo Zara ...

Saimos do shopping e chegamos as 19hrs para o sunset no hotel Neorion, tava frio mas com a vista e um copo de vinho ...tudo de bom !!!!

Depois do happy hour fomos jantar no restaurante Viva la turca, previamente reservado , perto da Mesquita Azul , comida otomana tradicional , cozinheira francesa ...resolvemos pedir o tal do RAK ..ainda bem que pedimos um ...se soubesse que era licor de ANIZ ja nao teria pedido ...horrivel !!! tem gosto pra tudo !!!! O jantar estava gostoso ..e pra fechar ..cafe turco ...outra m ....cafe servido com o pó junto ...horrivel !!!!

peça um espresso !!!!

Voltamos para o hotel , a pé, a noite ...segurança total ...sem pedintes, lojas de doces abertas ...os turcos trabalham pra caramba !!!

Devolvi o Istanulkart , recebi as 10 liras de volta e arrumamos as malas para a Capadocia !!!

 

10 de Maio

Acordamos as 4:30hrs e saimos as 5hrs para o aeroporto Ataturk , tem 2 aeroportos em istanbul , pagamos 25 euros pelo transfer , chegamos a 5:30hrs.

Passamos pelo raio X e 6 hrs estavamos no check in da Turkish Airlines . Saida pontual as 7:05hrs , a Turkish tem varios premios europeus .

Chegada as 8:15hrs em Nevshir onde o transfer combinado com o hotel Kelebek nos esperava, 10 euros pp .

As 9 hrs estavamos no hotel Kelebek onde a recepcao nos disse que os quartos nao estavam prontos e que poderiamos tomar o cafe da manha enquanto esperavamos ...um atendimento impecavel da Karina carioca trabalhando em Goreme !!! Tomamos o cafe da manha no terraço com a melhor vista de Goreme . Ficar na Capadocia sem ficar hospedado no Kelebek nao tem sentido !!! Por isso tem reserva somente com no minimo 6 meses de antecedencia !!! As 19hrs tem taça de vinho ..gratis pra ver o entardecer ..pegue o branco ...muito bom !!!! esses turcos sabem receber o turista !!! Agua mineral no quarto de graça !!! ..obvio que nada é de graça mas faz parecer ....essas pequenas gentilezas fazem a diferença !!! Diaria de 50 euros por casal ..pagaria 100 euros sem hesitar ..so nao avisem o hotel !!!!!

Ao meio dia saimos pra explorar Goreme ...logo abaixo do hotel demos de cara com um simpatico senhor , BILAL !!! as mulheres deram um leve sorriso quando o Bilal se apresentou ...negociamos o unico carro que ele tinha ..um Renalt 4 portas ..24hrs ..100 liras ..deixei o passaporte como garantia e fomos passear ...depois no cantinho expliquei pro Bilal que na giria do Brasil Bilal é penis ...ele morreu de rir !!! No Bilal mas !!!! Ertna ...

As 13 hrs ja estavamos no estacionamento do Museu Aberto ..nao deixem de pagar a parte a igreja catolica com lindas pinturas preservadas ...a quantidade de santuarios catolicos na Turquia é uma coisa impressionante !!!

Depois da chuva , passeamos pelas cidadezinhas em volta e as formacoes rochosas ...

O preço da gasolina na Turquia é caro 4,6 liras = 5,5 reais o litro .

Inicialmente pensei em alugar o ATV ou quadriciclo mas as rodovias por lá sao movimentadas , nao é muito seguro , alugue um carro , se chover !!!

 

11 de Maio

Acordamos as 4:30hrs para o transfer a 5 hrs para o passeio de balao . Fiz a reserva pelo Kelebek a qual sugeriu a Butterfly , 150 euros pp , em cash .

Tomamos o cafe da manha na Buterrfly e as 6:30hrs fomos para nossa van designada . Sao 16 pessoas no maximo , 4 cestos mais o piloto no meio.

E perfeito para tirar fotos , ninguem atropela ninguem , diferente daqueles que vao ate 25 pessoas ...comecaram a inflar os baloes ...o fogo é intenso ..dezenas de baloes começam a subir ..um proximo do outro ..a vista é espetacular !!!

O maior risco de baloes é um cesto encostar na lona do balao ...e é o que aconteceu uma semana apos nosso passeio , onde houve acidente com morte ....é o segundo acidente fatal em 20 anos de balao na Capadocia !!!

E o pior !!! O seguro de saude que voce faz geralmnete NAO cobre casos de passeio de balao ou qualquer outro esporte radical !!!!

Mas eu faria o passeio de novo ..o visual é espetacular !!!! Viver é perigoso !!!!!!!!!!!

Outra dica ..como os passeio saem entre as 6 e 7 da manha , acorde cedo ..quem sabe os baloes partem perto de Goreme e voce vera as dezenas de baloes subindo ...show de bola !!!!

Depois que descemos , tiramos fotos com nosso piloto , tomamos champagne e nos levaram para o hotel as 8:30hrs .

Tomamos o cafe do hotel no terraço ..imperdivel !!!!

As 9:30hrs saimos do hotel e fomos procurar o Bilal ..alugamos mesmo Renalt por 100 liras e fomos passear pelas redondezas .

Primeira parada vista geral de Goreme , no caminho para Ischiar , depois Avanos , procuramos pelo Lovely Valley mas tava dificil de encontrar ..depois de muito perguntar encontramos ...belissimo !!! Ja eram 15 hrs e entao resolvemos ir a Derinkuyu a cidade subterranea . Chegamos la compramos os tickets e fomos para a fila ...como sempre os guias querem furar a fila com seu grupo ..conhecem o porteiro e voce acaba cedendo !!!

Nesta cidade subterranea chegaram a morar 10.000 pessoas , com animais , é impressionante !!! Nos descemos ate o penultimo piso porque começou a ficar claustrofobico ..valeu a visita !!!

Voltamos , entregamos o carro ,peguei de volta o passaporte e jantamos no hotel ao lado o Sultan , gastamos 100 liras o casal !!!

Na Europa de modo geral se voce quiser jantar como os locais tera entrada , prato principal ( sao 2 na Italia) e sobremesa ..nos nunca pedimos tanta comida ..direto ao prato principal ..nao custa tao caro e é o suficiente !!!

 

12 de Maio

Pausa na viagem ..acordamos tarde e de novo combinamos com o Bilal um tour ate o topo do vulcao Erciyes, 200 liras ..a esposa tem paixao por picos nevados ..chegamos com o filho do Bilal ..Salim que nos acompanhou ate a subida com teleferico !!!

Sorte que a chuva deu um refresco e aproveitamos para tomar um lanche no restaurante que fica no topo da montanha .

Um turco nao se aguentou na poltrona ao lado e me disse para experimentar o Salep ....ele visou a pessoa exata...eu gosto de experimentar tudo !!!

O Salep parece um mingau com canela ...é de um caule de orquidea ....delicioso no frio ...ja passei nos mercadinhos de Goreme , comprei somente uma caixa de Salep ...arrependi ...deveria ter trazido mais caixas de Salep !!!!!

 

 

13 de Maio

Arrumamos no dia anterior um tour pelo Vale de Ihlara Vadisi , com almoco incluído , 50 euros pp , Heritage Travel .

Visitamos o Vale , passamos pelo mosteiro e uma paisagem que usaram no filme Guerra nas Estrelas .

Passamos pela fabrica de potes e pratos em Avanos , os desenhos sendo feitos a mao ..incrivel os detalhes ...assim como os tapetes ..se o cliente quiser eles despacham pra sua casa numa boa !!! Nao se preocupe com transporte !!!

Chegamos no final da tarde .com chuva , tomamos um banho e fomos jantar no Dibek , comemos o famoso Pottery Kebab e pedimos 3 porcoes de arroz !!!!

Duas pessoas comem bem !!!

Como podem ver estes dois últimos dias seriam dispensáveis ...dois dias cheios na Capadocia seriam suficientes ....3 para quem quer fazer as coisas mais lentamente .

 

14 de Maio

Acordamos bem cedinho , 6 da manha e por sorte dezenas de balões saíram perto de Goreme , no deck da piscina do hotel o espetáculo foi divino ...e de graça !!!!

Pagamos a conta no dia anterior e como íamos sair as 7 o hotel se dispôs a fazer um sanduba e um suco para nós !!! So na Turquia mesmo !!!!

Saímos em direcao ao aeroporto de Nevhisir ( existe outro em Kayseri) e chegamos as 7:40hrs . Passamos pelo raio X antes de entrar no aeroporto , fizemos o check-in e como nosso destino final era Roma , ficamos de pegar as malas em Roma . As 9:05hrs o avião da Turkish decola e chega as 10:40hrs em Istanbul .

Chegamos em Istanbul e nem nos preocupamos com as malas . Procuramos o portão para Roma , passamos de novo pelo raio X , aduana , filas kilometricas ...o avião decola pontualmente as 13hrs e chega as 14:40hrs em Roma (fuso horário 1 hora a menos, nao esqueca de ajustar o relogio) .

Passamos pelo controle de passaportes e fomos pegar as malas no gate 9 . So que cadê as malas ????? Como o vôo era de conexão as malas ficaram em Istanbul !!!

Provalvelmente rodando na esteira !!! E pela quantidade de pessoas que circulam no aeroporto de Istanbul pensei...ja era nossas malas !!!!

Fomos procurar o setor de reclamação de bagagens da Turkish Airlines ..encontramos um escritório de representação..a CONSULTA ...a italiana nos mandou esperar , te da uma ficha , fala rapidamente para preenche-la ..muito pouco amável mas muito eficiente !! Pegou os vouchers dos hotéis que ficariamos nos proximos 3 dias e enfim nada mais a fazer fomos para o hotel em Roma somente com a roupa do corpo !!!

Sem ficar chorando o leite derramado ,pegamos o metro e fomos jantar no D Antonio , perto do Pantheon , um macarrão com fungo porcini e trufas negras , 12 euros...sempre que passar por Roma essa será minha peregrinacao !!!!!! Aquele prato não existe !!! Depois do jantar ..bem próximo ...duas bolas de gelato com pana no Giolitti !!!!! Roma é dimais da conta !!!! Se alguém for ao D Antonio e depois ao Giolitti e não estiver satisfeito mandem email me xingando !!!!!

Depois passamos numa loja de chinês e comprei uma camiseta de 6 euros para dormir ..uma cueca limpa tinha na mochila !!! O otario aqui estava com preguiça de carregar na mochila os carregadores de celular , Ipad , ipod......pus na mala !!! Jamais farei isso de novo !!!

 

15 de Maio

Acordamos as 7hrs , sem mala e saimos do hotel Galli , fomos para o Termini a uns 50 metros do hotel . Tomamos um café com croissant e fomos direto para a maquina de venda de tickets de trem . De imediato encostam uns malandros atrás de moedinhas ..fiz cara feia e os manes se mandaram !!!

Comprar passagens de trem são fáceis , escolha as diversas línguas disponíveis : inglês, alemão, espanhol , etc... compramos com CC dois tickets para Bari , segunda classe ,52 euros pp .

Chegamos a Bari as 12:08 hrs e ao nosso lado foi uma brasileira de Recife casada com um italiano ..nos assustou dizendo que Bari era pior que o Rio de Janeiro em violência ..e que não ficaria mais um ano na Itália por ser muito ruim a vida por lá !!! O pouco que andei por Bari não percebi nada de violento por lá , muito pelo contrario !!!

Como faltava 30 minutos pra loja da Hertz fechar em Bari , pegamos um taxi ate lá . Cheguei no balcão disse que tinha uma reserva e que viajaria para Croácia e Eslovênia conforme escrito no voucher . O atendente já de cara disse : você tem autorização para pegar o ferry de Bari para Dubrovnik ???? Falei que na reserva tinha pedido autorização para dirigir na Croácia !!! Ele ligou para a central e disse que não poderia autorizar nossa entrada no ferry com o carro !!!!! Se eu quisesse poderia dirigir ate Trieste no norte da Itália e depois descer ate Dubrovnik !!!!! Um absurdo !!!! Pedi para um colega aqui no Brasil pra ligar pra Hertz Brasil ver o que poderia ser feito ...nada..impossivel pegar o ferry !!!!! Mais uma zebra !!!!! Pior ..ja tinha pago a parte do carro na travessia !!!!

Como não sou cara de ficar chorando as magoas....pegamos o trem para Polignano a Maré ...sem carro ...sem malas !!!!

Chegamos no hotel Malu BB e como era da siesta , estava fechado ...nesta região tudo fecha das 12 as 15 horas ...ficamos tomando sorvete ..

As 15hrs encontramos o proprietário Paul do Malu que nos atende , dissemos que estamos sem malas por que extraviaram no trecho Istanbul-Roma mas que fizemos registro em Roma ...a namorada do Paul imediatamente pega nosso registro de perda e liga para Roma dizendo que estávamos em Polignano aguardando noticias .

Nos instalamos , vista para o mar , tudo limpinho ..so que sem as malas !!!! Saímos e fomos para a parte velha da cidade que é bonitinha !!!

Entramos na igreja , parecia que ia ter uma missa , pessoal presente , órgão ...e de repente todo mundo se virou para mim.... e ai que percebi que tratava-se de um enterro ....putz ..sera que o falecido conhecia esse estranho ????? foi cômico !!!!

Jantamos no Mullini , indicado pelo Tripadvisor , entrada de carpacio de polvo ...8 euros....dilicia !!!! Espagueti ao fruti de mare ....essa Itália me mata de colesterol !!!!

 

16 de Maio

Acordamos as 8:30hrs e fomos tomar o café da manha no terraço com vista do mar !!!!!! Os bolos, tortas são feitos pela nona ...meu Deus ...provei tudo ...o melhor café da manha que já experimentei ..proschuto de Parma , mortadela de Bologna .... e o Paul ainda da a noticia : chegou uma mala e amanha chegara a outra !!!!! Noticia boa com um café daqueles é dimais soh !!!

Poliganno é muito pequena mas o Paul nos conseguiu um Fiat Panda por 50 euros a diária . Pegamos o carrinho e fomos para Matera com GPS .

Passeamos por Matera e depois almocamos num restaurante tipo gruta onde o garcon nos sugeriu uma mussarela , parecia a nossa de búfala , o que era aquilo ??? um queijo delicioso , supermacio , coisa de outro mundo !!!! O garcon falou que era mussarela de gado ....

Aproveitamos e fomos dar um pulo em Monopoli , completamos o tanque com diesel 17 euros e devolvemos o carro .

Jantamos perto do hotel , por recomendacao do primo do Paul , o Chilibio .....uma porção de proschuto de Parma na entrada ..absurdo !!! delicioso !!!!

Não há necessidade de pedir entrada , 1 prato, segundo prato e sobremesa ...mas esta entrada de 8 euros não podia ser negada!!!!!

 

17 de Maio

Acordamos e fomos tomar aquele café da manha maravilhoso !!! Noticia espetacular ..a mala da minha esposa chegou !!!!

Um aprendizado sobre malas perdidas :

1-Identifique sua mala de forma mais espalhafatosa possível , cintas vermelhas, amarelas , laranja , com nome, endereço, telefone, email, etc.... quando me perguntaram a cor da mala ..disse... preta ...existem zilhoes de malas pretas !!!! Tinha uma cinta amarela ..ja ajudou bastante !!!

2-Sempre cadeada – na Consulta me pediram a senha ..acho que era uma prova de que a mala era minha mesmo .

3-Tenha em ingles ou espanhol todos os pertences da mala , no registro que vc faz na hora vc esta nervoso e não consegue escrever nem em português ..imagine em inglês !!!

4-Artigos essenciais como carregador de baterias e remédios não devem nunca ir na mala .

5-Malas de casal ...dividam as roupas para em caso de extravio ainda reste alguma coisa .

6-Presentes de filhos jamais devem ir na mala ..é um sacrifício ficar carregando mas .....

7-Verifique antes se seu seguro cobre bagagens perdidas , nossos amigos tinham seguro de bagagem e não sei se foi isso mas as bagagens deles chegaram antes. Eles acionaram a seguradora . O numero 0800 do Brasil não funciona no exterior .

 

Bom ..refeito o susto pegamos o trem para Monopoli , 2.4 euros, e após vários pedidos de informações chegamos ao ponto de bus para Aerobello , em frente a Tabacaria

RECCINIA , na via CAP Pirreli , companhia LENITNI , 2 euros . Após 50 minutos estávamos em Aerobello para ver as construções em Trulli . Muito bacana esta construções, vale a pena um passeio por lá . Me entupi de gelato e as 15:30hrs pegamos o busao de volta para Monopoli e conexão para Polignano .

Em Polignano descemos ate a praia , cheio de pedras , mesmo assim o pessoal estende a toalha e deita .

Pra não perder o costume fomos jantar no Sarraceni , vista espetacular , restaurante lindo , um copo de vinho branco da casa 3 euros, um espagueti ao fruti de maré 12 euros ..é o suficiente e pelo ambiente não é caro !!! Depois fomos tomar sorvete no bar perto do hotel ..o gelato de pistache , 2 euros, é uma loucura !!!!

Uma coisa engraçada na regiao de Puglia é que alguns caras estacionam o carro na transversal , mesmo tendo espaço para colocar na paralela da rua !!!! Perguntei o porque ..ninguem soube explicar ....coisa da região !!!

 

18 de Maio

 

Deixamos as malas na recepcao , compramos os bilhetes de trem para Ostuni na tabacaria em frente a estação . Chegando em Ostuni pegamos um taxi ate a parte velha da cidade , 10 euros. Demos uma voltinha e retornamos para a estação de trem . Não achei muita graça Ostuni , dispensável .

Pegamos as malas em Polignano e seguimos para Bari , o trem estava atrasado mais de uma hora ..tinhamos tempo o ferry para Dubrovnik saia as 22 horas.

Chegando em Bari pegamos um taxi para o porto . O motorista explicou que tínhamos que pegar os tickets primeiro na Jadrolinija e nos deixou no escritório , 15 euros a corrida.

O escritório abriu as 18:30hrs e no inicio da fila um rolo que não desatava ..mais de 30 minutos so com um sujeito ..depois uma senhora que parece não tinha a autorização para viajar com o filho ...que lugar enrolado !!! Depois um casal de ingleses que estavam viajando com moto alugada , que não poderia passar pelo ferry , como meu caso , vi que passar de carro ou moto de ferry de Bari para Dubrovnik é confusão na certa !!!! Ela implorava por ajuda mas a atendente disse que não podia fazer nada sem a autorização da locadora !!!! Chegou a minha vez ..tentei recuperar o ticket pago pelo carro...negativo !!!!

Pegamos os tickets do ferry , quartinho sem banheiro , 1 beliche ate confortável , banheiro coletivo ao lado superlimpo !!!

Passamos pela aduana italiana e as 21hrs estávamos no ferry da Jadrolinija , jantamos a bordo pagamento em Euros convertido em KUNAS , desci para o quarto , tomei banho com chuveiro excelente , acordei as 6:30 perto de Dubrovnik .

O navio balança pra caramba mas dormi legal !!! Sai mais barato pegar a poltrona , couchete , no navio e acho que dormiria bem também !!!

Chegamos as 7 hrs em Dubrovnik , passamos pela aduana Croata e pegamos um taxi 10 euros, para o hotel Splendid .

 

19 de Maio

Como chegamos muito cedo aguardamos ate as 8:30hrs pra liberação do quarto . O hotel é bonito , tem sua praia particular mas precisa de umas reforminhas ...a noite é um espetaculo a parte !!!

O café da manha é bom ...aquele bacon fininho no ponto ...

Trocamos 10 euros por kunas na recepção do hotel e compramos 4 tickets de bus para a Old City , 12 kunas, subimos as escadas o busao 4 passa em frente ao hotel , 10 minutos e já estávamos na cidade murada . Pra variar cheio de gente ...nem imagino quando o pessoal fala em alta temporada !!! Compramos com CC a subida no muro 90kunas , aprox 34 reais . Andamos por toda a cidade murada e no final já estava morto !!!

Descemos , almoçamos e fomos para a estação de bus comprar nossas passagens de Dubrovnik para Split , 230kunas casal . Devido a mudança de planos sem carro .

Voltamos de busao , pode ser o 1A , 1B, 3 , 8 ..e fomos para a old city de novo , andar na parte de baixo .

Durante o passeio compramos o tour para Montenegro no próximo dia 50 euros pp , Kotor, Budva e Svetia .

Na minha opinião um dia e uma noite em Dubrovnik é o suficiente . Pegamos o busao 4 para voltar ao hotel , tickets na banca em frente ao ponto de ônibus , 15kunas se

quiser pagar no motorista .

 

20 de Maio

Tomamos um belo café da manha , bacon, ovos, pão com aveia , manteiga deliciosa ....e as 8:10 chega nosso guia para Montenegro .

Passamos pela parte alta de Dubrovnik e as 12:15hrs estávamos em KOTOR , tivemos 1 h livre , cidadezinha muito charmosa ..e em seguida fomos a BUDVA para almoçar , bonitinha mas não tao charmosa como Kotor . Budva tem uma linda ilha que foi comprada por um magnata russo ..alias parece que os russos compraram quase tudo em Budva...Depois do almoco fomos dar uma passadinha em Svet Stefan , uma hotel todo privado , nem aproximar podemos , parece que a diária é de 2.600 euros !!!

Já eram perto das 19hrs quando pedi para nos deixar na estacao do teleférico . O preço era 94kunas pp so que poderíamos ficar no maximo 30 minutos porque o ultimo era as 20 horas . Desistimos e subimos pela escada que fica em frente ao ponto de ônibus do teleférico . Você sobe ate la encima e tem a vista total da cidade mural ..de graça ! Jantamos perto do porto por indicação do guia mas não foi muito feliz...eles exageram no extrato de tomate e não vi a indicação do tripadvisor .

A noite tiramos fotos lindas de Dubrovnik ..a calçada brilhando !!!!

Eu fiz um comentário : Putz ..plena segunda feira e esse monte de vagabundos passeando !!! E eis que nas minhas costas um sujeito fala: inclusive nois né companheiro!!!!!kkkkkkkkk

Pegamos de novo o busao 4 para o hotel !!!

 

21 de Maio

Como tinha perdido o carro , tive que reprogramar o resto da viagem , uma parte de busao e alguns trechos de carro .

Pegamos um taxi ate a estacao de bus de Dubrovnik , 70kunas . Nosso ônibus já estava lá , entregamos as malas e pagamos 8 kunas por cada , linha Globtour .

Entramos no busao , ar condicionado , sem numeração de bancos , com toilete la no fundo .

Após 1,5hrs de viagem uma garota quis usar o banheiro e o motorista falou NO , NO toilete !!!! Ficou puto ainda!!!

A guria estava que não se agüentava e cada parada o motorista dizia ..daqui a 20 minutos .....

Eu já fiquei agoniado ...quase falei pra menina pegue uma garrafa de água e va fazer la nos fundos !!!! Ou então mije nos bancos mesmo !!!

Depois de 2,5hrs o Mané parou o bus e foi aquela corrida pro banheiro ...homens tem a vantagem de serem rápidos ...mas as mulheres demoram mais ..o Mané resolveu sair 10 minutos depois ...ai eu não me agüentei comecei a gritar : WAIT, WAIT !!! Ele parou e esperou ...

Creio que os croatas tem uma bexiga maior ou so tem um rim !!!!! Busao com toilete mas não pode usar ..pqp !!!!

As 12 chegamos em Split . De carro não teria grande vantagens porque não tem acostamento e a paisagem não é lá aquela coisa !!!

A passagem pelas aduanas é simples , rápido e ninguém precisa descer do busao .

A estação de bus de Split é ao lado do porto facilitando pegar o catamaran para Hvar .

Compramos os tickets para Hvar 35kunas pp e enquanto esperavamos no porto demos uma passadinha nas ruínas de Diocleciano ..lindas por sinal ..

As 15 hrs chegamos em Hvar , pegamos um taxi coletivo e fomos para o Apartments Frane ....a melhor vista de Hvar .

A dona nos recepcionou , Maria e pegamos os quartos de frente para o mar e Hvar ...apartamentos tem fogão, geladeira , varais , TV, internet ,....pena que a chuva resolveu estragar nossa estada em Hvar !!!

Com chuva mesmo resolvemos conhecer o terreno !!! Jantamos no Mediterrâneo , sopa de porcini com trufas negras ...show de bola com aquela chuva!!!!

 

22 de Maio

Acordamos com o tempo nublado e descemos ate ao centro pra tomar café . Passamos no supermercado , compramos pão , presunto e suco , sentamos na escada da igreja ....e os pombos viciados ja se aproximando !!! Fezes de pomba tem uma bacteria perigosissima !!!

Tem uma feirinha de produtores ao lado da igreja e tem padarias fantásticas também ..suba as escadas onde tem uma placa escrita Toiletes .

Com o tempo chato resolvemos ir a Stari Grad de busao , 35kunas pp , da uns 20 minutos de viagem . Chegamos lá começou a chover forte ...sentamos no bar esperando a chuva passar ....depois que parou demos uma voltinha e as 15 hrs fomos para o ponto de ônibus . O último ônibus para Hvar era as 14:30hrs ..e o próximo so as 22 horas ...

Por sorte encontramos nossa taxista de Hvar por la ...ela nos conseguiu um colega por 200kunas ate Hvar ....

Chegamos em Hvar ..mais chuva ...subimos para o apartamento e fui tirar um cochilo ..rever a programação da viagem ..lavar roupa !!!

A noite com chuva ..descemos para jantar no Dalmatino ..apesar da chuva o jantar estava maravilhoso ..enfim um bom restaurante na Croácia !!!!

Comi o nhoc preto com trufas negras e camarão 160kunas , minha esposa risoto de camarão 80kunas , vinho da casa 1 litro 100kunas ...por pouco ficamos sem lugar...

Restaurantes bons precisam de reserva .

 

23 de Maio

Continuava tempo nublado , desci a ladeira e fui comprar pão e mortadela ..cafe com a melhor vista de Hvar ...

Com chuvas saímos pra andar pela cidade , mesmo sem Sol da pra ver a água verde esmeralda ..muito limpa ..praia so de pedras ...com aquele tempo nem pensar em passeios de barco !!! Fomos na agencia Pelegrini comprar nossa volta para Split as 7:30hrs do dia seguinte .

Com chuva fomos jantar no Giaxa ..o melhor jantar na Croácia ...se chove pelo menos temos o prazer de comer bem !!!!

Pelo nível do restaurante não creio que foi caro ..410 kunas ..aprox 150 reais o casal ...em SP creio que gastaria num restaurante desses uns 400 reais o casal !!!

 

24 de maio

Descemos a ladeira com as malas e com Sol maravilhoso ....a vista do Frane ficou mais linda ainda ...depois de 2 dias de chuva ..coisas de viagem !!!!

15 minutos de caminhada e estávamos no porto . As 7:30hrs embarcamos no Krilojet..lotado ...disseram que na segunda e sábado pode não haver passagens na alta temporada...bom se na baixa o catamaran já vai lotado ....as 8:30hrs chegamos em Split . Split é uma cidade grande e as pessoas a usam como base de passeios : Pltivice, Hvar, Korcula , Trogir ...sentamos no banco da rua principal , RIVA , ate as 9:30hrs que era a hora combinada para pegar o carro na Hertz de Split.

Pegamos o carro na Hertz , liguei o GPS e seguimos para Trogir ..muito charmosinha ..vale um passeio rapido por lá .

Depois do almoço seguimos para Zadar e no caminho paramos em Primoteus ..nao é antiga mas é muito bonita da estrada .

Seguimos para Zadar pela autoestrada A1 ...antes de entrar pega-se o ticket e a cancela abre ...depois que sair da autoestrada paga-se pelo trecho usado ...democratico !!!

Gastamos 28 kunas de pedágio !!! Chegamos em Zadar no apartments Donat ..gracas ao GPS !!!! Fomos recebidos pela simpática Tânia !!!

A localização é próxima da parte histórica, do órgão do mar ...uma cidade bacana ...a beira mar é relaxante !!! Gostoso de caminhar a beira mar !!!

Ate agora ..chegar a noite no hotel ..sem pedintes..sem assaltantes ..uma tranquilidade tanto na Italia, Turquia como na Croacia !!!

Em Roma mesmo proximo da Termini ..ja tinha postado ...sossegado !!!

 

25 de Maio

Acordamos as 10 , tomamos café na cidade , passeamos pela feira de produtores e conhecemos os pontos turísticos de Zadar .

O órgão do mar estava mudo ..parece que so funciona se a maré e o vento forte contribuírem ....Zadar foi escolhida para dar um descanso na viagem !!!

Como estava de carro demos um pulo em NIN a 9km de Zadar , eu andava na velocidade indicada nas placas ..os croatas ficavam putos ..buzinavam ..parece que

Aqui como lá ninguém gosta muito de respeitar as placas de sinalização !!! eu hein..levar multa ..nao !!!!

Voltamos e jantamos no Bruschetta ..delicia ..recomendo !!!

 

26 de Maio

Saímos as 8 da manha e chegamos as 10hrs em Pltivce . Na entrada da autopista A1 a maquina da cancela estava quebrada ..começou a formar fila atrás de mim...de repente sai um sujeito da cancela e atua manualmente . Nos preparamos para o frio que estava em Pltivice , algo em torno dos 5 graus ... pagamos 110kunas pp entrada do parque ..na verdade é uma colaboração ..se não quiser pagar pode conhecer o parque mas não usa os bondinhos e barcos . Pegamos 2 bondinhos ate chegar ao topo do parque , depois viemos descendo as varias cachoeirinhas e laguinhos ...chega a ser monótono e cansativo..pra quem tem uma Cataratas do Iguaçu aquilo lá é muito fraquinho .tem gente que adora ...principalmente velhos ...eu dispensaria esta parte da viagem ..

La pelas 16hrs fomos para a pension Vukovic descansar desta maratona !!! Depois jantamos num restaurante próximo !!!

 

27 de Maio

Acordamos e fomos entregar o carro em Zagreb , o endereço era Vukotinova..mas o GPS so aceitou Vucotinova..faltando uns 20km do destino completei com 250 kunas de diesel ..por sorte o bico da bomba de gasolina não entrava na boca do tanque ..senao já ia fazendo m... colocar gasolina no diesel é super comum !!!

Chegamos na Hertz Zagreb e outra sorte ..encontramos uma vaga em frente ao escritório !!! Ufa !!!! Demos baixa no carro e pegamos as malas e fomos para a estação de trem de Zagreb . Compramos as passagens para Ljubjana na Eslovênia 110kunas pp . O trem deveria sair as 12:30hrs mas atrasou 30 minutos ...trocamos o restante das kunas em euros, compramos sanduíches para almoçar no trem e as 15:30hrs estávamos em Ljubjana . A aduana é feita dentro do trem ..passam fiscais da Croácia e depois da Eslovênia ...sao sérios e pelo jeito não passa nem mosquito sem passaporte !!!!

Chegando no hotel Meksico em Ljubjana ...tudo novinho, espaçoso , show de bola , bem localizado , com elevador ..deixamos as malas e fomos comprar as passagens de bus de Ljubjana para Trieste as 6:20hrs do dia 30 de maio .

Passamos o resto da tarde na parte histórica de Ljubjana ...foi uma surpresa ...nao imaginava que fosse tão charmosa e linda ...que lugarzinho porreta !!!

Tinha uma feira de produtores e não resistimos ...compramos cerejas enormes 10 euros e morangos 5 euros ....espetacular ....geralmente o veneno do morango solta meu intestino ...esse parece que é orgânico ...delicia !!!! Uma banda de rock resolve dar um show encima de uma barca no rio de Ljubjana ...fechou com chave de ouro !!!

Jantamos no restaurante Julija , pedimos um file com purê com trufas negras .. tinha um caldinho doce acompanhando o file ..nossos amigos detestaram ..mas comeram tudo ??????

 

28 de Maio

Acordamos e peguei um café da maquina do hotel 0,35 euros ..tem de tudo capucino , espresso, chocolate...muito bom e barato ..este hotel é show !!!

Pegamos o carro na Hertz de Ljubjana ..fala-se Lubliana ...liguei e GPS e fomos para Bled ..uns 50km de la...de repente o GPS fica doidao ...nao bate com as placas de sinalização...depois de muito rodar observei a hora de chegar ao destino ...22hrs ....uai ??? Parei o carro e lembrei que em Milão tinha configurado A PÉ ...putz que mancada !!! Reconfigurei para CARRO ai então seguimos para Bled ...apos 1 hora já estavamos em Bled .

Estacionamos o carro no hotel Carman a beira do lago , passamos no mercadinho ao lado compramos paes deliciosos , presuntos e lanchamos a beira do lago de Bled !!

Estava um pouco nublado mas deu para fotografar legal !!! Tinhamos deixado nossas malas no Meksiko em Ljubjana e so trouxemos algumas pecas de roupa .

Descansei ate as 17 hrs e depois fomos para o topo do castelo de Bled , vista primorosa da região , belíssimo lugar .

Jantamos no Osteria Plegez .

 

29 de Maio

Saímos com chuva de Bled e fomos dar uma passada em Kranjsgora ..um vilarejo alpino...e foi uma pena estar chovendo ..o lugar é cercado de montanhas nevadas ..passeamos e pra não perder a viagem fomos as lojinhas ..algumas comprinhas ...

Retornamos a tarde para Ljubjana para devolver o carro ...o transito é o mais doido possível ..no cruzamento pode-se virar tanto pra esquerda quanto pra direita de qualquer dos 4 cantos ...e se o sinal de pedestre ou bicicleta abre..vc fica parado no meio do cruzamento ..ninguem buzina ..ninguem se stressa ..impressionante !!!

Deixamos o carro na Hertz e fomos conhecer o castelo de Ljubjana ..vista maravilhosa ...antes tínhamos passado na feirinha e comprado lindos morangos !!!

Fomos jantar no Julija um gulach .

 

30 de Maio

Pegamos um taxi do hotel Meksiko ate a estação de bus , 2 euros . As 6:30hrs o motorista abre o maleiro e nos é que temos que colocar as malas la.

O ônibus é pinga-pinga e não tem banheiro ..chegamos 8:30 em Trieste ..nao gostamos muito do aspecto de Trieste e resolvemos seguir ate Milão .

Como a estação de bus é ao lado da estação de trem ..compramos rapidinho as passagens de trem Trieste a Milão 57 euros pp , segunda classe ....

O trem saiu em ponto mas em Peschara ficamos 2 horas aguardando !!!!! Trem parado é uma m....!!!!

O interressante é que todos estavam com as malas muito próximos ..eu tinha colocado no maleiro e depois que percebi isso peguei as malas e deixei-as a vista ..é muito fácil sumir com malas alheias ..pessoas com cara de bons velhinhos ...e já viu né !!! pega mala errada ...e so diz ...sorry...excuse me... e sua mala já era !!!

Chegamos as 16:30hrs em Milão , pegamos um taxi para o hotel 6 euros !!!

 

31 de Maio

Dia de compras de presentes para a filha ..pegamos o tram numero 1 para o Duomo . compramos os tickets na tabacaria ..entramos no tram ...ticamos o bilhete ...no próximo ponto entram de uma vez 6 fiscais !!!!! Todo mundo é obrigado a mostrar o ticket ticado !!!!! Pegaram um sujeito sem o ticket ...um africano ..dá-lhe conversa mas como eles sabem que o sujeito não tem dinheiro ...deve ficar por isso mesmo ...chegamos no Duomo e a esposa saiu pra gastar o resto de euro que tinha !!!!

 

 

Dia 1 de Junho

Saída para o aeroporto de Linate , taxi 17 euros , tentamos recuperar o tax free mas nos disseram que teria que ser no ultimo aeroporto de saída da Europa ..ou seja em Paris .

Na chegada em Paris fomos ate o Tax Refund , a atendente nos perguntou se estávamos com as mercadorias , dissemos que sim mas ela nem quis ver . Atenção : para receber o Tax free tem lugares que exigem que mostre a mercadoria , com etiqueta de preço e as vezes ate na embalagem . Carimbado as notas fomos para o ponto de recebimento do dinheiro . Eles criam uma serie de dificuldades ..falta de carimbo da loja , falta assinatura , falta endereço ...se estiver com pressa esqueça !!! Como tínhamos tempo conseguimos receber em cash o tax free ., uns 70 euros ...dava pra comprar mais alguns presentinhos no duty free !!!

O avião jumbo 747 da Airfrance foi lotado ..nem sei como ele subiu !!!!! O jantar foi excelente ...vinho pra dormir !!!!

The end !!!

 

Conclusão

 

O objetivo do meu diário é ajudar os viajantes a planejarem melhor suas viagens , cortarem ou aumentarem a estadia em alguns locais . Cada viajante tem uma visão e vontades diferentes mas creio que talvez isso possa ajudar alguém . Fiz todo o planejamento com tudo previamente reservado , quase todos os hotéis reservei pelo booking.com pela facilidade de cancelamento ,os carros pela Hertz apesar do balão que me deram .

Quem gosta de ver fotos basta entrar no google.com, digitar o local clic em Imagens. Se quiser ver a foto da rua do seu hotel , google maps , arraste o homenzinho laranja para a rua que quer ver e pronto ..navegue na rua do seu hotel . Esta cada vez mais difícil ou ate impossível viajar sem reservas . As zebras que deram na viagem as considero percalços de viagem e levei numa boa . Como minha Irma me disse antes da viagem : Viajar é a única atividade onde você gasta e volta mais rico !!!!!

Caso alguém esteja com pouco tempo , minha sugestão seria : Istanbul 3 dias , Ephesus 1 dia , cortaria Pamukkale , Capadocia 2 dias, região Puglia 2 dias , Dubrovnik 1 dia , Montenegro 1 dia , Hvar 1 dia , cortaria Pltivice , Ljubjana com Bled (bate e volta) 2 dias, Trieste e Zagreb cortaria ..obvio opinião pessoal ...nao sou de balada ..e nem de ficar dias contemplando ..ou parado na piscina do hotel !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...