Um Gaúcho no Rio de Janeiro. 5 dias no Rio+ Arraial do Cabo. Nos mínimos detalhes + Dicas, Gastos e fotos. Jul.2016

Enfim o Rio de Janeiro, dos dias 23 a 27/07/2016, viagem muito planejada, sim, pois, planejamento apesar de chato, é 90% do sucesso de uma viagem. E como considerava o Rio um destino perigoso, de tanto ouvir falar em violência procurei planejar o máximo possível para nada sair errado. Cuidados simples como não levar nenhuma jóia, deixamos até as alianças em casa, não usar roupas que destacassem muito que éramos turistas, nada de camiseta do Grêmio, ou Ah. Eu Sou Gaucho! Só o necessário, roupas leves e bem simples. Pacote escolhido na CVC, em torno de R$ 1800,00 vôo + hotel s/café da manhã. Na decolar o mesmo pacote ficava uns R$ 200,00 a menos, mas optei pela segurança, já que havia me dado mal com outras empresas e já havia sido muito bem atendido na CVC.

1º Dia- Chegamos ao Santos Dumont, aqui a 1ª dica. O primeiro pacote que pesquisamos era para o Galeão (longe de tudo), e fui ver que dava quase R$ 100,00 de diferença de táxi, para nosso hotel. Trocamos o vôo no pacote, o que facilitou muito a vida. Hotel escolhido o Americano na Lapa, perto de tudo, excepcionalmente bem localizado, a 5 quadras da Cinelândia, onde se pega metrô, ônibus e VLT para todos os lugares, próximo ao centro, a bohemia, e ao aeroporto. Hotel bem básico, sem restaurante, sem elevador, ar condicionado bem barulhento, mas mesmo assim atendeu bem nossas necessidades. Como ia dizendo chegamos ao Rio as 8H10 min. Pegamos R$ 15,00 no táxi até o hotel, no hotel, fomos recepcionados pela atendente Sany, que foi sempre prestativa, nos deu várias dicas para nossos passeios, e de chegada se prontificou a cuidar de nossas bagagens, já que o quarto seria liberado somente às 13h. Começamos a “desbuchar” casacos já que saímos dum frio de 5 graus em POA, para 25 no Rio, entreguei 2 blusões, e fiquei com outros tantos, por vergonha do mico mesmo. A Sany até brincou perguntando se havíamos vestido todo guarda-roupas. Daí seguimos para o passeio gratuito, da Rio Walking Tour, o passeio da em frente a Fundição Progresso, com dias e horários, pré agendados pelo site, e oferece seis opções de passeios gratuitos em torno de 3 horas de caminhada cada, nesse dia o passeio saiu às 10 horas. Nosso guia foi o Pedro, que demonstrou muito conhecimento sobre a história da cidade, e nos levou pelo Aqueduto da Lapa, ou Aqueduto da carioca, ou Arcos da Lapa; Teatro Municipal, talvez a obra arquitetônica que mais me encantou no rio, com sua fachada revestida de ouro, isso mesmo OURO! E segundo o guia, com uma águia no topo, pesando 350 kg de ouro puro. Próximo fica a já citada Cinelândia, que tem esse nome, devido antigamente no lugar funcionarem muitos cinemas e teatros, mais pra frente sentido Lapa a praça Mahatma Gandhi, onde existe uma estatua de Gandhi homenageando a paz entre o Brasil e a India (Mas nem sabia que eles tinha brigado...). Em poucas quadras Escadaria Selaron, com seus azulejos na maioria vermelhos, obra do pintor Jorge Selaron, que era morador do local. Seguimos então para Santa Teresa, em torno das 11 horas, passeio para os fortes, pois é morro a cima, e morro mesmo. Onde o guia vai explicando curiosidades do lugar, e avistamos os bondinhos, na cor amarela, até chegar ao Parque das Ruínas, onde estava havendo uma festa junina dos moradores, com musica ao vivo e teatro para as crianças, e subindo as escadas somos brindados com uma linda vista do Rio, o prédio das ruínas tem um museu ao lado com entrada a R$ 2,00 (Não entramos), preferimos descansar os pés, e tomar uma cerveja sentados. O guia foi fantástico mesmo, e se ofereceu a descer com a gente pelo bondinho, que é gratuito. E o passeio de bondinho por Santa Teresa é muito divertido, o bairro é cheio de artesanatos e restaurantes interessantes, o programa todo foi um inicio com chave de ouro de nossos dias no Rio. Parabéns a guia Pedro e a Rio Walking Tour, recomendadíssimos. Depois almoçamos no Gohan, que ficava na mesma rua de nosso hotel, comida oriental, sushi, com 27 peças, a 50 R$ se não me engano, gastamos uns R$ 70,00 no almoço. Depois ir pro hotel dormir e descansar as pernas. Acordamos somente à noite, e fomos conhecer a famosa noite da Lapa propriamente dita. Primeiramente jantamos na Adega Flor de Coimbra, restaurante Português a nem uma quadra do hotel, comemos uma truta grelhada, com guarnição espanhola (batatas, molho escabeche e ovo). O garçom serve os pratos, fazendo um verdadeiro ritual cortando o peixe, servindo o molho e guarnição, da água na boca de ver. O local é estilo tradicional, mas é bem atual ao mesmo tempo, o jantar foi divino, e pagamos em torno de R$ 100,00. Para encerrar a noite seguimos até a bohemia da Lapa, que é um balaio de gatos, tem de hipie a mauricinhos e patricinhas, distribuídos pelas ruas e pelos barzinhos. Nesse dia sentamos no Só Kana, que é o primeiro da rua, com muitas mesas e cadeiras, tomamos duas Amstel (R$20,00), não curti muito o atendimento, pois, o garçom não esperava a gente beber ficava enchendo o copo, mas tudo bem.

2º Dia: City Tour com a CVC, já havia agendado e saiu R$ 180,00 por pessoa (R$ 360 p/2), Bondinho e Cristo, s/ almoço, e s/ entradas, 8 hrs de passeio. Depois pesquisando vi que a mesma empresa que nos levaria, que era a Laira Tour, cobrava o mesmo passeio R$ 125,00 por pessoa, enfim, nessa marchei. A guia nos pegou no hotel, e o city é bem rápido, passando por muitos pontos turísticos, que nos são apresentados apenas pela janela do ônibus, paramos apenas no Pão de Açúcar, entrada R$ 76,00 por cabeça (R$ 152,00 p/casal), tem desconto para estudante, idosos e deficiente, e da para comprar antecipado pelo site. O passeio de bondinho dura em torno de 3 min. Em cada ponto, são duas subidas até o pico a 396 metros (segundo a guia) e 2 descidas. A vista é incrível, o passeio bem bacana, da para tirar ótimas fotos. E tem também um passeio lá em cima, pela mata, mas como é muito íngreme, e ainda estávamos com as pernas doidas do walking tour, preferimos comer um açaí (R$ 12,00) na lanchonete e curtir a vista. Depois descer, e não se pode perder os tikets, o que uma certa aflição. Ter um pouco de cuidado no embarcar e desembarcar no bondinho, por existir um vão de uns 20 cm, e o bonde balança. Depois mais umas voltas pela cidade, entra em túnel, sai de túnel, e a guia, me surpreende avisando que almoçaremos em uma churrascaria, almoço livre a R$ 49,00 p/pessoa, ok, mas quando comprei o passeio, dizia almoço livre, ser obrigado a almoçar em um lugar com preço fixo, me fez sentir como um boi no brete. Fomos ao Tourão na Barra da Tijuca, o lugar é legal, muitos pratos e saladas, o sushi não tem gosto de nada (sim churrasco com Sushi?), e a carne muito mal passada para o gosto desse gaúcho aqui. Tipo comer churrasco fora do Rio Grande é como, um brasileiro viajar para comer arroz e feijão, na minha cabeça não faz sentido nenhum. Enfim... Cada um com suas coisinhas. Tínhamos 1 hora para o almoço, como tinha visto que em frente ao rest. Havia um feirinha, almoçamos rápido para ir na feirinha, e descobrimos que o mar ficava logo em frente, 1º contato com as praias cariocas. E que coisa linda! Água clarinha, translúcida, areia branquinha, deu para curtir uns 15 min, molhar os pés e esticar as pernas. Depois seguir viagem ao Cristo Redentor. No Cristo R$ 68,00 por cabeça (R$ 136,00 casal), para subir de trenzinho (confesso que não sabia que existia esse trem para subir o Cristo). Por isso é importante o planejamento vi uma família com 5 crianças, que chegou sem saber o valor, e o pai com aquela cara de *@# para dizer aos filhos que não tinha dinheiro. Pow! Chegar até os pés do Cristo com a família toda e não ter grana é cruel! Nós subimos, passeio agradabilíssimo, o trem bem vagaroso, passando por dentro da floresta. No final do trem se pega mais um elevador ou escadas e chegamos ao Cristo Redentor, símbolo máximo do Rio, “quesa” do Brasil com seus 48 metros de altura. Difícil enquadrar uma foto, muitas pessoas deitam no chão para isso, preferi não fazer isso. Da para ver toda cidade, e se encantar com as belezas do Rio. Mas muita gente, muito turista, e ficamos só uns 10 min. E fomos descansar as pernas. Em torno das 16 h estávamos de volta no hotel. Uma sonequinha básica e a noite novamente “La Lapa”, comer um sanswich e tomar umas cevas, no Só Kana (por falta de imaginação mesmo) em torno de R$ 60,00.

3º Dia: Comprei um café na padaria próxima ao hotel, por R$ 17,00, 04 pães de queijo uma fatia de torta alemã, 01 Guaravita (uma mania carioca, assim como o biscoito globo), depois o passeio em Arraial do Cabo, compramos uma promoção do Peixe Urbano por R$ 169,00 p/ pessoa o passeio normal estava R$ 225,00 p/pessoa, gastamos R$ 340 c/ passeio de barco e almoço, na oferta estava Rio 40 Graus, mas a van era da Rio Status, enfim... Tinha certo medo nesse passeio. Mas o guia foi bem pontual, as 8 h 30 min. Estava no hotel, a van muito boa, e o passeio foi fantástico, o melhor de toda viagem. Tanto o guia, quanto o pessoal que nos acompanhou extremamente profissional. Parada para um lanche no caminho, pois, fomos informados que o almoço seria em torno das 16 horas. Comemos um lanche por R$ 20,00. Chegamos a Arraial as 11 hrs, e fomos direto ao porto, R$ 5,00 (R$ 10,00) por pessoa para entrar no porto, e pegar o barco. Um barco grande para umas 60 pessoas, com lancheria, banheiro, e bote de apoio, os marinheiros que vão conduzindo o passeio e contando sobre os pontos turísticos. Como a Fenda de Nossa Senhora cercada de diversas lendas, uma delas dizendo que quem se beija em frente à fenda nunca mais se separa, via das duvidas, nos beijamos eu e minha amada. Outro lugar lindo é Gruta Azul, que se localiza na parte oeste da Ilha do Farol, ponto para mergulho. Só passeio de barco já é fantástico, mas tem mais, muito mais. 1ª parada na Ilha do Farol: que segundo os guias, foi eleita por vários anos consecutivos a praia mais perfeita do Brasil. E não da pra duvidar, o lugar é de cinema, parece que se esta em um cenário dos Piratas do Caribe, a água é transparente, a areia branquinha e fina. Demora pra cair a ficha que aquilo tudo é real. Fomos de bote até a praia, e ficamos 30 min ali, maravilhados com o lugar. Mas tudo é que é bom dura pouco, partimos de volta para o bote, em direção a 2ª parada: Ilha do Pontal do Atalaia: são apenas 300 metros de areia branquíssima e água cristalina dando a impressão de estarmos dentro de uma grande piscina. Mais 30 min. Nesse paraíso. E partimos para a 3ª parada: Praia do Forno, nessa não é permitido o barco chegar até a areia, então ficamos nadando em volta no barco, e boiando com os espaguetes, alguns outros mergulhando de snorkel. A água é bem fria, mas nada que assuste alguém que já se banhou nos mares do RS. Depois de 30 min. Seguimos e damos uma volta na Prainha, que depois de tanta beleza, ficou bem sem graça, e fomos almoçar na Praia Grande. Muito bonita também, no lugar tem uma estatua da atriz Flávia Alessandra, isso mesmo. Se Búzios tem Brigitte Bardot, Arraial tem Flávia Alessandra, agora por que isso? Não faço idéia. Enfim... Cada um cada um. O almoço foi no restaurante da pousada Acuário (isso mesmo, desse jeito), comida boa, Buffet livre, tinha pizza, e peixe frito, mas o lugar é bem acanhado, e mal tem lugar pra todos os turistas. Comemos, compramos lembrancinhas, a R$ 10,00, mais água etc. R$ 20,00, e ficamos admirando o por do sol, maravilhoso da Praia Grande, depois lá pelas 17h e 10 min. Voltamos para o Rio, chegando ao hotel as 20 hrs, mortos, muidos, mas realizados, o passeio é muito mais do que podíamos sonhar, e os guias e toda equipe é extremamente profissional, Parabéns a Rio40Graus, e Rio Status, assim com a equipe do barco Olin in tour (ou algo assim). Estamos tão cansados que essa noite, nem jantamos, dormimos direto.

4ª dia: Como prometido a mulher, pela manhã fomos ao centro, bater perna nas lojas, primeiro ao Saara, comprar lembranças, roupas e presentes para os familiares. As lembrancinhas são bem mais em conta, estatua do Cristo grande estava R$ 25,00 (comprei uma é claro), enquanto nos outros lugares, como no Corcovado estava R$ 75,00. Camisetas do Rio (tipo turistão) 3 por R$ 35 (comprei é obvio), mais um monte de outras coisas que nem lembro, tem muita loja de preço popular, camisas e camisetas por R$ 10, R$ 15, R$ 20, muita coisa barata mesmo (pelo menos pra nós de Santa Maria, onde tudo é caro). Cansados e com os pés inchados, fomos procurar um lugar para almoçar, e qual não foi nossa sorte e surpresa, a darmos de cara com a Confeitaria e Restaurante Manon, com Buffet de frutos do mar livre a R$ 46,00 o KG. E que “cosa linda”! (como diz o gaúcho). Nunca vi tanta variedade, lula, camarão a dar com pau, rizzoto de siri, etc.etc. uma paella enfeitada com lagostas, enchemos o prato, comemos como reis. E pagamos R$ 50,00 p/2. O lugar é estilo antigo, o atendimento, meias boca, mas saímos realizados. Recomendo muito! De bucho cheio, fomos a lendária Confeitaria Colombo. O lugar mais parece uma igreja, ou teatro, de tão lindo, com enormes espelhos nas paredes, arquitetura e decoração muito requintada, segundo o site Matraqueando = Espelhos belgas. Bancadas de mármore italiano. Vitrines em jacarandá . Mas... para comer mesmo, muito poucas opções de doce, o que foi frustante, comemos um pastel de Belém, uma tortelette de chocolate, e 2 cafés, por R$ 36,00, acho que vale muito mais como ponto turístico, do que como atrativo culinário. Talvez a mais bela do país mas pelos pratos sou muito mais o Café da Santa de Arraial D’Ajuda, em ambiência prefiro o Café Aquários de Pelotas, ou até mesmo o Produtos Coloniais da Terra de Agudo Tchê! Em resumo, a confeitaria Colombo é boa para turistão tirar fotos, para comer não é nada de mais. Alimentados seguimos para o hotel, trocar de roupa e bora para a midiática Copacabana! Pegamos o metro na Cinelândia, sentido General Osório-> Siqueira Campos. Deixa a 7 min da praia, tiket unitário do metro, R$ 4,10 por cabeça (R$ 8,20). Chegamos a Copa, e fomos desfrutar o mar, o lugar é bonito, da pra tirar boas fotos com os morros ao fundo, a água limpinha, porém... Com muita sujeira boiando, encontrei dentre outras coisas uma prestobarba boiando, fiz questão de sair da água e jogar no lixo, que é seu devido lugar. Que triste a falta de educação do povo! A areia também tem bastante coisa largada, garrafas d’água, e muito mais coisa. Aí já tinha acabado meu encanto com Copacabana. Em seguida uma menininha de uns 10 anos teve o celular furtado quase do nosso lado. Foi tão rápido que nem vimos o meliante. Não havia polícia no lugar. A praia foi o único lugar que não encontramos policiamento, tinha apenas no calçadão. Procurei salva-vidas (guarda-vidas pros cariocas) para sentarmos próximos, mas qual nada, eram 3 e poco da tarde, e só vi um que outro passando de quadriciclo, nas guaritas nada. Algumas fotos no calçadão de copa, onde vi a cena mais hilária, duas moças chegaram com um rapaz no banheiro pago, e disseram ao atendente: cuida dele moço! Daí o atendente, pegou o rapaz pelas mãos, e foi descendo as escadas bem de vagarinho. E o turista com os olhos esbugalhados, e uma cara de apavorado, tipo: pra onde esse cara ta me levando! E as moças gritaram, ele é deficiente não, ele é Canadense! Kkkk. Quase não me segurei. E o atendente: PoW! Achei que o cara era cego! Que situação. Ainda tentamos salvar a visita a Copa, sentando num quiosque para tomar uma água de coco e comer algo, mas quase não deu, porque o assédio dos ambulantes é absurdo, de 30 em 30 segundos, alguém vendendo algo, ou tocando samba e pedindo cachê. E pior quando neguei, dizendo que só tinha cartão, o dito sambista, me olhou com cara de psicopata. Tipo: Tu vai morre turista desgraçado! Aí foi a gota d’agua. Opinião sobre Copacabana: FUJA! FRIA TOTAL! PEGA TURISTA! PURA MÍDIA! Não tem nada que outras praias do Rio não tenham, gostei 1000 vezes mais da Barra da Tijuca. Depois dessa pagamos R$ 25,00 por 1 água de coco e 2 pasteis minúsculos. Devem ter cobrado até o ar dentro dos pasteis (volta de metro + R$ 8,20). A noite fomos ao Restaurante Ernesto, que mesmo com esse nome, é especializado em comida Alemã. Gastamos uns R$ 100,00, um filé mignon, com batatas, uma cerveja alemã de 600 ml, e um strudel de sobremesa, realmente delicioso! (recomendo o strudel). Como era nossa ultima noite no rio, fomos mais uma vez a Lapa, paramos dessa vez no Booze bar, especializado em cervejas artesanais, pedi uma de trigo, e como não tinha, o garçom me recomendou a Invicta Iniciação (500 ml por R$ 27,00), cara e como é boa, cítrica e adocicada, ótima sugestão, o cara entendia de cerveja. Depois cama.

5º dia: Como nosso vôo era só as 15hrs, deu tempo ainda de visitar o Museu do Amanhã (ingressos R$ 10,00 por adulto), da pra ir de a pé da Cinelândia umas 8 quadras. O museu em minha modesta opinião, é muito mais legal como obra arquitetônica, do que como museu, as instalações são legais, mas é mais para crianças, em idade escolar, do que para um adulto, não vi muita graça. Como despedida do Rio, almoçamos no Amarelinho da Cinelândia, que segundo o guia Pedro, do Walking Rio, é o bar mais antigo da cidade em funcionamento, nunca tendo fechado, somente no dia, que o Barack Obama fez um discurso na Cinelândia. Tinha lido que era caro, mas não achamos, um prato bem servido de frango assado, com guarnição, mais 3 chopps, deu R$ 60,00. Depois voltar ao hotel, pegar as malas, chamar o taxi, pedido através do Easy Taxi, que cobrou incríveis R$ 10,00, isso mesmo, R$ 10,00 por uma corrida da Lapa para o Santos Dumonnd. E assim nos despedimos do Rio, uma cidade verdadeiramente maravilhosa! E se você é brasileiro, não deixe de visitar o Rio, mesmo com tudo que se fala na mídia, vale muitíssimo a pena, como era período pré-Olimpíadas, a cidade estava abarrotada de policiais, e nos sentimos bem seguros, mas se tiver cuidado e não der mole, da pra curtir sem maiores preocupações.

Gastos p/ 5 dias 2 pessoas no Rio de janeiro:

Entradas Pão de Açucar: R$ 152,00 + açaí R$ 12,00

Almoço Tourão Barra da Tijuca: R$ 126,00

Entradas Cristo c/Trenzinho: R$ 136,00

Cervejas+ sandiwch de filé Só Kana: R$ 58,00+ capiripinha e latão na rua: R$ 10,00

Total +/-: R$ 844,00

Ceva no Aerporto: R$ 10,00

Total +/-: 100,00

FIM:

Mais relatos e fotos aqui: http://cenasperdidas.blogspot.com.br/ e http://rotasetrips.blogspot.com.br

598dd9c70d22e_rioescadariaselaron(4).jpg.9ed791ed666ca21b9bc6e2362d36e84e.jpg

598dd9c8077fd_arraialdocabo.farol.jpg.6558f770ce56db898faa8a65b80baa53.jpg

598dd9c823106_rio(16).museudoamanha.jpg.bf69541b3c9af97dd0db011279695c38.jpg

598dd9c8413e3_riocristo(5).jpg.8455eb82f4d67d22ea8671a9613d2d32.jpg

598dd9c85c0fe_arraialdocabo.pontaldoatalaia.jpg.b122a13fd1598ebf6826f3d518c7e07d.jpg