Um Lugar Ao Vento: São Thomé das Letras

Duendes, disco voador, fadas...Não é por acaso que São Thomé das Letras também é conhecida como São Thomé das Lendas. E há muito tempo eu queria ir pra lá, saber até que pontos as lendas são mitos ou realidade. E encontrei muito mais que isso...

Mochila nas costas, encontrei mais duas amigas na rodoviária para a longa viagem que duraria toda a noite, chegamos a Três Corações por volta das 5h da madruga. Ainda faltava mais uma hora até sair o primeiro ônibus de Três corações com destino a São Tomé das Letras. Já na rodoviária, um figura contando peripécias do lugar, e eu não via a hora de chegar...

A ida de três corações para São Tomé é sussa, ônibus muito bom, e a paisagem, sem palavras...

Chegando lá, mal dá tempo de descer do bus e vários moradores oferecem hospedagem. Mas eu queria era andar pelas ruas ladrilhadas, logo vi a igreja de pedra.

Não sei se é pela altitude (a cidade fica a mais de 2000m), mas rola um clima diferente, um ar diferente, só sei que ao chegar senti muita paz, me senti muito leve mesmo! Já no pique de sair e conhecer a cidade e os arredores.

Mal deixei as coisas na hospedagem e já fomos conhecer a gruta São Thomé, o cruzeiro, o mirante. E pra onde se olhava, só vizu loko! À noite, show do Ventania e Derivados da Natureza! Rock e bluzeira!

No dia seguinte, cachoeiras. Da cidade, se tiver pique, dá pra ir andando até a cachu da Eubiose

Mas não se empolgue muito nas cachus a ponto de perder o pôr-do-sol, que é um espetáculo à parte em São Thomé: todo mundo se junta na Pirâmide, toca um violão...muito bom...Nesse dia ainda rolou um “por do sol regado a reggae”

Mesmo sendo feriado, deu pra curtir a cidade, sem estresse, sem muvuca,tava no ponto: galera suficiente par agitar um rock mas sem atrapalhar de curtir os lugares, as cachoeiras e tals.

Quanto às lendas, bem, só posso dizer que numa noite bem estrelada como é lá, você acaba vendo mais do que estrelas... E a natureza, a vibe do lugar...enfim, só indo pra ver...Com certeza é uma cidade que quero ir muitas, muitas vezes mais...

Fotos no meu blog " AO VENTO " : http://horizonteaovento.blogspot.com

Que depoimento alucinante!!!

Fiquei com mais vontade ainda conhecer essa cidade, hà muito tempo estou planejando essa viagem com uns amigos e agora estamos colocando no papel, já temos até data: férias de julho de 2010!!! Ai não vejo a hora...

Tenho certeza que vai ser uma super viagem!!!

Moro em Curitiba-PR

Abraços!

::otemo:: bom sou de jundiaí sp e estive varias vezs em saõ tome inclusive no finados de 2009 e a festa de helloween lá é bem animada ve se naum perde esse ano rss ! cheguei por aquelas bandas em 1995 e o mais lgal era conseguir chegar até stl ! pois a estrada era de terra e qd chovia era um deus nos acuda rsss ! sem falar qu em 2001 caiu a ponte e fikamos ilhados por la blz mis uma semana pra curtir a cidade rss ! estaremos lá em julho festa do raul ! add aí e combinamos ! abraços , therockfender@ig.com.br

Adoooooooorei a viagem que fiz á São Thomé das Letras, a cidade é simplesmente surreal!!!!!!!!!

Fomos de carro com mais 4 amigos a Três Pontas (onde ficamos hospedados), passamos por Varginha, Três Corações e finalmente STL. De longe já avistamos aquele visu das montanhas, nunca tinho visto uma cidade inteira de pedras como ela. É lindíssima mesmo!!!!

E o clima, quando vc chega nela vc sente o ar agradavelmente diferente. Fizemos uma mini trilha pelas pedras da Toca do Leão:

Passeamos pela cidade:

Fomos á Ladeira do Amendoim (imperdível), onde na descida o carro sobe:

E depois à Cahoeira Vale das Borboletas:

Abçs

Eu tbn fui para São Thome das Letras , fui com um amigo que nunca tinha ido acampa , nunca mochilou pra lugar algum. Eu passo as ferias na ksa do meu pai em Lambari MG entaum ja conhecia sao thome, mais pra ir passa la o dia 08/01/2010 ate dia 11 com meu amigo eu tive q sai de lambari e vim busca ele aqui em Ribeirao Bonito SP , saimos daqui era 4:30 da manha na sexta feira p/ chega em sao thome só as 6 da tarde ,no q chegamos foi camping e direto rua ne.Vimos o sol nascer , ficamos com a turma la no cruzeiro tokando violando e tals, foi perfeito muito bom mesmo, xegamos no camping 7:30 da manha, 11 hr a gente tava de pé indo pra cachu Vale das Borboletas, ai encontramos uma turma d carro convidou a gente pra ir e tals, fomos ne, com medo mais tipo aventuuura sempre, ai a gente dpois do vale das borboletas fomos pra eubiose, do flavio, veu de noiva e sobradinho, voltamos era 9 da noite pro camping mais assim foi tdb, pegamos moh avisade com os meninos de carro ^^ . voltamos na 2°feira , saimos de lá era 5 da manha ,PS: nem dormimos ne , pq domingo fikamos pra rua noite td ate amanhece 2°feira , xegamos em ksa meia noite, mais ai , é cansativo , mais vale muito a pena ir pra sao thome, cidade maravilhosa, trankila, com moradores e turistas muito bacanas e gente boa !!!

Olá!!

Estou querendo ir para São Thomé e tenho uma dúvida sobre como chegar de carro.

Fiz a rota no Google Maps(link abaixo) de Caxambu até São Thomé, e lá manda dar um volta enorme(200 km), passando por Aiuruoca, Seritinga, Arantina, Andrelandia, São Vicente de Minas, Minduri e então São Thomé. Não tem outro caminho de Caxambu pra lá? Tipo, passando por Cruzília, ou Conceição do Rio Verde direto pra lá?

Obrigado!

Link do caminho no Google Maps: http://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=caxambu&daddr=S%C3%A3o+Thom%C3%A9+das+Letras+-+MG&hl=pt-BR&geocode=%3BFUSGtP4d5qJR_SkjO70ra9WfADFms8GHmdWZ4w&mra=ls&sll=-21.9656,-44.60136&sspn=1.273577,2.458191&ie=UTF8&ll=-21.897181,-44.932709&spn=0.637104,1.229095&t=h&z=10