Ir para conteúdo

Uma semana em Londres com Revellion!


Posts Recomendados

  • Membros

Essa viagem foi marcada em cima da hora, não consegui hostel pro dia 31, mas no final, quase tudo deu muito certo. Minha ideia também era fazer uma coisa menos planejada, por isso mesmo optei por passar todos os dias em Londres.

 

Dia 1 – 25/12 - Domingo

 

Cheguei no aeroporto de Heathrow cerca de 13h. No dia de natal, nenhum transporte público funciona, exceto ônibus deste aeroporto até Paddington, pelo preço que se pagaria normalmente no trem que leva 15 minutos. GBP 18!!!! Um absurdo, mas por outro lado poderia não ter nem isso e ficar na mão de taxis. Meu hostel era cerca de 2 km de Paddington, e fiz este percurso caminhando. Fiquei no Smart Hyde Park Inn, que recomendo pelo ótimo preço e localização.

 

Neste dia não tinha muito o que fazer. Cheguei no hostel mais ou menos as 15h, e uma hora depois estaria anoitecendo. Resolvi dar uma volta nos arredores do hostel. Comida na Inglaterra é muito caro, mas existem algumas opções baratas:

 

1) Subway – combos de sanduba + refri por GBP 3. E mais 3 cookies por GBP 1.

2) Fish and Tips – Em alguns lugares é possível comprar por GBP 5.

3) Comprar sandubas e refeições no mercado – Entre GBP 3 e GBP 5. Os mercados dão talheres descartáveis para vc comer.

 

Dia 2 – 26/12 – Boxing Day - Segunda

 

Boxing Day é o dia logo depois do natal que os ingleses vão a loucura das compras. Havia uma greve no metro e esse dia eu andei de ônibus.

 

Para usar o transporte público na Inglaterra você pode comprar bilhetes avulsos só que assim é muito mais caro. A melhor opção é comprar um cartão recarregável chamado “Oyster Card”, que pode ser adquirido em qualquer estação de metro ou no aeroporto. Custa GBP 5 e no final da viagem você pode devolvê-lo e obter o valor do cartão e o saldo de volta. Você pode carregá-lo com valores avulsos e ir pagando por passagem, ou então adquirir com o saldo um passe de 7 dias para ônibus e metro nas zonas 1 e 2, por GBP 27. As atrações turísticas ficam nestas zonas, mas alguns eventos noturnos que eu participei e também a casa de uma amiga minha que mora lá ficavam fora, então optei pelo avulso.

 

Passei a manhã caminhando no Hyde Park, próximo ao hostel. Este parque é muito bonito, cheio de cisnes, uma vegetação tipicamente europeia. Existe um sistema de aluguel de bicicletas muito interessante, você paga GBP 1 para “assiná-lo” e depois não paga nada para usar as bicicletas, desde que fique com elas menos de meia hora (então você devolve em algum posto, espera um pouco e pega outra). Se optar por ficar mais de meia hora, irá pagar de acordo com o tempo, mas basta ter um mapa das estações e ir parando a bike. Infelizmente não tive tempo de experimentar isso, mas fiquei tentado.

 

A tarde fui no museu do Sherlock Holmes (GBP 6), em Baker Street (onde mais?). Legalzinho. E tentei ir no Madame Tussaud’s (museu de cera) mas a fila para comprar ingresso estava enorme. Deixei pra comprar a entrada no Hostel no dia seguinte e posteriormente descobri que essa era a melhor maneira e fiz isso com todas as atrações: desta forma você não pega fila e se não me engano ainda paga um pouco mais barato.

 

A noite encontrei uma amiga inglesa e demos uma volta pela Oxford Street, até o Piccadilly Circus, onde existem aqueles telões gigantes tipo Tokio ou Manhattan. Muito legal. E finalmente fomos em um pub para fechar a noite. Aqui cabe mais uma informação: drinks em pubs são bastante caros. No barato você vai pagar GBP 3, mas na maioria fica em torno de GBP 7.

 

Dia 3 - 27/12 - Terça

 

Neste dia fui no museu de cera. Comprei a entrada no Hostel (GBP 25,50 se não me engano) e assim quando cheguei na atração enfrentei apenas a fila de entrada que era relativamente pequena. Muito legal, os bonecos são realmente bem feitos, alguns parecem gente de verdade. E pode mexer, abraçar, tocar, não tem frescura. No final rola um labirinto de terror, um passeio por Londres antiga e finalmente um cinema 4D muito legal. É uma atração cara sim, mas achei que valeu a pena.

 

A tarde liguei para uma menina da Espanha que estaria em Londres nestes mesmos dias, que contactei através do Couchsurfing e combinamos de ir no National Gallery. Aqui cabem 2 parênteses importantes:

 

1) Se cadastrar no couchsurfing e visitar o forum da cidade que você pretende visitar é uma boa. Dessa forma foi possível participar de vários eventos locais. Além de obviamente se hospedar na casa de pessoas (que seria o objetivo principal do site, mas não fiz isso nesta trip porque ficou muito em cima da hora). Através do couchsurfing eu descobri essa menina que vinha nos mesmos dias e fiz alguns passeios com ela e mais a familia de uma amiga dela, um casal e um garoto de uns 9 anos muito gente boa. E ainda pratiquei o espanhol!

 

2) Dentro deste mesmo esquema, é interessante comprar um chip local, porque aí você pode ligar ou mandar mensagem para as pessoas. Em Londres existe uma máquina de chip de celular logo na chegada no aeroporto, mas essa não é a maneira mais econômica de comprar um chip, porque eles geralmente custam GBP 10 e vem sem credito nenhum. A melhor maneira é comprar na loja, onde vc paga GBP 10 e tem GBP 10 em créditos. Existe no próprio aeroporto uma loja da Vodafone mas segundo minha amiga londrina as tarifas da Vodafone são muito caras. Ela me recomendou a O2 (que alias tem uma loja perto do hostel). Mas como eu cheguei domingo com tudo fechado, acabei comprando por GBP 5 um chip sem creditos da Lebara, na livraria do aeroporto. Funcionou bem, mas acredito que a O2 teria sido mais barata.

 

A National Gallery é bem legal, muitas obras... E bem na frente tem um contador para as Olimpiadas. Depois fomos no London Eye. Existe uma certa discussão se é melhor ir de dia ou de noite. Eu fui de noite e curti bastante, as luzes da cidade estavam bem bonitas.

 

Depois fui me encontrar com minha amiga Londrina e mais uma amiga colombiana dela (mas que mora em Londres) e fomos em 2 pubs. E aí paguei um mico que acho que vale a informação:

 

Sentamos na mesa e queria pedir um drink e um hambúrguer. Me falaram que eu teria que pedir no balcão, então me dirigi até lá, pedi e voltei. E passou um tempão, nada do meu pedido chegar. Foi aí que descobri que lá você pede as coisas no balcão e paga na hora. Então voltei no balcão, repeti meu pedido, a atendente falou “eu sei, você tinha pedido e não pagou, não entendi” e eu tive que explicar a diferença cultural. :)

 

Depois fomos em um outro bar, onde haviam uns caras super empolgados com a final do campeonato de dardos (!). E a pérola da noite: arrastamos uns bancos de uma mesa para o bar, e o atendente nos disse que não podíamos fazer isso porque ele não tinha uma licença para ter cadeiras no bar. O pessoal lá gosta muito de regrinhas, imagina alguém dando uma resposta dessa no Brasil, provavelmente eu ia achar que o cara estava brincando.

 

Alias, falando em regrinhas, sempre se mantenha do lado direito da escada rolante. O lado esquerdo é pra quem quer ir passando sem ficar parado.

Finalmente, fomos num lugar chamado Salsa, que deveria tocar... Salsa, certo? Mas naquele dia estava tocando música brasileira... Começou com funk, depois foi pro Axé... Não deu pra ficar muito tempo.

 

Dia 4 - 28/12 – Quarta

 

Neste dia havia um evento do pessoal do CouchSurfing de ir no Natural History Museum. Este museu é gratuito, como todos os museus do governo britânico. Demorei um tempão para conseguir encontrar as pessoas, o museu é imenso e estava lotado. Não curti muito não, achei cansativo. Mas deve ser legal para crianças, tem bastante coisa interativa.

A tarde foi com minha amiga espanhola e a família de amigos no Science Museum. Sensacional esse museu, o mais interativo que eu já vi na vida. Extremamente interessante, muita coisa para mexer.

 

Não recomendo fazer estes dois museus no mesmo dia, os dois são imensos. Não aproveitei o Science tão bem como queria porque no final já estava muito cansado.

 

Dia 5 - 29/12 – Quinta

 

Neste dia eu fui ver a tradicional troca de guarda no palácio de Buckingham. Cheguei cerca de 1h antes e consegui um bom lugar, sem ninguém na minha frente. Enquanto a cerimônia rolava, a banda militar tocava Beatles e temas de filmes, foi bem divertido.

A tarde eu fui no British Museum. Este museu tem um acervo imenso, com tudo que os britânicos tiraram dos outros continentes e mais um pouco. Muito interessante mas devido ao tamanho, depois de um tempo fica meio cansativo.

 

Voltei pro Hostel, dormi um pouco e parti para um encontro do Couchsurfing no Bar Road Trip. De lá fui com uma parte do pessoal em um bar (que na verdade estava mais para boate) chamado Macbeth. E como este fechava as 2h da manhã (a maioria dos locais em Londres fecha meia-noite ou 2h da manha), saimos de lá em busca de outra night. Só encontramos aberto um lugar chamado “The Russian”, mas realmente não me animei a entrar, os seguranças eram meio grossos e a galera que estava na porta era muito estranha. Dali o resto do pessoal saiu em busca de outro bar aberto, eu voltei pro hostel de ônibus.

 

Dia 6 - 30/12 – Sexta

 

Neste dia eu peguei o trem (que conecta com o metro) e fui até Amershan, a convite da minha amiga londrina que mora próximo ao local. É uma pequena cidade, bem típica do interior da Inglaterra, com casas que segundo minha amiga devem ter uns 500 anos de construídas. Mas tudo bonitinho. Ela me disse que eu devo ser o primeiro brasileiro a ir lá. Realmente não vi turista nenhum, e as pessoas falavam com um sotaque britânico bem forte. Valeu a visita.

 

O resto do dia acabou sendo meio morto, porque íamos em um pub ali perto mas estava tudo fechado, e como eu estava cansado da noitada, preferi voltar pro hostel e dormir um pouco.

 

A noite, foi em uma festa chamada “F*ck New Year’s Eve” no Clube Koko, em Camdem Town. Entrada grátis até 22h. Esse clube é sensacional, acho que um dos melhores que já fui na vida! Trata-se de um teatro antigo, no estilo do Teatro Solis do Uruguai, ou Theatro Municipal do Rio de Janeiro (só que menor), transformado em uma boate. Novamente um evento do pessoal do Couchsurfing. O lugar era fantástico, os DJs estavam excelentes e o pessoal era super divertido. Depois ainda fui para o “The Cuban”, um local com 2 ambientes, um com musica eletrônica e outro com Salsa, aberto até as 4h da manhã. Muito bom!

 

Dia 7 - 31/12 – Sábado - Véspera de ano novo

 

De manhã eu fui no London Tower, novamente pagando os GBP 18 de entrada no Hostel. Cheguei bem na hora que estava começando uma visita guiada. O complexo tem mais de 1000 anos, é muito interessante e muita coisa da história de Londres aconteceu ali. Aliás por muita coisa entenda-se muita gente perdeu a cabeça ali, literalmente. O tour na maior parte do tempo consiste em de uma forma divertida, dizer quem foi degolado aqui e ali, quem foi torturado acolá, quem foi preso até morrer de fome em outro lugar. Não sei, achei meio depressivo essa violência toda. Havia também uma encenação de natal muito legal.

 

De tarde encontrei novamente minha amiga londrina para passear por Camdem Town e comprar lembrancinhas.

 

Agora eu tinha um problema pra resolver. Estava novamente cansado da noitada, mas não tinha nenhum hostel reservado (porque não consegui mesmo, essa trip eu agendei tudo muito em cima da hora). Para a noite ia dormir na casa da minha amiga se precisasse, mas de dia não dava.

 

Solução: Peguei o trem pra Amershan. Como leva 1 hora, dormir por uma hora, depois peguei o trem de novo e dormi mais 1 hora. E o melhor, não paguei nada porque o valor só é descontado do Oyster card na saída... Como eu “não sai do lugar” pro sistema...

 

Recuperado, fui com o pessoal do Couchsurfing para a ponte de Londres assistir a queima de fogos. A policia fecha a ponte pontualmente as 21h, e é preciso ficar 3 horas no frio e um pouco de chuva esperando começar. Mas valeu a pena: os fogos saindo do London Eye foram inesquecíveis.

 

Depois da queima de fogos haviam 3 opções pra mim, só que deu tudo errado. A 1ª opção seria ir na festa da minha amiga londrina, lá perto de Amershan. Mas como ela tinha me mandando um torpedo dizendo que tava meio ruim, descartei essa. A 2ª. Opção era ir numa festa em casa, organizada por um membro do Couchsurfing. E a 3ª. era fazer um tour por vários pubs indicados por um cara que conhecia. Parece a melhor certo? Não se vc se perde do resto do grupo (várias pessoas foram se perdendo pelo caminho). No final só ficou eu e uma menina polonesa, e como não sabíamos para onde todo mundo tinha ido, resolvemos ir na House Party. Chegamos lá as 3h da manha, a festa acabou as 4h porque o dono da casa não tava legal... É, acontece.

 

Dia 8 - 1/01 – Domingo

 

Bom, agora eu estava morrendo de sono, eram 4h da manha, não tinha sentido eu ir na casa da minha amiga londrina porque ia perder quase 2h para ir e voltar... Solução: voltei pro hostel onde tinha deixado o mochilão e dormir na sala de wifi por umas 3 horas. A gente se vira como pode. :)

Depois, foi só pegar o metro para a Piccadilly line e ir para o aeroporto.

 

Conclusão

 

Londres foi sensacional! Foi uma trip completa: pontos turísticos, noitada, conheci um monte de gente no hostel, um monte de gente do Couchsurfing. Fiquei até com pena de ir embora, acho que já estava me sentindo um pouco morador da cidade.

 

Gostaria de ter feito o aquário de Londres e o Imperial War Museum, mas realmente não deu tempo, e também não queria fazer tudo correndo e cansado.

Para dinheiro, fiz saques com cartão múltiplo que infelizmente foram descontados do crédito e não da minha conta, as máquinas não ofereceram essa opção ao contrario do que acontece na Bolivia, Chile e até no Egito.

 

Irei adicionar as fotos posteriormente :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
poxa, muito legal seu relato, gostei d+, se puder responder ainda... como foi o planejamento?? e seu inglês já é fluente né? e por fim, qual foi o gasto em média por lá?

Na verdade eu não planejei muita coisa, só reservei o hostel e levei meu guia do mochileiro criativo.

Inglês eu falo fluente sim. :)

O gasto com hospedagem foi mais ou menos GBP 10 por dia (Não lembro exatamente), comida e transporte eu já coloquei no relato.

Qualquer coisa pode perguntar, eu realmente não anotei muita coisa nessa trip então fica um pouquinho dificil ser exato mas tento ajudar na medida do possivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...