Uzbequistão Abril 2014: No coração da Rota da Seda

Relatos de viagens pelos países da Ásia Central: Afeganistão, Paquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão
Marcos H. O. Souza

18 Mar 2016, 11:58  

Oi Berenice, que bom que vc vai visitar a Ásia Central, uma das regiões que eu considero entre as mais fascinantes do mundo. Não li esse livro, mas ouvi falar dele; agora quero muito conhecer o Tajiquistão, o "estranho no ninho" da Ásia Central (enquanto Uzbequistão, Turcomenistão, Cazaquistão e Quirguízia são países etnicamente relacionados aos turcos, o Tajiquistão é persa, assim como Irã e Afeganistão). Você está indo por conta própria ou excursão? Se for por conta própria, vale ressaltar que Uzbequistão e Tajiquistão são países com problemas diplomáticos, e não é raro a fronteira terrestre entre esses dois países fechar. No Youtube vc consegue achar vários vídeos (em inglês) sobre esses países, como por exemplo:

Quanto ao Cáucaso, eu visitei apenas a Geórgia, um país que eu gostei demais. Infelizmente, Armênia e Azerbaijão ainda vai demorar um pouco para eu visitar.
Imagem

fernandomerencio
Colaborador
Colaborador

30 Dez 2016, 15:39  

Boa tarde,

Meu camarada eu estou pensando em fazer um roteiro de uns 30-40 dias pelos "stans" (menos Tajiquistão).
Pelo que eu percebi você ficou 7 dias "líquidos" no Uzbequistão (contando que no primeiro dia vc nada fez). Achou o tempo suficiente, dá para comprimir um pouco mais ou é melhor estender? Caso haja mais coisas imperdíveis ainda conseguiria chegara até uns 8-9 dias (efetivos).
Minha ideia seria vir pelo Cazaquistão e sair pelo Turcomenistão... Será que rola?

Quanto aos gastos: Do momento em que você pisou no país até o embarque de volta, incluindo tudo, saiu por quando mais ou menos em Dólares?

Outra coisa: Ví que vc fez tudo com tour... Dá para fazer sozinho as coisas?

Obrigado
Imagem
.......................................... Porque eu sou humano... e o meu lugar é o mundo!!! ...........................................

Marcos H. O. Souza

03 Jan 2017, 00:22  

Olá, eu acho que 7 dias está de bom tamanho para Tashkent, Samarqand, Bukhara e Khiva; além desses lugares, um que parece ser bem interessante é a região autônoma de Karakalpak, onde fica o Mar de Aral (que está desaparecendo). Se vc começar a viagem pelo Cazaquistão e terminar pelo Turcomenistão, a sequência ideal seria Cazaquistão-Quirguistão-Uzbequistão-Turcomenistão. Quando eu fui, o pacote com hospedagem, transporte, guia e café da manhã saiu por volta de 960 dólares, não sei se ainda está nessa faixa de preços. Dá para fazer tudo sozinho (no blog Quatro Cantos do Mundo está relatada a viagem de um casal para lá que fez tudo por conta própria), mas eu não me senti muito seguro; o Uzbequistão é um país onde extorsão e truculência de autoridades contra turistas são bastante comuns, e uma viagem por meio de agência dá um pouco mais de segurança, e facilita bastante para tirar o visto.
Imagem

Marcella:)

08 Abr 2017, 20:32  

Que ótimo relato!! Muito obrigada por compartilhar!
Estou começando a planejar meu roteiro pela central.
Vou começar em São Petesburgo na metade de agosto e quero descer pela Rússia, entrar no Cazaquistão e depois acho que a sequência ideal seria: Cazaquistão-Quirguistão-Uzbequistão-Turcomenistão.
MInha meta é Turcomenistão em outubro, e depois Irã :)
Vou tentar fazer da forma mais independente possível, depois conto como foi.
Abraço
QUIT YOUR JOB
BUY A TICKET
GET A TAN
FALL IN LOVE
NEVER RETURN

https://www.facebook.com/caminhosmelevempage/

•   Informação