Ir para conteúdo

Vacinas, comprovantes de emprego e bancário


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera!

 

É a primeira vez que saio do país e estou me aventurando num mochilão de 20 dias. Passarei por Porto (com escala em Madri) / Londres / Paris / Barcelona e volto por Porto também. Tenho acessado o mochileiros.com e tem me ajudado muito com os preparativos pra viagem. Entretanto, ainda ficaram algumas dúvidas, que gostaria de solicitar apoio dos mais experientes pra esclarecer:

 

- Vacinas: é preciso tomar alguma vacina específica antes de viajar? Preciso levar carteira de vacinação ou providenciar qualquer documento nesse sentido?

- Comprovante de emprego no Brasil: o que levo? Não queria carregar minha carteira de trabalho e penso que estando em português, não resolve muito, sei lá.. Uma carta da empresa resolveria? Onde posso encontrar um modelo?

- Li em um dos tópicos com recomendações, que deveria levar junto com o cartão de crédito internacional uma carta do banco especificando o limite dele. Isso é aplicável somente àqueles cartões pré-pagos ou ao meu comum também? Em algum lugar li algo sobre levar fatura do cartão de crédito (talvez para comprovar pagamento de algumas reservas, não lembro), precisa mesmo?

 

Agradeço se puderem me responder pois minha viagem está marcada para o dia 31 deste mês e só falta esclarecer isso, da parte documental.

 

Obrigada!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Marise,

 

A resposta do AdrianoLB foi bem completa. Teoricamente é somente disso que vc precisa. Mas a um porém, se vc for sozinha, ou com amigAs, procure levar todo o tipo de documentação que você possa levar para comprovar vinculo com o Brasil, quando fui para a Europa eu fiz essa mesma entrada, fomos, eu e minha esposa, para o Porto com escala em Madrid e depois Paris e Barcelona, levei todo o tipo de documentos como precaução, entretanto, nossa imigração foi bem tranquila. Eu saquei minha pasta com os documentos, esperando que o agente fosse solicitar alguma coisa, e ele só pediu os passaportes e as passagens. Entretanto, no guichê ao lado, haviam 3 brasileiras, e a situação delas não estava tão boa assim, estavam bem nervosas, pois o agente deve ter pedido algo que elas não tinha levado, uma delas estava chorando e pareciam bem preocupadas. Não sei que fim a historia levou, mas, como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
  • Membros

Adriano,

 

Mais uma vez, obrigada! Vou imprimir uma só por segurança, já que sou brasileira, viajando sozinha e já li muitos relatos aqui de que isso pode ser motivo pra me investigarem mais a fundo.

Uma última dúvida sobre as formalidades: minha passagem de ida é de Guarulhos para Porto, com uma parada em Madri. Meu bilhete eletrônico indica o mesmo terminal (Terminal 4S) em Barajas, com diferença de 1:45h entre um voo e outro. Preciso passar pela imigração em Madri, ou só em Portugal? Fiquei preocupada com o tempo curto entre um voo e outro para essas formalidades.

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros

E aí, Marise, como foi?

 

Adriano, quanto à carta da empresa, você se refere a reconhecimento de firma? sou funcionária pública e vou pedir uma carta ao RH, mas provavelmente eles só emitirão em português. O que eu estava pensando em fazer é apenas pedir uma tradução juramentada para inglês (muito embora eu vá para a alemanha e para itália). Li em algum lugar que o nosso reconhecimento de firma não significa nada lá fora, mas sim um procedimento chamado "legalização de documentos", que é feito nos consulados, mas eu nem sei se é necessária nesses casos. Sabe algo sobre isso?

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola, Adriano, muito obrigada pela resposta.

 

Gente, uma dúvida besta que surgiu aqui agora: vou levar 300 euros em especie, comprovante do saldo do banco e 2 cartões de crédito (c limite total de aproximadamente 6k), p 13 dias. O extrato bancário e o cartão de credito indicam o limite em real. O limite indicado p mostrar na imigração pode ser mostrado em real mesmo ou eu preciso levar algo p indicar a cotação do real x euro?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...