Ir para conteúdo

Usar bastões de trekking ou não usar?


peter tofte

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Usar pólo de Trekking ou não usar?

 

Muita gente se pergunta hoje se vale a pena comprar e usá-los. Quem usa normalmente não tem dúvida. Geralmente quem leva mais a sério a prática de caminhada em locais selvagens adota os bastões.

 

Do site Trail Space achei um artigo interessante com este tema. Transcrevo-o com alguns comentários meus.

 

Nos EUA a venda de bastões de trekking aumentou 75% de 2007 para 2008. De 2009 para 2010 se espera um aumento de 13%.

 

Quais as vantagens do seu uso?

 

1) FITNESS

 

O uso dos bastões representa 20% a mais de calorias consumidas durante a caminhada. Os dados provêm de um estudo do Instituto Cooper usando pólos de caminhada nórdica. Passamos a usar os músculos superiores e não só os da perna. Permite um equilíbrio mais harmônico do esforço no trekking, exercitando mais músculos. Quem gosta do trekking para manter sua forma física vê nisto um excelente argumento.

 

Usado adequadamente ele ajuda a aumentar e manter a constância do ritmo. Na subida faz uma boa diferença. É como engatar uma tração 4X4.

 

Entretanto para caminhantes de longo trajeto (long distance hikers, algo comum nos EUA, pessoas que fazem trilhas como a Appalachian Trail, a PCT e outras) 20% a mais de calorias é algo considerável! Significa que entre as paradas para suprimento eles devem carregar 20% a mais de peso em alimentos!

 

2) ESTABILIDADE E BALANÇO

 

Talvez o maior argumento pró-uso dos bastões. Transformam os caminhantes de bípedes em quadrúpedes (no bom sentido) tornando mais difícil a queda em terreno escorregadio. Mesmo que não impeça a queda, torna sua conseqüência menos danosa. Ajuda muito na travessia de cursos d’água.

 

3) MENOS STRESS NAS JUNTAS

 

Já emprestei meus bastões para quem estava sentindo o joelho numa descida e o alívio foi imediato. Os bastões, bem usados e ajustados, ajudam a reduzir a carga nas juntas das extremidades inferiores (estudo de 2007 do American College of Sports Medicine). Quanto mais íngreme a descida e o peso da mochila, maior vai ser o alívio.

 

4) SEGURANÇA

 

Acrescentei este item. Quem já não enfrentou cachorros latindo ameaçadoramente na sua passagem por uma área habitada? Normalmente basta levantar um bastão para persuadir o cão que não será bom negócio avançar sobre o caminhante.

 

5) LIGHTWEIGHT TREKKING

 

Os bastões substituem as varetas em alguns modelos de barraca e toldos, transformando-o num equipamento multipropósito, e reduzindo o peso total dos equipamentos que carregamos nas costas.

 

Desvantagens do seu uso;

 

1) IMPACTO ECOLÓGICO

 

Incrível, mas existe um impacto. Embora um pouco céptico quanto a sua extensão, temos que convir que muitas vezes o bastão arranca plantas e pisoteia mais profundamente o solo. Já tive ocasiões de ter de levantar os bastões para não arrancar flores num campo florido. Mas não acho significativo este impacto, especialmente se o usuário for responsável.

 

2) TERRENO ACIDENTADO

 

Certos terrenos tornam os bastões um estorvo, obrigando a prendê-los na mochila. Terrenos com muitos galhos, cipós, escaladas e escalaminhadas. Acho a encosta do Caratuva um bom exemplo, no PP. É necessário reconhecer quando é hora de guardá-los.

 

3) CURVA DE APRENDIZADO

 

Até aprendermos a usar os bastões com eficiência, eles serão um peso-morto, inúteis.

 

4) VIAGEM AÉREA

 

Não podem ser embarcados como bagagem de mão, devendo ser despachados como bagagem de porão. Se as ponteiras não forem protegidas, eventualmente podem furar sua sacola ou mala. É interessante sempre levar a guarda-ponteira de borracha original para evitar os furos.

 

5) CUSTO $$$

 

Bons bastões não são baratos. E eles são os itens de equipamento mais propensos a quebras e perdas (furto e esquecimento). Já tive 2 bastões quebrados e um furtado (Andes Peruanos). Se o seu orçamento é limitado e precisa escolher entre diversos equipamentos, pense nisto.

 

Particularmente levo bastões quando:

 

1) Vou sozinho e a trilha não é muito freqüentada. As conseqüências de uma entorse ou ruptura podem muito ruins!

2) Mochila pesada (trekking de vários dias);

3) Terreno montanhoso e acidentado.

 

Espero que ajude na decisão de comprá-los ou não.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 80
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Excelente tópico Peter!

 

É como engatar uma tração 4X4.

::tchann::

 

Creio que essa seja uma dúvida comum de boa parte dos trekkers (os iniciantes). Para quem tem problemas nos joelhos (eu tenho síndrome fêmuro patelar), os bastões são grandes aliados, desde que usados e ajustados corretamente, como você mesmo citou.

 

Comecei usando um bastão só, pra me acostumar. Quando passei a utilizar dois, senti muita diferença no andar. Antes dos bastões, eu usava uma joelheira de compressão pra tentar minimizar o impacto, agora aposentei ela.

 

Lembro de um comentário seu num tópico: "bastão em trilha é igual a bombril: 1001 utilidades" :lol:

 

Agora, preciso fazer um upgrade nos meus. Vou comprar em BsAs um par da BD.

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

hehhe !!! eu tambem não utilizava !! usava as um cabo de enchada que eu tinha aqui que era da hora tambem !!, ai com o tempo o JOELHÃO foi dando seus recados "manera se cuida senão vai ficar em casa" ai depois disto comprei par de bastão e sempre utilizo ele !!!

só que so costumo a ir com 1 bastão gosto de ficar com uma mão livre hehehe!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Povo, estou enviando esta msg apenas pra acompanhar o tópico, pois isto muito me interessa!

Tenho pensado seriamente em comprar um bastão (ou dois), mas as trilhas por aqui (PR) são na grande maioria morro acima... e morro na serra do mar!!!

Ou seja, aquela observação do Peter da "encosta do Caratuva" é certeza pelas trilhas daqui.

Ainda estou pensando, vamos ver pra que lado essa prosa toma rumo... ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Eu já havia lido estudos sobre a diminuição do impacto sobre os joelhos causada pelo uso dos bastões, então resolvi comprá-los para fazer o teste.

 

No feriado da semana santa, após ter corrido a cidade atrás de dois bastões e só ter encontrado um, segui para a Serra Fina com um bastão de fibra de carbono da aztec. Confeço que não era o que eu desejava, mas posso afirmar, com certeza, que foi muito útil.

Além da notável diminuição do esforço sobre as pernas e joelhos, o bastão foi muito útil no equilíbrio, impulso, e também na estabilização em terrenos escorregadios (lama pura). Era evidente que, em descidas de grande aclividade, onde os outros praticamente "desciam sentados", eu descia de pé, sendo que o bastão agia praticamente como um corrimão.

 

Bem, é isso, maior estabilização, diminuição do esforço, ajuda para abrir caminho por entre o capim alto e não cair em buracos, etc...

 

Não fico mais sem bastões!!! Porém tenho algumas observações a fazer:

Dois bastões devem diminuir ainda mais os esforços, porém, em terrenos mais técnicos, como com trechos de escalaminhada, provavelmente atrapalharão um pouco.

Deve-se atentar para a alça do bastão. No começo, eu fazia muita força com a mão para segurá-lo, até perceber que a transferência do peso deve ser feita através da alça em torno da região da base da palma da mão. Quando percebi esse detalhe, não tive mais a preocupação de ter que fechar a mão, fazendo força, e diminuí o atrito da mão com o bastão, que passou a ficar praticamente solto, e automaticamente empregado como, por exemplo, no caso de uma perda da estabilidade.

 

Sobre esse bastão da aztec, o que me assustou de início foi a pegada praticamente lisa, mas como dito acima, depois percebi que isso não fazia diferença. Porém, a alça é um pouco desconfortável e de difícil ajuste, além disso, como é de velcro, acredito que sua efetividade se perderá rapidamente.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Bom,eu sou adepto do uso,mas os meus ficam praticamente 90% do tempo amarrado na mochila.rs....

Na verdade eu uso eles apenas nas decidas e em situações especiais,como terreno escorregadio e subida nao acidentada.

Um dos motivos de carregar esse peso morto foi um curso dado pela equipe de resgate da região onde moro.Onde foi ensinado varias maneiras diferentes de uso dos bastões como por exemplo transforma-los em uma muleta ou maca.

Fora a vantagem de poder enterra-los na neve pra usar como ancoragem da barraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Salve Peter

 

Olá a todos !!!

 

 

Achei muito legal o artigo, antes de comprar o meu bastão pesquisei na net a respeito do equipamento. Pra variar não achei muita informação de como usá-lo, só mesmo lojas vendendo, isso sim tinha um monte.

 

Pessoalmente acho um equipamento muito útil, os joelhos depois de um tempo “gritam” pra valer. Tenho somente um, e como disse o Bruno de SJC “ é bom ficar com umas das mãos livres”, mas nas descidas muito íngremes dois seria o ideal, ainda mais de mochilão.

 

Abraços ::otemo::::otemo::

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

bom galera,

 

comecei usando os bastoes da aztec ant shock, quebrei 3 ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::putz::::putz::

hoje eu uso o da black diamond ( sem ant shock ), quando fui comprar meu black diamond fiquei um pouco com o pé atraz deviso ele nao ter sistema ant shock, hoje posso afirmar que sistema ant shock so atrapalha, pois o mesmo sempre quebra, ou eu sou destruidor ??? ::lol4::::lol4::

sempre encontro pessoas com seus bastoes com o sistema ant shock quebrado !!!!

 

e definitivamente bastao de caminhada é uma boa sim e na minha opniao indispensavel ::lol4::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...