Ir para conteúdo

Mochila... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

é difícil dizer q tamanho de mochila usar em 5 dias, 8 dias, 10 dias, 30, 100... depende do que se vai fazer...

1. acamapando, precisa-se de mochila grande: pra carregar barraca, panelas, fogareiro, isolante, saco de dormir... fora roupas, sapatos, necéssaire, alimentos....

2. apenas viajando e ficando hospedado em hóteis, albergues, etc, leva-se só roupas (alguns levam tb um saco de dormir..), necéssaire, sapatos... precisa-se de uma mochila menor.

3. viagem no calor gera menos uso de roupa que no frio, não se carrega agasalhos, malhas, botas.

4. vaidade faz neguim carregar coisas. preguiça tb. lave suas roupas no meio da viagem, e não fique preocupado em estrear uma produção nova por dia no albergue. camisetas de dry-fit e coisas parecidas, calças que viram bermudas, roupas leves, compressíveis (ou seja, dá pra amassar bem e assim ocupam menos espaço), poucos calçados.

5. mochilão de 60+10 é só pra quem precisa carregar muita coisa. eu uso mochilão pra viajar a trabalho, vai ternos, sapatos, um monte de camisas sociais, tudo dentro da mochila, e sem poder socar muito. acabo quase enchendo uma mochila de 60+15 litros pra uma semana. agora a mesma mochila pode servir pra um mês de viagem acampando ou mochilando por aí em albergues, pq daí eu a ocuparei com outro tipo de tralha, e não terei que carregar gravatas, p.ex... hehehehe

6. quando tinha uns 5 anos de idade, uma ex-namorada minha fez sua malinha cheia de brinquedos, e a arrastava pro carro pra viajar, quando o pai lhe ensinou algo que lhe serviu pra vida inteira: só leve o que vc pode carregar sem ajuda. eu acho a equinox elevation 90 (http://www.equinox.com.br/p_m_elevation.htm)uma coisa fenomenal, mas tenho minhas dúvidas se poderei carregar uma mochila que chega a incríveis 145 litros. nem sempe consigo encher os 60 litros do corpo principal da minha mochilinha....

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Caros amigos mochileiros, estou em dúvida entre comprar uma Mont Blanc ou Curtlo entre 70 e 90 lts. Gostaria da opnião de vcs. A Mont Blanc possui vários modelos ou apenas o Alpinist? Levando em conta, durabilidade, conforto em longas caminhadas e praticidade para buscar itens dentro das mesmas, qual vcs recomendariam?? Ou quais experiencias possuem com suas mochilas?? Prós e contras!!

 

Grato!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

diegocv,

 

tenho curtlo e mont blanc. uma alpinist 60+10 e uma mountaineer 45 lts. são modelos de tamanhos diferentes, mas dão idéia do critério de cada marca.

 

vc verá nesse site um zilhão de manifestações sobre as mont blanc. o único defeito que vejo na minha é não ter um sistema com uma grande abertura frontal, mas isso me aatrapalha só pq tenho mania e usá-la pra tudo quanto é viagem, mesmo a trabalho e carregando ternos. é ultra-hiperresistente, apesar de não ser feita toda em cordura, e vc verá muitas manifestações aqui de gente que tem que arrastá-las pedras acima e elas resistem bem. alças satifatórias (pra mim, há quem critique), e só sinto falta daquelas alças pra pendurar as mãos. ah, e pelo que já vi, a melhor barrigueira do mercado.

 

quanto à curtlo. feita praticamente toda em cordura, o que a faz muito resistente, tanto quanto as mont blanc. abertura frontal ótima, alças pras mãos, etc. talvez por ser um modelo pequeno é que falte a regulagem de altura das alças, que existe nos modelos maiores da linha. barrigueira boa. cheia de alças do lado de fora, que, ao meu ver, atrapalham, enroscam em coisas. semana passada uma dessas alcinhas enroscou na esteira de um aeroporto (por sorte eu tava perto e desenrosquei antes de fazer um estrago na mochila). parece-me que os modelos recentes tem menos dessas alças pra pendurar coisas (eu particuarmente acho qu é melhor uma mochila maior com nada pra fora, nem isolante, nem barraca, nada).

 

as duas tem armação em alumínio.

 

mas vc precisa mesmo de 90 litros? é mochila pacas... dá uma olhada tb nas equinox elevation. todas em cordura. tem a 75 e a 90. a 75 é uma 65+10 expansível a 100 lts e a 90 é uma 70+20 expansível a 140 lts. tenho a impressão que são as mais versáties, e com ótima abertura frontal. tão na minha lista de desejos.... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ogum,

 

você acha que a abertura frontal das mochilas é um fator fundamental? (Se sim, como vc classifica a Mont Blanc e a Curtlo)

tenho a impressão que a mont Blanc é muito boa e resistente, porém possui um modelo que ja está no mercado há alguns anos (talvez tornando-a um pouco ultrapassada) e a Curtlo parece ser uma empresa que investe mais na tecnologia e tem uma boa qualidade nos seus produtos (porém possui bastante marketing)

 

Como vc disse 90 lts pe mochila pra mais de kilometros...rs

Minha idéia é algo em torno de 70 a 80 lts, pois qdo faço trilhas chego a ficar 5 dias caminhando e sempre levo minha barraca, isolante, saco de dormir, roupas, primeiros socorros e alimentos..(enfim bastante coisa)

 

Qual das 2 vc acha mais confortável para longas caminhadas com bastante peso?

 

ja conhecendo as 2 marcas, caso vc tivesse q comprar 1 mochila por qual delas optaria??

 

E a Equinox vc ja viu/usou alguma?? Vc acha q é melhor do q as 2 anteriores? imagina que não tenho nenhuma mochila e preciso comprar 1 boa, sem chances de errar na escolha...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Diego

 

Para saber se uma mochila é confortavel ,só experimentando na loja depois de ajustá-la nas suas costas.Eu tenho uma de 85 lts mas não quer dizer que voce precise usar a capaciade máxima dela.As pessoas se assustam com a capacidade das mochilas.É só comprimir com as fitas laterais.

Quanto as aberturas de topo (top loading), frontal ou lateral com ziper ,as mais modernas tem as duas opções pois facilita pacas o acesso na hora de pegar algo que esta no fundo.Mas o melhor ziper é o a prova d agua que por enquanto só vi nas Deuter por que é mais um lugar para entrar agua numa chuva na trilha.As Mont Blanc são boas mas realmente as Curtlo tem investido mais nos modelos.

Eu vi uma da Quechua por R$ 550,00 com esse tipo de ziper ,varios ajustes nas costas para altura e um bom sistema de ventilação.Era um modelo que eu compraria.

A proposito o que determnou a escolha da minha mochila atual foi o conforto ,é uma Dana Design Glacier.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Diego,

 

respondendo, pelo que vejo das duas marcas.

 

mont blanc: investe na resistência e confiabilidade, mesmo que isso signifique estar "ultrapassado". confiança a toda prova, com essa eu me arrisco até rolar de uma ladeira asfaltada... hehehe, ela chega mais inteira que eu...

 

curtlo: investe tb na novidade na inovação (não que não seja confiável, é confiabilíssima, tenho outros produtos da curtlo, um mala-bike, necéssaire, e outras coisinhas além da minha mochilinha - que tá do meu lado agora pq tô a 400 km de distância de casa nesse momento).

 

como falei, a abertura frontal faz diferença dependendo do que vc tá carregando. pode ser boa, ou não. se vc pode socar a tralha e tem tempo pra procurar as coisas lá dentro, não faz diferença, pode ser melhor não ter. por melhor que sejam os zíperes usados numa mochila, são sempre um local onde pode haver uma abertura indevida... zíperes gastam e estouram, já tive que trocar um de uma mochilinha de ataque da höglefs (ok, depois de mais de 10 anos de uso). mas se vc tá carregando outras coisas, a abertura faz diferença. eu só viajo de mochila, mesmo que tenha que levar ternos, e daí a abertura faz diferença.

 

 

se eu tivesse que escolher agora, nesse momento, vestiria as duas opções e veria qual ficaria melhor em mim. às vezes uma mochila de 50 litros fica bem em vc, já o mesmo modelo de 60 ou 70 não. vc tá optando por mochilas de excelente qualidade, é questão de vc escolher pelos detalhes...

 

ah, o nilton tem razão: toda abertura serve pra entrar água, ou, como dizem no site da lowe alpine, neve.

 

difícil dizer qual eu escolheria. talvez as duas? mais uma elevation da equinox? hehehe, ah, uma lowe alpine, uma deuter paragon... mochila nunca é demais... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

ogum, estou pra comprar uma Mont Blanc esta semana...(hoje ou amanha). Mas ainda fico me perguntando se estou fazendo uma boa compra..Estou em duvida quanto a Equinox.

 

Alguém mais conhece alguma outra marca que seja tão boa qto e num preço compativel??

 

Alguém sabe me dizer qual a diferença de uma T&R para Mont Blanc e Equinox? Já que é possível comprar quase 2 T&R pelo preço de 1 Mont Blanc??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

diego:

 

t&r eu tive uma há muitos anos, sem armação, menor. mudaram muito, mas não tive nenhuma recente. muita gente elogia. mas eu não conheço, então prefiro não opinar pra não falar besteria... hehehehe

 

sobre as aberturas da mblanc: conforme vc vê nesse link, http://www.mblanc.com.br/alpinist60.htm

vc verá que a abertura inferior é em V, dois zíperes, de ótima qualidade, um em cada lado do V invertido. no vértice do V, uma fivela de boa qualidade, e, por dentro, velcro. é uma boa abertura, abrte bem. e vai para o compartimento que vc pode usar pra saco de dormir e outros.

 

a outra abertura é em cima, como em qualquer cargueira, com a extensão que tb é barreira pra água e pra neve.

 

a elevation não tem uma abertura inferior, tem um zíper longitudinal, imenso, tb ykk, de boa qualidade. não tem compartimento de saco de dormir (eles explicam o pq no site - http://www.equinox.com.br/p_m_elevation75.htm ) e abertura por cima como qualquer cargueira.

 

olhand na foto vc verá uma faixa larga preta na mochila, de cima abaixo. as duhttp://www.equinox.com.br/p_m_elevation75.htms faixas estreitas são fitas pra prender mosquetões. a faixa larga é a aba, fechada com velcro (sim, velcro de cima abaixo), pra cobrir o zíper e não entrar neve e eventualmente água. ela abre como uma imensa bolsa com zíper cpor cima, é mais fácil colocar as coisas dentro, se vc quiser.

 

quanto ao costado, olhe as fotos nesses links. na elevation, tem uma placa com material respirável, aerospacer. essa placa não encosta muito nas costas (um pouco apenas) pq a armação é arqueada para trás. na alpnist, conforme vc vê na foto, vc vê uma almofada na região lombar e esão encobertas as duas pequenas almofadas verticais (na verdade, prologamento das alças), pelas próprias alças. ela encosta menos ainda nas costas, praticamente o apoio é todo feito na região lombar.

 

 

no site da montblanc, os modelos maiores, 75 e 90, andaram sendo modificados, no quesito do acesso inferior, dá uma olhada lá.

 

[]s

p.s. como falei, tenho as duas. uso mais a elevation pq carrego ternos, roupoas sociais, etc, e daí tem que arrumar de um jeito a não amassar as coisas. além disso, a elevation tem expansões melhores/maiores que a s mblanc. mas as mblanc transferem melhor peso pra cintura. e possuem um outro dado inportante: fivelas na barrigueira bettgers, muito melhors de ajustar quando vc está com a mochila já no corpo. comprei essas fivelas só pra botar na minha elevation. nunca mais fivela do tipo click... heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pronto gente..nao tem mais dúvida.

 

Acabei de comprar minha Alpinist 70+15 Lts...A única dúvida que estou é que a cor que eu acabei escolhendo segundo o vendedor é um modelo novo que acabou de chegar e a barrigueira dela é parecida com as demais...não é betgeers..as outras possuiam betgeer.

 

Alguém sabe me dizer prós e contras desta barrigueira??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...