Ir para conteúdo

Vivemos o momento dos "experts em viagem"?


Posts Recomendados

  • Membros

Já faz algum tempo que venho reparando muito em certas coisas e comecei a pensar: será que sou o único que vê dessa forma?

Não sei como nem quando começou essa onda mas hoje é extremamente comum a figura do "expert em viagem". Não precisa clicar muito por aí e logo você vai achar uma infinidade de blogs com "dicas imperdíveis" ou "tudo que você precisa saber" sobre determinado lugar, etc. Não é incomum ver alguém que fez um mochilão de 30 dias, voltou, dividiu sua viagem em 30 posts e montou um blog, e vai intercalando com listas do "10 melhores isso", "10 melhores aquilo". Tudo com uma nítida ajuda do bom e velho Google.

Pra citar um exemplo (não vou por nomes nem links aqui pois a ideia não é essa), me mandaram um link outro dia de "10 lugares para viajar gastando pouco". Ok, mais do mesmo mas lá fui eu ver. Um dos itens da lista era o pouco conhecido Turcomenistão, seguido de um belo texto exaltando suas qualidades. Aí eu pergunto: sério mesmo que alguém acredita que em tempos de crise, pegar um avião para o Turcomenistão é mais barato do que, sei lá, ir para El Calafate? Enfim fica a questão no ar.

Outro ponto da lista era a nem tão popular Luang Prabang, mais uma vez com um belo texto ressaltando suas belezas naturais e seu custo de vida baixo "apesar de seu toque de recolher à meia noite". Olha, eu já fui para Luang Prabang, me diverti muito com novos amigos até altas horas da madrugada e não vi nenhum toque de recolher.

Aquela velha máxima de "não acredite em tudo o que lê na internet" parece que chegou de vez aos blogs de viagem e seus "experts".

Não quero ser hipócrita, eu mesmo tenho relatos de viagem aqui no fórum e gosto da ideia, mas em nenhum momento os fiz com a intenção de ganhar dinheiro, mendigar cortesias, ser uma referência ou me autoproclamar qualquer coisa. Meus relatos são uma mera narrativa da minha viagem, com todas as suas cagadas e acertos e cada um faz o uso das informações que julgar melhor. E na verdade é esse o ponto central da questão aqui, eu quando viajo gosto de encontrar viajantes e não experts. Gosto de compartilhar experiências e não de saber que lugar X tem a melhor comida (talvez influenciado por uma cortesia), enfim gosto de mochilar com mochileiros.

Dicas são úteis, bastante, e todos sabemos que muita gente sonha em ganhar a vida viajando, só que tem gente que junta isso e deixa tão visível que, pelo menos em mim, acaba criando um efeito inverso. Hoje em dia tem até curso, isso mesmo, curso pra aprender a viajar, ministrado por grandes mochileiros!!!

 

Nem sempre tudo tem que dar 105% certo na viagem pois os contratempos são parte da experiência e a experiência é que me faz viajar.

 

 

Concorda? Concorda em partes? Achou tudo o que eu disse uma grande baboseira? Sem problemas, opine aí.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo em grau, número e gênero, mano! A única intenção dessas pessoas é criar títulos chamativos para sermos redirecionados ao site/blog delas e contribuir com uns centavos de dólar através de anúncios, não importando a qualidade do conteúdo.

 

Como estão os preparativos para o mochilão pela África? Visitará quais países? Abraço! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Concordo em partes, mas gostei do tópico e da sua intenção de trazer esse assunto para debate.

 

Concordo totalmente quando você diz que muitos usam suas experiências pra trazer verdades absolutas sobre lugar X. O seu exemplo de Luang Prabang é perfeito, a pessoa pode ter pegado um dia em que houve esse toque, e colocou em seu blog/texto que o toque é um problema da cidade e todos devem estar cientes disso.

 

Por outro lado, acho que involuntariamente todos nós acabamos sendo "experts de viagem" em algum momento. Um simples comentário "não deixe de ir nessa balada/restaurante/passeio", fincado no meio de um relato enorme, demonstra uma certa arrogância (ainda que eu veja como uma arrogância muito involuntária e de certa forma de pouca importância, pois a pessoa claramente não faz por mal).

 

Ou seja, acho que realmente é algo que existe e por vezes é chato e até um pouco irresponsável. Mas na maioria das vezes o "expert" quer unicamente ajudar e não se importa com acessos, curtidas ou visitas ao seu blog/texto, como é o caso dos próprios relatos daqui do Mochileiros.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Concordo contigo, e estes que ensinam os outros a viajarem é o absurdo dos absurdos. Viagem é uma experiência única e totalmente individual, mesmo que se vá em grupo. Como pode alguém, mesmo que minimamente, querer ensinar aos outros como viver esta experiência? Quando parte para o lado prático de como viajar com milhas, ou como achar passagens baratas é uma coisa, mas tem cada um aí no mercado...

 

No mais, pessoas arrogantes sempre existirão, como hoje é muito mais fácil viajar (e muitos estão fazendo), não basta ter o passaporte cheio de carimbos para ostentar, tem que conhecer aquele restaurante na esquina da rua tal com a rua tal onde serve um prato tal que, caso você não tenha ido, não soube aproveitar a viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom debate!

 

Outra questão é :

 

Quem alimenta esse tipo de coisa, são os "mochileiros" que querem fazer a viagem dos outros.

 

O que percebo que a grande maioria dos relatos são praticamente cópias dos antigos.

 

Dificilmente lemos coisas e experiências novas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Só uma opinião, mas acho muito difícil as pessoas não visitarem basicamente os mesmo lugares numa primeira viagem a tal lugar. Mas não é muito culpa de quem viaja, porque como ir a Paris e não ver os clássicos? É mais ou menos por aí... agora numa segunda, terceira vez aí sim., ou quando se faz um mochilão com bastante tempo. Mas em viagens curtas de até 1 semana fica difícil.

 

Mas concordo que muitos querem viver a experiência alheia, no sentido de faltar um pouco de sua personalidade no roteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu concordo bastante com o texto. Depois de cair em várias "roubadas", conclui que não tenho que ir em lugar nenhum porque disseram algo. Ter eu tenho no trabalho, não numa viagem. Cada vez menos tento seguir um roteiro fechado e tento descobrir o que o lugar tem a ME oferecer. Oras, basta abrir o guia de cidade da sua própria cidade - incluindo os bares/restaurantes. Aposto que metade da lista são lugares que só estão lá por estar (exemplo clássico: sanduba de mortadela do Mercado de São Paulo).

 

Sempre que vou planejar as minhas viagens eu parto desses textos com listões para eu me situar porque bom, é uma lista geralzona que reúne o que mais agrada a todos. Se ela existe, algo de válido tem ali. Mas a partir daí eu desmembro e vejo no que vai dar, de acordo com os meus gostos.

 

Filipe, eu concordo que cidades como Paris/Londres/Roma tem algumas coisas "clássicas" mas, mesmo dentro delas algumas poderiam ser dispensáveis. Excesso de museus, monumentos (que lá pro meio da viagem acaba sendo igual) e igrejas não fazem muito sentido pra mim, a não ser que exista um interesse específico. Ha pouco tempo, meu pai foi à St. Petersburg e perdeu um dia todo no Hermitage, mesmo não se interessando por artes e arquitetura.

 

Mas eu acho que esse é o tipo de coisa que você só aprende aos poucos, viajando e vivendo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Putz, que bom que não sou o único a pensar assim, rss.

 

João, concordo com você que todos acabamos sendo um pouco experts, mas como o Filipe disse, viagem é algo muito pessoal, e nisso eu também concordo. O problema pra mim é alguém pegar essa experiência pessoal e querer "vender", querer transformar isso em algo lucrativo. Se eu quisesse algo todo certinho, todo definido, todo à prova de imprevistos eu iria numa agência de viagens e compraria um pacote.

Eu estou indo para o meu quinto mochilão e com certeza isso é algo pessoal e não algo pra querer me tornar "melhor" que ninguém. Em todos eles busquei informações de relatos aqui do fórum mas sempre me recusei a ler blogs. Prefiro ler um relato enorme de alguém compartilhando sua experiência de forma gratuita aqui no fórum do que ler um post de um blog preocupado com o Google Adsevice.

Quando fiz meus relatos (e farei mais se possível) a ideia era "eu fui e foi foda, façam isso também" e não "vejam essas dicas imperdíveis e com isso eu ganho alguns centavos de dólar".

Acho que muitos relatos são "cópias" pois a grande maioria das pessoas que gosta de viajar tem basicamente a mesma realidade, ou seja, férias de 30 dias uma vez por ano. Some a isso a questão de lugares clássicos como disse o Filipe e vc acaba tendo muitas viagens parecidas mesmo. Quando eu tiver 6 meses pra viajar e puder realmente explorar imagino que será diferente. Por enquanto apenas tento sentir o gosto do que é ser mochileiro. Só que pra esses lugares clássicos não acho que eu precise de alguém me contando, não preciso que um blogueiro me diga que se eu for pra Paris deveria conhecer a Torre Eiffel. Quanto aos menos clássicos, concordo com a Julia, cada um vai descobrindo e desmembrando, aí é que está a graça ao meu ver. Se for pra seguir a lista do blogmochileiropicadasgalaxias.com.br eu iria na CVC e diria, "cara, monta um pacote aí pra mim".

Como disse o Casal100, quem alimenta isso? Ser mochileiro é legal, está na moda. Eu já conheci pessoas que adoravam encher o peito e dizer "olha como eu sou mochileiro, olha quanto tempo eu fico fora de casa", tá cheio disso por aí. Eu particularmente fujo desse tipo de pessoa, seja rodando pelo mundo, ou na internet buscando informações pra próxima viagem.

 

Por sinal Tito, só comprei as passagens e peguei as informações básicas, rsss (vistos, vacinas bla bla) . Defini um roteiro do que provavelmente seria viável mas o que vai acontecer, como vai acontecer, onde vou ficar, etc só vou saber na hora rsss. A ideia é ir pra África do Sul, Moçambique, Zimbábue, Botsuana e Namíbia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sorrent,

 

Tem aquela máxima:

"Não sei se o mundo diminuiu ou eu que cresci"...que muitos falam quando retornam de uma viagem ...

 

Como uma pessoa pode ter "crescido" se fez a mesma viagem de outra pessoa.

 

Compartilho meus relatos aqui a uns 8 anos. Nas viagem perguntam - me se tenho Facebook, blog.........Quando digo que não tenho, dizem que posso ganhar dinheiro com isso.

Como!!!

 

O prazeroso eh compartilhar experiência.

É dando que se recebe!

Amém

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

As melhores dicas vêm justamente da garimpagem aqui no Mochileiros.com, são relatos na maioria das vezes despretensiosos mas que valem ouro! Digo isso pq como todos vocês que comentaram aqui, eu leio tanto relatos de lugares que pretendo ir brevemente como de lugares que já visitei (para matar a saudade rs), e também é bom ver "pelos olhos de outras pessoas" algo que já conheci, o que é beeem diferente de viver a experiência alheia.

 

Como exemplo tem o relato da "Juliad" sobre Portugal que venho acompanhando que é um espetáculo, justamente porque mostra suas impressões sem ter a intenção de ser a verdade absoluta, e é assim que tem que ser.

 

As únicas coisas que busco nos blogs são: 1- fotografias de viagem (sou um fã), pois a preocupação com a qualidade é maior, mas isso tem mudado, aqui mesmo no fórum tem cada fotógrafo espetacular, e hoje com Instagram dá para descartar os blogs. 2- Lista de possíveis locais a visitar, mas até para corroborar a tese do Casal100, a lista não muda quase nada de um para o outro, então venho aqui garimpo mais experiências. Os textos quase nunca leio, porque são quase publicitários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...