Ir para conteúdo

Volta na Ilha Grande


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros,

 

Recentemente tive a boa notícia de que vou ter uma semana de folga em outubro. Assim, pensamos, eu e minha esposa, em fazer a volta na Ilha Grande. Só estive lá uma vez, ano passado, e apesar do tempo não ter cooperado muito gostamos muito do lugar e agora vamos poder voltar pra conhecer melhor.

Devemos chegar em IG no sábado 9 a noite, e temos que estar de volta em Angra na sexta 14 a noite, portanto teremos 5 dias inteiros na ilha, sem contar os dias de partida/retorno. Gostaria que fosse mais tempo, mas infelizmente não é possível. Agora tenho um monte de dúvidas, com as quasi espero que possam me ajudar:

- a idéia é começar em Abraão e seguir no sentido horário. Queremos muito conhecer a famosa praia de Lopes Mendes, mas pelo que vi não há ligação por trilha entre LM e Caxadaço, é isso mesmo? Quer dizer que se quiséssemos conhecer LM e depois Dois Rios teríamos que voltar pro Abraão? É possível fazer esse trecho de barco?

- alguém poderia me dizer de forma resumida ou me apontar pra onde possa conseguir a informação de em quais praias na ilha é permitido acampar (camping ou selvagem), e também onde se pode encontrar comida e água pelo caminho?

- por fim, como é essa época do ano (meados de outubro) em relação a temperatura e pernilongos?

Bom, tenho certeza que aparecerão muito mais dúvidas, mas por enquanto são essas. Agradeço qualquer ajuda.

 

Abraço,

 

Pedro Ivo

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Pedro !

 

Bem , vamos as respostas ( se é que acho que posso ajudá-lo rs ) .

1 - Existe sim uma trilha MUITO DIFÍCIL e técnica que liga Lopes a Cachadaço . Nem os mais experientes costumam fazer como um "passeio" a dita cuja . E fazê-la sem um bom guia e/ou mapas , equipamentos e razoável experiência em orientação em mata fechada é MUITO arriscado .

2 - De Lopes a 2 Rios até onde sei não existe uma embarcação regular não . O que se tem e é comum , é uma ligação ( realizada por várias empresas ) entre Abrãao e a Praia do Pouso ( última praia antes de Lopes Mendes ) .

3 - Em tese em nenhuma das praias é permitido acampar ( em tese ! ) . O que ocorre é que quando devido ao esforço humano despreendido entre um trecho e outro , CASO esteja muito longe de algum camping , é permitido você APENAS pernoitar entre uma praia ou outro ( de preferência deserta ) .

4 - No site www.ilhagrande.org você tem uma série de informações utilíssimas .

5 - Se não me engano , ess época já começam as chuvas . Pernilongos existem sim e variam de lugar para lugar . De dia você pode ter sol , a tarde a temperatura cai e a noite pode ( ou não ) chover .

Link para o comentário
  • Membros

Não desanime amigo !

Só vou recomendar outra coisa : defina ANTES como irá querer atravessar as praias do Leste e do Sul . Consulte a tábua de marés ( dica de um camarada aqui no Mochileiros ) antes de realizar a travessia pela região . Um amigo meu - André Serrano - passou um perrengue lá na páscoa desse ano . Quando foi , a maré subiu muito e tiveram muita dificuldade para atravessar o trecho de mangue . Fora que ele avistou uma possível família de jacarés ( sim , jacarés ! ) que estão em formação na localidade . Caso opte por ir somente com mais uma pessoa , na primeira vez a possibilidade de atravessar de barco a região não pode nem deve ser descartada, ok ?

forte abraço !

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...