Ir para conteúdo

Africa do Sul - Cape Town e Kruger (10 dias - nov/2011)


Posts Recomendados

  • Membros

Viajei com meu marido para a África do Sul em novembro. Segue o relato. :)

 

Compramos nossa passagem numa promoção de última hora e tivemos 3 semanas para planejar tudo.

Fizemos dois roteiros: O principal com vários esportes radicais e o segundo com atividades mais leves.

A idéia era, se possível, fazer só o roteiro 1 mas, como atividades radicais dependem do clima no dia, sabíamos que provavelmente não consegueríamos fazer tudo já que a previsão do tempo não era muito favorável. E foi o que aconteceu: uma mistura dos dois roteiros!

Quanto ao dinheiro...não levei nenhum rand do Brasil. Levei U$300 para alguma emergência mas não precisei usá-los. Retirava sempre nos caixas eletrônicos e não tive nenhum problema. Meu banco (BB) cobrou uma taxa de R$12 por saque, o que já era previsto.

Coloquei alguns dos meus gastos no relato...eles estão em rands são relativos a DUAS pessoas.

 

Dia 01

O vôo atrasou 5 horas! Pegamos um shuttle do aeroporto para o ap alugado.

Um amigo meu tinha acabado de voltar de CT e me deu a diga de um site que aluga apartamentos. Ele havia elogiado muito o serviço. Chegamos a procurar rapidamente alguns hostels mas como estava muito perto da data da viagem, as vagas nos hostels que mais gostamos estavam esgotadas. Além disso, o ap que escolhemos estava mais barato que o quarto privado dos hostels. O ap até que era bonzinho e muito bem localizado. Perto do waterfront, bares e dois mercadinhos. Apesar disso, pra gente acho que não foi tão bom. A estrutura de um hostel ou hotel (uma recepção) para fornecer informações e tours fez falta. A internet era horrível e se vc chegar fora do horário comercial tem que pagar uma taxa de 150 rands.

Acho que estivéssemos em mais gente ou optado por alugar carro o custo x benefício do ap seria maior.

Gastos:

Ap: 1980 (6 noites - http://www.stayincapetown.co.za)

Shuttle: 220

Compras: 150 (vinho, coisinhas para jantar e café da manhã)

 

Dia 02

De manhã fomos fazer skydive. Foi muuuuuito bom!!! Pagamos mais caro pq, como o vôo atrasou, vimos que não íamos ter tempo de ir em uma agência no primeiro dia e negociar preços! Então, desde que o primeiro voo deu problema já tentamos agilizar via internet a confirmação do skydive para o outro dia. A que me respondeu mais rápido foi a scene extreme então contratamos com ela para garantir. Pagamos R4000 para pulo + transporte ida e volta do ap. A Scene Extrene foi ótima. Staff simmpática e pontual. Mas, se puder faça o seguinte: Contrate a Cape Town Skydive diretamente e eles oferecem transporte por R250 por pessoa. Assim ao invés de R4000 pagaríamos R3500!!! Economia importante de +- 120 reais! O Skydive demorou mais que o normal e só voltamos para a cidade as 13:00! Fomos para o WaterFront dar uma volta, pegamos informações sobre mais passeios, compramos mais coisas para o ap, vinho e jantar. No waterfront tem um supermercado bem completo!

Gastos:

Skydive: 4000 + 1500(vídeo + fotos)

Almoço no waterFront: 264 (dois pratos, um suco e duas cervejas)

Compras: 100

 

Dia 03

Pegamos o citysigthseeing bus, linha vermelha, e fomos para a table mountain. Andamos bastante lá em cima. No total demoramos 4 horas para subir e descer. O clima estava muito bom e conseguimos tirar fotos bem legais. Pra quem não quiser gastar tanto tempo, consegue ver bastante coisa em uma hora e meia, com calma se não tiver filas. Compramos os ingressos pela internet com isso evitamos a fila. No site vc não compra o ingresso para um dia específico sim para um período o que te dá flexibilidade de, uma vez em CT, escolher o melhor dia para ir. Pela net tinha comprado apenas a subida (one-way) mas andamos tanto lá emcima que resolvemos descer de teleférico e não a pé. Ai compramos a descida no topo da montanha. Depois retornamos ao ônibus e paramos na camps bay. Almoçamos (quase jantar), demos uma volta e pegamos novamente o ônibus para irmos para casa (waterfront).

Gastos:

Red bus: 280

Table mountain:384

Lanche na table mountain: 160 (duas fatias de pizza, duas cervejas, um suco e duas águas)

Almoço na camps bay:330 Esta foi a refeição mais cara que fizemos. Foi em um restaurante no segundo andar com uma vista espetacular da praia!

Pedimos dois pratos com peixes, lulas, camarões e ostras, duas cervejas, dois sucos e uma sobremesa.

 

Dia 04

Dia de mergulho com os tubarões brancos. Nossa idéia era pegar um tour de dois dias que incluia o mergulho e o bungee jump. O problema é que, este tour precisa de no mínimo 4 pessoas para fechar uma saída e não conseguimos mais duas pessoas. Desde que chegamos a CT tentamos em mais de uma agência agendar este tour mas, infelizmente não conseguimos! Íamos esperar até o último dia mas ai, no dia anterior as agências falaram que, devido as condições do mar, os mergulhos estavam suspensos por 3 dias!! Desesperamos pq queríamos muito fazer este passeio! Ai, entra a Scene Extreme novamente que falou que dois barcos grandes ainda iam sair no outro dia e encarar o mar só que, claro, era mais caro! Fechamos com eles novamente! O mar realmente estava horrível, o barco balançando d+ muita gente passando mal! Mesmo assim valeu a pena! Mais tarde fomos ao waterfront e fechamos um passeio pelas vinícolas para o próximo dia pois, como o tempo estava fechado, não consegueríamos fazer passeios de aventuras nem queríamos ficar tomando chuva pela cidade.

A noite fomos fazer o Night tour do citySigthSeeing. Fizemos um piquenique e vimos o por do sol.

Gastos:

Sharkdive: 3400

Night tour: 160

Compras para picnic e outros: 130

 

Dia 05

Fomos às vinícolas em um passeio de meio dia com a African Eagle. Gostei bastante, principalmente da degustação na Zevenwacht. Na volta íamos almoçar no Mama Africa mas estava fechado!!! Ai, almoçamos no waterfront mesmo e fomos para o Aquário. O aquário não achei que valeu a pena. Mais tarde fomos ao Hudson Bar, perto do ap.

Gastos:

Tour winelands: 900

Aquário:210

Bar:100 (um coquetel, duas cervejas e uma fritas)

 

Dia 06

Fomos ao cabo da boa esperança com o pessoal da Day Trippers. Passeio full day incluindo a praia dos pinguins, almoço e o opcional de ir de bike ao cabo. Adorei o passeio e o pessoal do tour. Recomendo.

Gastos:

Tour:1000

Compras:50

 

Dia 07

Dia de irmos em direção ao Kruger. No dia anteior, havia reservado pela internet nosso transfer para o aeroporto. Chegaram pontualmente...adorei.

Fomos para Joanesburgo e, no aeroporto, pegamos o carro que havíamos alugado. Alugamos de um site de Portugal que oferecia o melhor preço na época.

Pegamos um Aveo automático. A estrada é super tranquila. Fomos para a cidade Malelane e ficamos em um hostel a menos de 10 minutos do Malelane Gate do Kruger. Reservamos pelo site RoomsForAfrica. O hostel é tranquilo e cumpriu com o objetivo: Ser perto do Kruger.

Gastos:

Taxi: 200 (http://www.sport24hrs.co.za/)

Carro: 175 euros (4 diárias de carro automático)

GPS: 240 (4 diárias)

Pedágio: 145

Hostel:250 (Chill Inn Malelane)

Combustível: 150

 

Dia 08

Acordamos cedo e fomos para o Kruger entrando pelo Malelane Gate. Compramos um mapa no portão e fomos em direção ao camp Satara (que havia reservado pela internet) fazendo safari pelo o caminho. Vimos 3 dos "Big Five"!! Os dias lá eram muuuuuuito quentes e as noites super agradáveis!! Chegamos ao Satara já era 18:00 (o portão fechava 18:30), fizemos check-in e reservamos o safari noturno. Vimos o leão a noite (4 dos Big Five)! Valeu muito a pena! O bangalo era ótimo, super confortável e limpo! Vontade de ficar na varanda horas tomando um vinho e batendo papo. As coisas no Kruger são realmente mais caras que na cidade e o shop deles tem de tudo. Bem completo.

Gastos:

Mapa:35

Bangalo: 880 (facada)

Safari noturno: 350 (2 horas)

Compras:96

 

Dia 09

Fomos em direção ao camp Lower Sabie. Fizemos check-in as 15:00 e fomos para nossa Safari Tent deixar as malas. O quarto é realmente uma tenda então as 15:00 estava insuportávelmente quente! Mas muito quente mesmo! Com o sol forte é mais difícil ver os animais então algumas pessoas podem querer tirar um cochilo no almoço. Na Safari Tent é impossível. Melhor ir para a piscina e cochilar por lá mesmo! Contratamos o safari noturno novamente e vimos dois leopardos! Completamos os Big Five! Bom d+! Quando voltamos, as 21:00 a tenda estava super confortável! Valeu a pena!

Gastos:

Safari Tent: 650

Safari noturno: 500 (3 horas)

Combustível: 150

 

Dia 10

Fizemos safari pela manhã e fomos para JBG saindo pelo Crocodile Bridge. Chegamos em JBG no início da noite e dorminos no guesthouse 33 on First Guesthouse, reservado pelo Booking.com. Adorei o guesthouse! Muito bom mesmo... confortável, café da manhã exemplar e staff mega simpáticos! Super recomendo!

Gastos:

Pedágio: 145

Combustível: 100

Hospedagem:650

 

Dia 11

Fomos as 07:15 para o aeroporto. O trajeto demorou 35 minutos pois o tráfego estava um pouco lento em alguns pontos. Gostei muito do freeshop de JBG. Se soubesse que era tão bom, teria ido um pouquinho mais cedo para aproveitar mais!

Gastos:

Combustível: 120

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ola ticiane tudo bem?

estou indo para Africa do Sul em janeiro com um amigo, e ficaremos por lá o mes inteiro. Estamos fechando alguns roteiros, estudando algumas ideias e dentro tudo o que ja programamos, ficaremos no minimo 15 dias em cape town. Dei uma olhada no seu relato e tirei mutias ideias para montarmos nosso roteiro, mas fiquei com algumas duvidas.

 

quando voce fala que os gastos sao relativos a duas pessoas, pra eu entender os seus gastos, eu devo dividir o que voce fala em dois pra entender quanto cada um gastou?

por exemplo: Ap: 1980, cada um gastou 990 rands?

 

voce nao indica alugar o ape? pq ele realmente sai mais barato, mas tambem temo pela falta de contato com mais turistas que o hostel oferece... e assim 'perder' alguns passeios em galera que sai mais barato e melhor

 

voce fechou o kruger na hroa ou pegou pacote antes? o safari noturno tambem fechou na hora? é possivel fazer assim?

 

fico no aguardo das suas informações e agradeço desde já seu roteiro, está ajudando muito

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Kleber, que inveja! Passar 15 dias em cape town será ótimo!

 

Quanto aos gastos, é isso mesmo que vc falou. O valor que coloquei vc divide por dois para ter uma idéia do custo por pessoa. Mas é só uma idéia pq, por exemplo, o ap foi 1980 o quarto. Então, se vc tivesse sozinho não seria 990R e sim os mesmos 1980R. Se vc estivesse em 3 seria 660R por pessoa.

 

Quanto ao ap... se vc pretende fazer tours em grupo e interagir com outros turistas seria melhor ficar num hostel mesmo. Tipo, o ap é mais barato mas vc acaba tendo que pagar mais caro em alguns tours por exemplo. Pelo menos foi isso que aconteceu comigo. Vcs estão indo em alta temporada então talvez isso não aconteca tanto. Isso é um ponto a se considerar tb! Agora, se vcs forem alugar carro e passear vcs dois mesmo, ai o ap é uma ótima. A diferença de preço está muito grande?

 

Com relação ao Kruger... a hospedagem eu reservei toda aqui no brasil, pela internet no site do Kruger. Como alugamos um carro em Joanesburgo, fizemos os safaris durante o dia com nosso próprio carro. Os tours noturnos reservei na hora no check-in. O primeiro eu fechei as 18:00 (bem em cima da hora mesmo)e o segundo as 15:00. Foi tranquilo, tinha vaga sobrando. Vc está indo numa época mais movimentada mas acho que vai ser tranquilo.

 

Qualquer dúvida estou a disposição!

 

Ticiane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Ticiane,

 

Eu estava olhando apartamentos, e achei aluguel por 1 mes, em green point, por até 7500R, daria em torno de R$937,50 pra cada o mês inteiro, enquanto os hostels, por ser temporada estão cheios e caros, os bons estão em média de R$50,00 por dia, e isso vezes 15 dias dá quase o aluguel do apto pro mês cheio. Por isso me atentei ao que você disse, que alugou por uma semana e gostaria de saber como você fez pra cotar, eu entrei no site que você recomendou, mas só dei uma olhada ainda. Devo procurar algum e-mail lá pra entrar em contato e ir cotando?

 

E quanto ao Kruger, eu estava com essa ideia mesmo, de alugar um carro de Joanesburgo e ir pra lá apenas com algum lugar pra dormir reservado, e na hora fechar os passeios mais difíceis de se fazer como o noturno, e fazer o safari por conta mesmo durante o dia. Você ficou em Nelspruit ou ficou mais perto do parque? Essa é a minha dúvida, aonde eu devo procurar pra dormir? Pois vi que o parque é imenso e tem alguns lugares que são "pontos chave" de entrada e saída, tanto como preço também. Se você pudesse me indicar alguns lugares pra não deixar de ir seria ótimo.

 

Muito obrigado Ticiane, pela resposta rápida e pela disposição das informações.

 

Grato

 

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Kleber

É, pelo o que parece a diferença de preço pra vcs está bem grande . Acho que no caso pode valer a pena ficar num ap mesmo. Eu fiz o seguinte... entrei no site e fiz a cotação de um ap. Ai o cara me respondeu com uns links de vários aps. Mas vc pode fazer o seguinte... manda um e-mail direto pra ele ( Koos Spangenberg ) e já fala a região, período, preço máximo e número de pessoas. Ai ele já te responde direto com os links dos aps que se encaixam no seu perfil disponíveis para a data que vc quer.

 

Quanto ao Kruger.... eu precisava dormir uma noite em uma cidade próxima a algum portão pq ia chegar em joanesburgo as 13:00 mais ou menos ai até pegar o carro e dirigir até o kruger, os portões já estariam fechados. Ai, escolhi ficar em Malelane, que fica a 10 minutos do Malelane Gate. Mas, porque Malelane? Bom, a próxima noite seria no Satara camp. Ai pensei, entro pelo Malelane Gate e vou subindo fazendo safari até a camp Satara! E foi isso que fizemos. Concordo que ficou meio apertado, tanto que chegamos no Satara as 18:00 e o portão do camp fechava as 18:30!! Mas eu gostei... fizemos com calma, paramos no SKukuza camp para almoçar e fomos "passeando"! Só na última meia hora é que tivemos que andar um pouco mais rápido pq ficamos com medo de não dar tempo. Na época pensei em ficar em Nelspruit mas achei ela meio longe do Kruger, acho que é quase uma hora do portão. Se não me engano o site RoomsForAfrica tem um mapinha bem legal da região do entorno do Kruger. Lembro que gostei de ter visto isso no site. Acho que sua escolha vai depender dos camps que vc vai dormir dentro do parque. Vc já reservou alguma noite em algum camp? Ah, lembre-se que safaris noturnos só podem ser reservados por aqueles que dormem no parque!

 

Ticiane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ticiane,

que ótimo o seu relato. Penso em fazer um passeio ao Kruger muito parecido com o seu. Alugar o carro no aeroporto de johan e chegar ao Kruger é tranquilo?? estao falando na minha cabeça que pode ser perigoso, que é muito longe...

vi que voce gastou quase 100 reais com pedagios, nao sabia que tinha isso tudo...

eu estou pensando em entrar no kruger pelo Crocodile bridge, um pouco mais na frente do seu portao, e dormir a noite dentro do Kruger no Pretorioskup... sao 115 Km do portao ate o camp. voce acha que da tempo? pelo site do Kruger, andando a 25 km por hora seriam 5 hras de viagem....

quero entrar no Kruger tipo 6 hras da manha! Durmirei uma noite no Kruger, farei o noturno, mais safari no dia seguinte e depois sairei por cima para fazer aquela Rota panoramica, e voltar pra JOhan no outro dia...

o que voce acha?

muito obrigado

Ivan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Ivan!

A estrada de JBG para Kruger é mega tranquila!!! O mais dificil é acostumar a dirigir na direita!!!! Mas meu marido rapidinho pegou o jeito. Ainda no aeroporto, colocamos no GPS a cidade de Malelane e não tivemos problemas em sair de JBG é só seguir o GPS e o fluxo dos carros para não errar a mão! heheheheh . Pegamos a N12 e depois N4 sem problemas. Seguimos a N4 indefinidamente e, em Nelspruit, o GPS falou para virarmos a esquerda e sair da N4!!!! Mas as placas falavam que Malelane era reto (ainda na N4). Então seguimos as placas e continuamos na N4! GPS rapidinho recalculou a rota e fomos pela N4 até Malelane. Já chegamos no início da noite. Demorou umas 5 horas e meia mas paramos duas vezes! Ah, quanto ao pedágio... tem três guichês de pedágio no caminho. Eles falam que aceitam visa mas quando fui pagar percebi que só aceitam o visa de lá! A maquininha deles não passava meu visa! Parece que é só Visa nacional! Ai, tive que parar o carro, sair e ir no escritório do pedágio para conseguir passar meu cartão! E tem umas câmeras na estrada tb. Estou torcendo para não gravarem a velocidade pq senão alguma multa deve chegar pra mim! hehehehehe

 

Quanto as distâncias dos camps... eu entrei pelo Malelane Gate acho que era 07:00 e só cheguei no Satara as 18:00!! No meu caso foram 156 km, um pouco mais que vc! Estas 5 horas que fala no site não conta as várias paradas que vc faz no caminho. Tudo bem que nós realmente fomos beeeem devagar! Tínhamos acabado de chegar e estávamos maravilhados com a quantidade de animais que vimos! Parávamos toda hora para tirar fotos! Paramos tb no Skukuza Camp para almoçar e entrar na net! Pra vc vai dar tranquilo... mas vai dar mais de 5 horas com certeza!

Ah, mais uma coisa... quando vc entra no Kruger vc tem que parar, mostrar seu passaporte e suas reservas. Ai, não esqueca de comprar o mapa!!! Na hora vc está com sono e com pressa e pode acabar esquecendo este ponto. Quando estávamos voltando para o carro, passamos na frente dos mapas e ai lembramos! Tipo, a mulher do balcão nem ofereceu!

 

Ticiane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EU Ticiane.

Muitissimo obrigado pela resposta e pelas dicas...fico bem mais tranquilo agora. Eu só reservei o de Pretorioskup porque era o unico que tinha disponivel ( eu reservei a ultima vaga do parque inteiro... hehe, mta sorte, dia 26/12) , eu queria mesmo era o Suzuka ou Lower Sabie....

talvez Malelane seja uma boa opçao pra mim tambem. eu estou pensando em ir para Komatipoort, seriam 50Km a mais que voce...

Uma dúvida... o Safari noturno tem que reservar com antecedencia? estou com dificuldade de fazer isso, mas tenho medo de chegar la e nao ter vaga...voce sabe se precisa?

Muito obrigado,

Ivan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caramba Ivan... a última vaga!

O kleber, (quatro posts acima) tb perguntou este negócio do safari noturno... eu reservei tudo na hora, junto com o check-in no camp!

O primeiro, no Satara, eu fechei as 18:00 (bem em cima da hora mesmo)e o segundo, no Lower Sabie, as 15:00. Foi tranquilo, tinha vaga sobrando.

Como vc reservou a última vaga do camp talvez tenha chance dos Safaris estarem cheios... é, não sei! Na verdade nem sei se no site do kruger vc pode fazer esta reserva, pode? Sugiro seguinte... se puder reservar pela net, melhor. Se não puder, assim que vc entrar no parque (no portão) já ve se consegue reservar. Sei que, na recepção de um camp, vc consegue reservar hospedagem no outro. Vi um casal fazendo isso. Talvez de um camp vc consiga reservar o safari no outro tb.

Ai vc poderia, no portão ou no Crocodile Bridge, reservar o safari para o Pretorioskup. Mas não sei se dá pra fazer isso.

 

Ticiane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Ticiane

 

Em relação ao Kruger, estou vendo de fazer a reserva aqui pra pelo menos ter onde durmir garantido. Quanto aos passeios ,estou vendo de fechar na hora, mas respondendo a pergunta em cima, eu vi que dá pra reservar os passeios sim, achei um pouco confuso o site, mas vi que da (no mesmo site que voce ve pra reservar acomodaçao do kruger).

 

Mas minha duvida Ticiane, é onde voce fechou o passeio, foi junto do lodge que voce ficou mesmo? Eles fazem bastante divulgação? Estou com medo de chegar lá e ficar perdido...

 

Obrigado

 

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...